A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


quinta-feira, março 01, 2007

 

O Peixinho da D. Lina !...





Ora, para o que me havia de dar…

Lembrei-me da minha vizinha em Luanda, a D. Lina, senhora dos seus 30 e eu ainda ia nos 18 19, morava ao lado do prédio onde eu vivia, sempre que eu entrava ou saía, e nos víamos, eu ia sempre até lá, era uma simpatia de senhora, bonita, sempre muito elegante (era modista) e a cozinha dela via-se da rua. Por vezes estava a arranjar o peixe, ou a pô-lo no tabuleiro. Convidava-me sempre para almoçar com eles para provar o delicioso peixinho que ela fazia no forno. Era Pargo, um senhor pargo, bem grandinho e tinha uma maneira muito original de temperar aquele peixe. Confesso que nunca fiz como ela. Só sei que provei, e a coisa sabia tão bem... E diz-me ela: - Tem segredo laurinha, é à moda da minha mãe, do Algarve, (parece que é de Tavira). Lá me explicou como se fazia, e qual o segredo.

Um dia destes lembrei-me e fiz assim à moda dela. Senti saudade dela, pois já não a vejo desde os meus 22 anos. Nunca tinha posto em prática o segredo daquele maravilhoso peixinho. O meu pessoal adorou, bisou e já nem havia mais. Nanja que um pargo aqui, que dê para 6 pessoas precisa de ter muito peso, e mais pesa na carteira. Valeu a pena pelo bem que me soube, e pelo que pude recordar, e falei dela aos meus filhos, e como espero este verão ir abraçá-la lá onde ela vive agora. Pois tomem lá a receitinha, acompanhada do sagrado segredo, que nada mais é, que por um cadinho de açúcar nos cantinhos do tabuleiro....
Eu faço assim.

Um bom pargo de mais de um kilo, conforme o pessoal que vai comer.
Temperar com bastante alho, sal a gosto, louro, colorau e meio copo de vinho branco, maduro, piripiri a gosto. Deixar marinar no tabuleiro toda a noite. No dia antes de ir ao forno, põe-se uma cama de cebolas no tabuleiro, isto é descascar umas 4 a 5 boas cebolas às rodelas grossas, depois deitar o peixe em cima delas, acrescentar as batatas cortadas aos quadrados e temperadas de sal, deitar o molho, por uma colherzinha de óleo de dendê (eu uso muito, quem vem de Angola pela-se pelas coisas que lá havia, mas aqui tem de tudo e regar com um bom gole de azeite antes de ir ao forno, as famosas colherzinhas (medida de colher de café) de açúcar em cada cantinho do tabuleiro. Vai ao forno, e deve dourar por cima se puder. Façam uma salada de alface, tomate, pepino, o que gostarem, e digam lá se o raio do açúcar não tornou o peixe saborosíssimo?

Etiquetas:







Comments:
ahahah tá visto que "peixe não puxa carroça" já aminha avó dizia!
Parece bom, este peixinho. 1 beijinho

Tenho bulido que nem escrava... alguém tem de trabalhar neste país, não acham? (rindo eheheh e ... fugindo a sete pés ihihihih)



 
Mas é pra já.... deu água na boca.

;)

Q histórinha bonitinha... lembra a minha vovó... e seus dotes culinários....

bjo grande



 
Ai a minha Adry que anda a trabalhar demais, e, já sei que ao chegar ao fim de semana, a muié tá de rastos, e ós pois não sabemos que mais lhe fazer..
Filha, deixe o trabalho para quem pode e quer. Já não vale de nada ser trabalhador (ganha o mesmo ou menos que os que nada fazem..) e só sobe de posto quem engraxa o chefe ..e por aí fora. Guarda as forças para teres bons fins de semana a trabalhar. Nunca ouviste dizer que a semana é que é o descanso? os outros diazinhos são para restaurar as células..
Descansa menina descansa...



 
Jefferson..
Lá na sua terra tem peixinho muito bom, variado, e as muiés cozinham que é um encanto..Gostei da comida de lá, tão diversificada como a de Angola..
Beijinho de mim..



 
Xiiiiii um peixinho tão bom aqui e os meus colegas a desafiarem-me para ir ao bar eheheh
Ora venha daí um prato e um talher que se faz tarde.



 
Pascoalita hoje o cardápio, cá em casa é arroz de grelos e carapaus fritos.. Foi o que apeteceu, e como somos só dois, o velhote e eu.... Assim ponho a mesa na sala enquanto a tv entretém..senão..entro muda e saio calada, e o homem "apenas" está ali ehhhhhhh..



 
Estamos cada vez mais culinários neste sítio. Vamos lançar o livro receitas de Laurinha?



 
Já me estou a lamber!
Primeiro pela maravilhosa descrição sobre as saudades da senhora costureira;
Segundo, pela sopimpa receita de pargo que deve ser um regalo!

Um beijinho
do Pepe



 
Alves, nem falta quem saiba cozinhar bem.. Eu adoro cozinhar, ter tudo o que faz uma boa refeição, e deixem comigo..Claro que a cozinha d"áfrica é outra coisa diferente, e lá tem de tudo e aqui por vezes vejo-me grega para conseguir certos ingredientes, mas agora já vai havendo de tudo um pouco. Piri piri é coisa que não dispenso. E aqui em casa todos gostam, os naturais de cá, por vezes franzem o nariz às minhas comidas picantes, mas habituam-se.. Jinhos..



 
Pepe, olá, a senhora era muito linda, alouradinha clara e de olhos azuis, e andava sempre como quem era feliz..cantava cantava, tinha sempre o rádio ligado, eu às vezes ao fim de jantar ia até lá, ela ficava no quartinho da costura, e eu ia ajudar a tirar alinhavos, enfim ia mais para falarmos, e ela cantava para mim, enquanto eu punha a mão no rádio e sentia a musica. Tem graça que soube onde ela está agora através de uns amigos dela em Luanda, e mais dia menos dia vou visitá-la, vai ser uma surpresa e peras. Vou adorar ver aqueles olhos muito azuis arregalarem-se ao ver-me. Mas ela cozinhava muito bem mesmo, saía dali um cheirinho bom. beijinhos..



 
Ao se a D. Lina sonha que tu tens aqui um tema dedicado a ela!... Até dá saltos de alegria. :)

Saber que tu conhecias a D. Lina, minha vizinha antes de ser tua, foi uma surpresa indescritível pois aí soube que afinal de contas nós afinal para além de morarmos no mesmo bairro conhecíamos as mesmas pessoas.

O sogro bonacheirão mais a sua motorizada, o marido, o filhote, todos eles, conviveram comigo anos e anos.

Até casa dela, ao lado da tua, fui lá muitas vezes quando mais kandengue pra brincar no acesso à casa dela e por ali ficava bastante tempo enquanto ela costurava mais umas roupas.

Depois cresci as aventuras mudaram de agulha e deixei de lá ir mas nunca perdi a ligação mesmo depois de terem vindo para cá e quando vou até a cidade que tu já sabes, se tiver oportunidade lá vou visitá-la, assim como ao restante pessoal que fizeram parte da minha e da tua vida.

Agora quando lá for, terei que lhe dizer que nunca provei o pargozito assado no forno à maneira do Algarve e lá terá que ir para a cozinha a... D. Lina!

:)

Tudo de bom



 
Olá Romano, mas que peixinho à maneira, tal e qual como esse que vês ai na foto, demorou mas consegui ehhhhhh..
Só espero que não estragues a surpresa, bem, podes dizer que me viste, mas quando eu lá for ela nem pode sonhar que isso vai acontecer.. Adorava que estivessem os meus amigos por perto, para verem a cara dela, incrédula. Ela ouvia as minhas tolices todas, tadinha, e até me incentivava, Por vezes levava-me com ela aos Smae, como fomos ver o Joselito Coração de Oiro, e a cantar ao vivo..que lindo..Ai rapaz rapaz, que andavas por lá e calhar ainda me mandaste ao chão com a tua trotineta. aquele espaço em frente da casa dela, era enorme sim, dava para patinar andar de bicicleta. O sogro dela mais um pouco e era uma bolinha de gente, o marido aquela boa pessoa. Para mim eram todos amigos e como se familia fossemos, inda me lembro dela a chamar o rapaz quando saia dali de perto da porta .....dinhooooooooooooooooooooooo, e eu ria-me e lá vinha ele suado das correrias. Lembro-me do teu mano a seguir a ti muito bem, de o ver já homem, nada de puto..a falar com ela e o marido à porta da cozinha de onde vinha aquele cheirinho, ele gostava de estar ali e beberricava a cerveja geladinha dele.. acho que era Nocal..Emfim, amigo, lembranças gostosas.. E as saudades dela são tantas, que se pudesse, já lá tinha ido e batia em todas as portas à procura da D. Lina ehhhhhhh.
Tenho uma amiga que mora aí em Lisboa e está lá na terra dela hoje. Fosse ela daqui e eu já estava lá também.
E já agora,
és servido desse maravilhoso pargo assado?
Beijo de mim..



 
Boa ideia, apesar de faltar o carinho da D.Lina, vou tentar fazer uma coisa parecida :)



 
Viva Alkinha.. Que alegfria no meu coração encontrar tão ilustre senhora por aqui..
É verdade, aquele carinho da grande amiga e vizinha será para toda a vida. Sei guardar sempre o lugar de cada um.. Cabem todos e nunca se esgota o lugar..
Ora experimente lá este peixinho, o açúcar dá cá um paladar...
Beijinhos muitos beijinhos..



 
E lá fiquei de novo com água na boca! E desta vez é água açucarada eheheh
Este peixinho da D. Lina tem um aspecto ...
Laurita, qdo fores bem podias perguntar à D. Lina se tem mqism um lugar à mesa. À mesa ou msm no chão. Para papar um petisco desses ...
jinhos



 
Claro que ela tem sempre lugar para os amigos e os amigos das amigas ehhhhh.. Só quero é abraçá-la e o resto são cantigas..Não ando eu há anos para ver a Ligia e ainda nem consegui?? e ela conhece-a pois..a Landa é que ficou a olhar como nem se lembra dela, mas a Ligia, lembra-se pois... O peixinho se vieres cá eu faço mana, ssim tal e qual..Beijinho pa ti e deixa-te de olhar que olhar também engorda..



 
Olá vim agradecer as tua palavras no meu cantinho,como já tenho dito algumas vezes ao contrario de alguns de nós eu aqui na net só tenho encontrado pessoas ternurentas,quanto á receita fiqiei com agua na boca, existem recordações que nos acompanham sempre
jinhos



 
Cabe mais um namesa? Olha para o jantar, convido-te a vir cá comer um cozido nas Furnas, cozinhado num furo da terra, para a sobremesa doces conventuais e muita ternura deste amigo...


Doce beijo



 
Olá amigo. Na minha mesa há sempre lugar para mais um. Nem que tivesse que ficar eu sem lugar, todos caberiam com a mesma ternura de sempre.. Aqui vai mais carne na mesa, os rapazes desde pequenos que reclamam por ser peixe, mas eu se pudesse, era peixe todos os dias, marisco, tudo grelhadinho e na brasa, por isso o meu sonho de ter uma casinha pequenita, alhures no meio da natureza, sei que não é fácil, mas quem sabe, um dia consigo..e grata ficarei pela visita do poeta das terras d elonge..
O que é esse cozido? O meu irmão na África do Sul, fez um buraco na terra, fundo, deitou lá lenha muita lenha, depois um saco de sarapilheira e um plástico ou folhas enormes acho que de bananeira, e lá dentro carnes de porco, vaca, galinha couves vegetais, é isso? Só sei que é divinal, mas explica-me lá ó alquimista como é..juro que tenho curiosidade de aprender, e, quando tiver o meu pedaço de trra hei-de experimentar.. Beijinho e bom almoço. Hoje a ementa cá em casa é um caril de coxas de frango, e uma sopinha de marisco à moda d aminha terra de longe, que no fim leva farinha torrada, bem picantinha..



 
Luna.. Eu ofereci do coração se precisares de algo..é só escrever.. Não foi uma mera forma de me apresentar. Sou assim mesmo, o mais prestável que consigos er.
Nesse aspecto também tenho tido sorte, cada amigo é mais um amigo que vem.. Nunca tive discussões com ninguém, nem esperot er, mas dizem que faz parte da net, por isso aguentemos com o que lá vier, mas não troco isto por nada. É um renascer das cinzas, para mim... Beijinho e fica bem..



 
Adoro peixe, tenho que experimentar!!! Eu faço à moda da minha mãe, com alhos em papillon e vinho branco e fica muito gostoso, um dia dou-te a receita!

Beijinhos e que tenhas uma óptima semana!!



 
Obrigada Nin, e quem sabe, vou adorar.. Se pudesse comer peixinho todos os dias, ams o raio dos rapazes tem a mania que peixe não puxa carroça e passado meia hora já estão com fome de novo....
Beijinho de mim..



 
Ainda não tive disposição para sair de casa à procura dum Pargo, mas fica marcado.

Alquimista, no sábado esse cozido vai ser o meu almoço :))



 
Alkinha, se fosse mais pertinho até o ia cozinhar a tua casa, mas assim tão longeeeeeee nunca mais chegava ehhhh..
Já agora explicas como é a comida do Alquimista? se for como meu mano fez e eu expliquei, já sei, pode ser diferente.. Gostava de saber como é o dos Açores.... Beijnnho d emim..



 
Alkinha..ainda estou à espera de saber como se faz esse cozido debaixo da terra e como se aquece o buraco, é como eu disse do meu mano que fazia assim? cavar enorme buraco, por lenha a arder bastante durante horas ou toda a noite...depois envolver as carnes em folhas de bananeira e meter num enorme saco de plástico dos resistentes, e enfiar lá tudo tapar c a lenha por cima e depois terra e fica ali ou durante a noite toda ou algumas horas? Gostava de saber, nunca fiz, mas já comi cozinhado assim..hummmm belissimo cheiro e melhor gosto..beijinhos..



 
Laurinha, me deixaste com água na boca. Sabendo do seu bom gosto, vou experimentar um pargo a moda da Laurinha na primeira oportunidade, ahahahahah.



 
É memso assim Gilinho.. Tale qual, ora veja no fim..se não é bom bom bom..o açúcar não faz saber a doce, fica um gosto exótico à maneira de áfrica claro.... prove e diga se não é um pitéu destalar, e se tiver uma pinguinha do vinho verde do nosso..só nosso do norte de Portugal..ora diga lá, diga lá senão é bommmmmmmm.



 
Enviar um comentário



<< Home