A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


quinta-feira, junho 17, 2010

 

Porque não temos todos os mesmos direitos?


Quando a vida falha, quando o desemprego nos bate à porta, ou o visto de residência terminou num país qualquer, e andamos pelo mundo neste desassossego, nesta angústia sem fim!
Que pensais ó minha gente que viveis em casas vossas ou arrendadas que conseguis manter um certo estilo de vida, não tendes falta de pão, passais férias pelo mundo, ou simplesmente mudais de ares quando vos apetece! Já pararam para pensar que nem será nada disto, ou antes, será falta de amor, de um lar, de um aconchego? Não é preciso encolher os ombros. Qualquer um está sujeito a que a vida amanhã o trate mal, nem é preciso muito!

Por mais que pense, não atino com respostas, mas, imagino ou antes, tento imaginar que vida será a deles! Sei que há quem responda já numa voz azeda, ora, procurem trabalho e deixem de ser parasitas! Nem se trata disso, cada história é única e cada ser é Uno!

Já é costume vê-los pela cidade, mais no tempo dos turistas nos meses de Junho-Julho-Agosto. Certo, se não fosse necessário nunca teriam inventado essa postura tão bizarra, tão fora de tom, sinto a alma apertar quando os olho nos olhos e eles se desviam, como se quisesse devassar-lhes a intimidade. Continuo a andar e pergunto-me porque será necessário ter vidas assim? são migalhas que lhes dão! terão um lar, uma renda para pagar? haverá sobra de comida ou terão falta dela? terão água para um banho decente, um colchão para dormir, terão medo e sentirão abandono?

Por vezes pergunto-me porque o farão. Claro que é a necessidade, é um ganha pão como outro qualquer, mas, ter o corpo em contacto com tintas e produtos tóxicos não é brincadeira nenhuma! Quem aguenta aquelas vestes todo o dia, aquela imobilidade que não termina? aqueles olhares perdidos no tempo, num tempo sem tempo porque agora até de ser gente teremos deixar de ser!
Sei que é engraçado para os vermos, uma figura fora do habitual que quebra a rotina das noites nos lugares onde os turistas se divertem a olhá-los, a deitar umas moedas para dentro da caixa.
Já há vários dias que percorro a cidade e encontro por lá um que tem uma mão com chupa chupas, paro sempre a olhá-lo, olho-o bem no fundo, ele sorri, mas nada diz, sabe que já entendi porque está ali!






Comments:
Pois é mais um tema sem resposta mas que incomoda pessoas sensíveis.
Se posso ajudo. Se não posso passo adiante, porque todos sabemos que no meio de tantos alguns se aproveitam e ainda gozam com a nossa cara de bonzinhos.
Já desisti de dar quando trazem as crianças ao colo explorando-as.
A maioria da pessoas precisa, mas possivelmente aqueles que mais precisam e que nós gostaríamos de ajudar não vivem na rua.



 
Tudo é tão complexo, não é?

Beijinhos, linda.



 
Laura, cada vez há mais pessoas a passar mal! Custa assistir ao espectáculo da mendicidade, em especial se se trata de situações autênticas - mas, quem sabe? Há tanta pobreza envergonhada!
Partindo do princípio que as organizações - e são muitas - dedicadas a ajudar todos os desprotegidos e necessitados, eu esforço-me por contribuir sempre que possível para lhes facultar os meios que lhes permitam tarefa tão difícil.
Beijinho



 
Amiga Laura! Já alguns dias que aqui não vinha,não foi por não gostase de o fazer,onde estava não tinha net,para conseguir abrir os blogs,já me estava a fazer falta este espaço.Sabes a vida é muito ingrata e madastra para muitos,mas uma boa mãe para alguns!cada vez temos mais ricos e pobres a dobrar,penso muitas vezes nisso,para já graças ao Pai celeste,ainda vai correndo,mas vejo muitos com grandes carências.
Beijinho de amizade lisa



 
Olá Laurinha:Aqui pelo Porto é também frequente ver-se essas figuras que, a mim, pessoalmente,me causam dó.Muitas vezes pergunto-me:-Será isto uma forma de representação, ou um meio, para mim terrível,de ganhar dinheiro?Não sei...sei apenas que me impressiona aquela forma estática e toda aquela tinta,por vezes debaixo de um enorme calor,que não permite que a pele respire,sendo também prejudicial para toda a parte muscular.Francamente, não gosto de os ver, e muito menos entendo aquela inércia como possível diversão!!
:::::::::::::::::::::::::::::::::::
A resposta mais plausível que encontro para definir aquelas estátuas, será mesmo a MALDITA necessidade de arranjar dinheiro.

Bom seria que não existissem,pelo menos tão escabrosamente,as diferenças sociais que cada vez mais se fazem sentir!!!!

Lutemos pois, todos nós,por um Mundo melhor...

Beijinhos Grandes



 
OI Laura... quanto tempo! hehe...

olha, até concordo com você em alguns aspectos. Realmente é ruim ver algumas pessoas passar por certas coisas em busca tão somente de sobrevivencia, provavelmente. Mas vejamos por outro lado. O lado positivo (se é que assim podemos chamar) é que eles optaram por algo dentro da lei, enquanto muitos, talvez a maioria que passam por dificuldades, optam por desobedecer a lei e fazer mal a outras pessoas...

Uma pena realmente que não exista um emprego para todos... que nem todos possam realizar seus sonhos, ter suas profissões. Mas também é triste ver muitas pessoas escolhendo o crime a uma atividade assim como a que estão nas fotos...

abraços do Mr.!



 
O tema dava para fazer um congresso maior do que o de qualquer partido politico, e possivelmente as respostas surgiriam de ti, de mim de todos os que como nós se preocupam com o que está para lá das aparencias..Mas sabemos ambas minha querida Laura, que o mundo é imperfeito , porque a humanidade assim o faz. Estou contigo nesta preocupação .Beijinho ..



 
É complicado saber....mas alguns á que é uma facil maneira de ganhar dinheiro também.
E quando digo fácil é porque muitas vezes isso a que chamas tinta é uma base branca e é posta só na cara e é posta debaixo de uma boa camada de creme.....já vi fazer isso e sei como é posto.
Mas muitos há que metem uma mascara para não por essa base.

O problema põe-se se é mesmo necessidade ou apenas algo mais facil de ganhar dinheiro?

Este tema como tantos outros são dificeis de encontrar uma só explicação.

Continua a fazer os teus lindos passeios e vai colocando aqui as lindas fotos que vais tirando.
Bom fim de semana.
Beijokitas linda



 
Face a mendicidade e à infelicidade dos outros, penso sempre que sou uma privilegiada e isto me ajuda a ultrapassar os meus problemas de dores. E como tal, ajudo pessoas e instituições pessoalmente e materialmente. Acho que a uma obrigação moral repartir um pouco do nosso com os outros.
Quanto a estas pessoas que se mascaram e estão na rua, acredito que são artistas e que é a maneira que eles escolheram para exprimir-se. Não acredito muito que passam muita dificuldade. Em geral, as suas roupas são bonitas, limpas e eventualmente caras. Acho que foi uma escolha deles, talvez uma maneira de se fazer conhecer para entrar no mundo da fantasia como o teatro, o cinema, o circo. É como as pessoas que fazem coisas especiais para entrar no Guiness.
Lutam para viver e isto é louvável.

Beijinhos
Verdinha



 
__________________________________


Assim é a vida, amiga Laura... Nesse imenso jardim, existem flores de todos os tipos... As mais raras, as simples, as de cores pálidas, as de cor viva, as ervas daninhas e também as formigas... Cada qual, desempenhando o papel conquistado, na longa estrada de tantas vidas...



Beijos de luz e o meu ENORME CARINHO!!!

__________________________________



 
Minha querida, que sensibilidade tão profunda ao ponto de penetrar na alma das esculturas de carne e osso, às vezes e alguns deles mais osso.E nós os olhamos, e quase se adivinha a vida tão sofrida destas pessoas, que buscam o pão de cada dia.
Mas assim se consegue ver a beleza dos seus sentimentos, ao ponto de publicar, quase em sofrimento, o que lhe vai na alma ao deparar-se com eles.
Um grande bem-aja pela sua conduta tão linda.
Beijos de luz, paz e amor em seu lindo coração.



 
Estas são as malhas que o império tece, Laurinha.
Eu conheço bem estes cantos.
Beijinho Dolce



 
Como é triste ver tantas pessoas a viver mal. o que tem de fazer para sobreviver, triste vai este mundo
beijinhos



 
E hoje sou eu que questiono:Onde estás Laurinha.. Que é feito de ti?
Beijinhos.



 
Laurinha!

São outros estilos de vida, que a meu ver também é uma arte.
Não entendo que este modo de vida seja o mesmo que mendigar.
É realmente estranho como podem ficar tantas horas naquela imobilidade, mas tudo é possível com treino.

Acredito que em breve terás novas para contar...venham elas!

Um beijinho duplo
L&L



 
Laura aqui também os temos e creia não são mendigos e nem querem ser chamados assim. São artistas de rua e hoje existem nas maiores metrópolis do Mundo. Já os viste "aquecerem" os músculos, fazerem alongamento ou maquiarem-se? Não tem nada de triste e na sua maioria têm outros shows agendados. Só estão esperando serem reconhecidos por alguém do teatro. É como se tocassem algum instrumento nas ruas de Nova York. Podes crer Laurinha que é assim.

beijos Pitangueiros



 
onde estará Laurinha... será que foi para a Copa? hehe...



 
Direitinho; certo, mas há pessoas de todas as cores vivendo aqui e ali e nem falo nos sem abrigo...

Essa das crianças, minha nossa, detesto que as deixem usar para mendigar, é mais uma coisa que devia ser proibida, de certeza que paravam logo...
Por vezes gosto mais de ajudar os amigos que vivem muito abaixo do que tinham antes, agora que o desemprego aumentou...do que dar gorjetas por exemplo, e na rua, é muito raro fazer isso...depende de como vir a cena, só que eles estudam-na ao pormenor..enfim, caimos que nem patinhos.
Um abraço da laura


..................

É São, complexo até demais, mas dói não poder endireitar o mundo principalmente quando crianças sofrem sem culpa..

Um beijinho da laura..


................


Olá Quicas, até chego a duvidar da seriedade das organizações...
como sempre disse, acredito que se ajudarmos a família, um ou outro vizinho que precisa mesmo, a gente vê quando assim é, do que dar a muitas Organizações que se apurarmos bem...vivem à rica e a gastar o que damos para as ajudar, enfim...
Beijinho da laura

.............


Não Lisa, somos mais os pobres que os ricos, claro que no meio desta desgraça há sempre quem lucre e se arma em chico esperto, mas não tarda, nem que seja do outro lado..eles pagam-nas...
Um abraço da laura

..................

É sim querida Soledade, não para todos, claro, não para todos...há excepções em todo mundo, pois os que não precisam, trazem as vestes imaculadas e a pele limpa e usam bons produtos, mas se repararmos neles, por vezes vestem o mesmo hábito durante dias e todos eles são sujidade..

Um xi a ti da laura



 
Mr Gomelli, que saudadinha de ti...

Não, não fui ao mundial, andei em passeio que vou contar mais logo, só espero que o fotógrafo se despache, e como ele não é o Osvaldo (que tira fotos e as manda logo de seguida por mais que sejam...tenho de aguardar que o meu amigo as despache..

ahhh eles aqui nem se registam, a maioria percorre o País e nem dão por eles, por vezes podem ter um bandido travestido nessas roupas e os policiais passam de lado...

Um beijinho da laura

..............

Bicho de conta, pois é, e entretanto vamos sofrendo e lutandom por aquilo em que acreditamos, pois o mundo é de todos, pobres e ricos e seriam os ricos a ajudar da forma que soubessem, uma vez que souberam enriquecer com sabedoria, arranjem novos planos novas visões de ganhar dinheiro sem ser a enganar o povo....
Não digo que haja ricos por mérito próprio, mas a maioria sabemos bem que foi à custa de explorar o próximo, que o conseguiu...

Um abraço apertadinho...


..............


Parisiense...

Nem todos têm euros para bases e bons produtos, nem todos estão ali para se divertirem, a maioria eram jovens que faziam isso de noite e dormiam de dia em qualquer recanto, já os vi em Portimão...sujos, andrajosos, com os inquestionáveis cachorros sujos ah, miséria misérias do mundo..
Os meus passeios andam de vento em popa... Ainda nem terminaram. ontem cheguei a casa ás duas da matina... e o Manel, coisa rara, já dormia...

Um xi, laura



 
Olááá verdinha, só hoje andei por aqui..sabes a quantas ando... e agora é o S. João, apenas espero que o António envie as fotos, e o maroto não é um Osvaldo que dali a horas manda as fotos, e como eles (o Kim) não estavam lá, olha, não queria por o post sem fotos, a minha máquina de fotos é um desastre, mesmo vazia, só me deixa tirar duas, mesmo carregada, depois só se ligar a dita á corrente é que tira, volto a deixá-la carregar, e por vezes é apenas uma foto, assim, tirei duas mas não englobam o pessoa...vamos ter de esperar, já escrevi ao Moa para mandar vir com o fotógrafo que até é reformado...

V ver isso..
Um abraço apertadinho e foram todos tão falados e nas bocas de nós três,sempre amados e queridos, sabes como é...

Beijinho carinhoso,..laura



 
É mesmo Mundo Azul, querida Zélia, pena que seja assim, uma enorme desigualdade entre todos e que causa vergonha a quem queria endireitar e que o mundo fosse todo harmonia...

Aquele apertadinho abraço..laura


..................


Querida Franciete, a maioria das pessoas fica incomodada com isso, mas, claro, respeita. Agora quantos se chegam junto deles e lhes perguntam o porquê de estarem ali? Deviam surpreender-se com a vida que levam e onde habitam...
Mas o mundo é assim e a vida quando é boa para alguns, esses alguns não se preocupam com mais nada.
Aquele abraço da laura

.................

Saudoso Kim, ah, como te sentimos a falta, e como lembrei o teu chilrear...
Pois é o nosso Império sabe que é assim e deixa andar, convém-lhes..
Aquele apertadinho abraço..laura



 
Multiolhares,s em dúvida e se uns se preocupam, outros enxotam os tristes e os pobres, como se foram cachorros raivosos, mas, a vida e a hora de cada um, chegará no amanhã...

Abraço apertadinho da laura

Bichinho de conta, abalei para longe, cheguei ontem ahhhhhhhh..

Beijinhos, laura



 
Luisinha, tenho novas mas não tenho fotos, é isso que me impede de postar..mas o fotógrafo faz-se de dificil..quem sabe as manda hoje.

Esta forma de vida na rua, nem sempre é teatral, nem sempre é por gostar, se os questionares verás as suas respostas... e como gostei de ver os dizeres de cada um. Não tarda levo a maquineta e entrevisto um deles lá em cima e já vamos ver se gosta de estar ali imóvel em cima de um poleiro...
Aquele nosso abraço apertadinho...laura



 
Pitanguinha, sério que nem acredito tanto assim. Há os chamados artistas de rua, mas se lhe der tempo, tente perguntar a alguns se vivem a vida gostando de estar ali , basta mesmo perguntar..aqui há quem nem precise, mas há quem viva num canto e sem se lavar durante dias e dias... olha-se neles e nota-se quando se despem nalgum canto..

Bom era que fosse como dizes ó pitanguinha, bom era...
Aquele abraço da laura



 
Porque não temos todos os mesmos direitos? Porque enquanto existir mundo, pessoas sem escrúpulos e malvadez haverá sempre o lado negro. Enquanto houver mundo vai continuar a existir tudo isto. Querida Laura, podemos repartir com quem não tem. Estou de acordo contigo. Agora se vamos dar a cada um que pede não ganhamos para tal. Cheguei a ir todos os dias para Lisbos e eram tantos a pedir, no metro e fora dele, que se agrediam. Penso que alguns precisam, mas a verdadeira pobreza tem vergonha de pedir. Bem amiga este assunto dava para ser discutido em assembleia e tirar aos meninos lá de dentro o que eles ganham a mais. Beijos com carinho da Rosa-branca



 
Pois é querida rosa branca...mas eles podem ganhar mais e mais que nada podemos fazer, só se os assaltarmos à saída do banco ehhhhh, mas depois iamos presas e eles no laró..assim não dá e íamos presas, ora pois..Um xi da laura



 
Enviar um comentário



<< Home