A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, fevereiro 27, 2007

 

Momentos inesquecíveis da minha adolescência!..




Já lá vai o tempo em que viver feliz era a coisa mais natural do mundo.
Meus 18 anos cheios de vida e paz, de muita inocência (agora considerada burrice). Os tempos eram outros e ser romântica sempre fez parte de mim. Eis a história real, linda, e só não corri mundos à procura dele, porque a vida é mesmo assim!..

Fomos convidados para uma festa de anos do filho de um amigo do meu pai, no Bairro da Cuca, onde morámos quando chegamos lá pela primeira vez em 1962. Como não ouvia, mantinha-me afastada dos jovens, e, pouco a pouco lá ia um falar, depois apresentava-me a outros e daqui a nada era como se nos conhecêssemos todos. Os jovens estavam no lado de lá da casa, com o grupo deles mais à vontade, eu na minha timidez, deixei-me estar sentada ao pé da coluna enorme da musica e sentia-me no céu… já que podia sentir a musica bem alta, reparei num moço lindo, alto, talvez o seu metro e oitenta e tal, moreno, cabelo preto, azeviche, enfim, um verdadeiro borracho, e reparei que as raparigas do grupo do lado de lá da casa, vinham sempre puxá-lo para ir dançar com elas, ele escusava-se e eu fazia de conta que nem via. O moço não tirava os olhos de mim, eu, encantada, claro estava a adorar aquele namorico à distância. Meu pai era severo, mas eu fazia de conta que nem reparava. Fui comer pudim. Nisto o dono da casa chega-se a mim e diz: - Laurinha, acabe lá de comer isso que o meu primo quer dançar consigo.

Pediu licença ao meu pai… pois. Xiça, fiquei tão atrapalhada, que demorei mais de nem sei quanto tempo, a comer colherzinhas cada vez mais pequenas do dito, para que o instante demorasse ehhh, claro que já sabia que eu não ouvia, e tinha tanta moça a vir buscá-lo e elas ouviam, talvez gostasse mais do meu tipo ehhh, mas que “jeitosona” na altura, magrinha, cabelos ao vento, bronzeada e um palminho de cara, bom... lá fomos dançar, e que pena tenho de não saber que musica tocava naquele momento, só sei que era bem romântica, a mão dele nas minhas costas, debaixo dos meus cabelos compridos, quando ficávamos virados para o lado oposto ao dos meus pais, ele apertava-me contra ele, docemente, com tanta ternura, tremia… e eu sentia-me tão bem, (para os que conhecem a história do porta chaves... não, não foi ali que aconteceu, aliás nem senti ehhhh) nunca tinha estado assim nos braços de um moço. Adorei estar ali, e senti que queria que fosse um momento único, que durasse para sempre...enfim... A musica parava, ele mal me largava, e um moço do mesmo grupo veio buscar-me para dançar, para não dar nas vistas lá fui, e ele contrariado a olhar, e as moças a quererem levá-lo ainda consegui ler nos lábios de uma «olha pra ela, chegou e já nos leva o nosso rapaz»!!! Fiz de conta. Quando a musica acabava, eles os dois estavam em posição de se atirarem a mim, como se estivessem a iniciar uma corrida de cem metros. A minha mãe chamou-me a atenção para que não dançasse sempre com o mesmo para não dar nas vistas ehhhhh, mas eu queria aquele, e fingia que não reparava no outro, mesmo que estivesse mais à frente em relação ao que eu queria. Bom, como tudo o que acaba, como pedra rolando e uma fraga, como fumo subindo no ar (uma canção qualquer). Lá fomos embora, era meia-noite e ele, ele sim, ficou ali encostado ao muro, mãos na cabeça, a ver-se desaparecer no horizonte...

Ao outro dia, acordei na expectativa de poder vê-lo, meus pais insistiram que fosse com eles à Funda, comer cacusso grelhadinho a casa dos nossos compadres ao pé da lagoa. Lá fui, e nem pisava o chão, andava nas nuvens. Regressamos pelas 18 h. Tinha contado à minha tia que vivia connosco o que se tinha passado. Quando chegamos diz-me ela… Olha que andou aqui um rapaz de mota todo o dia pra cá pra lá, moreninho cabelo curto, preto, e olhava para aqui para as varandas, e pensei que fosse ele. Passados dias vamos a casa de uma amiga dos meus pais que estavam nessa festa. Diz-me a senhora.: - Laurinha, o Luis (não confundir com o rapaz do anel, não tem nada a ver) andou à sua procura todo o Domingo, pediu uma mota emprestada ao primo, perguntou onde morava, e andou por lá, ele estava apaixonado, todos o gozamos quando vocês saíram da festa, mas ele não se importou. Ficou ali encostado ao muro e não foi dançar com mais ninguém. Depois como era da Força Aérea e ia para o mato no dia a seguir, lá foi, destroçado e depois? Nunca mais será que voltou? Será que por lá ficou? Nunca mais vi as pessoas do seu entorno e a vida corre sempre, novos amores novas paixões e!...

Anos mais tarde, perguntei ao meu pai de onde era o senhor Armando, o que nos convidou para os anos do filho..... Da tua terra responde ele, de Valença ehhhhhhhhhhhhhhh.. e ele ali à mão de semear. A verdade é que nunca vou à minha terra, não tenho lá ninguém, nasci ali porque o trabalho do meu pai mudava de percurso de anos a anos, passado um anito nem tanto, fomos viver para outro lado. E quem diria? Só precisava de saber se ele andava por lá, e quem sabe...







Comments:
... e quem sabe não voltarás a dançar, menina...

Laurinha vivemos de recordações doces... mas nunca se volta a lugar onde já fomos muito felizes. Mantém assim esse momento na tua memória: puro, doce, melódico e intocável.

Não o estragues.

Beijo, minha querida.



 
Por acaso ja te lembraste, se por acaso sabes o nome dele completo,de ir a lista telefonica da zona de valença a ver se detectas alguam coisa?Pode ser..nunca se sabe..



 
Fallen angel..ehhhhh
É isso mesmo, ó Anjo querido. Assim a doce recordação seguirme-à pela vida fora, ao passo que se o encontrasse, já deviamos andar ao murro ehhhhhh.. Mas é tão lindo aquele recordar, e que me rala o resto.. É assim que vivo dia a dia, vivendo o dia que me calha, e acrescentando estas ternuras por fora....Realmente, nem que quisesse voltar lá..nem que fosse à mesma casa que já deve ter caído ehhhh, mas recordarei sempre aqueles momentos que duraram apenas umas horas, e me preenchem sempre que me embrenho em mim... beijo de mim..



 
Não, não sei amiga, e se soubesse? Luises há milhares deles, e quem te disse que ele voltou à terra? Olha que nem é má ideia, e nem é longe daqui.. Quem sabe, arrisco uma visita à fortaleza e ele está lá sentado, cabelos brancos já, a pensar numa certa nina que aconchegou ao coração (não sejam maldosos que esse não tinha porta chaves no bolso) e vive como eu, de momentos ternurentos como este.. e aquele momento era só ternura e um amor a nascer, mas não pegou..e sabe-se lá porquê!..Bejinho ó minha africana querida.. Bem sei que tentass emrpe ajudar-me a resolver os meus milhentos de problemas..mas este não será possivel ehhhhhhhhhhhhhhhhh. Até porque eu já não encanto ninguém..os meus kilos a mais, os papinhos em tudo quanto é sítio ehhhhh, iria estragar a formosura daquele tempo. Ao menos que me recorde como fui, e eu a ele..



 
Não foi! Então é por que não era pra ser.

A lembrança é doce. Ótimo guarde-a. Quem garante que a realidade seria melhor do que os momentos sonhados. Se tiver que acontecer alguma coisa ela vai acontecer. A vida cuida desses tipos de encontros e desencontros.
Pelo menos tens uma lembrança muito boa para recordares. Isso por si já é uma benção.
Abraços do Brasil.

Agora mudando de pau pra cavalo.

É só comigo ou o Blogger anda esquisito?
Clico nos nomes das pessoas que deixam mensagens no seu blog e em vez de me mostrar o perfil delas ele diz que a página não foi encontrada. E não é só com o teu blog que acontece isso. Em vários outros que eu vou é sempre a mesma coisa. Assim não estou conseguindo conhecer outras pessoas.

É só comigo ou isso tá acntecendo contigo também?



 
Olá Alves..
Comigo também acontece querer ir visitar outros blogues e aparece página com numeros desconexos e não consigo.. mas logo de seguida dá outra vez, depende..Nãos ei o que se passa, ams vou deixando e mais tarde volto lá..

Realmente tenho belas lembranças e não só desta.. Os caminhos da vida já são muito percorridos, os meus 55 anos fazem que seja assim.. E guardo tudo cá dentro de mim, Palavra que me ajuda a aultrapassar muitos obstáculos..e na verdade se resultasse como eu disse ao anjo, quem sabe andariamos ao murro por aí..ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..
beijinho para vc..



 
Que lindas e ternurentas recordações, mana laurita :-)
Sabes o k te digo? Nada a fazer ... somos umas "românticas incuráveis" eheh
Sabemos que são apenas lembranças, perdidas no tempo, estão ligadas ao meio ambiente, a pessoas e factos k jamais se repetirão, mas por outro a ansia de "reviver" o impossível, tende a empurra-nos para aquilo k seria o "fim da fantasia, do sonho".
Continua assim, com essas lindas memórias.
1 beijinho



 
Pascoalita, tal como eu, sonhas muito, e ao menos isso mantém-nos acordadas para pensar melhor, antes de dar um derradeiro passo ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhh É lindo sonhar, é lindo amar o tempo em que se amou..é né pascoalita?..



 
Recordar é viver e tu, menina das résteas, tens uma forma mto própria de reter, adoçar e partilhar as tuas recordações que é sempre agradável ler-te.

Vai parecer contraditório, mas já devem ter percebido que além de inconstante, tb sou meia louca.

- Concordo com o que diz o Anjo (anjos são conhecidos como seres com bom senso eheh) mantém assim, intocáveis, essas memórias doces, melodiosas. Se mexes, estraga-las;

- A sugestão da nina africana parece-me mto apelativa e tentadora. Hummm eu acho que nem hesitaria :);
- Pelo que tenho observado, do Brasil chegam bons conselhos e concordo com o que diz I.Alves ..."se tiver de ser, será ..." e eu concordo :-)
- A pascoalita parece tua irmã gémea ... encostem as cabecinhas uma à outra e sonhem juntas :d)
Deixo um beijinho



 
Olá adrianna..
A pascoalita tal como eu, tem falta de adubo no turbéculo chamado coração eh, Já disse que tenho um Bom marido, ao menos isso. A vida é cheia de contradições, e como já reparaste, sou sensivel, suave,sem semelhante, como dizia o meu amigo Diogo.. e cá andamos, mas não quero procurar ninguém, se estivesse interessada já tinha ido à terra e nems ei o nome dele, ams lá faria por encontrar o home, que secalhar já nem é deste mundo ehhhhhhhhhhhhhhh.. Agora já descobri que é ele que vem aos meus sonhos e me leva com ele de noite, me enche de todo o amor que nunca tive na terra....Até lhe fiz um verso, deve ser isso..Ora toma lá o meu grande amor já tá do ladod e lá à espera, e enquanto eu não vou, vem ele até mim..Pois é isso, e eu acredito na partilha dos bens espirituais, e muito. Pergunta ao Anjo senão é assim..ehhhhhh..Um dia p+osto o verso ehhhe depois lá volto a ser a adultera e companhia limitada ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..mas não sou, o que sou sei eu..Uma grande muié que tem lutado imenso para levar a vida em frente!!Beijinho adry, agora és adry que é mais rápido que o pepe rápido..Ahh também gosto imenso do nosso pepe...e ainda vou ao teu blog ver se já paparam o chocolate, é que esta noite andei mal das tensões, e a maquineta dava sempre 159,88 149.76 mau mau mau....devem ser aqueles gases de comer tanto chocolate, pá outra vez põe lá menos....jinho de mim..



 
Ehhhhhhhhhhhhhhh.. Fui sair, fazer umas compras, de regresso passei na minha tia que me deu 3 bomboms, e dos bomssssssssssssss, lembrei que tive mal, ai tive? Isso não foi intem laurinha? Pois foi, atão eu na tou aqui toda fresca? e ainda me andou um da minha idade a galar-me ehhhhhh, foi atrás de mim, mais d eum cadinho, e olhava olhava, eu até pensei que levava a braguilha aberta (é assim que se escreve??) e ia comendo os bomboms, papei os 3 para me vingar dos da adry..e dizia eu cá para mim..bem feita, não me quiseste dar dos teus, e olha, ainda tenho melhor, uau que sabor, e o homem ia andando atrás da nina, já que quando reparei nele, ia ao para cima, vi-o a olhar (eu vejo pá frente pa trás e pós lados..)e pensei cá comigo..o homem tá a galar-me ou quê? ehhhhh fiz que nem dei conta e continuei a olhar com as minhas antenas para todos os lados, e ...andou andou, e disse para mim, olha ai está uma coisa catita para o meu homi reparar, já que pensa que por ser cheiinha não desvio ninguém do caminho..O homem andou, e se falava não sei, mas deve ter-se cansado de nem lhe responder?!!,,só pode, e voltou para trás ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhe os chocolatinhos já cá cantam, e nem me digam nada, faz parte da minha coisa de vinganças e raivinhas azedas..assim já adocei e vou passar a ferro, a ver se com os vapores quimo as calorias ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..



 
Adorei esse aqui..Caminhos de neve..Senti um pouco de alice no pais das maravilhas...Sabe é assim que me sinto;Como alice!
Obrigada pelas palavras confortaveis e otimistas para mim
...beiju



 
Este comentário foi removido pelo autor.



 
Laurita disse ... "A pascoalita tal como eu, tem falta de adubo no turbéculo ..."

what? Sesár k um pouco de adubo faria arrebitar a "beterraba" ??? Sou suficientemente doida pra fazer a experiência eheheheh



 
Aiiiiiiiiiii ó minhaaa procura esse borracho que deve ser como o bom vinho.. agora uii om cabelos brancos? valha-me.. mais charmoso do que nunca .. mas consegues ficar quieta nedssa cadeira enquanto ele anda aí à solta??? ohh naoooo vai-te a ele mulher.. Eu cá ia. Só desistia à ultima e claro, depois de ele me levar a dar uma volta de avião da FA.. hehe
Beijos. Recordar é viver, não é? ;)



 
Querida morgaine..ehhhhhhhhhhhhhh fizeste-me dar gostosas gargalhadas, era não era? Mas onde estará p jeitosão? se soubesse, pensas que não arriscava, ao menos a ver como estava e a lembrar-lhe que já dançamos a dança das nossas vidas nos braços um do outro? ehh. Obrigada pela dica, mas quem sabe um dia!!..beijo de mim..



 
Poças pascoalita foste logo dar ali, e que tal se pensasses que temos falta de adubo no tubércilo da cabeça? Xiça muié és mesmo má....Que pensarão as pessoas? que eu sou uma desmiolada e arrasto-te a ti também..credo ehhhhhhhhhhhhhhhhhh..Beijinho mana beijinhos sem fim, mas enganaste-te....



 
Morgaine...Não tens blog? não dá nada..Mas obrigada pelo riso e sorrisos que me deste..beijinhos..



 
Bem deixaste no meu blog que a idade trás sedução.
Parabéns pelo teu lino texto, tão cheio de amor e quimeras.



 
tenho blog sim Laura, já tinha deixado o link num post anterior porque nao perecebo porque é que ele nao fica aqui gravado. Acho que o blogspot não atina comigo mas não é para admirar, eu desatino com toda a gente.. aliás creio que o que falta aqui é um coiso qualquer no sitio onde nos identificamos que devia ter Blooger in the switched beta... algo assim. Se nao percebeste, eu também nao por isso nao tem mal.. prontos eu escrevo aqui o link novamente:

www.newcitadel.blogs.sapo.pt



 
Morgaine, deixa lá, nem sou eu que faço as cosias de acrescentar um blogue amigo ou etctera ehhhh, é a minha amiga pascoalita que me "avia tudo", eu escrevo, claro, e ela ajuda no resto..Isto fica à atenção dela, que quando vir, coloca-te lá num ápice. beijinho de mim..



 
Esse negócio das pessoas serem iguais aos vinhos lembra-me que se de má qualidade ou mal conservados os vinho tornam-se vinagre.
O tempo é bom remédio mas, envelhecer não é garantia de melhorar.
Já que pediram eu também vou pedir:
Pascoalita coloca meu link na página da Laura! Please.



 
ahahahahah laurita, a pascoalita inda é mais marota do que eu :p)
Já lhe ouvi chanar muita coisa, mas tubérculo? ihihihihihih
Um boa dia



 
Eu falei em tubérculo chamado coração, quem foi a marota que alterou o sentido da frase? A pascoalita ó Adry..para quem a conhece, juro que é do piorio, para brincar com coisas sérias ehh e reservadas, ela de reservada nem tem nada ehhhhhhhhhhhhhhhhhhh.. Mas põe-me a rir qundo me vê a chorar..E eu a ela idem, assim ajudamo-nos uma à outra..mas que marotas essas duas me sairam..



 
Morgaine,s e vieres por aqui....
Adorei entrar lá na carta a Deus, ams não consegui escrever nada, nãos ei porque não me deixavam entrar..Os Anjos não era, só se anda por ali algum mafarrico e não nos deixa trocar impressões.... Adorei a tua carta a Deus e é evrdade, Ele pode tratar-se por Tu, e ele também se ri e muito do que nós somos capazes de tentar, para o fazer rir..Ele é Um Querido, se É..... Tenho uma relação com Ele, Divinal..Sempre lhe falo, e sei que me ouve...E o resto tem que ser assim e mais nada.. beijinhos para ti, e mais logo volto a tentar ir lá escrever....



 
Já tinha lido esta estória da tua adolescência, e até me propus comentar, comentário onde inclusive inclui uma estória minha, acabei por não o fazer, precisamente por respeito à tua saudade.

A nostalgia, é comum à nossa geração, e quem não imagina a determinada altura, se tivesse feito outra escolha e não a que fez, o quanto diferente poderia ter sido a vida.

Também eu me apaixonei ao som de Nelson Ned e Roberto Carlos, naquela fase da nossa vida onde as contrariedades amorosas parecem abismos, e as desilusões no amor parecem sentenças de morte.

Mas as escolhas foram feitas, os momentos passaram, nada do que se viveu pode ser mudado, e também não devemos exagerar nesse regresso ao passado, para não perdermos a alegria com que devemos viver, apesar de tudo.

Eu sei que isto pode parecer um tanto lamechas, mas é o que sinto.

:)

Beijoca pá romântica



 
Jotinha, podes escrever o que quiseres e deixa de respeito á minha saudade..que já nem existe, foi apenas uma forma de me expressar, que na altura aquilo é que foi....
Tens razão na adolescência cada desgosto de amor era quase uma sentença de morte ehhhhhhhhhhhhhhhhhh..
As escolhas foram feitas? Pois foi, bem ou mal lá vamos é? Que remédio ehhhhhhhhhhhhhhhh se o mê se lembra de vir aqui ler, coitado, ainda me dá a minha primeira coça da vida ehhhhhhhhhhhh, mas eu não gosto de quem já foi passado, de momento gosto da pessoa com quem vivo, o mê marido ,o mê manel como diz a Pascoalita...
Eu fui ver o Nelson Ned em cima d eum banco a cantar esta canção no cinema Tivoli em Luanda, belos tempos... Jotinha conta das tuas, é bom escutar e rir, e eu sou e serei eternamente uma romântica incurável, e o m~e que nem é romântico..e quando lhe digo que ele não é romântico, responde-me que..pois não, eu sou Ernesto ehhhhhh..Beijinho pa ti..Histórias destas há muitas, porque os amores foram sempre indo e vindo,e, ao menos tenho que lembrar.....Quem só namorou com um e casou logo..ó ó ó ó que pouca sorte, nem sabem o que perderam , (já tou a ver a chuva de protestos ehhh), mas sinto que é verdade....



 
Enviar um comentário



<< Home