A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


quarta-feira, março 14, 2007

 

Desculpai, filhos ... qualquer coisinha...



Começo por pedir desculpa, das falhas que cometi ao longo da vida como mãe, não ouvinte. Não de maus tratos que não dei, das chineladas ...isso sim, dessas nem desculpa peço, porque quando o chinelo trabalhava (sempre foi preguiçoso, o meu chinelo...) e das poucas vezes, eram merecidas.

Peço desculpa e perdão, pelas vezes que não ouvindo, foi para vós, motivo de confusão. Como tu Nuno, quando ainda nem dois anos tinhas, eu a ler no meu quarto cuja parede era toda de vidro, a separar o teu do meu, apenas tinha os cortinados entre eles (que boa coisa para quem não ouve e quer poder sempre vigiar os filhos ... vidro é a melhor solução e no país onde vivíamos tinha sempre ou quase sempre um meio quarto em frente ao quarto grande. Eu via-te sossegado na tua cama. Adormeceu, pensei. Mas daqui a nada vejo-te esbracejar, ergo-me, chego lá, e que aconteceu Nuno? Tinhas a perninha presa nos lados da cama, entre a parede e choravas baixinho, talvez já cansado de chamar mamã, mamã e eu não te respondia. Ajoelhei junto de ti, e só soube pedir desculpa, desculpa nuno, abracei-te contra mim.

Quantas e quantas vezes vinhas a chorar ter com a mamã e dizas antes de te perguntar alguma coisa pumba e pumba, e lá iamos os dois de seguida, bater no raio da parede ou da cadeira ou o que fosse, que tivesse deitado o meu menino ao chão...ai ai ai sua malandra! enquanto dava umas sarapantadas nelas, para aprenderem que ao meu menino não se fazia mal.

De noite tinhas sempre o teu pai que ouvia graças a Deus, o que nem fez muita falta, porque aos 8 meses já me atiravas com a chupeta e não é que acertavas sempre? Eu encostava a tua cama à minha e metias as mãozinhas entre os buracos da grade, e puxavas a minha roupa ehhh e dizias na tua lingua de trapos a peta? (depois de me atirares com ela ... querias era miminhos) ou leitinho, leitinho... áua áua...(o avô tinha-te dado um nico de presunto, e claro, fez sede...ai ai o avô).

E tu Neidinha, tão delicada, tão amorosa e linda, choravas apenas quando a fome apertava, eras de uma compreensão, tão pequenina ainda, falavas bem, muito bem, o Nuno idem. Vós dois, com ano e meio, falaveis correctamente, as pessoas admiravam-se de num País de expressão Inglesa, haver Portugueses pequeninos a falar tão bem. Porquê? porque nas outras casas só falavam Inglês e esqueciam-se da lingua mãe e eu, como sabia pouco inglês (dificil um surdo saber falar correctamente Inglês) só falava convosco na nossa lingua e assim ereis muito elogiados por isso. Obrigada a vós meus filhos, quando saíamos e fazia falta tradução, lá estavam estes dois, cada um na sua altura, 4 anos de diferença, a marcar presença fosse em inglês ou africanze. Balbuciavas e ligaram para lá, eu via-te a levantar-me o queixo, o meu rosto, para te olhar e dizias, olha pa mim, e continuavas ... "o home diz pápagares a luz ... pópó" ... e eu achava aquilo meio xéxé, claro que custou a entender ... encolheste os ombros e disseste .. "o home cá casa". Nem dois minutos se passaram, e lá estava o nelson que guardava o carro dele em frente do meu. "Laura, deixou as luzes do nissan ligadas, tem que ir desligar se não fica sem bateria" e desatei a rir e disse "ah, era isso o home que dizia pápagar a luz do pópó!!! Tantas e tantas coisas que a falta de ouvido provocava. Aqui na feira íamos com a Isabel comprar qualquer coisa, ainda nem 5 anos tinhas, ias sempre à frente, vias tudo, mexias em tudo, e de repente vejo a sabel muito alarmada e a correr em frente, depois desata a rir-se.Tu, sentindo-te perdida (qual mamã qual carapuça) gritaste Ó Isabel, aflita (sabias que eu nunca te ouviria e muito menos te responderia) era ver a Isabel a rir perdida por te desenrascares tão bem e dizia ela, "laurinha, olhe se ela chamou por si, sabendo que não a ouvia".

Tantos anos passaram, as falhas foram-se colmatando, a minha falta de ouvir tornou-se banal, ouvir por mim, fazer coisas por mim, é o vosso dia a dia, acho que consegui criar-vos muito bem, comparando com muitos que vejo por aí, que os pais ouvem. Só que de vez em quando ainda aconteçe, lamento filhos, como lamento quando o papá teve que ir trabalhar para fora, a neide estava fora no doutoramento, o cláudio tinha o telele desligado e teve de dormiu na casa da namorada porque não ouvi a campaínha e tu, meu querido nuno, de manhã quando abri a janela, aquela janela onde dou os "Bons dias" ao Mundo, vejo-te muito calmo, eram sete da manhã, e com a carinha dele, meiga, ternurenta (26 anos) diz "mamã, abre-me a porta mamã"! Corro, abraço-o e diz ele "então, mamã ... tou aqui no carro desde as 4 da manhã (trabalha num café enquanto estudava na univ e pagava ele que eu nem podia) "mamã, deixei a chave, tu não me ouviste, mandei mensagem (por acaso ficou na carrinha já sem bateria) liguei ao claudio, nada, o shaka ia lá a baixo muitas vezes, metia o focinho na abertura da caixa do correio, e chorava baixinho para que ele estivesse do lado de dentro, corria ao meu quarto, atirava-se para cima da cama, levantava-se de novo e eu dizia "shaka, acalma-te". O que valeu foi um casaco que tinha no carro e de manhã tremias que tens diabetes, tinhas uns troquinhos e foste à pastelaria ali ao lado que já estava aberta e pronto. Juro que nunca mais me deitei, sem ver se tinhas levado o raio da tua chave. Desculpai lá qualquer coisinha, meus filhos.







Comments:
Não peças desculpa, Laurinha... mãe é preocupação, é dar com o chinelo, é carinho, é ternura, é amor, é dar a vida por alguém, é proteger, é alimentar, é agasalhar...

Tu és mãe Laurinha...

E a tua ternura diz-me que és uma excelente mãe.

Beijos, minha querida.



 
Ai Anjo, Graças a Deus que conseguiste sair dali do meio das cataratas do Iguaçu...Nem sei como foste a correr acudir-nos....
Mas que bom que vieste, pensei que te tinha abanado as asas em demasia como já te disse há um cadinho...Obrigada anjo, por andares por cá... Jinho de mim..e é verdade má mãe não sou, nunca fui, e, espero não vir a ser, é que elas..com a idade, tendem a ser mais pó chatinho..ehhhhhhhhhhhh



 
Laurita, mas o que é isso de pedidos de desculpa, nina? tás tolinha, só pode!!!
Eu não conheço uma mãe mais dedicada e carinhosa do que tu. Tens todos os motivos para te orgulhares dos teus "rebentos" que são de facto excepcionais, mas tu mereces os filhos maravilhossos que tens.
Jinhos a ti, a eles, ao teu inginhêro e ao shaka, claro :-)



 
Pascoalita, pedi desculpa por não lhes poder valer quando precisavam e eu não os ouvia....E então esta ultima do nuno ficou-me atravessada para toda a vida....meu querido filhinho....Por isso que bem que sabe ter o caladão aquia o lado, que ouve bem..ehhhhhhhh, que importa que fale pouco, se ouve muito ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh



 
Sabe, Laura,so me aprecebi a falta de amor que tive por parte dos maus pais quando tive filhos, até ai achava que era normal.

Os meus pais dao-me tudo, menos amor ou atenção, e aos trinta e quatro anos ainda podemos sentir-nso como meninos pequenos se em vez de aparecerem no nosso aniversario nos mandarem um cheque para substituir a presença...

A ausência pode pagar-se? Podemos compreender que não hà lugar para nos na vida dos pais? para não parecer uma filha ingrata agradeço, até as ausências pagas e o amor substituido por bens...

Deixei de lado a minha carreira, passei a trabalhar a meio tempo, para poder ser mãe, afinal, se queremos filhos temos que ter tempo e disponibilidade para eles:):)

Bjtos



 
Querida catarina. Lamento pelos pais que lhe couberam.. Se for assim, isso é muito mau. Mas tem quem ponha os bens materiais à frente de tudo. Neste momento nem tenho dinheiros por aí além. Já tive e sempre conciliei o trabalho em casa..com o criar os filhos. Amo-os e digo-lhes muitas vezes.. amo a ti..até ao meu shakita digo isso, e é um animal. Mas na verdade, amo-os. Ainda hoje quando fui acordar o mais velho (27) encostei a carinha à dele e disse baixinho (que ele não gosta que se fale alto quando acorda) a mãe ama a ti, ama o filhinho dela,enchi-o de beijinhos pequeninos..ehhh e ele cena com um, eu também..e logo de seguida..o que é a papinha??? ehhhhhhh Sempre fui muito presente, quem sabe, até demais, mas isso, eles agradecem sempre. E claro, é pena que precisemos de trabalhar, senão..mais brincariamos com eles, em pequenos. Me lembrei agora que quando a Neide nasceu, na véspera ainda eram 17,30, eu e o Nuno de quase 5 anos,lá em baixo nos jardins do nosso prédio, jogavamos à bola, (eu estava no fim da gravidez) eu chutava, ele defendia..e passadas 13 h a neide nascia normalmente..ehhhhh, jogavamos aos berlindes, lia histórinhas para eles, e ainda hoje falamos imenso, mais eu e a Neide, de 23 anos, e uma maravilhosa filha, que me diz muitas vezes nos mails que manda (está fora e chega daqui a 15 dias) amo-te momyzinha...Até o Claudio, que não nasceu de mim, e é mais um filho, me abraça e adora que o acorde de vez em quando e sente ao pé dele, depois ele derruba-me e fico ali na caminha dele a dar miminhos...e não tarda, o shaka junta-se à brincadeira...
Querida, não digo isto para fazer inveja, é que , cada mãe escolhe o caminho que quer..e eu, escolhi sempre, ter menos, mas chegar para eles com a minha presença....E, realmente , nem todos podem ter uma mãe muito presente, porque é preciso comer pagar a casa etc etc as escolas, universidades..enfim....Porque não se chega agora mais um tiquinho, e quem sabe a mãe dará aqueles miminhos que tão bem nos fazem?
A minha também nunca foi de festas, ralhava e bastante, mas eu dei a volta por cima, e dou o que me sobra aos meus e aos outros. Muitas vezes pergunto o que fazer com tanto amor que existe em mim...e dou-o, dou a quem precisa de um abraço, de uma palavra de encorajamento..enfim, o que se tem pode gastar-se que não se esgota como o dinheiro....
E, já agora, aceite um abraço enorme, apertadinho, cheio de carinho, para si e seu filhinho, que cabemos os 3 no mesmo abraço....



 
Falando sério Laura; ouvir não é necessário, ver não é necessário. mas o amor, o amor é imprescindível.
E quanto ao seu filho de 26 anos que dormiu no carro...com certeza ele já passou noites mais desconfortáveis por escolha própria.
Não tenho dúvidas que tenha sido uma mãe zelosa e cheia de amor. Sorte dos seus filhos.



 
Ó Alves ehhh por escolha própria este meu filhote que tem quase 1,de alto...semrpe dormiu em casa,s emrpe, a nãos er quando vai de férias e passar um fim de semana fora a espanha algarve etc, fora isso, ele adora a casinha da mamã..aliás já me disse há anos, num dia em que me aborreci com ele por não ter o quarto arrumado, fiz cara de ursa e falei alto..tou por aqui (com a mão na ponta do cabelo) espero que acabes de estudar rápido e te ponhas a andar mais rápido ainda, que não tou pa te aturar, vais-te embora e desenrascas-te...resposta dele..quando quase todos querem ir ter a vida deles e viver sózinhos ou com as moças..Ná, Nã, o nuno nunca vai deixar a casinha da laurinha, o nuno vai casar um dia e só sai daqui pá igrejinha, depois vai pá casa dele, mas vem sempre à casinha da laurinha papar a papinha dela ehhhhhhhhhhhhhhhhhhh..
Mas custou vê-lo lá fora e eua dmirada de ele estar ali e já ia ralhar..ó rapaz d eonde vens a esta hora, e ele tadinho,, tão humilde..mamã abre a porta, tou aqui desde as 4 da manhã..meu amor, meu filho querido......
beijinho pa vc e obrigada por suas lindas palavras....



 
Gostei muito deste teu texto. Não só pelo que lá está escrito mas também pelo que leio para além do que dizes com palavras..os sentimentos a emoção que transbordam do rebordo das letras não escritas.
Parabéns
Bjs e até breve
SE DEUS QUISER



 
Alves..pô, enganei-me o meu rapaz tem 1,85 ehhhhhhhhhhhh ehhhhhhhhhhhhhhh e não um metro de alto ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh desculpa lá qualquer coisinha ehhhhhhhhhhh



 
è com os "erros "que aprendemos, no entanto penso que no momento fazemos as coisas da melhor forma de sabemos, então para quê pedir desculpa, a vida é assim .
jinhos



 
Luna, não sei se entendeste, as minhas desculpas, são, e foram, por devido a não ouvir..não os ajudei como devia..é isso, mas se achas que são erros (dos fofos..) então está bem.... beijinhos pa ti..



 
Pois eu continuo na minha...
não tens qq motivo para pedidos de desculpa.
Eu só o faço qdo a minha consciência me diz que errei e não detectei nenhum erro no teu comportamento, mas um justificado e compreensível "excesso de zelo" de uma mãe extremosa.
jinho



 
Minha querioda pascoalita é o amor que te faz falar assim... Claro que muitas vezes lá os magoei ou por caírem e não os ajudar a levantar, e lá vinham eles desde que começaram a cair a gatinhar..ter comigo a chorar, mas vinham ter comigo, porque aprenderam que senão ficariam ali até dia de s. nunca á tarde.. e claro lá ia eu armada de chinelo bater em quem os fez caír, quantas evzes me ria para o lado..tadinhos deles....



 
De vez em quando ficas tola, Laura!Pedir desculpa por teres "falhado" por não ouvir?!Se tivesses aqui dava-te já duas nalgadas!Se eles nem te recriminam, mulher para que te estás a autoflagelar!?De vez em quando passas-te.

" quanto ao seu filho de 26 anos que dormiu no carro...com certeza ele já passou noites mais desconfortáveis por escolha própria."
Olha Laury, nem mais nem ontem!Ora aí tens uma resposta a altura!



 
É verdade africana, como disse o Alves..nem mais, está esquecido, mas...



 
Enviar um comentário



<< Home