A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, dezembro 26, 2006

 

Nós adoramos a Roupa Velha, ou Trapos!!!!





Sim senhora, é mesmo assim que lhe chamam, ao prato que se confeciona com restos logo ao dia seguinte da Consoada.. Pobre de mim se não coser os ingredientes que fazem falta...a mais, isto é mais couves (muitas mesmo) mais batatas e mais bacalhau, ovos e polvo. Sobra e à noite guarda-se, eu já nem lhe toco mais a não ser antes de fazer o almoço do dia de Natal (25)

Corta-se tudo muito miudinho, não como para caldo verde claro, mas pequenino, também depende do gosto e da pachorra de cada um!!!!

Cortar as batatas aos bocadinhos, cortar as couves aos bocadinhos, desfiar o bacalhau pequenito, nada de espinhas senão ...
cortar aos cadinhos uma mão bem cheia de azeitonas reservar ou coser no dia 3 a 4 ovos, cortar o polvo aos bocadinhos, picar umas 6 ou 10 cabeças de alho muito picadinho, uma boa quantidade de azeite. Os ovos picam-se no fim em cima de tudo.

Deitar o alho e o azeite num tacho grande para mecher à vontade, deixar ferver e nada de escurecer, é só mesmo para soltar o gosto e sabor do alho, mal começe a querer alourar, deita-se tudo aos bocadinhos, meche-se devagar para envolver tudo no azeite, mas tem que ficar tudo bem ligado e quentinho. Serve-se no próprio tacho ou numa caçarola com tampa. /eu faço na minha wook, é de ferro e fica quente tapadinha ahhhhhh, e os ovos picam-se para cima de tudo..Nada de salsas e modernices, Só mesmo assim...é o prato de entrada e de saída ahhh, pois começaram com camarão frito só para petiscar..e depois comeram que se regalaram, e não querem cabritos leitões nesse dia..Ao almoço, claro.
Ainda guardei um bom bocado de tudo, menos batatas, essas coso-as no dia e faço para o jantar para nós 3, que os outros dois não jantam em casa!!!!
Jinhos da miúda que sabe umas coisitas de cozinha!!!







Comments:
pois aqui nunca faço "roupa velha"! No dia de Natal quase sempre comemos o resto das couves e bacalhau assim msm, só aquecidas no micro-ondas. Sabe mto bem, para desenjoar das carnes e fritos e doces da véspera.
Em casa dos meus pais e sogros faz-se "roupa nova" no dia da consoada (termo da minha autoria) as couves e bacalhau são cortados e cozidos juntamente e no fim tempera-se no prato com azeite e vinagre a gosto.
Deixei de fazer pq os padrinhos não apreciam, mas faz sempre parte do jantar da noite de Fim de Ano!



 
Esses #trapos# têm mto bom aspecto! Tb já comia :-)



 
Anonimo, nem seja por isso, tenho aqui fresquinhos e que bem que sabem..apareça e é servido em finas louças, bela toalha, e uma malguinha de tintol do verde, se gostar claro, que maduro também há...



 
Alguém falou em verdinho? Hummmm gosto!
Tenho de ir treinando a bebida, sabes? Para aguentar a taça da noite de Fim de ano, se não inda me acontece como no dia de Natal ... bebi um minúsculo cálice de Marie Brizard e fiquei logo "KO" eheheh
É que não tou habituada e não aguento álcool
:-)



 
Credo muié, nem digas isso..E ainda queria eu pôr-te a encabeçar a presidência do País e vens tu com Ko antes do tempo, apenas com um licorzito..menina abinhe-se de tintóis e licores que temos cá muitas marcas boas!!!!



 
Habitue esse corpo e essa cabeça a aguentar que depois os desafios serão enormes!!!!



 
Na quero ver o bacalhau nem as couves nos tempos mais próximos..amanhã seráceia a dois e vou fazer coisinhas alegres!!!!



 
"ceia a dois" !!! Já ouvi isso em qq lado eheheheh
Acho k é o k me espera a mim tb. Ou não tivessemos nós tanto em comum eheheh
Juro k tou sem vontade de ir até Cascais. Calhar fico por aqui mesmo. Preparo uns camarões, abro uma garrafa de champanhe (não francês, mas italianês eheheh)e pronto ... assim sempre dará pra entrar no Novo Ano da tal forma k eu há dias referi eheheh



 
Qual foi a tal forma que há dias referiste??? Ando desmemoriada mana!!!!..Eu camarão foi-se..
peixe não tenho de geito...há costeletas da àfrica do Sul, é pecado só para nós, vem em embalagens de 5 e quando abro faço para todos, é a última!!!!Vou fazer talvez, bacalhau com batata frita e ovos juntos à estudante ou lá como lhe chamam, comemos eu andarei por aqui a versejar decerto e a ver as novelas de que gosto e sempre me distraio..Champanhe tenho o Asti Ganci que o claudio me ofereceu, e temos um bolo rei pequeno para amanhã..devo fazer mais uma duzia de rabanadinhas, bolinhos de abóbora e chega....Quer é que o Novo Ano entre rápido e até vou esperá-lo da minha janela do costume....A ver se o vejo lá do alto, piscar-me o olho!!!!



 
Já te esqueceste como quero receber o novo ano? tb não te vou reavivar a memória eheheh



 
Marie Brizard? nunca provei..é isso que vais fazer, embebedar-te e depois??Ficas como a alentejana que dizia oa homi que não a procurava!!!!



 
Já fiz uma taça de serradura, tenho os coscorões a levedar (a fintar, diz-se na minha aldeia eheheh) e o bacalhau e couves pra "roupa nova" do jantar na bancada.
Vim aqui num pulinho, mas tá tudo recolhido
:)



 
Ê já tô tão cheia de cabalhau que já nem o quero ver, por hoje almoçamos coleho no forno e ficamos cheios de comer..Amanha almoçamos em familia, hoje jantamos sós, podemos aproveitar para o famoso..Enfim sós!!!
Boas Entradas manos queridos e manas!!!!



 
Enviar um comentário



<< Home