A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


quarta-feira, agosto 27, 2008

 

Os pratos da sogra!... ou da sorte?...



Estavamos a viver aqui há uns anitos, vindos da África do Sul, onde vivia também a ex sogra do meu Manel!... Senhora de quem eu gostava muito, pois os meus pais eram amigos da familia da ex mulher dele...

Um dia ela veio cá de férias, estava no Porto com a filha e claro, convidamo-las para jantar num sábado! ora como eles eram uns poucos, nós 5 e ainda vinham uns sobrinhos meus e assim o raio da duzia de pratos que eu tinha nos meus serviços, não chegavam e assim optei por compar 3 caixas x 6 daqueles lindos de pirex, floridos em que ofereciam os talheres em azul, e copos iguais aos pratos, coisa que gosto muito, são fracos eu nem os uso, mas há quem goste. Bem, a cavalo dado não se olha o dente e pronto, fiquei com pratos e copos para ter na cozinha e deitei os velhos fora que já cansavam... sou assim, dá-me uns repentes e quando tenho coisas demais guardadas, deito pró lixo e vou buscar novo para aliviar a cristaleira da sala!...

O Jantar correu como devia ser, entre gargalhadas e anedotas, lembranças e tudo foi à sua vida! Ficou como disse, tudo na cozinha para usar a diário! Passadas umas semanas, ao sábado, como de costume, levantava-me, o manel ia ao pão enquanto eu ficava a fazer a cama, comiamos, metia a louça na maquineta de lavar e pronto!...

Só que naquele sábado não foi assim como o costume, mal me levantei vi o bilhetinho do Nuno a pedir que o acordasse pelas 10 h.
Fomos matabichar, pois o costume era; mal se acabava, louça prá maquineta, e ia ver o que fazia para o almoço ou temperar o que quer que fosse!

Nesse dia, por artes ou magia, ou porque o meu Anjo da Guarda levava o papel dele a sério!... Eu não fiz a cama, deixei-a a arejar mais tempo, e assim, levantei-me e fui fazê-la, mas quando entro no meu quarto, lembro das horas de acordar o Nuno, eram 10 em ponto, corro para o quarto, mal entro na porta, ele ergue-se assustado e diz; que foi!... que foi!... mamã tás bem? (surda claro nem dei conta nem senti, o meu quarto fica a mais ou menos 10 metros da cozinha...) Ai meu Deus, papá???? corre prá cozinha, o manel também tinha vindo à sala ligar a tv, sorte a nossa!... O raio dos pratos devia pesar cumó caraças no armário, as buchinhas que seguravam as prateleiras não aguentaram e!..... fogo, era pratada a cair e a estoirar em cacos de pirex, e o armário ficava em cima do lugar onde eu comi o pequeno almoço, mas ao redor eram só vidros e mais vidros, enchemos dois baldes deles, foram copos pratos rasos, de sopa, o raio que os partisse aos pratos da sogra!... Bem, e se... e se... muitos ses ses... eu tivesse feito a cama como era costume porque a faço sempre antes de ir tomar o pequeno almoço!... Podia estar sentada na mesa, podia estar a temperar a carne mesmo por baixo onde eles iriam cair, já que a prateleira de cima cedeu e bateu na debaixo e companhia limitada, foi tudo ao chão!...E não se esqueçam que aquilo ao bater no chão se espalhou pela cozinha que é grande, e se eu lá estivesse, aqueles cacos espetavam-se nas minhas pernas braços etc etc...







Comments:
Só me custou mais a ler a história porque o meu cérebro ia dando um nó com as relações familiares do primeiro parágrafo.

Mas há de facto horas de sorte, faz-me quase acreditar no destino.

Beijoca!



 
Rafeirito, acorda, a laura é a laura! a sogra do meu actual marido era amiga da minha familia, e depois de eu casar com o ex genro que sempre foi amigo dela, nada mais natural que ela me visitasse em casa e pedisse para a levar ao médico ou ao banco a tratar de coisas dela, coitada, mais ninguém a ajudava ou podia, pois as filhas trabalhavam...e assim lá ia a laurinha comer um geladinho com dona Beatriz e tratara da scoisitas dela ao banco etc etc..e depois? ah, eu sou eu e as outras que se danem!...O casamento era com a filha dela, acabou e pronto e porque iria deixar de gostar da senhora por causa disso? ahhhh comigo é assim!...entendeu seu rafeirote?



 
Mas ela nada teve a ver com o mê casamento ehhh isos foi arranjado apenas por nós dois ehhhhhhh...jinho.



 
Olá
Anjo da guarda é assim!

Abraço



 
Xi pá, que tu tens azar com os armários de cozinha! Já no outro dia levaste com a porta de um na tola...

Bom, à minha irmã aconteceu-lhe uma coisa muito parecida, o armário das louças na cozinha não aguentou com o peso e desabou. Claro que muitas louças se partiram (nem todas), mas teve a sorte que as portas dos armários, pesadas, não abriram, de modo que os cacos espalhados foram menos!

Felizmente, também não estava ninguém por perto!

Beijokitas, nina!



 
É verdade nina tété, parece que a laura e armários de cozinha não se entendem!... mas que foi uma sorte danada, lá isso foi e alguém me fez deixar a cama por fazer coisa que nunca ou raramente faço.. e..bem, bem digo eu; Anjos da guarda não dormem em serviço!... Beijinho.



 
Acendeste uma vela ao tal Anjo-da Guarda? Pois ele faz por merecer.
Cadinho RoCo



 
Que sorte Laurinha, por pouco não tinhas ficado num caco também! Ainda há quem não acredite no anjo da guarda!

Beijos



 
Espero que o armário da cozinha se aguente mais uns anos, isto anda mal de finanças.. Mas acredita Laurinha cada vez que se parte um caco sinto um alivio... Todos gurdamos pratos e pratinhos ´, chávenas e copos de que nunca vamos precisar.. Mas ainda bem que não te aconteceu nada de mal.. Beijinho e bom final de semana.. EU HOJE TIVE MEDO, NÃO QUE SE TENHAM PARTIDO OS PRATOS, MAS QUE AQUELE LOUCO QUE NÃO PAROU NA PASSADEIRA E ATROPELOU O MEU HOMEM O TIVESSE PARTIDO TODO.. FELIZMENTE JÁ PASSOU, MENOS AS DORES E O SUSTO, CLARO
Beijinho, ell



 
Laura

Hehehehehe, uma orquestra de pratos. Um grupinho afinado, que felizmente tocou sózinho!...
De facto passei três dias de "férias" internado no "Pulido Valente". Sequelas, que apareceram, passados oito anos!...
Estou a recomeçar, mas tenho de ir devarinho.
Beijinhos
Daniel



 
cadinho roco, nem costumo acender velas e, na maior parte das vezes esqueço-me Dele e só mais tarde lembro que!... Mas ele já me conhece e sabe que funciono lentamente para me lembrar disso, mas agradeço sempre ,sempre, posso demorar, mas, até agradeço pelo lugar guardado no parque,pela comidinha de todos os dias, quandoe stou a fazer o almoço ou jantar, toca a agradecer pelo que se tem!... por isto ou aquilo, agradeço sim. Beijinho.



 
Boa, pandora, ficava num caco também, mas tens razão! se visses os vidros e vidrinhos e vidrões que sobraram daquele monte de lixo... aquilo espetado dava cá uma cena!...
Beijinhos querida nina..



 
Alto aí nina Ell, o teu homem d afarda foi atropelado? magoaram-no muito? mas que coisa, e agora comos e sente? dá-lhe um abraço e que tenha paciência, mas esta gente que tem pressa de chegar a todo o lado e nem se importa com quem fica ali estendido..ai, ai, ai...
Beijinho nina e tem lá calma que tudo há-de passar, pobre do teu homem com dores!...



 
daniel, mas que orquestra, o Maestro é que tomou conta da batuta e mandou-nos dali para fora! Graças a Ele nada tivemos, mas os pratos....que se lixem os pratos que de onde aqueles vieram há mais!...
Eu bem vi que ou férias ou doentinho com gripe...Haja calma que tudo vai melhorando e hoje me dia tudo tem remédio!...
Beijinho da laura..



 
Ora, madrinha, tu querias era renovar o "guarda loiça" ... confessa!!!
ahahahahah

Bem te conheço ahahahahah

:b)) :b))



 
E então ospois foi por isso que compraste aqueles lindos aí em baixo?

Hummm que loiça linda! Adoro a combinação de verde-laranja-amarelo.

Como ninguém se magoou, ficaste a ganhar com a troca ahahahah



 
Pera aí ...

mas não eras tu que há dias "acusavas" o teu anjo da guarda de ser distraído ou esquecido?

Hummm nesse dia foi bem teu amigo ... além de te guardar, mandou os pratos da sogra pró lixo e deu-te oportunidade de renovares tudo ahahahah

Afinal o teu Anjo da Guarda é um amigalhaço ahahah



 
No primeiro conjunto ganhaste os copos e talheres, certo?

E este último, trouxe de oferta uma fruteira cheia de fruta??? Puxa, tens cá uma sorte!!!

A mim o máximo que me dão é um saco para carregar as compras e mesmo assim, às vezes vem roto ahahahah



 
Pois ...

SOGRA é parentesco para toda a vida, sabia??? Sogra um dia, sogra sempre.

Os pratos e copos enfim, até podem mudar :))



 
Ufa! Que grande susto!
Ainda bem que não te aconteceu nada...beijos



 
Ó querida cusca, os pratos eram todos novinhos em folha,a chas que me queria desfazer deles? xiça penico, eram lindos...e entre 72 peças so sobraram uns partitos de sopa e de sobremesa e uns copitos, o resto foi tudo água vai!...foi azar e mais nada...

miss esfinge; tenho uns que me ofereceram em pretória pintados à mão com as bordas em laranja lindo...e outros verdes cokm lindos desenhos d epintura artesanal...podes visitar-me e comes neles...beijinho.



 
gatinho, o mê anjo na é distraido, sou eu que brinco com isso, pois se fosse ja não tava aqui a gabar-me..bolas, ehhh e na brincadeira e ele nãos e zanga, pois sabe que lhe tenho muito amor...bem me tem guardado sempre que pode!... jinho a ti.



 
betinha mas que desconsolo, sacos rotos? o meu dos euros tá quase sempre roto, mais o coso mais se descose..bem, deixa lá, melhor sorte teremos ao amor! achas?...



 
ah, mexicano, um casal meu amigo tinha o seguinte letreiro na cozinha! SOGRA NÃO É PARENTE, É CASTIGO!... Vês, ams eus erei uma belissima sogra, podes crer, aliás, já sou...jinhos.



 
Pois foi gatinha, fiquie assim tola a olhar prá quilo tudo partido, prá maçada de ter de apanhar tudo e se me caisse na cabeça é que era...tinha descoberto o tumor mais cedo, decerto!.... Beijinhos e cada coisa vem a seu tempo!...laura.



 
Ó linda!Então eu ando sempre "atrás de ti", e não dás por isso?Ando sempre a passear o teu nome de blog em blog(meu e teu),e dizes que ando fugida?!!!

Cá p'ra mim isso deve.se ao teu esforço com as "biclas"!!

Bom, cá estou!Brigadinha pela receita.Já apontei tudinho agora é só enfiar essa coisa pela goela abaixo depois de pronto!


E a cena dos pratos?FOOOOOGO!!!Isso foi mesmo obra do Anjo da Guarda,só pode! Meu Deus, já viste se estavas na cozinha?O mais certo era não andares por aqui tão cedo a teclar!Hehehehe!....

Pratos há muitos, agora Laurinhas!?...

Olha, vê lá se p'rá próxima não confundes tanto os parentecos!Tive de voltar atrás para perceber bem as relações que estavas a fazer, mas...percebi!

Acho muito bem que tenhas ficado amiga da ex-sogra do teu Manel, pois claro,se a senhora nunca te fez mal nenhum!...

Fica bem amiga e, atenção à loiça!...

Beijinhos grandes



 
ahhhh soledade, a sogra do mê manel já era minha amiga antes de ele se casar com a filha dela ehhhhhh, e a amizade continuou, eles tinham um restaurante onde a malta portuguesa ia papar e continuamos a ir lá, bolas, o pai dela era amicissimo do meu, e aind ame lembro de ele nãoa creditar que eu era surda pois falava bem ehhhhh, e o meu pai já chateado; ó rapariga diz lá ao carvalho se ouves ou não, e eu respondia à letra pois lia nos lábios e o homem tava confuso, como a maioria das pessoas a quem digo que não ouço e ficam com cara de tótós a olhar pra mim a ver-me falar normalmente e tenho conversas de gente ehhhhhhh...depois lá entendeu...
Pois foi o meu Anjo estava mesmod e serviço áquela hora e muitas vezes não acodem porque decerto estavam na hora de trocar de turno e alguns saem mais cedo do trabaio, ehhh os Anjos sabem que estou a brincar agora!... Beijinhos e té mais loguinho. laura..



 
Laurinha,

Também eu li e reli e fiquei sem saber de quem afinal é a ex-sogra. Se tua, se do teu manel ahahah

É que pelas minhas contas, a ex-sogra do teu manel (se te referes ao primeiro manel) seria a tua mãe ahahah

Estou a brincar contigo porque isso é um pormenor de somenos importância. O importante é que se percebeu toda a história e tu estás aí inteirinha para nos contares muitas outras.
Ahj! E espero que tenham sempre finais felizes, masmo que se parta a loiça ahahahah

Beijinhjo grande da Adry



 
Há dias de sorte, né? Isso já é maldição dos pratos da sogra... :))



 
Ai que fiquei com pele de galinha!!!
Fora com os pratos da sogra que muitas delas só atrapalham a vida.Olha se não fosse tão longe iamos fazer piquenique, lá por entre a mata.Beijinhos Laura.Salomé



 
Enfim...
Beijinhos.



 
Adry, claro que a sogra era do meu manel de agora ehhhh era ex sogrinha dele e boa senhora e claro que a laurinha tem educação e sentimentos... Beijinhos. nina e já foi há uns anitos isso, mas que me lembro, isso sim...



 
ahhh ela não era minha sogra ó maria laura...mas era boa muié...tadinha, já faleceu. e a culpa nem foi dela, foi da pouca força do suporte das pretaleiras...ji.



 
pele de galinha? bora fazer churrasco pr alá perto de ti, mas tão longe de mim...Adoro churrasquinho tenrinho pão e uma saladita e tamos feitas. Quem sabe um dia nina,a gente pode juntar-se e passar um dia lindo..ji d alaura..



 
Mais beijinho para ti são e felicidade..laura..



 
Olá minha doce amiga Laura.

Passei para lhe agradecer sua visita ao meu cantinho e desejar uma semana com muita luz e paz em seus caminhos.

Sua amiga.

Regina Coeli.



 
Eu nasci assim, sou assim, serei assim e morrerei assim ... ao ler a história, (verídica, mas como é passado, já está na mão dos escribas), lembrei-me dum filme, que já nem me lembro ... "E Todos Morreram Calçados", (as redundâncias são propositadas)

Nem sei se o pirex dos pratos não será um auxiliar da digestão, se dará indigestão.
Mas ainda bem que estavam vazios ... só se perdeu o trabalha que deram a lavar ... podiam ter-se partido ainda sujos ...
A vida tem destas coisa ...

Quando o meu filho que tem agora 32, tinha 2 ou 3 anos, partia os pratos todos porque era um "pisco" para comer e a avó, habituou-o mal ... é sempre a mesma conversa. As avós é que são beras.
Comprei pratos do exército português, em aço inox.
Isto por volta de 1977/78.
Já os tinha "despachado" para Cortes - Monção, onde tenho um "cardenho". Há uns tempos fui buscá-los.

Se for assaltado à hora da refeição, vou ter pena do ladrão ...
(estou sempre na brincadeira, mas esta foi mesmo deliberada!).



 
ehhh xistosa, os gregos é que têm a mania de partir pratos por tudo e nada, o rapaz deve ter ancestrias gregos para gostar de o fazer, ao menos não fez como a filha de uma amiga minha que morava num 4º andar quando ouviu a avó dizer que a cesta de vime, vazia, não prestava, a miuda com uns 5 anos só diz enquanto a deitava varanda fora, se não presta deita-se fora! valeu que ninguém ia a passar na hora, ai estas vózinhas!...
Pobre do ladrão; quer dizer que gostas tanto da louça que eras capaz de o matar! ehhh jinho e deixa-os lá, eles nem levam pratos nem comida, queerem é metal sonante!...ji.



 
Enviar um comentário



<< Home