A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


quinta-feira, julho 31, 2008

 

Tomate cereja!...




A Neide como sabe que gosto de hortas jardins e afins, e de comer tomate cereja, quando esteve no Canadá (veio anteontem de lá) comprou uma caixinha que já trazia um preparado, uma mistura de terra e adubos, outra de um composto que transformaram em bolas, e dois pacotes de sementes, e as instruções...




Seguimos o procedimento à risca, deitar as tais bolas no fundo, depois metade da terra adubada misturada com tanto de água, em seguida as sementes, poucas e em dois pacotes. Cobrir com o resto da terra, deitar mais água pouca, e por último tapar com pelicula aderente e deixar repousar num sitio sossegado sem ter sol a bater, dentro de casa, pode ser feita esta sementeira todo o ano... Já está na cozinha onde apanha luz mas não sol em directo, de um lado pois tenho o sol dos dois lados da casa durante o dia. Depois quando aparecerem os primeiros rebentinhos de planta, então destapam-se e mudam-se para um vaso com mais terra etc etc... Depois mostro fotos a ver o que sai dali, mas acreditem que se nada der eu digo... Não vou comprar para fazer de conta, e agora a minha mãe já tem na horta dela e eu adoro aquilo com queijo, rucula umas nozes partidas e se forem uns pinhões torradinhos..uau... umas azeitoninhas das gostosas...e uma pinguinha como sempre verde fresquinho...

Ou até podiamos ir até ao rio, onde não houvesse pessoal a fazer ondas... e mergulhavamos a garrafa nas águas geladas enquanto iamos conversando, e pondo a mesa mesmo no chão com uma mantinha e uma toalha tipica por cima, o pão de milho cortado grosseiro, cebolas como a avó fazia quando iamos com as vacas para os lameiros, cortava em quatro sem partir de todo e deitava sal dentro... igual para os pepinos, as azeitonas eram da casa, as nozes também e ela fazia leite coalhado tão bommmmmmmm, enfim, vamos pra lá e estão todos convidados!... a chuva já era, apesar de agora estar a chover, acredito que amanhã vai estar um dia lindo e todos têm a tarde livre...E quem quiser traga o que lhe apetecer para juntar mais colorido e tradição! Mais uma gaita de foles, um tambor, uma guitarra, pandeireta e sei lá que mais...uma grafonola de dar à manivela também é bom...







Comments:
Também costumo cultivá-los e, guardam-se por longo tempo sem serem congelados. Basta deixar secar os pedúnculos e dependura-los à sombra.



 
Puxa! Mas as sementes germinaram depressa ... já tens tomates madurinhos e tudo ahahahah

Não conheço esse tipo de tomate, menina. Para salada gosto de um tipo de tomate cujo nome não sei, mas é meio desajeitado, muito irregular e carnudo. É super gostoso!

Para congelar, costumo ter do chuchu (creio que é assim que se chama), tipo coração de boi ou lá como dizem, mas também gosto do vulgar tomate redondo.

Tás cá uma HORTELÃ ahahahahahah
guarda-me umas sementes, tá???
jinhos



 
Uma pergunta ao joão do "espaço na terra" ahahah

Este tomate que a laura descreve é o vulgar tomate que chamam chuchu???



 
Olá joão, não sabia dessa..secam no quintal? todos agarrados ao pedunculo? ora deixa dizer à minha mãe que ela deve tar carregadinha deles. eua doro em saladas ou se forem maiores corto a meio e ponho no prato, é bom e faz bem...Obrigadinha pelo conselho..ji.



 
Pascoalita é mesmo um tomate pequenininho, deves ver nos supermercados embalados em esferovite, custam entre um euro ou dois depende, são bons em salada, experimenta.o chuchu é o tal que é mais comprido pontiagudo e duro, muito bom também.
ai que já tou hortelana de casa...lana pois. beijinho e nana bem.



 
Laura

Gostas de horta, semer para colher e comer, dá alegria e faz cescer. Vem a calhar. De pão de milho, essa não, depois que fui a Angola nunca mais comi. A mãe cozia duas fornadas p dele por semana, havia muitos "galifões" a gastar! Cá a menino, quando fosse a casa também comeria, mas logo disse uma coisa de que não sentiu saudades foi de pão de milho: Deu como resultado, que quando fosse lá, a mãe ia sempre comprar pão de trigo à padaria e a minha irmã continua a fazer o mesmo.
Ah o que anda gosto é pão de milho, cozido cheio de sardinha, à saída do forno. O molho da sardinha dá cá um gostinho!...
Queijos, leite e seus derivados, nunca traguei!
A tradição já vem de fora, as lembanças, como a grafonola, vâo sendo recicladas no exterior!
Beijos
Daniel



 
daniel; quando era pequenita e ia a casa da avó, ela fazia broas enormes pos so de filhos lá em casa tinha 11, mais os criados da lavoura, eu detestava e a mãe levava trigo para nós, só mais tarde aos 15 anos quando viemos de graciosa é que comecei a tomar gosto por aquilo, e hoje gosto depende também...mas ajudei imensas vezes a amassar na masseira da cozinha e as tias faziam isso e depois batia-se num alqueire para moldar e lá ia naquela pá enorme para o forno que era aquecido com muita antecedência...

Adoro coalhadas, leite pouco...queijos sim, muito, fazem mal à vesicula mas...sabe bem.
A grafonola está lá desde tempos imemoriais com a caixa dos discos que têm o cão no reclame e são da "voz do dono" aquilo já nem deve tocar!... Beijinho da laura.



 
Já percebi! Amanhã, qdo for às compras, tentarei observar melhor, mas nada como apanhá-lo directamente na horta do meu manel e papa-lo assim mesmo. Ainda ontem o fiz ... tem um cheirinho.



 
Claro pascoalita, mas estes tomatinhos são deliciosos se forem mais para o grandinho cortam-se ao meio, senão vão inteiros, há quem ponha na pizza feita em casa, faça as saladas com queijo cabra ou fresco, e muitas coisas mais, na net tem receitas de onde tirei as imagens.são saborosos, depende de quem trata e semeia...ji a ti.



 
Olá!
Tomate " cherri" será???

Beijocas
Bom fim de semana



 
mjf; exactamente, aquele tomate pequenininho que se vende em ambalagens nos supermercados e and apelo euro euro e tal, mas, poucos, ehhhhhh. Pra ti também um fim de semana lindo em paz amor e alegria em Nosso Senhor...



 
Hum, demasiado trabalhoso, prefiro ir ao supermercado! Espera, eu não gosto de tomate...



 
Ah meu rafeirito, por isso és tão magricelas, deve ser a falta de tomate ó meu rauf, ora experimenta comer meia duzia deles e ficas como o popeye... de musculos....



 
Com filetes de barata e óleo queimado deve cair bem...



 
Boa! Enqto o resto do pessoal vai de férias, a madrinha laurinha dedica-se à agricultura ahahahah

Puxa! Tava a ver que tb encontrava a casa vazia. Já reparaste que as ninas vão todas de férias ao mesmo tempo???

Também quero fériasssssss



 
rei da lã..nem fales em baratas...tu nem sabes como elas são!... Se vivesses em África saberias que ela spor lá voam e são enormes, tipo tamanho de uma caixa de fosforos..bem pretas ou castanhas e eu até peguei numa a pensar que era um trapo no chão ao pé da minha cama, tava um calor e vinha uma meia luz da rua, e eu de barriga pra baixo o braço de fora, vejjo algo parado e pego naquilo pra me distrair ja que não conseguia dormir com a caloraça..e vês? atiro a diaba ao ar enquanto grito a bom gritar e lá vem o pai e a mãe para se rirem....Baratas não meu, nem das pequeninas...óleo queimado tamém nã...ji a ti maroto amalucado...



 
Ó cusca, junta-te à madrinha que ela já não vai de férias tão cedo... e as ninas é agora a altura de as gozarem, deixa-as ir, assim nem se queixam de excesso de trabalho e cansaço e de aturar maneis.... e tu quando vais minha pulguinha? pareceu-me que ias também com uma das ninas agora...acertei?...bem me pareceu...ji da madrinha laura..



 
Ok, Laura.
Então fico-me pelo paté de cabeças de sardinha espanholas, com restos de bacalhau da Índia...



 
Só para deixar aqui um grande grande abraço muita luz e muita paz.



 
Por acaso não sou grande apreciadora destes tomates, que me parecem mais adocicados que os outros. Mas nunca os tinha visto no tomateiro, só nas caixinhas plásticas do supermercado.

As fotos são muito giras!

Então bora lá piquenicar (adoro piqueniques)!!!!!!!

Jinhos, nina linda!



 
rei da lã; tamos entendidos...assim é melhor..xiça penico!...ji.


Viver um novo fim, obrigada pelo carinho...beijinho de mim...


tété, é verdade eles nascem num pé enorme e depois enchem por ali fora a toda a volta e são como cerejas por isso lhes chamam tomato cerise (Inglês) e vieram de fora que os nossos agricultores são muito de não querer experiências...
Picnicar? adoro muitooo e já não vou há imenso tempo, mas com muito calor tou melhor em casa.
Mas e bom irem muitos amigos depois juntam os petiscos e come-se bebe-se , o mau é que os homis têm tendência a beber demais e ós pois zangam-se ehhhhhhh, no meu grupo ainda não houve disso, mas ..depois h a acidentes pelo caminho tudo pela bebida... Ji a ti.



 
Olá, este post fez-me lembrar cheiros e sabores tradicionais da nossa terra.E como esses cheiros e sabores estão cada vez menos presentes nas nossas vidas.
Fez-me lembrar daquelas anedotas em que os miudos da cidade diziam que o leite vinha do pacote do supermercado.

Bom fim de semana, bjitos



 
Que bom, poder ter uma horta!
Cá por casa a horta só tem plantas e flores...Na marquise não dava jeito plantar batatas, couves, tomates...-:))))
Mas tenho muita pena, acredita, até porque em miúda os meus pais tinham tudo isso. Era tão bom!
Mas a vida nas grandes cidades confina-nos a um apartamento, onde, independentemente do seu tamanho, não é permitido ter hortas.
Que tenhas muita sorte com as tuas agriculturas...
Beijinhos
Mariazita



 
Isso deve ser uma delícia, minha réstea de sol! Só de pensar, fico com água na boca. Fiz uma resenha sobre um filme inédito no Brasil, que tive a oportunidade de assistir. Há também um "elogio aos amantes", você vai gostar.
Apareça por aqui:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
não há ponto depois de www
Um beijo,
Renata



 
Olá ana, na verdade afastamo-nos das coisas mais simples da vida e a agricultura vais endo modernizada e já nem sabe ao que era...mas, que havemos de fazer? Beijinho da laura..



 
mariquinhas, eu vivo num apartamento e estes tomate cereja vieram de fora e já são próprios para dentro de casa, vou ver como é, tenho varandas e dará geito e adoro, nem os platei para que fossem mais baratos ou assim, apenas pelo gosto de os ver crescer... e ainda vou experimentar plantar feijão verde como vi num documentário..à moda india, que deitaram 8 feijões numa cova, e tenho vasos... a ver o que sai, e morangos ai morangos, daqui nada as varandas vão cair abaixo delas com o peso da horta ehhh ma smoro num primeiro andar...Beijinho.laura..



 
Já lá vou renatinha, já lá vou...beijinho de mim...



 
Estou na pausa pós almoço e vim dar um giro por aqui ver no que param as modas ahahah

Bom Sábado para ti
Humm é tão bom estar de férias ahahah



 
Laura, seu texto é para despertar o apetite!

Adoro tomates, de todos os tipos...
Aqui em casa consumimos muito tomate!

O tomate cereja, acho um pouquinho ácido, mas uso muito para decorar os pratos!

Como sempre, quando chego aqui, sinto-me em casa...

Beijos de luz e um final de semana especial, para vocês!!!



 
Este tomatinho com espinafre faz uma salada divinal...



 
Excelente programa, esse... :) Também gosto muito desses tomatinhos.



 
Pascoalita; já te conheço, daqui a dois dias (aguentas?) vais dizer; ai quem me dera ir trabalhar pró pé da nina africana ehhhhhhh, aqui em casa ando a bulir de manhã a noite e na faço nadica... Ora espeera uns dias...Tive a visita d euma nina do nosso Bairro de Luanda e ah que coisa boa, adorei ver a moça e a filhota dela, um amor, ou antes uns amores as duas!...



 
Mundo azul; muito tomate faz mal por causa da acidez, mas adoro tomate em tudo, saladas, guisados, tomatadas, pizas, onde der..haja fartura..Obrigada pelos bons desejos de tudo..também para ti muita coisa boa na Paz de Nosso Paizinho do Alto...



 
Ai é jasmim do meu quintal? pois vou experimentar, adoro coisas novas e sabores diferentes...Um xi...laura..



 
maria laura, ora pois, sentemo-nos todos à volta da toalha de xadrês no chão e que haja paz e uma conversa linda entre todos cheia d eamor, muito amor e amizade...beijinhos.



 
Laura o cultivo nas varandas está em franca pogressão!
Aqui por casa há hortelã, cidreira, um pessegueiro e uma laranjeira, e claro a salsa sempre fresquinha para a coelhinha! Ah... e dois pés de couve também....
Outro dia vi uns canteiros especiais para cultivo de legumes em varandas. São uns "vasos" que formam uma escada, digamos..... muito engraçado.



 
Ó Laura..deixa a Pacoalita ir de férias, por amor da Santa!!Se não quem atura a bichita por outro tanto tempo?!Tu poupa-me!Enquanto vai e volta, folgam-se-me as costas!Olha que o ano é longo e duro! ahahaahahahahahahahahhaahahha
Tã bem..tou só a brincar! hahahahahaa ahahahaha
E por acaso já lhe perguntaram se ela também não precisa de umas férias da minha pessoa?hihihihhi
Sabes que um diabo sozinho não faz grande mossa, mas dois... ahhahaahahahahaahhah e segundo dizem as más linguas..somos uma dupla difícil! hahahahaahah



 
ahahahahahah laura, não precisas esperar 2 dias!

Esta manhã enqto desempenhava uma tarefa árdua, várias vezes me ocorreu que estava bem melhor sentadita à s voltas com os papeis. Cheguei mesmo a pensar para comigo:

Puxa! Vim eu para férias para isto! Qto mais não vale estar a trabalhar.
Ai, quem aguentará 3 semanas de férias assim ahahahahahahAté pode ser verdade!

Mas só saberás se não fizeres como eu, isto é, se nos intervalos não te empanturrares de pão com manteiga, chouriço, presunto, etc. ahahahahah



 
Fátima, não costumo ver disso por cá, as pessoas tem as suas manias, mas eu adoro e vou plantar feijão verde so para ver se dá e como é lindo... os tomatees já estão de fora da terra e mais dia menos dia vão para o vaso grande, a ve ro que sai dali... Beijinhos e salsa tenho. laura..



 
pascoalita é suma insatisfeita com a vida; se tens férias...que bom...pa ti não é porque queres a treta d anina africana e dos teus rapazes...se ficas em casa queres vir e se ficas no trabaio queres ir, apre...apanha o barco do cruzeiro e pira-te, isso sim são ferias pois em casa nunca são... Beijinho.



 
Olá Laura,
As fotosde tomates que aparece no seu blog são de tomate cereja carolina e cereja samambaia. Gosta taria de saber qual a altura de cda uma?
Sou Ariano e moro em
João pessoa,Paraiba, Brasil.

Um Abraço



 
Olá amigo, por acso já tenho plantados pois fiz a sementeira de duas qualidades que a filha trouxe do Canadá e hoje então pus as plantinhas num vso comprido e a ver no que vai dar..adoro hortas e vivo em apartamento, me diga sim o tamanho...mas não semei destes, e depois os que vou ter nem sei de que tamanho serãso.são de duas qualidades também..jinho da laura e boa sorte no seu Brásiu....Eu estive há 3 anos em S. Paulo, Belo Horizonte, Minas e Brasilia e arredores e Abadiania...na Goiânia. ji.



 
Enviar um comentário



<< Home