A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, abril 10, 2007

 

O post anterior ...


.
É sobre a maneira que os nossos filhos falam (os meus e os filhos dos que como eu, vieram de África) quando lhes relatamos os belos momentos que viviamos lá, o nosso dia a dia naquela terra única.. a nossa maneira de levar a vida, já que mal nos metiamos nos cafés, pois juntavamo-nos na rua ao pé de casa, nas casas de uns e outros, iamos todos para a praia, de machimbombo, (autocarro) íamos a correr para as matinées, tardes de musicas, variedades. Nos fins de semana, nem sempre, faziamos farras em casa dos amigos, nos terraços, onde desse, e tinhamos um maior gosto pela vida. Por isso, refiro-me neste poema a um dia em que com meus amigos de lá, falavamos aos nossos filhos do nosso viver lá, eles entreolhavam-se e diziam que nem dava para imaginar, porque esta terra não tem nada a ver com a nossa África..Por isso o meu..Eles sabem lá.... Ai se eles pudessem experimentar esse nosso viver....


.





Comments:
Já te disse várias vezes, Laurita, tb em portugal se deu uma mudança brusca com a "invasão" pós 25 de Abril!
Tb eu sinto saudades do sossego que perdemos. É o Progresso ... a evolução dos tempos, pensam alguns.
Temos de nos ir acomodando e/ou conformando com as mudanças que a meu ver pioram de dia para dia.



 
( Acenando a cabeça em concordância com a Pascoalita )..

Beijinhos a ambas. :-)



 
O que a Laura falou me parece muito com viver no interior aqui no Brasil.



 
Anjo, me deixa sentar primeiro, bem sentada já estou..mas..Tu aqui? meu doce de anjo (nada de papos de Anjo..) que papos tenho-os eu em demasia...Sabes moço, é pena não me ouvires relatar como era na realidade e o bem que sabia ser assim.. Não estou a ser bota de elástico, nunca fui, mas que bela vida levamos..Pergunta à africana que viveu lá também..
Beijinhos e aceito que concordes ehhhhhh..



 
Alves, deixa-te de viver dos interiores..
Sei que os tempos mudaram para mais liberdade e tudo isso o que trouxe, foi apenas mais má educação mais desgraças a nivel de juventudes...mais mães a trabalhar fora, que remédio, e mais filhos perdidos..É assim, não digo que naquele tempo não havia, mas, menos muito menos...
Hei-de postar uma vivência dessas e ouçam que é lindo de saber..Beijinhos para ti moço..
Ah, a propósito aquela tua patrícia de florianapólis, não é dos açores, é mesmo natural de Brasiu......
Abraço a ti..



 
Anjo, um amigo do Brasil, mandou email onde tem um tratamento que deveria funcionar com o filho da tua amiga Maria, mandei mail e voltou, assim às tantas passo o email dele aqui..achas que dará? e tu envias a ela..diz..



 
Anjo, o meu amigo diz que o tratamento para o filho da Maria seria a equinoterapia, claro que com animais amestrados..a criança é sentada num cavalo, segura por adultos e o movimento da caminhada do cavalo proporciona um movimento involuntário na musculação da criança proporcionando uma melhora geral no quadro do paciente - até as crianças que não falam, conseguem dizer algumas palavras.é fantástico, mas ela que pesquise e veja, claro que ele ainda é muito pequeno, mas quem sabe poderia vir dai uma grande melhoria para ele..
beijinhos Anjo querido e passa para a maria isto, se fazes o grande favor..
beijinhos para ti, e além disso, Anjo é para fazer o bem....



 
Africa..ia já a correr, tou tão necessitada de um isolamento, de fechar os olhos e dormir embalada naquele ar quente e húmido mas incomparável..



 
Africana, então deixa-te ir na onda, e fecha os olhos, eu levo-te para a nossa terra distante..

Terra nossa (não confundir com o queijo terra nostra..)

Terra nossa
África dos nossos amores
E desamores também
Mas ficamos mais com o recordar
Dos tempos do nosso namorar,
Com a maresia ali perto
Aquele sol que não queimava
Antes abrasava..
Como não nos sentiríamos
Com um sol que abrasava
e um amor que queimava....

Só pode ter sido aquele sol
Que nos fez assim
Mulheres de um coração
maior que o arrebol ...



 
Será entregue essa boa nova, querida Laura.

Beijos ( muitos ). :-)



 
Anjo, amo a ti moço lindo, amo sim, nem sabes como fico contente..Foi o Gil, o meu amigo do Brasil, ele é enfermeiro, bancário de profissão que exerce e quandos e reformar será enfermeiro a fazer o bem.. É mais uma alma das que amo... Obrigada e já que tens possibilidades, quem sabe haja uma escola que se compadeça e deixe que sejam dados os tratamentos ao menino, ou poderia pedir-se aos pais dos que já andam nos tratamentos que pagassem mais um tiquinho cada um, ou o próprio Estado se devia encarregar disso...
Mil beijos em teu coração de oiro....Jesus é testemunha que levo isto muito a peito....



 
Oi, Laurita ...

Aproveitei para passar pelo Blog da maria. Deixei lá 1 comentário em "stand bay" ... "banho maria" ou coisa assim.

Agora lembraste-me aquele filme fantástico sobre a terapia com cavalos ... como é mesmo??? "encantador de cavalos" creio.
Deixo aqui os meus votos dum futuro risoso para o Tiago (o menino da maria)
jinhos a ti, mana



 
Ora bolas ... vim eu disparada, té trouxe o bikini e tudo pq a laurita disse que ia haveria aqui água e ... pensei que daria pra um banhito, né???

Mas, tá bem ... áfrica, mar ... lágrimas ... água salgada ...

Espero ou já não há banhoca hoje???
Laurinha, entendo que estejas toda orgulhosa de ver aqui o Anjo, mas eu gostava mais de o ver a "saltitar" como antes, percebes?
Beijinhos a ti



 
Ó mulher, credo, nem me deixas organizar e mandar os convites...credo, haja calma, o mal da nossa gente é correr à desfilada sem olhar para trás..péra lá moça linda ehhh que bom que vieste a correr, é sinal de que tás curiosa ehhhhhhhh..



 
Quanto ao anjo, calma ele nunca saltitou, ele voa nina, qual saltitão..o nosso nino querido é um anjo na forma de ser humano...



 
Banho, mar, adry. ...Sunga, cerveja, estou pronto. Quando começamos?



 
Saudações
Parece-me que és muito saudosa do Continente Negro. Realmente há belas paragens por lá, ao lado da exuberante fauna. Um dia desses irei conhecer a África. É um de meus sonhos.
Abraços



 
ehhh lá vem você desta vez, com uma nova palavra para eu entender..irra que tenho de consultar o dicionário...que é sunga? explique meu, e vá com calma que a adrianna a esta hora deve estar, ou a caminho de casa (não esqueça que ai são menos 4 horas..) ou a fazer o jantar, aqui não temos empregadas todo o dia, a não ser que sejamos ricas ehhhhhhh.. ela já cá veio procurar mas vc chegou tarde ehhhhh..aguente a parada moço..jinhos..



 
Cueca pra tomar banho de mar.



 
Ó Alves, tá vendo como eu levo tudo para marisco? ora marisco tem àgua ehhhhh, tô cheia de me rir de ser tão tolinha.ehhhhhh, ai sunga é uma cueca pa tomar banho, aqui a gente chama de fato de banho, ou calções de banho ehhhhhhh, cueca a gente chama na roupa interior ehhh e eu quando estive ai em belo Hoprizonte, queria comprar cuecas para mim, e quando pedia cueca lá vinha a balconista com uma caixa de cueca de homem ehhhhhh, depois de muita palavrinha lá fiquei a saber que para mim seria calcinha ehhhhhhhh, o que me ri na loja. Fui de onibus, porque quis ver como era a vida ali.. e a mãe de minha amiga morava lá no bairro dos milionários ehhhhhh que nome para um lugar que não tinha nada de rico......ela morava na lagoa dos Ingleses um belissimo condominio, e uma casa de sonho.. Adorei estar com eles lá, foram supercarinhosos, o marido era meu amigo já da africa do sul, ela conheci lá quando cheguei..E comprei calcinhas pois ehhhhhh, mas ao ler o que vc escreveu sobre cueca, lembrei d enovo a confusão..jinhos..



 
É verdade Laura, eles sabem lá!

Das nossas matinés dançantes, do fervilhar de vida nas nossas praias, das nossas noites quentes de África, do viver intensamente cada momento, do sentir o pulsar do nosso bairro, das garinas, dos monangambés, dos brinquedos que fazíamos do bordão. Da vida sem TV, do convívio, das amizades que ainda hoje perduram. Era outro viver, agora ninguém se conhece. Vivemos dentro de prédios e nem "conhecemos" o vizinho que mora à nossa frente.

Os brinquedos são Made in China e as matinés dos jovens de hoje são passadas à frente de um computador. Cada vez mais os jovens saem mais tarde de casa dos seus pais só porque nunca aprenderam a dançar ao som da vida que um dia os pais tiveram.

Tudo de bom.



 
Viva romano Marius..
Falas como um verdadeiro romano que sabe da coisa... Claro que sabes, já que vivias a duas ruas depois da minha.. Lembro-me tão bem das nossas ruas, de passar na tua quando ia à Casa sabú, à padaria e à casa Lisboa, (à casa Lisboa, já não passava lá na tua..) ehhh ricos tempos ó Romano.. Era assim, sem tv e jogatinas de pc, eramos mais felizes antes, que os nossos filhos.
Acho graça lembrares de tudo como se fosse hoje.. A praia, as matinées e de cabelos a escorrer água que nem tinhamos secador nem tempo de secar.. Andávamos a pé sem nos cansarmos. Os nossos filhos, um kilómero que andem já ficam a arfar e querem pópó..
Isto foi a propósito dos filhos de um amigo meu quando falamos de lá,se rirem da nossa vida tão pacóvia ehhhhhhh.

Contei à minha Neide e a uma amiga como era quando os moços andavam atrás de nós a cortejar como se dizia dantes ehhhhhh, já que elas diziam que se queriam ver os moços tinham que ir ter com eles ao café.... Contei a verdade, eles andavam para cá e lá em frente das nossas varandas e ruas sem se cansarem..o amor não cansa ehhhh, e da paciência de andarem ali todos os dias desse por onde desse.. Eu tinha uma bela varanda e como a casa era pequena, gostava de me sentar ali ou encostar na pedra larga e observar tudo, e lá andavam eles para cá e lá, e eu, deliciada, pois...Mas elas riem-se e não acreditam lá muito, mas os jovens adoram ouvir-me contar as minhas experiências... Belas recordações.. Jinhos para ti Romano..



 
Marius.. Que bela frase disseste..
Nunca aprenderam a dançar ao som da vida que um dia os pais tiveram..
É do que se queixam quase todos os pais.
Por um lado diziamos que os nossos pais eram muito severos, nada de estudar na univ..o ensinos ecundário chegava e as escolas Industriais formavam bons trabalhadores.. Agora levam décadas a formarem-se, e no fim..têem o pai e a mãe para ajudar a comprar o carro que muitas vezes os pais nem têm tão bom.. Depois é a compra da casa..enfim, acho que não soubemos educá-los da mesma maneira..Fomos corações mais moles, e está aí o resultado.. Ou terá sido a vida que mudou assim tanto? Eu comecei a trabalhar cedíssimo e a ajudar em casa, feliz por poder ajudar, claro.. Mas hoje, a maioria quer ter tudo de mão beijada..enfim, ai está porque não dançaram ao som da nossa vida....Porque não lha soubemos ensinar a dançar...
Abraço..



 
E ainda ha quem diga que o que passou passou, é passado, e é para esquecer..como podemos nós esquecer este passado tão presente..



 
Africana oiás que alegre visita..entras pouco e nem te vejo...
Qual esquecer qual quê, isso dizem-nos as mentes pobres, atascadas na vivência do dia a dia e só vivem para isso, pois sejam felizes assim, se conseguirem, claro...
Beijinho de mim..



 
Enviar um comentário



<< Home