A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


domingo, agosto 22, 2010

 

E o dia chegou!



O Leão verde, nome do meu vizinho irmão do Marius, viviam em Luanda uma rua depois da minha, tinha a rua de Benguela pelo meio, depois a do Lobito, estavam no trajecto por onde eu passava sempre que ia à Paiva Couceiro ou à Casa Sabú, aos CTT em S. Paulo a rapaziada passava o tempo em frente à Casa Lisboa, eu passava muito senhora de mim, claro que se metiam comigo, assobiavam eu dava conta não por ouvir mas porque olhava como quem não quer nada e lá estavam eles a dar ao assobio... coisa que o Leão verde confirma entre risos pois quem é que se vai lembrar disso passados quase 40 anos... na foto aos 17, 18 anos, mas quem diz que não era giraça... Ai que saudade de Luanda, ai que saudade meu Deus! a foto é na fortaleza de S. Miguel se não me engano!

Bom, como nem todos sabem, encontrei o Mário ( o moço que me ofereceu o blogue) através de um blogue amigo, a pascoalita, só depois de falar em Luanda ele me perguntou de que bairro era.. S. Paulo, ah, rua? dos Pombeiros e António Enes, dali veio a foto para ver se nos lembrávamos um do outro, a minha é a que está no resteas desol, e o mano dele o leão verde, lembrava-se de mim pois ele ia muito a casa de amigos meus e eu lembro-me dele também, assim, apareceu cá um dia já há quase 4 anos. Foi uma alegria relembrar a nossa terra amada, voltamos a estar juntos, e o tempo foi passando, a promessa de cá vir avolumava-se... eu vou aí, eu vou eu vou e nada.. não dá. Ontem fui ter com ele e o irmão mais a Glorinha na Árvore em Vila do Conde num encontro de gente da nossa gente... bem, já sei que quando me abraça não se fica só pelo abraço!
ai as minhas costelas...

Obrigada pelo carinho miminho com que me tratas sempre, soube bem andar por aí, almoçamos os 4 na maior, ao som das músicas de Angola... foi bom aparecer o Lessa, ah, que risada à mesa, que doidos varridos... falamos de tanta coisa, ou seja, matamos a saudade da terra vermelha que entre nós nunca há-de morrer... e que bela que é a nossa terra vermelha...
Assim; obrigada Marius por estares na Pascoalita na hora certa e através de ti cheguei ao leão verde, à D. Lina que também já abracei...





Comments:
Olá Garota de S. Paulo.
Embora espaçadamente estivemos mais uma vez em convivio fraterno e desta vez com meu irmão Alfa e a tua amiga Glória a que se juntou o amigo comum, o Lessa.
E tudo isto tendo como fundo musica de Angola em mais um convivio de gente de Angola e de quem gosta de Angola.
Lá fizemos mais uma vez um viagem ao passado, mas desta vez falamos também do presente e do futuro.
Tivemos a terra vermelha da saudade a nosso lado e o tempo colorido do passado (que de certa forma dás umas "pinceladas" neste teu tema) procuramos transmitir a quem ao nosso lado estava e também falamos de pessoas nossas conhecidas de fizeram parte desse nosso passado, a Landa, que eu pensava que era uma e agora fiquei a saber que era outra, o Domingos, a Ligia, o Zé e tantos outros nomes de amigos e conhecidos que nos assaltavam a memória desses longinquos tempos de há 40 anos atrás.
Foi bom rever-te e gostei do teu novo visual, muito mais próximo do da garota que passava com aqueles longos cabelos negros e olhar trigueiro e que era alvo dos nossos olhares e assobios.
Pena foi o tempo ter passado bem depressa e não o termos preenchido mais em convivio com os outros que estavam presentes no Encontro/Convivio. Mas quisemos dedicar esse tempo a nós para colocarmos a "escrita" em dia.
Para o ano haverá por certo outro Encontro alargado, mas por certo que estaremos mais uma vez na cavaqueira antes desse dia já programado para Ago/2011.

Até lá a m/forma de despedida,

Saudações e Inté
Leão Verde



 
Olá
Mas que bela moça.
Como não podia deixar de ser deixava a rapaziada de cara ao lado, como alguém ajuizadamente me disse:
- As coisas boas devem ser admiradas.

Recordações de África, só mesmo quem lá viveu é que transporta essa saudade que nunca nos esquece.



 
Olá Laurinha,

Bela moça, sim ! E que continua a ser, moça não, mas bela sim na sua própria faixa etária. Uma pessoa bela é bela toda a sua vida mesmo se o tempo faz alguns estragos, fica sempre qualquer coisa de bonito !
Como revejo a tua filha Neide nesta tua foto !
Que bom teres estado neste encontro de amigos e de saudade duma terra que está bem viva no vosso coração !

E um dia chegou...uma balança-leoa verdinha....

Muitos beijinhos da tua amiga
Verdinha



 
Laura,
Como sabe bem esses encontros com amigos de longa data! Podemos não nos ver durante anos mas quando nos reencontramos parece que deixamos a conversa do dia anterior!
África marca-nos profundamente pois era uma terra generosa, sem horizontes e as pessoas não tinham preconceitos.
Estás linda! É tirada perto da
fortaleza de S. Miguel ou perto da rotunda do porto de Luanda?
Um beijo



 
Moço Leão, Leão que não ruge, só mansamente...

Foi lindo recordar, voltar ao tempo em que os nossos corações viviam de certezas e de sonhos, de amanhãs com finais felizes...
Foi bom ver-ter, rever-te e sei que manteremos a promessa de em breve estarmos juntos de novo, para mais um refrescar de memórias de um passado que nunca nos abandonará .

O meu visual deve-se aos meus filhos que teimam que o cabelo assim me faz mais feminina e mais ao gosto deles, enfim...até eu estou surpreendida com a mudança, quanto mais anos mais nos vamos cuidando.
Para a próxima só tendes de vir até cá, posso fazer um caril à minha moda,ou uma moamba, um amigo enviou-me quiabos...já não falta mais nada para fazer uma boa panela dela. e temos tempo de recordar .

Obrigada por me mandares o convite e por estares sempre presente desde o começo até ao fim..
Laura.



 
Luis, ora pois...quando somos novas, somos todas lindas... mas quando nos dizem isso, ah a vaidade sobe ao cimo.

Belos tempos que ainda mantêm a lembrança viva..
Um xi da laura



 
Foi bom sim minha querida verdinha. estes encontros sabem bem, levam-nos de volta aos tempos da felicidade onde a vida era mais fácil e onde tudo cabia na nossa idade... bastava amar aquela terra, sentir que faziamos parte dela, e, a vida estava ali...

Um xi a ti da laura



 
É isso Bacouca. Por isso quando o Leão verde me vê, não chega o nosso abraço, ergue-me no ar (vá que já perdi 13 kilitos senão devia ver-se em apuros)mas parece que lhe sou leve como uma pena..adoro...
Sabe bem matar saudades dos amigos queridos.
Um jinho a ti da laura



 
Pois foi pena eu não ter podido .......mas ainda não consigo estar em Lisboa a ver os meus maravilhosos padrinhos e em Vila do Conde ao mesmo tempo.

Mas já sei que esses almoços (e as bolas de Berlim) são sempre optimos.

Beijinhos a todos vós.



 
Ó Laura, que eu nem consegui ler o texto, mulher! Que pernas são essas??? Isto era de fazer os trolhas caírem dos andaimes. hehehehe

beijos de cá (ainda)



 
Olá Laura

Embora não seja de ler comentários sem em antes colocar o meu e perante a tua dúvida sobre o local da foto e para também esclarecer a dúvida da "Bacouca" a tua foto é na Fortaleza S. Miguel.

Pois é. Tiveste mais um encontro entre gente da "nossa" terra, gente da Terra Vermelha, onde o cheiro dessa terra te foi levado ao som da música angolana, a lembrar por certo os bailes na SMAE.

Ainda hoje penso como foi incrível ter-te conhecido, pois a pessoa amiga em comum, a pascoalita, nunca esteve em Angola. Voltas que a vida dá.

Ainda bem que o encontro foi bom, os manos leãoverde e Alfa, o amigo Lessa e tu, terem recordado muito do que foi o nosso passado, mas ter também ficado muito para se falar em encontros futuros.

O blogue foi feito para uma moça simples e mais nada...

:))

Tudo de bom



 
Parisiense, que bom estares na Belinha, mas que bom para ela e o Padrinho...menina sortalhuda.

Pois Vila do Conde é mais perto de ti. e calhou num dia em que não dava, nem te disse nada, era pouca gente só no Domingo chegariam mais pessoas, nem todos queriam ficar acampados.

Um xi a a todos os lisboetas.. laura



 
Ahhhh nina pitanguinha, que riso me deste, até eram jeitosas nem haja dúvidas e a prova está ai...Os trolhas cairam dos andaimes, o Alferes barata caiu nas escadas em Serpa Pinto,a subir e eu estava na rua atrás, tropeçou e foi motivo de risota...podes crer que ainda são elegantes, só que, claro, mais gordinhas...

Boa pitanguinha e vir para estes lados?
daqui a pouco vou para os Algarves.
Um xi apertadinho da laura



 
Marius, neme ra bem dúvida, por momentos não me vinha à cabeça o forte de S. Miguel, pensei estar em erro, é lá em cima sim senhora e dali via-se a baía...

É mesmo Marius a Pascoalta tinha-te lá a comentar e eu ia alinhando e brincando, até que se falou em Luanda, vá lá, ainda hoje tenho a sensação de que foi algo único, merecido pois eras meu vizinho de rua, quase, quase...e nem por acaso, já que não há acasos na vida.

Volto a agradecer-te meu amigo, a gentileza e o carinho que sempre tiveste para comigo, pois na realidade eu estava a começar a escrever e foi bom, ajudou-me a ultrapassar maus momentos, fazendo com que todas as manhãs me levantasse feliz da vida para vir vem os coments, os emails em grupo que ainda vão chegando, mais raros na verdade mas lá continuamos a pascoalita, africana a zézita e o gilinho, sempre...e tudo isso foi bom para mim.

Agora com o resteas quase a fazer 4 anos, continuo a abrir de manhã, feliz curiosa e serei agradecida toda a vida pelo bem que me fizeste!
realmente, uma moça simples e mais nada ehhhhhhhhhhhhhhh, olha a presumida...

Ah, já prometemos que vamos demorar menos a encontrar-nos... eu sei que o leão trabalha e eu não, logo, é só enfiar-me no carrito e voar até lá mas nem sempre dá.

estive lá por 3 vezes com o Nuno nas deslocações dele, iamos andar no paredão e almoçar os dois , só que era dia da semana.

Bem me parecia que o leão se enganava quando se referia à minha amiga yolanda, não era a mesma pessoa pois esta Landa morava no terraço do prédio que ficava do lado oposto à minha casa, na esquina que ia dar ao miradouro das barrocas, lembras-te? para onde os putos iam puxar as fumaças longe do olhar dos cotas..o meu irmão e o da Landa, faziam isso aos sete e oito anos, pode?

Aquele abraço apertadinho da vizinha lá do bairro... laura



 
Bacouca, é mesmo dentro da Fortaleza de s. Miguel... Também viveste lá? mas que saudade tão boa...
Beijinho, laura



 
Ó carago, vais pros Algarves? Se eu estivesse lá vinha-me embora. Porque não vens a Viseu que é mais perto?



 
Amiga Laura,
Que morena bonita e convencida!...
Belos tempos esses! Felizmente que temos a mente e nela esses preciosos registos!
Beijocas cara linda,
Manú



 
Ó menina, vir embora do Algarve? ah, preciso de ficar morenaça, gosto...

Viseu é perto, perto e longe ao mesmo tempo, além de que o carro vai para a oficina dar uns retoques...

beijinho a ti..laura



 
Manu querida; podes crer, naquela idade era bem convencida, mas se eles me convenciam, que queres? olha, mais papo tinha, agora sou alguém que tem uma auto-estima muito elevada, graças a Deus e, sinto-me linda por dentro e por fora porque me conheço...apesar de ter 58...sou jovem, jovem, tão jovem assim..Um xi apertadinho da laura



 
Laurinha fico feliz por mais este encontro seu .
Beijos moça. E não de mole pra saudade.



 
Olá Garota de Ipanema...
Querida Sapinha.
Fizeste-me lembrar aquela das vindimas:-Gaba-te cesto que amanhã vais á vindima...
Eras realmente giraça, que pena não estar também perto para te mandar aquele assobio. Já agora:- comeste os quiabos? Estavam tenros? A produção está a terminar. Beijões João e Fenanda.



 
Alves, a saudade é linda se guardada em amor..Um xi..laura



 
Ehhh ai querias assobiar mestre João? pois, mas o tempo já passou... e aquele tempo era lindo, tão lindo assim e a sapinha era feliz...

beijinho aos dois..Os quiabos estão na arca, ficam uma lindeza na mesma..
laura



 
Enviar um comentário



<< Home