A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


segunda-feira, janeiro 18, 2010

 

O tempo, raízes da vida!


É o tempo o eterno companheiro dos apressados, daqueles que querem ver tudo resolvido de uma assentada. Confesso que já fui assim; Quere-se? faz-se.
E o tempo, o eterno amigo, inimigo, por vezes, diz-nos que mais vale esperar sentado, tanto faz, porque ele é que gere o nosso tempo, e, ponto final!

Longe estaria a menina de seis anos de pensar que um dia, voltaria a ouvir os sons do mundo, os sons da vida! Afigurava-se-me difícil, por tudo o que os médicos diziam, apenas me mandavam ter esperança! O tempo, ah, tempo amigo, que tudo curas, tudo resolves, tudo encaminhas, que pões a vida de cada um no trilho certo! (se pões!) Não estavas errado. Esperei cinquenta anos, milhares de dias e dias, para mim... dias de dor, de raiva, revolta, querendo ouvir e nada poderia fazer com que se tornassse algo de concreto!

Até que enfim, esse dia chegou há um ano! Sei que a procissão ainda vai no adro, ainda falta muito, nem me importa se vou conseguir entender todos os sons, todas as palavras, mas, começo agora a entender na terapia, duas vezes por semana, uma Terapeuta cinco estrelas, um doce de nina. Porque será que todos os que lidam comigo, parece que já nos conhecemos há anos, que somos familia? Pessoas que começam a fazer parte de mim, como a nina Marta, linda, amorosa e uma Terapeuta maravilhosa! Claro que não entramos logo a matar, primeiro um cadinho de prosa. Tudo são sons!
Relembro a Terapeuta de Coimbra, outra pessoa maravilhosa, quando começamos o ensaio, xi, que trabalheira, dei comigo a dizer; esquece laura, esquece miúda! jamais vais conseguir transformar esses sons, em palavras! Ninguém pode dar por certo o resultado. Levará anos e anos até entender algo!
Já consigo entender muita coisa, começamos por uma casa, um quarto, a sala, c banho, frutas, o que há nesse contexto, tento adivinhar o que me parece o som mais apropriado, já faço isso quase seguido sem errar... e assim, já vai tudo à frente, objectos da cozinha, são tantos, mas, alguns acerto logo, e por aí fora... Lista de Restaurantes, comidas, ui, quase acerto em tudo. Mas antes falamos primeiro. Nomes? o primeiro a entender na perfeição? Shaka!

A semana passada no fim de semana, terminamos, saimos do escritório, as palavras do costume, até para a semana, ah, pois, tenho consulta no dia tal às tantas horas, virei costas e saí pela porta, ela atrás de mim, diz algo, eu ainda virada para a saída, respondo um; Obrigada! ela toca-me, ah, porque é que disse obrigada? percebeu o que eu disse? e eu, aparvalhada, então não foi o que disse ? e ela a rir, pois, é isso, mas, percebeu-me, ouviu-me? e eu, relaxada e ainda atordoada, diga lá o que é que me disse? e ela, pois foi; Bom Fim de Semana... então não agradeci? acha que o obrigada era para quê e para quem?

Saí dali maravilhada, lembrei-me que ainda há pouco, rumei ao campo, embrenhei-me na natureza, há por ali locais lindos, gente que passa e perspassa, fui andando, sentia-me , relaxada nesse dia. Sentei-me numa pedra rugosa, humedecida pela chuva miudinha que caía. O som dos carros na estrada já mal chegava até mim. Nisso ouço algo em surdina, um suave murmúrio, levanto-me, precisava de saber de onde vinha aquele som, muito parecido a algo que já conheço... sigo o carreirinho que ia dar a hortas e mais hortas, e vejo aquele pequeno regato, decidido a cortar caminho entre ervas, folhagens que alguém tinha posto para desviar o seu trajecto para outro lado!... e depois? depois caía a uma altura de um metro, coisa pouca, e, continuava, assim, mais perto chegava, mais forte o som da água a caír!
Ah, tempo, maravilhoso tempo que nos dá lições de esperança, seja em que matéria for! Escuta-me tempo, eu já aprendi a esperar por ti, e agora? agora esperas tu por mim! é isso aí!...





Comments:
Amiga Laurinha.Estava aqui a ler o texto e fiquei aborvida na natureza,e como ela é linda,e no que toca as raíses? mais ainda,e nada melhor que esta árvore com bela silhueta de bailarina,um encanto,o tempo todos sabemos que ele passa rápido e nem dá tempo para dizer ai! Aproveitar é preciso todos os segundos e minutos, e viver o melhor possivel.
Beijinho linda amiga
Lisa



 
Nina;

Tens razão,... nada melhor que o tempo para resolver o que deve ser feito com tempo.
Dar tempo ao tempo é uma virtude e tu conseguiste adequirila, conquistá-la e viver de acordo com o tempo.
Conseguiste o mais dificil para ti, que foi reouvires os sons. Agora com tempo saberás dominálos e em breve terás conversas em que os sons para ti serão familiares.
Continua e pega por exemplo o Moa, que quando se quer, tudo se vence.

bjs, Nina,
da Ana e Osvaldo



 
Oh minha Flor, que feliz me senti com este post. A tua felicidade faz-me bem.
Como é lindo ter a tua força de vontade e, conseguir vencer as limitações. Vais conseguir tudo, nina. A tua vida mudou há um ano. A minha também mudou um pouco, desde que te tenho como amiga.
Continua assim, querida. Tudo vai correr bem.
Beijinho e toda a ternura da
Maria



 
Agulheta, é, a natureza é toda ela um sonho, tirando aquilo que o homem, por suas mãos, estraga!...Isso mesmo, no aproveitar é que está o ganho. beijinho a ti, laura...



 
Osvaldo, tu aqui e eu no Moa, a vesejar para este rapaz tão querido, este rapaz que me deixa a cismar, como há Homens tão interessantes (ah, não é para te envaidecer ó Moa) é só para sentires aquilo que eu sinto...
Mas,adoro ler-te, já que não posso dizer; ouvir-te...e quando estavamos em Tabuaço, naquele momento em que iamos pelas ruas, ah, que lindo o pessoal todo espalhado a falar, rir, e nós iamos de braço dado, paravamos para eu te ler melhor ehhhhh,quando aquele casal te veio cumprimentar e a mim....pois passei pela tua senhora, ah, e para não haver mal entendidos, acenei que sim, ehhhhh .... e gostava tanto de te ouvir, talvez seja a tua idade, experiência de vida, que te faz dizer as coisas de outra forma....12 anos nos separam! Posso dizer que conto pelos dedos, os homens que como tu, saibam falar assim. Grande Moa, grande Homem ele é ó Osvaldo, se é!...
Agarro-me à força dele, à coragem? Isso sim, sempre!...
Beijinho a ti e Aninhas, laura



 
Maria; nem sabes quanta verdade nas tuas palavras, a minha vida mudou há um ano, em muitos aspectos, na verdade...
Eu consigo, eu tenho força e vontade, aliado ao querer, desconfio que ainda conseguirei aprender mais cedo que o previsto...
Grande a apertadinho abraço, laura



 
Bonito texto com não menos bonitas palavras. Eu costumo dizer "A vida se resolve sózinha" e cada vez tenho mais a certeza disso. Temos de dar tempo ao tempo.
E com o tempo voltarás a aprender
todos so sons. O mais importante já
conseguiste.
Beijinhos



 
é, montana, vai levar tempo, mas, tempo tenho eu de sobra, basta querer e tentar, é isso aí,sempre li nos lábios e continuo a ler..beijinho e abraço da laura..



 
Emocionante a sua experiência de escutar novos sons. Laura, os sons que vêm da natureza são como música para mim. É delicioso ouvir o som do rio, do mar, do vento, dos animais... Viva cada dia com novos sons. Creio que você está tendo uma experiência enriquecedora. Assim como você também tenho surdez. O diferencial é que uso aparelhos auditivos desde pequena. A cada aparelho novo (a durabilidade é de apenas quatro anos)é como se ouvisse novos sons.



 
Lu, ouvir com um implante, é muito mais enriquecedor que com aparelhos, já usei e nºão me dava com eles, deixeid e usar, anos e anos, e agora sim, é o som maravilhoso mais puro mais nitido perceptivel, veja iso, quem sabe seria óptimo e nada se usa dentro do ouvido o aparelho fica só por fora,seguro pelo iman que conduz o som..é bom..beijinho e felicidade nos sons..laura



 
Oi, Laura, já consultei os médicos para ver se posso usar implante também. Mas eles não me recomendarem, porque eu me adaptei bem com os aparelhos auditivos. Eles disseram ainda que o implante é ideal para quem não conseguiu se adaptar com aparelhos. Vou esperar mais alguns anos, pois a tecnologia está avançando muito rápido. Beijos!



 
Está sim, querida Lu, eu vi na tv num programa, há meses com a Neide, que agora os implantes estão a ser melhorados e lá dentro terá um chip minimo tão pequenino e estão a estudar a possibilidade de que tais,implantes crescerem formando parte do ouvido para que o som seja infinitamente melhor, ou seja, tudo em miniatura e mais audição...oxalá os Cientistas consigam concretizar o sonho de muitos que não ouvem...Um abraço da laura



 
Enviar um comentário



<< Home