A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, janeiro 05, 2010

 

Fernando Pessoa!


A propósito de o encontrar numa possivel entrevista no blogue ; As minhas romãs, da, Paula Raposo, Poetisa, também!

Seria lindo, lindo, se ele ainda por cá andasse, podia apanhá-lo no Rossio, sentado numa esplanada, mesmo sendo verão, acredito que não deixaria o seu velho sobretudo, zurrado, já bastante coçado, para não se sentir em trajes menores, ele, ele que era o menino envergonhado, timido, desconfio que nunca provou donzela, desconfio!... mas, isso seria lá com ele... Claro que tudo o que sei sobre ele, foi através dos livros que lia na Biblioteca dos meus avós, pois tinhamos Juristas, Médicos, Professores e até Juizes, na Familia! e de conversas com as minhas amigas, amigos! Não falamos de bisbilhotice, só deles, os infinitamente escritos, falados, censurados, mas, temos de falar... É nesses serões com as amigas mai'los ninos delas que falamos, falamos do que sabemos ou julgamos saber!

Certo que sempre houve o popósito de camuflar os nossos heróis do passado. Sempre amei a nossa História, o poder dos Reis, as batalhas ganhas, o mandar os Mouros para onde vieram, enfim... Grandes Reis. Juraria que nenhuma crónica sobre a realeza, fala verdade, podem falar sobre os filhos, os bastardos (que nem eram poucos, coitados, ainda não sabiam que não era pecado casar e descasar, ou que simplesmente mais valia juntarem os trapinhos, mas, Rei era rei e a magia acontecia no que eles queriam!

Na escola era a melhor aluna em História, datas de batalhas, nomes de Reis, era comigo, pena a querida stora ter acabado com a minha alegria e, de vingança? nunca mais peguei em livro que falasse das Realezas de Portugal e da Galiza! Mandei-os todos às urtigas, como soe dizer-se, em vingança de ficar com a escolaridade encravada num exame que poderia ter feito, não fiz! ela não deixou, eu era simplesmente surda!Claro que havia mais qualquer coisa, que nem me dizia respeito, nem a ela! Ai minha querida stora, como adoraria encontrá-la, se ainda fosse viva, coisa que não sei! e falar, falar-lhe, não aos gritos nem ao barulho, simplesmente perguntar-lhe porque o fez a uma menina de 9 anos, que sonhava ser professora de História!
Passada a raiva, voltei a comprar livros para que os meus filhos se pudessem orientar por eles, e de longe a longe, acolho-os no regaço, e leio, leio até cansar, continuando o estudo interrompido nos meus nove anos!
Laurinha, deixa lá, hoje podes mostrar as tuas obras à stora, e dizer-lhe que; com ou sem exame, és Autodidacta! e surda e tudo! Que bom se ela lesse o meu blogue desde o começo! Ainda vou ao Entroncamento em breve, continuar em busca de si, ó stora, perguntar aqui e ali!

Fernando Pessoa, que se dizia; Cavaleiro errante ou de mim mesmo, viandante! O moço esteve na África do Sul, em Durban,também eu lá estive, pena não ser na mesma altura! A mãe tinha-se casado com o Consul Interino de Portugal, naquele País!tinha ele 16 anos. E, gostava das Ciencias do Oculto,doutrinas esotéricas, pelo menos é o que li, e leio ainda sobre a sua vida, bastante conturbada!Como todo filho, sujeitou-se à religião da mãe, católica,a do Pai, Cristão novo de origem judaica, descendente de fidalgos e judeus, mais tarde, quando já podia pensar por si, dedicou-se a experimentá-las a quase todas, as que conhecia, embora digam que não pertenceu à Maçonaria, aos Templários, as suas poesias falam dele no sentido em que se envolveu com todas! Rosa cruz,real Arco, Britânico e,a Ordem Soberana e Militar do Templo de jeruslém e muitas outras.
Enfim, um Poeta que não só não foi apenas Poeta, mas um Grande Poeta de Portugal e além Fronteiras!
Assim, quando passarem pela estátua dele, sentado na mesa da esplanada, ora perguntem-lhe! escutem-no, ele responde! Era Médium!

É dele sim aquele momento de poesia onde diz que; o poeta é um fingidor! é que nos convém dizer que fingimos quando falamos verdade, e que mentimos quando a verdade dizemos, e eu que o diga!





Comments:
__________________________________


Fernando Pessoa...Para mim, é um mestre! Tenho uma sintonia enorme com tudo que ele escreveu...

Obrigada, minha doce amiga, pela excelente leitura!!!

Beijos nesse coração tão especial...

_________________________________



 
Muito obrigada pela inspiração que a minha entrevista te trouxe. Eu não gosto de Fernando Pessoa e daí mais difícil foi superar o desafio...
Que me desculpem todos os que o idolatram.
Beijos.



 
O morro da Cruz deixou saudade...

COM UM BEIJO e FELIZ ANO NOVO

Vou voltar


TOC-TOC-TOC...

Os camelos caminham ...
Pelo deserto ...
Com rumo certo ...
São apenas três
Transportam os Reis Magos ...


Gaspar ...

Belchior ...

Baltazar ...


Levam os presentes
Ouro Incenso e Mirra ...
Em nome do mundo ...
Em nome dos Homens ...
Presentes que simbolizam ...


Paz ...

Harmonia ...

Bondade ...

Verdade ...

Justiça ...

E tantos valores ...


E Jesus pequenino ...
Com os bracinhos estendidos ...
Agradecee e guarda-os no coração
Com a certeza...
Que os Homens...

O vão adorar ...
Mas muitas vezes ...
Estarão prontos...
Para o maltratar!...



LILI LARANJO



 
como o poeta diz que "é um fingidor"
qualquer dia vou ao chiado, sento-me ao seu lado na cadeira que lá está sempre ocupada para esse efeito, tiro uma fotografia para fingir que estivemos em amena cavaqueira.

Bj. Querida amiga



 
Uma Alma Universal - Pessoa!
Estranho terá ele sentido, esta coisa de ser poeta. Parabéns e um excelente 2010!
Um abraço
Chris



 
Olá Mundo Azul, Zélia querida! Por acaso raramente leio Pessoa, é algo que nunca me puxou, mas, se aparecer algo que me chame a atenção! vou ver a fundo. Gosto mais de ler sobre a sua vida, aí sim, mas, verdade ou não? Pois é.Beijinho a vc amiga..laura



 
Paula,a tã na entrevista, davas-lhe com um calhamaço em cima, ahhhh. Beijinho, laura



 
Deixou sim Lili, querida Lili onde estive num das tuas festas pela mão do leão verde e esposa, há coisa de 3 anos... Um beijinho da laura



 
Zezito, o KIm tem no blogue dele, uma foto em amena cavaqueira com ele, e parecem dois grandes amigos na troca de tu cá, tu lá...
Beijinhos e que bela foto não sairia...sendo tu um lindo homem, isso é verdade, nem penses que é engraxate... beijinho,laura



 
Xiiihhhhh!!! mas agora anda tudo numa de Pessoa? lol... tb tenho agendada uma entrevista para amanhã com essa Pessoa, aliás, já foi feita, está agendada é a publicação no meu 'EscreVivendo'... (por acaso foi resultado do mesmo desafio da Paula)

Muito interessante as coisas que tu sabes dele e que eu não sabia.

Bijokas



 
Por mais que escreva jamais conseguiria esgotar o tema "Fernando Pessoa"Tal a dimensão do homem,e do poeta e seus Heterónimos.Riqueza incálculável da nossa cultura e da nossa história como País e como povo.Parabéns, Beijinhos, Ell



 
Olá Laura.
Continuas em forma, como o prova este teu viajar, em reflexão, por Fernando Pessoa, e não só...
Sobre Pessoa disse Saramago: "a porta por onde se chega a ele é a porta por onde se chega a Portugal (já tínhamos Camões, mas ainda nos faltava Pessoa)".
Há quem não goste de Pessoa. Há, por certo. Como há quem não goste de Saramago, de Garcia Marquez, de Jorge Amado, de Neruda...
Não é o meu caso. Desde novo que o leio e acompanho, porque gosto e muito me diz! Na sua leitura encontro sempre portas escancaradas, janelas abertas. É por elas que me meto, à procura...
Gostar não quer dizer idolatrar. Não sou de ídolos, quaisquer que sejam, incluindo os que o homem criou e a que apôs o carimbo de divinos.
Se o pudesse entrevistar, uma pergunta lhe faria, a mesma que um dia colocou a ele próprio (Bernardo Soares) - Dormes ou estás desperto?
Beijos, Laura



 
Gosto de Fernando Pessoa e acho que fizeste uma boa pesquisa quanto á sua biografia.

È daquelas pessoas que me fascina, porque tentou conhecer muitas vertentes da vida para depois poder falar delas.....não o fez ao calha, fê-lo com conhecimento.

Gostei deste texto.

Beijokitas



 
Fá menor, já tenho este livro sobre ele e mais Poetas, e gente da nossa gente, há mais de vinte anos, comprei-oa qui, é um calhamaço, trás muita informação.
Beijinhos, laura



 
É sim Ell, ainda hoje divide gente, amigos, pessoas, mas o único Pessoa é e foi ele!
Dizes tudo na escrita! Um abraço da , laura



 
Laurinha.Estou de acordo com a Zélia! Ele era o mestre e continuará aser,foi pena que num célebre programa dessem os louros a um ditador? Deviam ler muito pouco para assim pensarem na altura.Gostei de ler o que aqui dizes,e muita verdade.
Beijinhos amigos Lisa



 
Carlos Albuquerque, é a parte do outor lado que me fascina, mormente continue a ler e reler, todas as Obras são belas, trazendo a verdade, verdade que cada um poderá aceitar ou não! Sempre disse que sou surda,mas não burra! desde os seis anos, mas não me enrolei em mim, antes pelo contrário, leio imenso, e, logo, penso. Não acredito em tudo, depende! e por aí o Pessoa, esse meteu-se em tudo, daí os nervos esfrangalhados que o devem ter levado por caminhos duros!
Na sua escrita fala que El Rei D. Sebastião, ainda viria à terra, vá que seja alguém novamente Encarnado, e venha com o propósitod e endireitar isto!...vá que se acredite, Mas! diz também que o Quinto Império é o futuro da raça Portuguesa!
nada como ler, ler e reler..

Também não idolatro seja quem for. Acredito em Deus, Jesus, e..o resto é comigo, como soe dizer-se!
Tenho imensos escritores de que gosto, mas não tenho preferências e, o saramago nem é um deles, mas, tudo bem, cada um escreve o que gosta! Mias nada. Beijo retribuido em paz, amor e carinho, para ti e todos os teus, laura
Vamos prá Corimba ou pró Morro da cruz? Que saudade me levaste a sentir.
Dias e dias passados ali, acampados, ou só por uma vez ou outra, ah, saudade que dói!laura



 
Certo Parisiense, ele conheceu inúmeras religiões,s egui tudo o que quiz, por aís e via que se marimbava para os outros, já que no Século dele, qualquer seita ou suspeita de outra religião, mandava-os para o cadasfalso...Foi um Ser muito, muito infeliz, isso é que foi, muito metido com ele, enfim..Beijinho da laura



 
Pois é nina agulheta, ele ainda hoje é o Mestre da Poesia, ele é único, imbativel!... Beijinho da laura



 
Querida Laura,

Fizeste um artigo bastante interessante sobre Fernando Pessoa.
Confesso que nunca li nada dele mas aprecio certas frases dele e a famosa "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo... " faz parte do meu vocabulário diário !
Mas juro que não vou fazer um artigo sobre ele, não quero aborrecer a nossa amiga Paula....

Quanta a tua professora de história... devia ter escolhido outro emprego porque não é assim que se trata uma criança !
Deve ter sido castigada e, onde se encontra agora, Deus deve lhe ter retirado as orelhas para ela não poder ouvir ninguém nem a música celeste.... ;D

Beijinhos

Verdinha



 
Deixa lá verdinha, não é precisos er castigada, creio que os remorsos farão isso, além de que não sou vingativa e nunca lhe desejaria mal... coitada da mulher, ficar sem orelhas, era bem pensado, mas, haja clemência...
Beijinhos a ti e té já! laura



 
Já estive sentado na cadeira ao lado do fingidor!
Gostava de o ter conhecido e até acho que lhe daria umas palmadas sempre que o seu espírito pairasse nas bermas da demência e o do desânimo.
Das stôras nem digo nada pois, se muitos gente se fez homem ou mulher à conta delas, também muitos ficaram pelo caminho porque lhes foram cerceadas as esperanças dum sonho.
A surda (?) safou-se muito bem com o seu autodidactismo.
Parabéns Dolce! Se a vires por aí "amanda-lhe" uma beijoca!



 
Meu querido Kim, acredito que se fosses meu stor, tinhas ajudado a nina a realizar o sonho de uma vida!... mas em vez disso, repito, ela não era má pessoa, deixou-se influenciar pelo que nunca devia ter feito parte do processo !...julgo já te ter dito da forma e porque foi que assim aconteceu!.
Se a encontrar, ah, poderia sair um belo debate na Tv com ela, acredito que saberia portar-me no meu lugar,sem temer fosse o que fosse. Hoje já não sou a menina envergonhada e timida dos meus 9 anos!
Obrigada, és sempre de uma ternura para a miuda de Braga! laura



 
Enviar um comentário



<< Home