A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


domingo, março 15, 2009

 

Panelas ! casas,a quanto obrigam!...


Ó balha-me, balha-me sim, quem inventou essa panelada toda que temos em casa, que compramos sem fazer falta, pelo prazer de ter a beleza na mesa e ... o pior é lavar aquilo, esfregar, isso juro que não é cá com a je... Eu dou-lhes banhos de sais, eu meto-as na maquineta a ver se por milagre saem de lá mais limpas e a brilhar (invento cada produto que nem vos digo nem vos conto...) Por dentro brilham sempre, ali eu esfrego, que remédio, mas as costas, ai as costas, essas deixo-as para os dias compridos e vou ver se as esfrego nas areias do rio. Foi algo que aprendi em Angola com uma mãe preta..., os minina esfrega os panelas assim, e mostrava-me como a esfregava contra a areia das margens, ós dispois os minina deixa aqui nus amorná, nos corá... enterradas na areia até ao cachaço... e nos mais logo a minina aparece e a panelinha limpinho! num precisa mais esfregá. Os rio lava tudinho, até os cú das panelinha fica branquinho. Enfim...

Mas que loucura, o querer a modernice. Quem se amodernou podia decerto ter empregadas pra lavá os seus panela, mas a minina das resteas num tem quem esfregue a penelinha... num sinhora...
E assim os cuzinho delas, andam sempre bronzeadinhos, inté que me arresolva a fazer o seguinte... é tiro e queda. Deixo dois tachos de molho no tanque com muita água e lixivia até as tapar por completo, digamos, mais moreno tenham o traseiro mais tempo devem ficar... e dali a um dia, costuma ser assim, a não ser que a preguiça me segrede que pode ficar e convém, mais um diazito... mas, nem passa daí, esfrega-se com o esfregão de palha daço, ou um mais grosso, e aqueles cú ficam mesmo no brilhar, limpinhos como panela novinha a estreá... As minhas panelas são todas da Africa do Sul, as primeiras já têm cerca de 32 anos, o manel ofereceu-me um jogo, são das que cozinham sem água, a vapor, mas, raramente as uso assim... mantéem-se lindas (se as limpar a preceito, claro, ehhhhhh...e são elegantes para a mesa. Outras estão guardadas, não preciso delas, tenho os armários bem servidos de panelas, tachos.





E porque raio não mantivemos sempre as cozinhas como antigamente, porque não vivemos no chão de terra (acabavam as esfregonas), varriamos com as vassouras de capim ou de giestas do monte, tinhamos potes que de tão pretos nem se viam se tavam ou não a brilhar! e não
havia fogão pra meter as bocas no vinagre, mas que ideia, e lá vem a palha daço de novo, esfregá esfregá... apetece é botar aquilo no lixo e comprar novas todas as semanas.. pois é! assim; cozinhava-se na lareira, aquecia a casa, assavam-se ali bons pratos, aquecia-se a água para a louça e lavar os pés à noite, mai'lo resto, enfim... e porque cargas de água inventaram as nossas casas umas em cima das outras, porque todos deviam ter uma casinha na terra para poder receber a energia que vem dela... e os móveis para limpar o pó? Bem, isso já é outra história...





Comments:
Laurinha, eu estou precisamente a voltar à panela de ferro e de barro e ao forno de lenha e assados no fogo, chamados grelhados. Na casa em Lisboa tinha placa de fogão encaixada e forno da mesma maneira. Aqui precisei comprar fogão. E comprei um fogão daqueles que é só a armação em ferro e os bicos, claro, nada de modernices. Claro que tenho as panelas que trouxe e mantenho-as mais ou menos em ordem. Em Lisboa tinha máquina de lavar a loicinha mas aqui não tenho. Ainda não porque a isso acho que não resisto. Preciso de coisas que me facilitem e me permitam ter mais tempo disponível.
Mas olha que me lembro que no campo era assim o arear das panelas. com terra e até com certas ervas a esfregar a panela com a terra. e ficavam brilhando.
As panelas de barro não precisam de tanta esfregação. ´Quanto mais queimadinha tiverem a barriga melhores são.

Viver no campo dá-nos outra paz. Se conseguirmos soltar-nos das modernices, tanto melhor. Dá mais trabalho manter tudo. A minha casa em Lisboa era tão fácil de manter limpimha e aqui ando sempre em limpeza de uma ou outra coisa. Mas é muito bom.

Qualquer espaço obriga a que o mantenhamos limpo e em ordem se assim o quisermos. E nem é assim tão difícil. É uma questão de organização. Eu gosto da forma como tenho a vida agora que tem mais a ver com a forma como era dantes.

Bjinho p ti nina das résteas.
Qualquer dia vens ver esta forma de estar...



 
Laurinha; tens pensado no que escrevi?



 
E porque não voltar às cavernas ou ao tempo dos Lusitanos?! Aquilo é que era... nem havia tachos ou panelas, nem talheres,comia-se mesmo à mão, dormia-se no chão, qu'é lá isso de esfregonas?

Ir pró rio lavar o panelame? Enfiá-lo no tanque com lexívia? Já agora, qual tanque? Tem juízo menina: se comprares panelas boas (algumas têm uma garantia de 25 anos!!!) nunca ficam com o fundo encardido. A não ser que te dediques a estorricar comida lá dentro, o que não deve ser o caso...

Por outro lado, as panelas foram feitas para servir a mulher (também o homem, mas prontos), esta não foi feita para servir o brilho reluzente dos tachos e tachinhos! :)))

Beijocas e bom Domingo!



 
Nem me fales em tarefas caseiras...beijos.



 
Querida amiga! Hoje te deu para falar nas malditas panelas?olha amiga aqui em casa quando os filhos voaram,dei um geito na cozinha,as que tinha ofereçi,pois eram todas de alumíno fundido,agora comprei daquelas que aquecem rápido e poucas só o necessário,o que atrapalha e obriga a gastar as energias,vamos tentando melhorar,mas agora há muitas "panelas e tachos???ui de que maneira,e cada qual o mais bem servido,mas na hora de morrer nem querem nem os tachos nem as panelas,vão para a cova e lá ficam direitos que nem miam! è isto que me dá alento para esta disparidade,uns com muito e outros sem nada,mas vamos esperar para ver.
Beijinho e bom Domingo em paz e fraternidade te desejo.(Lisa)



 
Laura, Laurinha, estás a ouvirme? sabes quem sou? ou será que nem imaginas? vá lá, responde-me miúda de Luanda. Ali na rua ao lado da tua, a de Benguela, vá, pensa, pensa. Um abraço do?



 
Olá,

Isto de panelas... não tem muito haver comigo, mas quem sabe um dia...


Bjs



 
Salvé Amiguinha!

Panelas e tachos...nannnn!
Mas do silêncio da floresta, do campo e da lenha queimada sim...
e tudo se compões com o que está dentro de nós...calma, verde, e mil e um sabores do que é natural!

Belo o teu post cheio de intenções.

Abraço meu
MAriz



 
Nina girassol...e que bem que giras o sol ao viver na terra de chão, chão que trás energias maravilhosas e aquele cheirinho a campo... Adoraria, mas, isso é história por enquanto.
Panelas, a sminhas andma mais ou menos, é mais para rir no blogue, e na verdade, passamos a ser tão modernaças que lhes perdemos as graças...
Acredita que a maquineta da loiça é uma invenção poderosa. Foi Deus que deixou que o homem pensasse que a inventou...ora diz-me lá de onde vêm as boas ideias...
Manter a casa arrumada,s e não desarrumarem, mas, bolas, hoje limpa-se, amanhã já está a precisar de ser limpa d enovo. Haja paciência que com as minhas operações, descuidei-me um tico e a vontade se até ali não era assim tanta (mantenho tudo nos lugares e mais ou menos arrumado) agora menos é...
Beijinhos e um dia destes dou ai um salto enorme, mas vou mesmo...laura..



 
Anónimo; ai que a teimosia tem asas...



 
tété, as minhas panelinhas são boas, um luxo, mas, se não as lavar à maneira, o zuzinho fica a queixar-se... ahhh, o homem foi feito pra nos servir? onde ouviste essa histórinha tão engraçadinha? ai, nem me faças rir que me caem os dentes, como dizia o mê paizinho (os mês dentes ainda são agarrados à minha boca, gengivas, ainda não há postiços, ehhhh.
E claro, no tmepo da moirama, ou dos Lusitanos, comia-se javali pla perna e já tava e os potes mantinham-se pretos pá comida ficar mais saborosa ehhhhhh. Beijinhos.



 
Raposinha paula, nem te falo e prontos, acabou-se...mas, claro que enjoa ehhhh, mas que riso. pudesse eu delegar tarefas de casa. sagitarianas não gostam de limpar, adoram limpeza, isso sim, perfeição pormenores tudo encaixadinho, mas, fazer essas tarefas...ó que inglória a nossa. Um beijinho da laura..

Agulheta, ahhh, nem miam..pois nã, mas depois nem cantam como aqui...do ladod e lá não haverá cunhas. ah, panelas e tachos que servem para mais do que fazer comidinhas...Um xi a ti. laura..

Rua de Benguela? quem falou nela? me acudam que me dá alguma coisa..ó rapaiz, ou sei lá, rapariga, diz alguma coisa..fala, nome? apelido? numero de porta da dita rua que ia dar na esquina, aos Pizarros...força manel..bota faladura. ahhhh.



 
Tony Madureura, quem sabe algum dia? panelas? onde? não sabes cozinhar? ah, bem me pareceu. Homem de Deus, só tens de por ao lume com alguma coisa dentro, senão esturrica a panela...Beijinhos.

Viva mariz...na verdade, tudo o que tem a ver com água, fogo, (sou Sagitariana) floresta, ah, tem a ver comigo... é que dali chegam-nos as energias mágicas, mas, poucos acreditam nisso... e aqui a companhia para nos deslocarmos lá, é pouca. Já combinei com uma amiga um dia destes metermo-nos plos montes acima, a ver se os Anjos ajudam na subida que fico a arfar...pra descer lá estará o mafarrico a dar a sua mãozinha...
Beijinhos, muitos, de paz, amor e luz...laura.



 
Eu um dia até dou nomes às panelas, já convivo com elas há tanto tempo que já as considero da família!

Beijocas!



 
Nada como receitas caseiras para os trabalhos doméstico,,

A saber:

Panelas ficavam num brinquinho,quando me zangava com o Manel,era um corropio com a palha d* aço e sabão(pormenor,o movimento tinha q ser o mesmo e língua no lugar,,,discussão tinha fraco interlocutor)

Quanto a "cu"..aí minha linda,é sempre o mesmo metodo:banhos chec chec....fica imaculado....experimenta e verás..

Uma boa semana:pandora_box



 
Querida tens lá uma resposta embora raramente o faça. Normalmente dirijo-me ao blog de cada pessoa.
Um beijo

Mariz.



 
Quando voltar a Braga,vou oferecer-te uma escova de aço montada num motor como se fosse uma mó. Depois é só ligar o motor e deixar a escova limpar o resto. Claro que isto é só por fora, pois não se consegue meter a catrabucha no interior das panelas. Certo? Pergunta ao teu Manel se resulta. Beijocas da Fernanda e do João.



 
Belos tempos, onde tudo era natural!

Beijinhosss



 
És uma sortuda miúda! Panelas da África do Sul e com cú branquinho? Que bom!
No meu tempo, cá por Lisboa, quem queria panelas ia à Feira Popular e vinha de lá com um carradão. Não eram grande coisa, mas resolviam o problema dos pobres.
Sim, pobres porque naquele tempo mesmo quem tivesse algum dinheiro era pobre. Agora é que não, ninguém tem dinheiro mas compra-se tudo na mesma.
O diabo da panela, toda a noite catrapumba.
Beijinhos Dolce. Teu destino passa por aí.



 
Ihihihihih....
bem digo que preciso vir aqui para me rir um bocadito.
verdade essas de arear e da vssoura de giestas...até varri com uma dessas mas mais por gosto que por necessidade, no meu tempo havia as de agora só com cerdas de fibra natural , partiam.
Mas a minha avó programava o dia de arear tachos e panelas pois cozinhavam no lume, dentro da lareira com um tripé que lhe chamavam "trempes" bem ainda tenho a saudade em mim do gosto diferente dessa comidinha de um arroz de feijão feita ao lume de fogo em panela de tripé preta, essa era preta de nascença não havia como ficar de cu branco.
Hoje, por descuido lá acontece ficar as panelas pretas por dentro de esturricadas:-( começo a cozer frango para os gatos e esqueço a panela na churrasqueira que é fora de casa e pronto em vez de frango cozido lá comem rojões de frango eehehhe.
Mas o meu filho adorava viver assim no meio do natural sem gás, luz ou contas a pagar , de verdade...já me pediu isso. O pior era para mim voltar para os tanques de agua gelado no inverno a lavar roupa...o resto ainda vá... mas ao jeito que leva Portugal e o PM Sócrates nos "alimenta" bem podemos ir preparando as trouxas...
Beijinhos Nina Laura e boa semana...



 
Ahh pandorinha, mas isso não resultava comigo, ahhhh, e realmente, ele ouvia-me, mas eu a ele não e quem malhava discussão eram apenas os ouvidos dele...
Tão já sei que quando vir panelas demasiado limpinhas, a discussão é o forte da casa de alguém...ahhhh boa receita, em vez de esganarmos os sujeitos, palha daço na panela, acho melhor pô-la a ferver para refrear o nosso ímpeto, senão...esfregamos as cabeças deles também...só tu e as tuas receitas, e logo de manhãzinha...Beijinho de mim.



 
Obrigada Mariz. Que bom que conseguimos isso...não são todos os que têm estas experiências.
Um abraço apertado e um dia cheio de amor e paz..laura..



 
João; o manel tem isso tudo, de ferramentas também há de tudo, mas, só a trabalheira..era mesmo o cuzinho das panelas, para não carregar tanto e gastar as mãos, ehhhh. Beijinhos.

Primo Vieira, primo emprestado. Na verdade o que é natural é o melhor, só que não nos convencemos...Beijinho. laura

Kim, querido Kim; queres com essa do meu destino passar por aí, que vou ser eternamente uma lavadora de panelas? xi, que destino mais inglório o mê!...
Mas, quem sabe, haja à venda uma maquineta para panelas teimosas que demoram a aprender que têm de andar airosas por dentro e por fora...
Bolas, de dolce passo a quê?
Um beijinho triste...



 
Querida Lisa, na verdade é um anseio meu viver no meio da natureza. Talvez por ser meia saltimbanca, pois o emprego do pai levava-nos de terras em terras de anos a anos. Por isso não tenho aqueles amigos que se fazem ao longo da vida e se vêem todos os dias...
Mas, meu desejo maior é uma casinha térrea no meio de nenhures, com um pedaço de terra , não só para mim, mas, para ajudar seres mais desfavorecidos, que vivam em orfanatos e possam vir passar o fim de semana aqui, aos poucos de cada vez, e , para isso contaria com ajuda de pessoal amigo voluntário...se houver para coisas boas, melhor, comem coisas boas, se não houver, todos trarão (os voluntários) uns o pão, outros o fiambre, queijo, um bolito...por isso só podem vir poucos de cada vez, e, aprendiam pintura, cerâmica, teatro, coisas que todas as minhas amigas sabem fazer...
Enfim, a visão deu-ma ELE e sei que um dia será a hora disso..nada é por acaso e nada é mau para sempre!...
Mas na casinha que pareces ter na aldeia, podes instalar uma maquineta de lavar...e até podes pedir ajuda aos amigos, aqui..Fica sabendo que aqui há coraçõezinhos generosos também. Eu sei que sim.e quem sabe, arranjavam-te uma maquineta manual, mas, d elavar. podes ter a lareira e uma caldeira feita d ematerial resistente, que se colocará encostada
a parede da lareira e tem uma torneirinha, e terás água quente para uso todo o dia...enfim, eu vejo e reparo em tudo porque gostava de ter também...
e de receber os amigos que por sua vez ajudariam os ninos...com amor e carinho tudo se faria...
Ai nina, afinal és mesmo daqui e eu que te pensava do Brasil, a viver lá...
Também já houve uma nina que como eu tinha escrito no meu local, Afeganistão, ela pensou que eu era mesmo de lá de tão longe...
vê se dá para entrares no MSN...deves ver a Oprah, e se não vires pede que te gravem e depois enviam-te um cd. eu so não tenho gravador senão faria isso quando o programa desse...
Um abraço apertadinho e quem sabe, podiamos ser vizinhas e tratariamos da panelas juntas, ehhhhhhh, e ajudaria-te a cuidar do teu nino Cristal...
laura.



 
Escravatura da conservação dos bens materiais, com grande relevo para os "tachos".
Viver é mais simples, mas os vícios andam por cá.
Bom dia Laura.



 
Bom diaaaaaaaaa Jrom!
os tachos fazem parte do dia a dia, pena que os meus sejam apenas de lata ou aluminio...senão nem precisaria de me preocupar com mais nadinha.
Um xi, de mim.



 
Penso que não há muita gente que tenha o prazer de saborear o feijão cozido numa panela de barro bem escura do fogo, ou as panelas de ferro negras como breu penduradas por arames suspensos numa travessa para o efeito, meter agua quando necessário e os conductos de grande paladar.Existe uma grande diferença.
Esses alimentos ainda hoje são iguaria em Almeirim, Samora Correia e provávelmemte noutros
lugares.Em África tambem os hábitos nas aldeias são fantásticos ,pena é que lhes falte a substância.
Em criança cheguei a "tomar conta" destes cozinhados para vinte pessoas que trabalhavam no campo,confesso que nem sempre o exito era o desejado.



 
Oh, Laura!
Então tu não vês que esta história longa quelá coloquei é a mesma que escrevi há meses e andei a colocar em posts separada, sobre o mortal e a Fada Adrianna???
Mas como houve vários blogueiros que me pediram para colocar completa, para não andarem à procura, coloquei-a novamente mas agora toda junta!!!!
Ainda não tinhas visto isso? É uma repetição.
Já te tinha dito que agora vou andar afastado pq tenho de passar mais tempo com o meu filhote para a Ana trabalhar para a exposição de pintura.
Gostas do quadro que está a "enfeitar" o blog no início?
É um dos novos da Ana!
Beijocas



 
Ai o que ando a perder ! E panela não se esfrega também com cinza? Exactamente.. Eu sou anti aluminiuo, isso é cá ma cansera pra se manter com ar apresentável, e o inox a maquineta lava muito bem..Mas apetece-me um chão de barro fresco, uma latada de frescas uvas sobre a entrada.. E quantos menos cacos cá em casa, melhor.. CACOS E TRAPOS.. Beijinho



 
Agora há produtos que saem as manchas q é uma maravilha!
Beijocas



 
Olá Laura,
Peço desculpa porque andei um pouco ausente da net e não pude comentar os teus últimos posts...

Agradeço o teu comentário no meu blogue!

E quanto às panelas e aos tachos, aqui em casa é raro comprar alguma, são das bem antigas!!

Muitos beijinhos e mais uma vez peço desculpa,
Estrela d'Alva



 
Mais logo respondo a todos. Ando na faxina da cozinha, eu nos armários de baixo e o mê genrinho no escadote a lavar azulejos, parede, parte de cima dos armários, já limpou o exaustor, eu as peças, meti a quinquilharia na maquineta da louça e...vamos por a cozinha a brilhar. Prometo que mando foto, só falta mesmo as janelas e as cortinas, que mudo mais logo. Agora estou a fazer o nosso almoço e, quem tem um genrinho assim? quem tem?...
Té mais logo e já vos respondo...Senão o empregado vai-se e deixa-me soxinha ehhhhh, foi cá uma limpeza...



 
Paneças de ferro são mlhores que de aluminio.

Acho que esta precariedade é importante para saude,quanto mais moderno pior!



 
Quem tem um genrinho assim??
A minha sogra, por exemplo!
;-)
Beijocas



 
" ós dispois os minina deixa aqui nus ... enterradas na areia até ao cachaço... e nos mais logo a minina aparece e tá limpinho! num precisa mais esfregá........"
sem comentários....hihihihihi

òs dispois os minina laurinha deita na esteira, na terra.....
Mas oh minina tu pensas que estás na Africa com 35º todo o ano é??????
Já me fez rir como uma doida......tu tens cada uma!!!!!ahahahahah

Beijokitas



 
No meu entender panelas e fogões deveriam ser DESCARTÁVEIS. Usou, jogou fora. Isso é que é. E tenho dito!

beijos em segunda feira de sol



 
Arranja-se uma panelada de sopa?



 
Eu habituei-me recentemente a tudo eléctrico e confesso que já nao saberia cozinhar de outra forma. E acabaram-se as inúmeras queimaduras!! E para limpar o fogao, sao apenas 2/3 minutos!!

beijinhos de terras catalanas



 
Lauirnha. Andas a lavar o cu às panelas?
Olha o que havia de te dar.
O teu post anterior é "As flores da D. Elisa", qualquer conto uma da D. Elisa, mas serão
"Os galos da D. Elisa" e que gelos de crista levantada.

Biquinhos



 
Aí panelas a quantas obrigas.As minhas são de inox, as pequeninas deito na máquina, as outra lavo à mão, mas sempre passo o esfregão todas as vezes e estão sempre brilhantes.Beijo Nina



 
Jrom; cada cabeça sua sentença, cada terra com seu uso, a culinária de cá e a de lá (Angola, minha nossa, que diferença, mas, acabamos por adorar tudo, desde o gindungo, às ervas e óleos diferentes de cá...mas, cada um é um sabor diferente. Eu papei muita comidinha dos potes da avó laurinha, a minha amada avózinha..amada sim, sempre...e as tias também cozinhavam, a avó laurinha era uma sabedoria em cozinha...uma grande mulher...
Um beijinho meu. laura.


Roderick, sei sim e por isso admirei por pores ali d enovo a fada Laureanna e a troupe toda, d enovo, ehhhhhhh..
Olha, sentas o sebastião ao pé de ti e deixa-lo ajudar-te no pc... Diz-lhe que lhe mando um jinho e um xiiiiiiiiiiiiiiiii muito apertadinhoooooooo...Beijinhos, sempre e aparece rapaz,senão; depeno-te o coirato...



 
Hum, bichinho de conta, cinza? essa nã sabia ê... e porque será? olha, mas aqui em casa não há cinza...a nã ser que a laurita começe desde já a fumar umas cachimbadas pa poupar cinza pás panelas, ora bamos lá a bêre...Beijinhos nina querida..

Roderick, atã? amanda pa cá o nome do dito produto, posso nem conhecer, isso evitaria que comece a fumar cachimbo pa poupar cinza pa lavar os fundilhos da «s panelas...botáqui...Beijinhos, adoro a ti. Sempre...

Estrelinha d'alva, já te disse para não te ralares, eu nem cobro bilhete, entrada grátis e sómente quem quer ou apetece e mai nada...Beijinhos, sempre. laura..

adriana, é verdade, dizem que a smodernices trazem produtos que dãoc abo da saúde a todos, enfim... mas morar num lugar lindo perto da natureza, para mim, curava tudo, ehhhh. Beijinhos.

Roderick, tu limpas os armários da cozinha e os azulejos da sogrinha? mas que bom...ahhhhh, maravilha, a minha cozinha ficou um brinquinho...jinhosssssssssss.

Parisiense, nems abes como me apetecia deitar na esteira agorinha mesmo e olhar o céu e poder ouvir o embalar do mar...
tão bommmmmmmmmmmmmmmmm, tão lindo, tão belo, mas..ó saudade que me hás-de acompanhar... Beijinho e as panelas aind alá devem estar enterradas ahhhhhhh..c.alhar já têm moedas de ouro dentro...ui, ui, ui. Beijinhos.



 
Falou a Pitanguinha..no teu entender, nod e todas a smuiés, e para segurança nosssa e validade de vida, ehhh e que mais...fogões descartáveis, já!...mas sabes uma coisa? ahhh, cá pra nóizinhas? homens descartáveis, JÁ!.... eh, mas que delicia, será que vingava? fui eu que dei a ideia ehhhhhhhh. Beijinhos, e que riso danado..laura..

capitão merda, panelada de sopa, com sopa ou sem ela? Hoje não fiz e neste tempo mal faço sopa, tá calor...mas, querendo, é so dizeres e levo-te uma panelada de sopa de feijõue...ahhh. Beijinhos..

Thiago; pois é, menino modernaço, e os meus filhos também não querem outra coisa, tudo moderno, lindo, mas eu já tive de tudo e já enchi...quero uma casinha pequena mas avantajada, ehhhh sou pequena mas gosto de divisões enormes, bem mobiladinha (ao meu gosto chega)confortável e depois? uns valentes euros para poder dar aos meninos que quero receber aqui, (e lá estou eu na mesma cantilena de semrpr! ) é mais para Nosso Senhor não se esquecer que me deu a visão dos meninos na minha casa, a correr, felizes e a brincar...isso, e um pedaço de terra com jardim, um bom bocado para poder andar de bicicleta ou a andar com o shakita, eu para emagrecer e ele para treinar...
Beijinhos para ti lá da terra do turrón de Alicante..adoroooooo. laura.



 
Thiaguinh...Péra aí? 2, 3 minutos? ah, jura mesmo? o fogão fica a brilhar? bem, se só cozinhas para ti, mas, dois ou três minutos? mas que bom..eu e o meu genrinho estivemos desde as 9 da manhã até ao meio dia e tal e...ficaram as cortinas para amanhã.. ciao moço...



 
Zé do cão, essa das panelas fica para a semana, hoje foi só a cozinha, e..apre, mas no fim ficou uma lindeza..beijinhos.


Pois é nian do Pico, mas se nos habituamos a deixar pra depois, e pra depois outra vez, não há esfregão que lhe valha... Um abraço da laura..



 
Eu e os tachos (panelas e os outros) também não nos damos lá muito bem.

Dantes era tudo muito mais simples...



 
Fa menor..é isso, mas mesmo nem nos dando muito bem, apre, precisamos muito delas, elas de nós, nem por isso..Um jinho da laura..



 
É a coisa que mais gosto.
Esfregar tachos, panelas e uma frigideira, que as outras são antiaderentes.

Palha d'aço, mas os esfregões da Scotch Brite ... colocam-se num esfregão dos verdes, também da Scotch Brite e meu amor, ficam que é um brinquinho ... até o braço fica a doer ...
Mas muitas vezes, coloco no berbequim uma escova de aço e ligo-o numa rotação baixa e é assim que o fundo do tacho até serve de espelho ... e não se partem estes espelhos.
As senhoras é que não querem estragar as unhas e só fazem cócegas ás panelas ... gastam o detergente e o esfregão e fica tudo na mesma ...

Isto sou eu a delirar.
São quase 6 da matina e tenho que fazer o almoço que é peixe cozido.

INTÉ e bom apetite!!!



 
Tão a maquineta deve ser uma rebarbadora né nino xistosa? eu nem me ralo com as unhas, pois a saber; se as tenho roo roo que é uma beleza, mas isso é só memso quando o acontecimento pede... Nunca as pinto.(nem as fuças pinto, pudera...) tenho lá mais que fazer... mas os tachos, estão mesmo a precisar d eum xistosa cá em casa uma x por semana...pa ver como se faz ca maquineta pra eu aprender...
Peixinho cozido, do bom, já se sabe, adoro...Um xi a ti, de mim.



 
Enviar um comentário



<< Home