A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


quarta-feira, março 18, 2009

 

O tocador de flauta!...


Desde sempre me acostumei a passar lá em cima, no Centro, quase junto ao Jardim de Santa Bárbara, havia um tocador de flauta, ajoelhado, com o chapéuzito para as moedas. Por vezes parava perto,estava rodeado de gente a ouvir (de verão) ele olhava-me como quem diz; ande lá dona, bote moedinha pró ceguinho!...Ele não é cego, é uma forma de falar. Eu dizia cá para mim; bolas quem te ouve que te pague o Concerto! Eu não ouço, sei lá se tocas de jeito se ainda por cima és desafinado! Obrigadinha. Quem tem ouvidos para ouvir, que te agradeça! Mas ficava ali parada, na esperança de conseguir ouvir um som, um som que fosse, mas, nunca aconteceu!

Os anos foram decorrendo, e raro era o dia que ele não estava ali, mas, nunca me atraiu o som da flauta. Sempre pensei que seria algum som parolo, pois a miudagem das escolas quando começam o primeiro ciclo, andam todos de flautinha nas mãos. Os meus também tiveram, mas, nunca perguntei como era o som. Não me atraía!

Anteontem quando fui ter com a minha amiga Sãozita, lá acima, e tive de esperar por ela. Ainda estava longe do tocador de flauta, começo a ouvir um som melodioso a entrar plo meu surfista. Paro. Sabia que vinha dali. Apesar de ter pessoas a passar e perdia-o de vista, sentia que era ele e a sua flauta. Emudeci. Estaquei. Fui-me aproximando devagar. Fiquei ali ao lado dele, ouvi o som memorável que se prendeu nos meus ouvidos.Um som que já vinha de antes, de depois, um som que já fez parte de mim em vidas passadas, porque, soava a algo conhecido, a algo que já viveu em mim... e se desse, eu dançaria ali ao compasso daquele som tão lindo, tão amado! naquele momento... Céus, como é bonito aquele som. Como me lembrei que raramente lhe dava alguma moedita, e como me quis rir para dentro ao lembrar os meus monólogos por ele pedir e eu achar que; não ouço, não pago!...Agora sim, agora vou preparada para a próxima vez quando for lá acima, lhe dar o que puder, por pouco que seja, (ah, tenho sempre pouco ou nada, ehhh mas decerto ele não quer o nada, quer o pouco que seja...)





Comments:
Ah, essa estranha sensação de já termos vivido algum momento ou estarmos em algum lugar a repetir uma cena que nem sabemos como foi!

Ah, os Anjinhos que estão sempre a brincar conosco!

beijinhos Laura



 
Tão lindo, Laurinha. Essa sensação é indescritível mesmo. Beijos.



 
Pra você ver Laurinha o quanto as "iludências aparudem". Só porque os meninos andam todinhos de flautinha nas primeiras aprendizagens musicais não quer dizer que não possa tirar-se um som bonito desse instrumento. Aliás, aqui em óbidos há tempos assistimos a uns concertos com flauta e foi fantástico.

Agora prá próxima você vai de maquineta para lhe tirar uma foto e leva a tal moedinha que o deixa um cadinho feliz.

Sabe que eu não gosto de dar "esmola". Assisti a cenas em que uma velhota pedia e passado um bocado estava eu na paragem do autocarro e vejo a velhota a ir dar o saquinho do dinheiro a um marmanjão... decidi que não daria esmola assim... então quando me pedem dou de comer. Às vezes não querem, paciência. Mas já dou por vezes aos tantos tocadores que andam pela cidade, no metro por exemplo. Às vezes fico um cadinho a apreciar e lá dou a moedinha que no fundo compensa o prazer que tive ao ouvir, mais ou menos afinadinho.
Isto tudo quando vivia em Lisboa. Ainda hoje ao ir faço a mesma coisa.

Bom que deixaste o som entrar em ti. Sinal de que o surfista se está a portar bem.

Bjinho pa ti
Girassol

já comeste os rissóis todos? ;)



 
Saiu sardão,ou nem por isso?

Leva "mazé" meia duas de rissois e aposto que tens direito a concerto flautino

Ah....uma mãozinha daquelas azeitoninhas,é capaz de gostar,tb



 
Ahhh, pitanguinha, os Anjinhos não estavam a brincar, estavam a tocar pra mim na figura daquele homem sofredor!...Beijinhos.

É paula, aquilo foi uma emoção cá de dentro que nem sei explicar bem, mas, amanhã se der ainda passo lá de novo...e já vejo se continuo a ouvir assim, e com as festas da cidade no verão.Vou ter um fartote de musicas para ouvir...Um beijinho



 
Bem podes crer ó nina girassolllinho que bem me ralhei, me ralhei sim senhora, por esquecer a maquineta e estava uma nina a tirar fotos, quem sabe ele nem gosta, mas de lado não se nota o rosto todo...
O genrinho foi hoje para Lisboa para o Exército, chegou bem ma sia acagaçado, tadinho. Não conhece a capital ainda e nunca andou muito só pelo mundo e assim, levou a maquineta para tirar fotos e só a terei sexta á noite que é quando ele volta pra casa e a ver se o aceitam...

as musicas de flauta, pois é as aparências iludem, gostei dessas letras ao contrário e já me enganei a dizer essa frase...tal e qual, as iludências aparudem, ehhhhh, confesso que pensei que aquilo era mais uns traquejos de musiquita barata e afinal, ah, mas olha que os Anjos podem ter estado a rir-se à minha custa e fizeram-me ouvir mais do que devia..naquele preciso momento...assim; nada como voltar lá e por tudo em pratos limpos, ou seja, a ver se soa igualzinho...
Adoro a ti parigaça querida, és um amorzinho de girassol...



 
Ná, ná e ná, girassol, os rissóis são para depois..o dia sabe-o Deus e a pascoalita já disse que não quer levar comes e bebes que lá não falta onde comer...mas vamos ver, nada me custa se levar o carro e der boleia à nina parisiense...apanho-a na auto estrada no café, e seguimos...Beijinhos..



 
Pandorinha, mesmos em assinares já te conheço a lábia...mas que confusão pa se entender..o concerto flautino, ou achas que leve azeitonas e rissóis ao homi pa tocar pra mim? ehhh na queres dizer isso pois nã? eu é que sou inventada..ahhh a mazé? os comes e bebes, ? ahhhhhhh



 
Tão lindo,Laurinha,"ouvir" esse teu coração bondoso...

Deve ter sido um momento de encantamento o que viveste, mesmo já sabendo a melodia.

Beijo carinhoso.



 
Viva Maripa; já parece o Filme Viva maria, com a Brigite Bardot...

Realmente aquela melodia já era minha conhecida, tanto que a entendi logo...aquele som que nãos ei explicar, aquele momentinho pequenino muito meu, só meu, da alma, ah, como bem disse à nina girassol; foram os Anjos que se disfarçaram de tocador de flauta e tocaram para me encantar!... mas, amanhã ou depois, o mais tardar, vou de novo tirar a prova dos noves...
Grande beijinho a ti nina amorosa que me vês com olhos tapados pelas lunetas baças... laura..



 
________________________________

...quem sabe, não é Laurinha? Você pode já ter sido uma flautista...


Viu só, amiga? É preciso conhecer bem, para depois tirarmos nossas deduções... Também adoro o som da flauta!


Beijos de luz e o meu carinho MUITO especial!!!

________________________________



 
Ahhh, mundo azul, credo, cruzes, claro que nunca toquei, mas mal apanhe uma flauta, vou ver que som sai dali... e mais uma vez, as aparências, iludiram-me, mas, tinha desculpa, não ouvia os sons..os seus pps onde colocou musicas para mim, eu não entendo ainda onde começa a musica e o que tocam...ainda é cedo para entender e por isso...vamos esperar...Um abraço apertadinho, de mim.



 
Laura

Pois é, mal comparado, eu já fiz descobertas, como se tivesse vindo de outra encarnação. Por isso comprendo o teu extase, por pequenos nadas, que não faziam parte do teu mundo, tornando-se assim, como se nunca tivessem existido.
Uma sensação, agradavelmente extranha!
Beijinhos,
Daniel



 
Querida Laura,
flauta quando bem tocada parece musica angelical...
O meu filho toca muito bem e foi ensinado por mim porque o professor dizia que ele não aprendia nada de jeito que não tinha ouvido pra musica e eu...teimosa como comprei na altura uma flauta e livro e vai de aprender...ao fim do dia já tocavamos os dois "as pombinhas da catrina".
A partir daí e depois já no ciclo que saem as notas na pauta...ele tinha 5 e era o único.
Qualquer instrumento que ele pegue...é divinal o som que ele lhes extrai...deve ser tocado pela alminha pura dele e sofrida não sei...o certo é que o futuro dele se Deus permitir será músico e compositor :-) sonhamos alto? Não sei.
O que sei é que escreveste um texto lindíssimo sobre o tocador de flauta a vida passada, o conseguir agora ouvir o que ali passavas e nada te apercebias do que saia daquela "cana" ... acho que deves mesmo levar uns rissóis ao homem pelo que dizes são deliciosos e se ele merecer perguntas se vai uma dentadinha...pode ser que até te faça ali uma serenata.
regra geral ofereço alguma comida a quem pede...esmola...mas há casos como esses onde as pessoas têm o dom da música que dou alguns trocos pois por cá também a fartura já lá vai ao longe...recebi hoje um chequezinho da seg social de 13 euros para o mês de Março ehehe tenho de poupar a fortuna :-)
Quando conseguires ouvir bem e distinguires os sons o meu filhote manda um CD das musicas dele, sem qualidade de gravação pois isto é gravado de forma rústica e artesanal praticamente...espero um dia poder arranjar algum $ para o levar ao Porto a um sitio onde gravam mesmo a sério.
Bem amiguinha... vou ver se trato de ler aqui mais uns blogs qe ando a ficar muito desleixada.
Beijinhosssssssss



 
Ó GAROTA
pudias ter-me dito que ias fazer rissóis pois na segunda-feira tinha fikado ai, esperava que fizesses os rissois, e saboreava-os e bebia uma cervejinha, já que na segunda-feira andamos a sevanep, que azar ................ e o tocador de flauta sonhas-te? ou foi o que ouvis-te no jardim de Santa-Barbara, o jardim mais lindo de portugal foi o que me disse um cavalheiro todo charmosoooooooo, e a Laurita estava lá sentadinha linda e sorridente ouvindo aquele som lindo,era flauta, ou violino? olha nem sei, mas a musica era linda. Ó raparigaça e depois as nossas belas pernas ai aiiiii,só foi pena eu não ter levado a minha máquina fotográfika,nunca me esqueço dela e naquele dia esqueci, foi pena....paciência. Ai os rissóisssss que deliciaaaaa
bem fika bem
beijinho

São famalicão



 
Vais ter muitas "estórias" destas para contar.
Quanto ao mavioso som que ouviste, vai até à montanha e delicia-te com a flauta do vento.
Quando for a Braga terei muito prazer em oferecer-te um CD de música andina.
Um beijinho Dolce



 
Laurinha! Estes dias é tirar horas a tudo,estafada qb,por aqui incêndios a dizer chega e ainda não estamos no verão? como vai ser em Agosto,a sirene ontem e hoje não se calava,como tal aí vamos apagar o que os outros chegam...o lume,e não há olhos para ver neste país a beira mar plantado?
Beijinho fica bem vou nanar preciso mesmo.
Lisa



 
Desculpa amiga deve ser do sono,foste passear e fizeste bem e gostaste de ouvir o mágico som,ainda bem que estás feliz.
Beijinho fui???



 
O segredo da felicidade está em gostares de TUDO o que fazes e não em fazeres só o que te agrada."
"Algumas pessoas parecem triunfar porque esse é o seu destino. Não acredites: a maioria lutou por isso."
"Todos os teus trabalhos são um retrato de ti mesmo."



 
Bom dia Daniel; coisas que chamamos de estranhas, já fizeram parte de nossas vidas há milénios... Basta uma lembrança para atear a chama dos sentires... Um beijinho e entendes-me?


Nina Lisa B, bê de boa ou de boazona? acho que as duas coisas. Mas que maravilhosa noticia sobre o Dom do teu nino, e quem me dera ouvir a musica dele. Certo que ainda é cedo para tantos sons, mas devagarinho vou tendo o meu cofre de sons...onde ficarão avaramente guardados...

Ai nina, se tivese, muito ajudava, mas, ai esta vidinha... este vil metal que apesar de tudo nos faz falta para conseguirmos levar a vida...

Boa, essa de levar os rissóis ao homem, e já agora acho melhor levar um banquito pra me sentar ali ao lado,pego eu no chapéu pra recolher os louros, mais uma cervejita geladinha, e tamos conversados...e ele toca pra mim.
Juro que não fazia ideia que musica de flauta era isso, um som lindo... mais logo vou até lá de novo, e desinteressadamente, ah, desinteressadamente? ouvirei os sons que a rua me oferece...

Sei o que é ser gravado em casa, e num estudio é melhor...e só pode ser no Porto? Ora explica aí...quem sabe, a gente conhece daqui e dali alguém que possa mexer uns cordelitos...Claro que auguro o melhor da vida e futuro ao teu célebre musico, flautista, o que for, ele merece, tu também e vais ver...não vos vai faltar nada, havendo em vós tanto amor...

O meu Nuno toca guitarra,(29 anos) teve lições na Escola de Musica na Mozart, aqui em Braga, já tocou no Parque de Exposições há muitos anos, mas ele nunca deixa as cordas dele, anda sempre a tocar e a cantar...quando vem a casa, que ele agora trabalha em Manchester, e vem daqui a um mês, mais ou menos, passa aqui uns dez dias e lá se vai de novo. Já diziam que ele tinha um bom ouvido para a música, de pequenino,e uma voz linda para o canto, assim...que bom que temos filhinhos com o Dom da música. e ele muitas vezes tocava o Lady Laura e cantava, eu lia nos seus lábios e sentia a musica encostando a mão na guitarra...lindo. lindo...Eu, apesar de surda, não posso sentir a musica, principalmente o som do tantã, jambé, ah, nina, estremeço, e danço nem que seja para dentro...

Ai nina, desejo para vós 3 a maior felicidade do mundo, as melhores coisas da vida (quem sabe o que são as melhores coisas da vida!...sabe o que digo) e que Deus esteja convosco...Um abraço da laura..



 
Querida sãozita. Oxalá estejas mais afinadinha e chegasses bem a casa. Ias cansadita e eu, idem. Também, com as voltas que nos obrigaram a dar, mas que gente maluca que nos mandava para lugares que nem eram aqueles. Bem se vê como vamos de informações aqui por Braga...

Sim, não te lembras que te falei de ficar extasiada com a musica da flauta? foi isso, não sonhei não senhora.
As nossas pernocas estavam cheias de calcorrear a cidade e para o lado errado, andamos a jogar ping pong com elas...vá que o caminho para minha casa era a descer, senão!...
Então? prometeste contar as tuas diligências ontem e como correu? encontraste o que querias?
Um beijinho e um abraço d alaura..

Boa, Kim, nem me lembrei dessa, mas, à montanha? achas-me com cara de trepadora? eu tenho um pps ai, já escalei a minha montanha, mas isso foi em pensamento...e foi escrito no hospital...depois d aminha maior operação à cabela para retirar o safadinho que se alojou lá sem me pedir licença...
Musica Andina é musica de flauta? Dos Andes? nem faço ideia.
Ah, essa de vires cá, já foi tantas vezes falada por aqui, mas...inda demora? ehhhhhhh
Um xi de mim. laura..



 
Querida agulheta, na verdade agora mal hás-de ter tempo de descanso com as sirenes a tocar...e tu aguentas ca mangueira ó parigaça? Um dia que vá para esses lados, ah, vou procurar-te para et abraçar, mereces, és uma muié de armas...Beijinho da laura..

Olá tigre!
sê sempre bem vindo. E obrigada pelo teu sorriso lindo. Um jinho enorme e um grande abraço, já que contribuiste para que meus ouvidos ouvissem...laura..



 
O meu avô dizia-me : se repartires recebes .
Parabéns ao surfista está a cumprir.
Como só hoje aqui vim,para mim é uma optima prenda deste dia. Há sempre um pai que olha por nós.
Que bom saber que estás recebendo melodias,boa!estás mesmo a ouvir?
Beijinhos Laura.



 
Ó rapaz; eu ouvir comecei logo mal fizeram a actuvação ao mundo dos sons, mas entender aind anão entendo, só que vi logo que aquela era a melodia do flautista...lindo, lindo e mais logo de certezinha que vou á cidade, como que por acaso...se fosse perto, olha, ias ouvir também...beijinho.



 
Do modo como tu sentes vai ser fácil interpretar os sons.
Vai ser bom. Que tudo o que vais ouvir seja como as melodias da flauta é um bom começo.



 
AhhJrom; oxalá fosse assim, mas, hoje já desliguei o surfista por causa das obras, era barulho intermitente sem parar e ...fora com ele...ah, os belos sons a vida, oxalá possa ouvi-los muitas vezes..Um xi. laura..



 
Querida Laura.
Pensas que ele não quer o nada? Não é bem assim, ele pelo menos queria que o ouvisses. Talvez não pretendesse que lhe desses uma moeda por não o ouvires mas, só o simples facto de parares já lhe davas algo. Pensamento que o estavas a ouvir. Sei bem que teu coração não permitia fazeres um julgamento do não ouço , não dou nada. Estarei certo? Creio bem que sim. Agora que ouves as maviosas melodias , que te vem á cabeça? O pouco que Deus nos deu, cabe numa mão fechada. O pouco com Deus é muito , o muito sem Deus não é nada. Sou agnóstico mas aprendi isto na instrução primária. Beijo amigo.



 
Laurinha,
o meu filhote toca flauta, piano,guitarra acústica e eléctrica e bateria que é o que mais adora.
Actualmente só tem aulas de bateria...não posso pagar mais.
O pai tinha-lhe garantido pagar estas aulas e depois...como é habito disse que não pagaria enquanto ele não fosse aprender violino...tá tudo dito não tá?
Beijinhos nossos



 
Assim não consigo ler ...emudeci a flauta pois a alegria marulhou-me os olhos por ouvir que a Laura ouvia.
Até ...



 
Ó João, eu queria era rir-me pra dentro e levar as coisas a sério..ora, pagar pelo que não ouvia, isso era com AQUELE de lá de cima...não ouço? não me deixas ouvir? tõa na s epaga, tão simples assim...mas já lá tenho deixado uma moedinha d elonges a longessssss.
Eu quero é a receita do que devo por nos tomates...Beijinhos.



 
Lisa, querida Lisa, ah, se eu conhecesse esse pai, havia d elhe apertar as orelhas... Mas podes sempre pedir a uma amiga ou outra, um cadinho uma um cadinho outra e lá ias pagando as aulas, mas uma coisa de cada vez também deve chegar, ou não seria confusão a mais para ele? acho que deves apertar com o pai dele mais vezes...mais fundo...mais no pescoço...Raios os partam..e isos nem é nada, eu e os meus quando viemos para ca, havia pouco, e viviamos num apartamento mais velhote, e ele desata a mandar fotos da rica casa que comprou no bairro dos ricos (Sandton, Jhoanesburgo) só de salas eram umas 3 cada uma com sofás de couro, milhares de cds, piscina, sala ginásio, o mercedes o BMW descapotável (e disse eu; é prá preta (sem sentido ofensivo, mas naquela altura era o que lhe chamava, a raiva faz disso)esvoaçar a carapinha ao vento) disse-lhe isso ao telefone e muito mais, mas depois começou a mandar à vontade, depois a vida correu mal e..coitado. é tudo para lamentar as escolhas, enfim, a vida é de cada um...mas enquanto eles andam bem a gente anda mal...e os miudos iam lá, ano sim, ano não, vinham carregados de presentes, roupas de marca (que era o que eles queriam) e até a dona laurinha saáa contemplada com as toalhas de artesanato que ela adorava, feitas pelas mulheres de cor, em crochet, ele dizia; vamos comprar prá mamã que ela gosta tanto disso, e mandava tudo do melhor pra mim..eu falo bem com ele, acertamo-nos mesmo sem nos vermos;eu nunca fiquei a odiar..nunca...e agora a vida continua madrasta para ele, lamento, e quase nunca telefona, os filhos ligam e acho bem..é pai, será sempre...
Um abraço nina e vamos ver o nosso encontro em breve, já que este mês já não dá...abraço-te com carinho..laura



 
Caraças.....

Esqueci de assinar,mas tu de Olhão,descobriste..eheheh

Isso mesmo!...a ideia era pagares com géneros o concerto flautino...

Bom fim de semana:pandora_box



 
Pois é nina pandorinha; levo toalhita de enxoval, há duas que nunca estreei, feitas por mim nos anos 67, por aí, e gosto tanto delas que nunca as usei...ora, ora, não as usei porque não tinha a mesa de quintal que queria, nem o manel ideal para merecer tanta honra, e lá estão na arca...lavadinhas, a aspirar por uma mesa num jardim...
E assim, sento-me lá d eperna cruzada, nem sei se consigo sentar, cruzar, levantar, mas, lá já se verá, e levo choriço, presunto, azeitoninhas, um pratinho prós caroços, e bamos contar as histórias das nossas vidas...pode ser que sai de lá consolada de ouvir a flauta ou com ela enterrada na cabeça, das duas, uma!...Beijinhos e tem um dia bom...



 
Enviar um comentário



<< Home