A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, março 17, 2009

 

Quem quer provar um rissol, fresquinhoooooo?



De tarde não me apeteceu saír de casa, o calor já chateia, e como tinha umas fatias de carne estufadinha, lembrei-me de imitar a minha querida maninha, a Africana, e fazer rissóis!...

É que ela no fim de semana fez centenas deles,que até fiquei aguada, e nos emails diários que trocamos com a turma da pesada que são; a parisiense, pascoalita, africana e mano Gilinho...

(((ah, o gilinho tem a arca com camarão, a abarrotar, lagosta, o que for... oferecem-lhe, e, para mal dos seus pecados, a esposa e os filhos não apreciam e aquilo está lá à espera de ser comido... Que pecado maior... (laurinha porque vives sempre longe de tudo o que gostas?) Minha nossa, eu morro por uns rabitos de lagosta, uns camarõezinhos de qualquer maneira, camarão é camarão e seja de uma forma ou de outra, eu gosto de todas as formas, possiveis e imaginárias...)))


e a conversa caiu sobre rissóis prá qui, rissóis prá li e assim... ora amanda pra cá ora leva pra lá, até falamos em ir ter a Coimbra um dia destes, e juntamo-nos todas lá, e ai, levamos patuscadas feitas e é só falar, comer e beber... Bem, o foguete foi lançado, só há um senão, as ninas pascoalita e africana nunca podem ter o dia livre, juntas, ou falta uma ou falta outra, mas as duas, never, never, nunquinha!... Meninas, acho que tendes de estar mesmo doentes e a consulta no hospital dos Covões já está marcada... é isso aí minha gente...
Vou adorar abraçar a parisiense, parece que a conheço desde sempre, nunca fomos apresentadas formalmente, ehhhhhh. As outras duas já as conheço há um balúrdio de anos... mais a africana, essa já rondam os 35 anos que nos conhecemos e sempre fomos amicíssimas até mais não!...

Bem, fiz os rissóis e ai mando as fotos... Agora ando de maquineta para tudo e daqui nada já nem preciso de procurar coisas lindas na net... só algumas...

Pus uma toalhinha de tecido da Casa Gajajeira, grande Armazém de tecidos a caminho do Bairro da cuca, em Luanda... depois a neide chegou e disse; que lindosssssss, momy, faz uns pouquinhos só para provarmos. Claro, fritei, escorreram no papel absorvente. Não tinha lanchado, costumamos jantar cedinho. é hábito que ficou das terras quentes.
Estava na hora da minha novela.(as 3 irmãs) lembrei-me da nossa casa em Luanda, e como a mãe comprava rissóis que a esposa do senhor Franklim fazia, eram sócios dos pais da minha querida Ligia, a Gi, a menina que cantava para mim... mas que saudadinha me deu, porque o pai ainda estava lá, o mano mais novo, enfim, era a familia reunida, e por vezes a mãe só fritava os rissóis (de camarão, claro, ehhhh) punhamos salada de tomate no prato, e banana a acompanhar, ah, banana nanica, que bommmmmmm. e eu bebia uma Cuca geladinha!

Nem pensei duas vezes, fiz um pratinho com 3 rissóis e abri uma mini cervejinha, fresquinha e... soube-me pela vida!... os rissóis estão bons, ponho sempre um cadito de piri-piri... e, por momentos viajei no tempo e vi Luanda como ela era antigamente, a minha terra mãe!...
Sirvam-se, provem...

(fotos da laurinha)





Comments:
Laurinha, andamos nós aqui a dieta de sopinha ou frutinha ou saladinha e a menina apresenta-se-nos com estes rissóis de aspecto delicioso. Como diria um amigo meu: "uma déli!".
... de Abril é já qualquer dia. Tu vê lá se te sobram umas amostrinhas desses exemplares...

A sério, Laurinha, estão com óptimo aspecto. Eu sou sincera, não tenho muita pachorra para este tipo de coisas. E com a desculpa de que fritos fazem um mal!!!... Mas sabem tão bem!!!...

Ah, a toalha deve ser muito bonita, de cores fortes e motivos alegres...

Mas ouve lá! Então não devias estar a poupar a cozinha que ficou tão limpinha e agora dás-lhe com uma fritada de rissóis?!... e a preparação, farinha e salpicos de tudo?!?!?!... Ah mulher que estás a precisar de sarna para te coçares! (diz-se de quem inventa o que fazer)

Olha, aqui me fico de água na boca...

Beijinho pa ti
Girassol



 
Ah que já me esquecia do promenor mais importante. Fazes muito bem fazeres-te acompanhar da maquineta. Assim, apresentas o teu próprio olhar sobre as coisas de que falas aqui. Estou a gostar de ver.

Jinho



 
Nina, os fritos foram poucos e o fogão já tá limpo...e os restantes rissóis, vou tirá-los do tabuleiro e colocá-los em saquinhos. estão a endurecer para que nãos e entortem... São mesmo bons, e se até lá durasrem, ainda te levo um tico deles para provares, mas, por acaso, gosto de os fazer...tenho tempo, isso sobra-me...
Amanhã faço os d epeixe que gosto imenso, mais do que de carne, mas, os rapazes puxam mais para a carne... A toalhita é de motivo africano, de Angola... e por falar em toalhas de Angola, fotografei duas do meu enxoval que adoro, adoro tanto e como não achei por bem estreá-las (ai, ai, ai, o amor tem dessas coisas!) que ficaram na mala do enxoval à espera do verdadeiro amor (que nunca vai chegar, ehhhhhhh, e assim, ficam à espera de quem as mereça usar...depois mostro ehhh são lindas e as duas feitas d elenços, que era moda na altura e fui eu que as fiz, comprei as rendas e a espiguilha, e lá estão, lavadinhas, pois raramente as lavo, ou abro como fiz desta vez na vistoria à arca...
beijinhos, muitos..laura..



 
Ehhh e foi mais por falares nessa da maquineta que comecei a usá-la mais para colocar aqui..alto lá, quando saio, costumo esquecer a dita, e lá fora fico com pena de não a ter levado, mas, eu habituo-me..beijinho e dorme bem...laura..



 
Já provei! Obrigada. Acho que estão mesmo bons, Laurinha!! Beijinhos.



 
Nina Paula raposinha, pois bebe uma mini bem geladinha e vais ver que até sonhas com África, os anjos e toda a turma lá dos céus (os bons, ora pois!)
Beijinhos e noite feliz. laura..



 
Laura

E com piri-piri? Ui, reserva aí meia dúzia!
A propósito, como gosto muito de grelhados, quando recebiamos peixe da Diamang, que vinha de avião de Porto Alexandre, mandava logo sair um dos maiores, para assar, para servir de petisco da malta. Arranjava o "Material", como nunca me fartasse do gindungue, que aplicasse, disse: na próxima, hei-de pôr tanto, que ficas a arder!...
Qual quê!... Nunca conseguiu, que dissesse: basta!...
Beijinhos,
Daniel



 
Amiga Laura! Se dizes que chateia o calor eu direi? que calor menina e por estes lados tem ardido e a sirene toca e tá a ir,hoje já sai duas vezes,o povo não pode ver calor que aí vai fosforo,nem tenho tempo para os blogs,olha amiga acabei a pouco de comer e agora não vai,mas tem bom aspecto daqui a pouco vou para a cama,estou cansada e estou a ficar cota...que trabalhe os mais novos.
Beijinho de amizade

lisa



 
As coisas que esta miúda se lembra!
Vou ficar aqui a lamber os dedos e a imaginar esse encontro meio falado meio comido.
Ah Dolce Dolce, que petisco dos Deuses!
Bj



 
Eu não desapareço.
mas para entrar num blog, estou mais de 1 minuto à espera.
Depois volto ao meu e mais um tempão ... e parto para outro e mais tempo.
A velocidade é inferior a 500, vou dizer uma asneira, megas, ou lá como se chamam os rissóis.
Não, não são os rissóis, é a pouca vergonha dum país de corruptos.
Moro a cerca de 5 km da central e como a cidade da maia é só betão até ás nuvens e alcatrão, que me amanhe e espere, mas continuo a pagar à Clix, como se me fornecesse 2 kg.
As unidades são inventadas que nem tenho paciência para isto.
Tive uma sorte danada, pois ia sendo preso, porque chamei corrupto e ladrão ao presidente da cãmara, numa reunião com os moradores aqui da zona.
Como sou o que faz mais barulho fui o porta voz.
Tive sorte que o polícia para me identificar, pediu-me o nome e a direcção e eu dei-lhe a do Zé das Iscas que mora em Coimbra, porque não me exigiu o BI.
É claro que também não o tinha levado ...

Os rissóis estão com muito pó de talco.

Eu não ponho tanto e ficam muito bons, mas desisti de fazer rissóis.
Não dão para o trabalho e com a mesma massa faço empadas no forno e não gasto óleo que faz mal à carteira, ao físico e ao ambiente.
E depois sempre ficam com molho ... comem-se até se lambem os dedos.
Só é necessário ter cuidado com os anéis ...

Mas agora mais a sério, é isso que faço.
Empadas.
Herdei uma data de formas que só ocupavam espaço, mas tenho-lhe dado uso e são muito mais fáceis de fazer que os rissóis.

Não será a mesma coisa, mas a carne bem guisada e com bastante manjerona - seca - (é mesmo imprescindível), que aqui no norte não outra.
Tive dois pés, não deveria ser "PÉZES"?, mas os sacanas dos gatos das vizinhas transformaram o m/quintal em WC.
Sempre que que arrancava as ervas e sachava a terra, lá vinham eles cagar e mijar tudo.
Desisti ... só tenho ervas e nos locais onde não crescem, tenho os ramos das roseiras que podei ...

De rissóis já vou em roseiras, não é que não se comam as pétalas das rosas, mas poucas pessoas o fazem.
Só mesmo um maluco como um tipo que conheço, que se chama josé torres.

Se houver alguém a fazer dieta, faço o sacrifício de papar alguns rissóis, mas primeiro escovo-lhes o pó de talco.

A vida a rir é outra coisa, mas ando mesmo desvairado coma net e já estive para acabar com tudo ... não sei não ...
A esta hora viaja-se melhor ... o metro não leva quase ninguém ...
Vou aproveitar.

Um abração e desculpe qualquercoisita deste macaco!!!



 
Ora já tão a saír, uma dúzia bem aviada para o daniel...com bastante piripiri (pareces o mê paizinho que até no bacalhau cozido punha primeiro o azeite no prato, dois bons piri-piris, esmagava tudo, deitava bastante alho, e depois molhava naquilo tudo, suava a bicas, mas, era assim que gostava!) por isso nos habituamos a ele, ao picante, e, quando cá chegamos, a nossa familia de tios e primos, não queriam nem experimentar..um primo meu até foi a correr meter a boca debaixo da torneira da cozinha porque tinha comido um pouco picante, mas, que gozo danado...
Beijinhos daniel.

É verdade nina Lisa, agulheta, o calor trás mais trabalho, mais dor, mais aflição e tu como mulher Bombeira, lá terás de correr debaixo do fogo com a mangeuira em riste. Que a sorte te acompanhe sempre nas tuas deslocaçõe sminha querida amiguinha, e que ELE vos proteja a todos nessas horas de aflição.. Dorme e descansa... Beijinho meu.

Kim, boa, essa do encontro meio falado, meio comido e meio badalado...
Come, acredita que se fosse pertinho já estavam papados desde a hora que ficaram prontos... mas estou cheia de dizer-te que...quando cá vieres e tu costumas vir cá, tens amigos aqui, lá mais para cima, não te safas sem que te possa ver, abraçar, recordar...e se houver rissóis (costumo fazer de longe a longe, provas cá a receita da je!)
um jinho a ti querido KIM...

Xistosa, tu és fogo ao pé da estopa, tu tens sempre que dizer a verdade, mas, a verdade por vezes temd e se evitar.olha o que foste chamar ao homem! ehhh olha pra ti a dar a morada de algum falecido de Coimbra..pró que te dá, rapaz...mas claro que tens razão, tens sempre ou quase sempre e é por ver essa gente que nos leva à ruína, que apetece apertar-lhes o pescoço...
Pena os teus problemas com a clix, a mesma operadora que eu, até agora já tive chatices e o telefonista a chatear o meu filho, pois a conta está no meu nome, e queria à viva força que fosse eu a falar com ele ao telefone, e, o rapaz a dizer-lhe que a mãe era surda e não podia falar ao telefone e ele a insistir...Bem, há cada um...
Tu tem lá calma que ainda dás cabo desse coração e ós pois ficamos sem o nosos homem das verdades e dos xistes...
Ah, também faço tartes,de verão, de frango, legumes, o pessoal adora, e as tartes pequenas, dá-me preguiça untar forma a forma, tenho tabuleiros de formas, mas... ficam boas. E rissóis sabem bem e servem para uma refeição paressada com uma saladita.
Beijinho e calma amigo...
Toma lá um beijinho d alaura



 
Que bons que estão Laurinha!
Um bom dia para ti!



 
Corajosa tu laurinha......
Pois eu nem com a troca dos mails de ontem me decidi a fazê-los tão cedo....ahahahahah
Acho que o melhor é eu ir a Braga e depois a Lisboa e tenho a certeza que trago rissões para um ano.....hihihihihihihi

Só de os ver já estou com fome.....acho que vou roubar uns pouquitos para o meu almoço.....ahahahhah

Beijokitas linda.



 
Tortura do pendulo!
"tás a vê-los mas não tocas"O que estas tecnologias ainda têm de evoluir!
beijinho Laura. Bom proveito e não vou olhar mais.



 
Bdia Laurinha. Ontem esqueci-me de dar vivas por um promenor de que gostei particularmente e não tem a ver com os rissóis.

"(fotos da laurinha)"

assim, discreta notinha que nos "fala" de evolução.

Fantástico!...

(Para os rissóis já nem olho. Até porque já cá vim de propósito olhar para eles para aí umas cem vezes. Pena não poder dizer-te que estou grávida... vinhas por aí abaixo trazer-me o raio dos rissóis que assim só estão aí de longe a rir-se na minha cara cada vez que aqui entro. "tás a vê-los mas não tocas" -isto diz tudo.)



 
Fátinha; até parece que provaste mesmo o quituque..bem à Angolana cheios de piripiri, mas, nem me engasgo.. Beijinhos a ti. laura

Parisiense; quem sabe, ainda duram até Coimbra, sentadas nas margens do Mondego a arejar a cabeça e a mente...e a matar saudades das ninas amigas... Já se sabe que quem trabalha nem sempre tem tempo para esquisitices de cozinha...
Um beijinho e fica bem...Parece que a pascoalita hoje anda mesmo a arejar, será? ahhh, ela promete e trás, tem de ser...

Jrom; querias as modernas tecnologias para ser apenas; olhar e as coisas voltam prá gente? isso era bom não haveria fome que não desse em fartura...Um beijinho, e se fosse perto, já tinhas provado...laura..

Ahhh, culpada, nina girassol, culpada por me meteres o bichinho na cabeça..um xi.



 
Caramba que tu trazes as panelas a te perseguirem! Primeiro limpas a cozinha tooooda e depois pôe-te a fazer rissois??? E quem te limpou o fogão desta vez? Ou eles eram de forno? (que ficam melhores ainda) Vou mas é embora daqui que ainda nem almocei.

boa tarde Laura



 
Deliciosas recordações Laurinha, basta um sabor para tudo rebobinar, as memórias antigas da tua amada Luanda.

Camarão com piri-piri, disperso pois é, não gosto de picante...

Coimbra já se aproxima, sei que vais de carro então neste caso rumo ao Hospital dos Covões e encontramos-nos lá em cima, a das salas de afinações. Lá estarei sentadinha a tua espera e se não me vires por lá é porque estou a fazer reabilitação, no entanto espera por mim e não desapareças!!!

Ou... bato à porta e entro na tua consulta (o técnico JP não se importará, pois vou lhe pedir para aumentar um pouco o volume num programa para ambientes silenciosos).

Beijinhos suaves com o chilrear dos pássaros e isso já o escutas!!!

Sun Melody
A tua e sempre Cyborg



 
Só fiz uma vez rissóis na minha vida, que por acaso até ficaram muito bons, mas deu-me tanto trabalho que nunca mais fiz, também não gosto muito das panelas.
Agora quem ficou aguada fui!
Beijinhos :)



 
Pitanguinha, o manel segurou no tacho e fizemos ambos a farinha, a massa...tenho de ter quems egure na panela,s enão vai tudo aoa r, os rissóis ja tinha o recheio e foi rápido... a cozinha suja-se todos os dias para fazer o almoço e o jantar...Um jinho..

Nina Sun melody, é isso, ai, eu subo e a porta do consultório está sempre aberta...entra pois...o J pedro na se chateia, é um nino lindo.
beijinhos a ti e o chilrear dos passarinhos aind aé disperso, pois passam carros, pessoas e..atrapalham tudo, egghhhhhhhh.
Beijinhos e sim vou de carro. Depois na sala de reajustes, à entrada a primeira que chegar, espera. laura..


Capriccio, só uma vez? credo, menina, cansou-te muito, ehhhhh, mas, sabem bem na hora de os papar. Um xi, a ti..laura.



 
Ola Laura,

Desde agradeço a tua visita ao blogue.

Que rissois deliciosos,até vontade de comer, mas não posso abusar nos fritos.

Como estou em casa também de fazer e experimentar pratos e bolsos diferentes.

Boa semana

Beijinhos



 
Viva, querida claudia e marido e companhia limitada!...
Pois é, tens mesmo de papar coisas mais saudáveis, aliás, todos deviamos ter melhor alimentação, mas pela boca morre o peixe...comemos o que não devemos.
Muitos beijinhos e que a saúde vá evoluindo para melhor. Um abraço da laura..



 
Olha, olha e não é que tenho recheio e vou fazer a massa para fazer uns também, mas será de bacalhau.Beijinho nina



 
Eu queria, mas como são de ontem ainda me atiram para o WC, não? ;)

Beijoca!



 
Nina do Pico, ora que bom, devem ficar uma belezoca..Um xi a ti, de mim...


Rafeirito, acabeid e comer mais uns poucos, fritos depois do almoço... uma delicia, só não abri outra mini porque!... Mas esses são fresquinhos ou nem sabes ler? ehhhhhh... Beijinhos, adoro ti.



 
Laura,

Nem quis ler tudo! Ainda ficazva vidrada nos teus salgadinhos e tu sabes bem que me proibi de abusos. Ontem, excepcionalmente, comi um rissol feito pela nina africana e estava óptimo.

Mas conta aí, agora deste em imitar a nina africana e também fazes às dezenas e congelas? Hummm quer dizer que aderiste ao sistema da "comida requentada" eheheheheh



 
Não resisti e fui ler o resto ehheheheh

Claro que estou pronta para ir a Coimbra! A que horas parte o Inter cidades ou o Alfa? Bora lá todas eheh
Mas não contes que leve farnel. Há lá muito onde comer.



 
Pascoalita, a comida requentada como a cunhada da africana lhe chama, é muito boa, feita fresquinha e congelada, ela é que é uma invejosa, ehhhhhhhhhh...
nina, achas que ainda temos tempo de ir pró tasco ou tasca comer azeitonas em Coimbra? mas ê na conheço aquilo nem por fora quanto mais por dentro..só de passagem, e podiamos aproveitar e comiamos a merenda ao pé dos poemas gravados na pedra do jardim dos estudantes, adoraria lá ir...
Ja me lembrei de levar a parisiense, e se calhasse num dia de reajuste seria bom..pedia para marcar pra mais cedo...apanhava-a numa estação de serviço a combinar e ficava mais barato do que duas idas e voltas de tombóio...



 
Ta visto, que tu só "funcuminas" se fores picada!Piquei a "bichita" e lá foi ela fazê-los! ahahahah
Tens o motor de arranque estragado?! ahahah
Sabes tu o que fiz ontem ao serão?
Fi-los de atum! ahahaha
tambem se comem, não são maus.



 
Viva a minha maninha africana...olha que bom, tu a fazê-los e a neide e dizer-me, Mamã, são tão bons, faz mais de atum e franguinho que são uma delicia...faz mais, faz mais faz mais..é né? e ajuda? ahhhhhh. Já estás com medo que a parisiense cumpra o prometido..aparece aí e papa-te mais de metade...ou servem para levar ao nosso pic nic em Coimbra...Um abraço apertadinho da laura..



 
Enviar um comentário



<< Home