A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, dezembro 16, 2008

 

Bebamos à nossa, Xistosa!...



Ora ai vai, uma Cuca geladinha para o Xistosa, e tchim tchim com ela, bebamos à minha e tua saúdinha, e dos nossos amigos que como nós, calcorrearam as ruas da minha Cidade!
enquanto papamos um pratinho de tripas, feijoada ou deixa lá ver o que o Bar Cravo tem para nos oferecer. Comecemos plos camarõezitos enquanto os vamos descascando, vamos lembrando a vida ali!

O meu amigo dos blogues Inseté e Xistosa! Como fez a tropa em Luanda, ah, rapaz, de certezinha que foste muito contrariado, aliás, foram todos fazer uma guerra que nem era deles!
Mas o clima nem todos gostavam dele, estavam habituados ao frio, de passar os seus Natais juntos da familia e, de repente dão com eles junto de milhares de estranhos que, como eles tiveram de abalar para longe do lar!

Nem todos podiam ter boa vida e nem todos recebiam uma mesada que os pais mandavam! Assim; os mais sortudos ainda se divertiam por lá quando havia com quê, tinham os seus carros e, os mais pobres passeavam pla cidade, a pé, e enchiam as praias com as suas fardas.

O Clube Náutico era virado para a Baía, fui lá muitas vezes com os pais ou amigos, almoçar, jantar, o que fosse, e era ali que gostava dos chocos com tinta, e quando eramos catraios, mostravamos a boca toda azul para enojar uns e outros. Andei de barco vezes sem conta naquela baía linda, e vi muita pesca submarina, ali ou na Corimba, e por todo o lado se fazia isso, era moderno, pelos vistos. Horrorizava-me ver os peixes debaterem-se no arpão.
Claro que é mais limpo apanhar peixe assim do que cortar cabeças a galinhas e perús, se fossem mais inteligentes faziam como o zé do cão que embebedou o perú dele com uma garrafa inteirinha de wisky, e depois admiraram-se de que o bicho nem soubesse lá muito bem depois de assado. (podem ver no blogue dele enquanto lá está)



Luanda na altura era linda sim, embora houvesse Musseques na mesma e a Cidade fosse jeitosa e elegante! Havia de tudo, mas, agora degradou-se de todo. O meu querido Bairro de S. Paulo, está tudo menos bonito como antes, as ruas como já saiu o alcatrão, estão esburacadas e a construção de barracas alastrou e... é a continuação dos musseques Prenda, Cazenga, Bairro Operário e por ai fora! E dizer que estava junto às artérias mais famosas da Cidade, pode ver-se pela imagens o estado de tudo!

Tenho amigos que vieram de lá há pouco e, desiludidos, claro, ouvem-nos falar daquilo, aventuram-se porque há lá negócios chorudos para quem tem massa, mas depois regressam sem fazer negócio nenhum, sentem que foram por nós, enganados. Mas não, aquilo no nosso tempo era lindo, não temos culpa que quem lá ficou e os novos inquilinos que chegaram tenham transformado aquilo numa lixeira a céu aberto, nem temos culpa dos milhares de meninos sem pais que dormem ao relento pelas praias e fazem dali as suas casas de banho!... Dizem que cheira mais a merda que a maresia. O meu tio diz que viu gente a vender nas estradas, só um sapato!, usado, claro, e havia muitos meninos e adultos só com uma perna, assim, servia sempre a alguém. Vendiam tampas de sanitas, coisas velhas ou novas, todos vendem por ali fora para sobreviver!...
Não quiseram que nos viessemos embora que os estavamos a explorar? E agora quem o faz? se continuam a viver cada vez pior! Claro que havia quem os explorasse, mas nós estavamos lá a trabalhar e a viver!...
Bem, Xistosa, um abraço para ti e ergamos nossas Cucas ao alto e que a tua operação corra bem, tão bem que depois me vás visitar quando eu fizer a minha!...
Abração da; laura!...





Comments:
Pois, os últimos relatos que ouvi eram semelhantes aos das últimas fotos...

Mas de uma coisa podes estar certa: ninguém te tira aquela terra da tua infância e juventude dos teus sonhos!

Um Tchim-tchim à Xistosa e jinhos para ambas! :)



 
(Ao xistosa, o nino do Inseté, e do Xistosa, que fala plos cotovelos como eu, e tem um coração cheio de amor) é nino tété.
Ai podes crer que não me tiram os sonhos, a vida, o tempo que lá vivi. Esteja como estiver, não voltarei lá para não morrer por dentro!...



 
Ao ver comentários antigos no meu blog, deparei com um teu, de há dois anos, que dizias que perdeste a audição aos seis anos!
Porque razão?



 
Laura

Minha senhorrra o o seu filho está bem... está no cemitério de Luanda, ou minha senhorrra o seu filho está bem... anda de muletas. Esta foi uma charge ao jornalista Ferreira da Costa, que nos princípios da "maka," em 1961, fazia diáriamente, despachos para a Emissora Nacional, de Lisboa, no espaço dedicado a responder a pedidos indiviuais. Esta brincadeira, foi só no então paraíso de Luanda, pelo que nem será do tempo dos que se propõem festejar, Laura e José Torres (uo xistosa).
As cucas, vá lá... guardem um cá pró rapaz!...
Beijinhos
Daniel



 
Eu tambem quero brindar e beber uma geladinha.....
Pena é que essas fotos sejam a pura realidade.
O meu cunhado chegou de lá a semana passada e diz que a coisa avança......mas devagarinho......porque a muitos não interessa que avance.....

Beijokitas laurinha



 
Roderick, porque tive sarampo, tosse convulsa e a malfada da gripe asiática em 1957, morreram centenas de pessoas aqui em Portugal e eu estava (onde nunca devia ter estado) na fronteira com espanha, Vila Verde da Raia!

Médicos e mais médicos, e nada de positivo e assim; imagina o teu filho com mais dois anos, já que ele tem 4, a ter de aprender a ler nos lábios sem ter professores qualificados e com uma professora que me pôs de lado por ser surda...e lgo eram 3 professoras a fazer o exame da 4ª classe! eu li nos lábios dela a dizer às outras:- Quero tudo calado e virado prá frente! e continuava; estão a ver? ela é surda, não ouve! (só tinha 9 anos, se fosse agora eu teria coragem d elhe responder) e eu era a 3ª melhor aluna,e ela fazia-me ler as minhas redacções em pé para todas ouvirem,ela era boa para mim, não me batia nem gritava, e mais me custou que procedesse assim comigo. Era a melhor em História de Portugal. Fiquei tão zangada por ter sido excluida do exame que nunca mais peguei num livro de História. Já esqueci tudo!... mas, as vinganças pagam-se caro né? Sabia lá eu que ela embirrava com o trabalho do meu pai!...(só soube a razão 13 anos depois, mas isso nem interessa como) E mais nem digo, e assim posso dizer que; me fiz todinha como sou, à minha custa, e se melhor não escrevo ou sei pontuar, é porque surdo não ouve os sons as paragens, sei lá!...
Beijinhos e deixa lá, nem tenho desejos de vingança. Mas o ano passado (podes perguntar à pascoalita) queria ir ao Entroncamento onde foi isso, e procurá-la e perguntar-lhe porque o fez, a uma criança de 9 anos, e pergunto daqui àquelas 3 professoras que eram todas ainda jovens, se não tiveram remorsos durante estes anos todos, por não ajudarem uma menina que sabia, sabia pois, a fazer o seu exme, só queria que me dessem os testes para fazer, não precisava da ajuda delas para ensinar, só queria fazer o meu exame! (e cá para nós, que raio de jovens professoras aquelas, que não tinham uma pinga de sentimento e amor naqueles corações empedernidos!



 
Daniel; chegamos lá em Fevereiro de 62, e ainda a guerra estava no auge, embora o terrorismo estivesse já afastado da capital!... Claro que eu e claro que a maioria não sabia o numero de mortos das nossas tropas, achas que eles diziam?
Maldita guerra, mas não deixou de ser o nosso tempo e a nossa vida também!.
Vai uma Cuca pró Daniel, bem geladinha, e queres trmoços ou dobradinha?



 
Olá parisiense, mas os meus amigos dizem que memso que haja quem ganhe bem, as casas e a vida estão pela hora da morte e não há infra estruturas para tanta gente, nem comodidades, nem têm água nem luz em muitas casas e a miséria é tanta que já nem digo nada!...
Todos os que vêm de lá regressam desiludidos, o meu tio ia em negócios, acho que desistiu, ficou enojado com a forma de viver ali!... e com razão. E o meu amigo também, disse; laurinha, cheguei lá já estavam à minha espera e de lá fomos de Barco para chegar mais rápido!... mas o cheiro ao pé do mar, as porcarias que fazem na areia, era doentio!...
Enfim nina, mas que pena!...
Beijinho nina benguelense!.



 
Laurinha.


Jocas, biquinhos e tudo o mais.
ao Xistosa, um abraço, com ou sem CUCA



 
ó zé do canito, essa dos biquinhos soa-me a espanholadas! Não é lá que dizem biquinhos em vez d ebeijinhos? ora deixa eu ir à pesquisa...

O xistosa ainda nem viu o post, calhar nem o vê, mas vou chamá-lo aqui. Obrigada e beijinhos, és um amor de rapaz!...



 
Outras épocas. Outras mentalidades. Muito retrógradas.

Viveste no Entroncamento, é?



 
Sim roderick, depois de sair dali de Vila Verde da Raia, fomos para o Entroncamento e andei na escola que ficava bem longe d aminha rua da esperança numero 23, ehhh aind ame lembro, tinha um Olival de lado e era a última casa da rua, fui lá com o manel há anos a um almoço e na mesma escola só que modificada, foi pouco o tempo para ir à procura dela, mas lembro-me da casa dela e do filho pequenito lhe chamarem mané! e claro a professora já não vivia ali, mais tarde vi o marido dela em Luanda, embora ele não me reconhecesses, (dele só tenho a dizer bem, era professor só dos rapazes, e muito boa pessoa, acredito que se fosse ele o meu professor, me ajudaria!

Não, roderick, não aceito essa d eoutras mentalidades, outras épocas, o amor já vive dentro do coraçãod e cada mulher e eu esfolo-me para ajudar a todos os que me necessitam!... principalmente se forem com alguma deficiência!, elas foram simplesmente umas palermas e sem coração!...



 
A cerveja parece um bocado para o morta. Não se serve um vinho verde fresquinho?



 
Rafeirito; estamos a falar de cerveja de Angola que tinha um bairro com aquele nome, o Bairro da Cuca e onde morei quando chegamos a Luanda.
Um verdinho, fresquinhooo? abre-se pois, vai já pró gelo...Beijinho a ti,sempre, sempre da, laura.



 
passo apressada (meeesmo meeesmo numa corrida) por esta festa e deixo PARABÉNS para quem é aniversariante e beijinhos para ti Laurinha.
Cuca não conheço... cerveja em geral não gosto muito. gosto um pouquinho de preta... mas se houver um portinho... vai. não?!?!?! fica prá próxima. ò Laurinha vê lá se quando fizeres outra festa não te esqueces do portinho. bom, pode ser um tintol bonzito...
beijinho
Belmira (girassol)
apressada (nesta altura, por alguns dias, depois passa ou acalma)

Ah Laurinha ainda digo mais uma coisinha. Também não aceito como desculpa o facto de serem outras mentalidades porque outros tempor eram sim mas as mentalidades das pessoas boas foram sempre boas e as das outras que não eram tão boas foram sempre mentalidades de m...
Ainda as há hoje. Há é mais quem tenha coragem de se defender. Mas ainda há muita criança nas mãos de quem não sabe tomar conta, por ter mau coração.
Ajuda a quem puderes. Eu ajudo a quem eu puder e que eu perceba que precisa de mim. Precisamos todos fazer assim um bocadinho, cada um dentro das suas possibilidades.



 
Exactamente nina girassol, e aind alembro o envergonhada que fiquei quando a minha stora fez aquilo à frente de todas e diza aquelas palavras; quero tudo calado e virado prá frente, vezes sem conta e eu a olhá-la pelo canto do olho e já me tinha apercebido que falavam d emim, mas, surda e com 9 anitos o que fazer? Fosse agora e levantava-me de um salto e diza que não, que não me virava para a frente que estavam a falar de mim e que não me iam deixar fazer o exame e fizeram-me ficar cá dentro com muita vergonha de ser uma repetente!...E o meu pai não conseguiu que eu quisesse ir para a escola novamente, depois fomos logo para Luanda, e fiz o exame como adulta aos 19 anos e envergonhada também, porra! São umas cabras que só estão ali para ganhar um salário e nunca para ajudar, nem todas, claro...mas a minha era minha amiga e não entendi porque fez isso comigo, só mais tarde entendi o que deve ter sido, pois nada mais poderia levá-la a fazer o que fez! estará viva? morará lá de novo? Ainda o vou saber...o nome dela tenho-o na lembrança e a imagem também, era uma mulher bonita!...
Beijinhos, já entendemos todos que és uma nina linda de coraçãozinho puro e deus ajudarte-á, sempre, sempre! Beijinhos para ti e teu nino. laura.



 
Ó Laurinha eu só preciso de um tempo para pôr as ideias em ordem quanto ao que quero fazer no que respeita a este meu espaço que durante algum tempo me serviu assim mas agora quero mais, ou mais ou menos, logo se vê. Maas a sério pretendo reformular, portanto, recomeçar com novo conceito. Parei um tempo por opção, porque a vida sofreu brutais (no bom sentido) alterações. Mudei de casa, deixei de estar sózinha com o meu menino, mudei de lugar porque como já percebeste viemos viver no campo. Foi uma alteração e tanto. Estamos com projectos de trabalho e coisas que tais que têm dado um trabalhão e algumas compensações e a expectativa de muitas mais. A seu tempo. Qualquer dia (quando recomeçar) explico melhor. E, sabes, nem sequer era meu hábito andar a laurear pelos blogues desde que parei o meu, nem tinha tempo. Entretanto pelo da nina Ell (como lhe chamas) espreitei o teu e daí outros e outros sem ser daí e há uns a que sou fiel e visito sempre. Hábitos!!!...
Pois vou recomeçar um destes dias ao ter por acalmadas outras coisas que a vida tem custado a pôr no sítio.
Ah e não preciso de fada (eu sou a fada) nem de mortal (é o companheiro que escolheu fazer a vida comigo - e eu com ele...). Tás a ver... Só é preciso querer... poder... e começar a postar coisas bonitas e interessantes lá no meu espaço. Qualquer dia...
Beijinhos Nina das résteas



 
Que bom nina girassol, que bom que estás feliz que vives perto da natureza e credo, que invejinha saudável te tenho...Deus vos ajude nessa felicidade que é tão bom sentirmo-nos felizes com o homem que nos calhou para parceiro!... Nessa parte já não sou sortalhuda nenhuma, ehhh, mas eu sou feliz mesmo assim!...Há muito por onde se pode ser feliz né nina girassol? Pois, que bom que tu és e muito e eu adoro-te e ver-te feliz faz-me mais feliz ainda. Beijinhossssssssssss



 
__________________________________

Tudo há de correr muito bem para o nosso amigo!

É verdade... Ele já precisa estar bem, para poder visitá-la!

Gostei de ler seus comentários...Posso tomar um copo de cerveja com vocês?
Obrigada!

Beijos de luz e o meu carinho, querida Laura!!!

_________________________________



 
Bem, com este frio não me agradava muito, mesmo a companhada com os camarões do Eusébio.Mas para ter a tua bela companhia faria esse sacrifício.Beijinhos e um forte abraço aí para casas.



 
Enviei-te um pps com imagens de Angola, não sei se recebeste e gostas-te. Ainda reconheci algumas paragens.



 
O peru embebeda-se para tornar a carne mais saborosa e macia.
Mas não ao peru.
Sim uma perua !!!
Ou como agora lhe chamam, "Peru fêmea" !!! Toma que é para aprenderes português.
Pois a perua, como é lógico, tem mais peito, veja-se o feitio do osso do externo nos dois ... no peru há mais osso ... as coxas também são melhores.

Falo por mim ... mas a fêmea não tem rival !!!

(estou a falar de aves!)

Nunca apanhei chocos ...
Tinha umas luvas de pele de cavalo, mas eles escapuliam-se e eu não tinha paciência.
O que fosse picado pelo arpão, era para alimentar um amigo, um mero latagão.
Mas não era só eu.
Quem o conhecia, alimentava-o.

A caça submarina só é possível porque os peixes são curiosos ... v~em ao encontro de nós ...
Nem sei se levasse um tacho, os "bichos" entrassem para ele ...

Como há bons momentos na vida que nunca mais esquecemos ...

Primeiro quero fazer uma coisa ... depois digo.

Mais lá para a frente, vou para o matadouro para aproveitar as miudezas ...

Sim, depois vou falar ao ouvido da Laura ...
Mas levo a m/tradutora, que o m/português está muito fraquinho.

Já nem sei pedir uma cerveja fresca ...



 
Deixo registrado meu sincero agradecimento por sua valiosa e especial presença em meu blog ao longo de minha viagem a Curitiba e sempre ao longo deste ano. Seu blog continua sendo um dos muito importantes de minhas amizades.

Abraços fraternos e amigos.



 
Claro que há-de correr tudo bem ao nosos querido xistosa, o rapaz vai ficar com menos anos em cima!... E claro que me vai visitar depois, já que a minha operação não será tão em breve, o médico ainda está de férias e só quando voltar marcará... Oxalá os Anjos marquem por ele a melhor hora e dia para mim!...
Se sente aqui nina do mundo azul, sentemos no aconchego de minha casinha que não é rica, mas sente-se o amor aqui dentro! se quiser um café com leite com o frio que está! Melhor, cerveja só se for mais logo. E vamos bater um papo, um papo sem fim, com tanto que temos para contar!...
Um abraço enorme, cheio de carinho da laura..



 
João, deixa lá o frio ehhhhh, sentemo-nos antes em redor da tua lareira e na doce companhia da nandinha e do resto do pessoal...

Sim, sim, recebi o pps com imagens de Angola que me reportou a outros tempos mais felizes! é que passei por muitos desses locais e quando é assim; a saudade aperta. Beijinhos e obrigada. laura.



 
Bem, Xistosa, aprender Português, nesse aspecto, confesso que nem sei distinguir um perú de uma perúa, no Brasil acho que chama de perúa às mulheres muito vaidosas, mas se me perguntares qual deles é quem é quem, não sei por onde se vê, com as penas nunca tive curiosidade e os meus pais já tiveram perús na África do Sul...quando compro acho que na embalagem não trás macho, fêmea...seria giro, mas a partir de agora vou reparar nas embalagens ehhhhhh..

É os peixes é que vão direitinhos ao arpão, coitados, é a doce ilusão que vão ter uma vida melhor depois!
Chocos com tinta era um petisco que hoje já não comia, e nem sei como fui capaz de o fazer lá, mas os anos passam e vamos mudando de alimentação e ver uma boca cheia de tinta azul escura, não me seduz já!...

Os bares sim, eram para beber, o engate vinha depois de tomarem coragem para dizer baboseiras nem sentidas!...

Beijinhos da laura..



 
Os perus fémea tem mais peito?
Ainda bem!!!!

Os perus macho que tem mais peito são os perussexual, ou, transperus!



 
Bebamos então e brindemos a tudo o que tu quiseres tchim! tchim!

jinhos



 
Cala-te roderick, não tarda já temos soutiens de perúa à venda, xiça!...

Pascoalita, ora nem mais, brindemos então a tudo o que queremos, eu e tu!...



 
Gilbamar; não tem de quê moço, vamos passando e curtindo a vida que é preciosa e entre uns e outros vamos aprendendo sempre.. Um abraço da laura..



 
Enviar um comentário



<< Home