A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, novembro 11, 2008

 

Azevinho para a nina do blogue Mundo azul!...


Esta guirlanda é feita com azevinho e outros materias, tudo natural...

Querida mundo azul, falei em azevinho. Ai na sua terra pode ser conhecido por outro nome, aqui temos imenso, e é tão valioso, lindo, tradicional que já é proibida a sua apanha ou corte, roubo de arbustos de propriedade do Estado ou seja das ruas campos e por ai... etc etc...
Temos muito, muito mesmo e quem tem em casa pode ter e cultivar à vontade, mas a maioria usa-o apenas no Natal, é nos meses de Novembro e Dezembro que ele está em todo o seu esplendor... vai de arbustos médios, grandes, a enormes árvores...
Ainda há tempos o vi no Gerês, a poucos kilómetros de Braga, abundam por lá, e Domingo no meu passeio com a Anita, estivemos a olhar para duas enormes árvores carregadinhas de bagas e folhas na Abadia Deste, mas que lindo e com uns salpicos de neve aquilo é que é Natal!...

Assim; aqui é um simbolo, faz parte da decoração natalicia, há louças, porcelanas de Vista Alegre, a mais cara na nossa terra... com desenhos deles, há toalhas e guardanapos, enfim, há um mundo de coisas enfeitadas... no Natal fazem-se arranjos Natalicios para por nas mesas, nas portas da entrada das casas, eu tenho um sempre nessa época...Eu faço os meus, poupa-se o que não há, ehhhhhh, ficam lindos com bolas de cores ou em tons de azul prateado, ramos, fitas... fica um encanto...

Assim agora já sabe o que é! Claro que conhece, mas quem sabe ai chama-se de outra forma...
Um beijinho querida nina que formata os meus poemas e me dá alegria no coração!... Sempre grata a um Anjo que apareceu na blogosfera, temos alguns sim... mas, quantos mais, melhor !...





Comments:
Que coisa mais linda! Aliás, este blog é muito lindo.
Beijos, querida, e obrigado pela lindíssima mensagem.
Paz a você e a seus filhos, sim?
João



 
Tenho alguns destes arbustres no meu jardim e são lindos...mas têm espinhos...


Doce beijo



 
Azevinho, coisa linda. Vê só que quando morei em Palmela, coloquei um pé no Jardim. Vinha todo comido dos caracóis, raquítico e a definhar.
Tratei-o com carinho, estava lindo e espevitado, vendi a casa, marchei de lá e o novo morador a 1ª coisa que fez foi desfazer-se do empecilho.

Beijocas



 
Tenho uma cunhada nas Beiras que faz arranjos lindos. Ela compra aquelas esponjas verdes e cestinhos de vime e preenche com velas douradas, laços de fitas e azevinhos que tem no quintal. Ficam liiindos! Aqui não há azevinhos. Só se for lá no Sul do país, mas acho que não.

beijos Laura e aqui nos shoppings já é Natal.



 
Olá joão... Obrigada pelo carinho e pela paz...obrigada sim. Os filhos o mais velho está em Londres neste momento e a rapariga marcha para a Escócia este Domingo, é por umas semans, mas..ai a falta da presença e do amor...eu aguento pois, que remédio. beijinho a ti muito repenicadinho..também és um nino bom, eu sei e sinto..laura..

Profeta, especialmente picos, espinhos, o que for, os arbustos e as plantas raras têm de se defender..beijinhos de longe..laura..

Zé do cão, mas que ganda estafermo o homem que fez isso, devia ter sentidod e estética diferente do teu e..quem sabe po-lo noutro lado ehhhh, que sacholada naquela cabeça ehhhhh ai ai laurinha isso não se faz..Beijinhos e ainda não esqueci a nossa dança..lá chegaremos!...



 
É isso pitanguinha, há quem tenha mãos de fada e saiba fazer coisas lindas... O Natal aind anão começou, o dinheiro falta, as pessoas andam desmotivadas, mas...ao menos que seja Natal dentro de cada um, pois eud etesto o consumismo exagerado e o dar prendas sem fim quando não há que comer na mesa!... Beijinhos linda..



 
Creio que o azevinho esteve ou ainda está em risto de extinção e para o proteger foi proibida a sua venda.

Então surgiu o "azevinho artificial", que obviamente não tem comparação.

Há quem cultive azevinho em vasos e sem o cortar, com ele decore a casa na época natalicia.

Há arbustos muito bonitos e este é um deles.

Já cheira a NATAL eheh

jinhos



 
Laurinha.
Pois não foi o homem, foi a mulher.
As mulheres tem uma sensibilidade diferente, não é?

Sobre a dança, fico à espera




Beijocas



 
Zé,

Li o que disseste sobre o seu teu azevinho.
Pena não o teres levado para a tua novoa morada.

Há pessoas sem a menor sensibilidade. E logo um arbusto desses que até é protegido e proibida a sua destruição!



 
pascoalita; pois é, deviam plantar montes e montes dele, até podiam chamar a população num Domingo (ai ao Domingo nã que é dia Santo!..dizem eles) e ajudavam todos, uns cavam e outros punham o arbusto e ao fim do ano..estaria ali para todos terem a sua árvore engalanada, na sua terra, claro, mas a preguiça é oriunda da nossa terra..esta..a maioria tem mais que fazer, e nem vou por ai ehhhhhh...beijinhos..

Zé; então levava a muié com a enxada plas costelas abaixo por ter semelhante ideia... mas na verdade em casa de cada um, é como é!..xiça, estragar? nã senhora..
A dança, olha so falta que a nossa almoçarada fosse num local com colunas e salão de baile, pra variar, depois da comezaina davamos aos pézinhos para fazer a digestão..eu alinho! quem mais?... beijinhos, ou pensas que a je não sabe dançar? ahhhhhh, apareça o meu principe e rolarei com ele plo mundo inteiro, nos braços dele, claro ehhh que risinho amarelo..



 
fICOU LINDO O ARRANJO DE NATAL.



 
Olá :)
Vim aqui agradecer os parabéns que deixaste no blog do João ! ;) Muito obrigada *

beijinhos e um bom dia :)



 
Olá adriana, o arranjo de natal é da net..mas para mostrar o que é o azevinho..e vc conhece é? ou tem outro nome aí? Beijinhos...



 
Olá garota aniversariante; não é preciso agradecer, apenas que vivas e sejas feliz!..Um abraço ternurento da laura...



 
Nem sabia que era proibido cortar azevinho, mas também por aqui não se encontra com facilidade.

Nota-se aí já um certo espírito natalício... :)

Beijocas, nina!



 
Querida Laura.
Estou na casa de meu filho. Quinta feira vou conhecer a nossa amiguinha Pascoalita e, quem sabe... talvez apareca a diabinha cusca. Se eu estivesse próximo de casa, em vez de arranjar um raminho de azevinho, levava-lhe um ramo de tojo, até ver se ela se portava bem. Depois digo-te algo sobre nosso encontro. Beijos e abraços. Fernanda e João



 
Querida Laura... Sim, já conhecia em fotos, mas, ao vivo não!
Aqui no Brasil, não sei se tem...Pelo menos, eu não conheço!

Obrigada por fazer esse post tão bonito para dar todas as explicações!


Beijos de luz e o meu carinho muito especial...



 
tétézinha; e então? não sabias mesmo? é que eu gosto tanto e tenho uma prima que me costumava dar, mas ela foi para fora trabalhar... e não s epode cortar por ai a eito...se nos panham pagamos multa e os que não são apanhados vão todos felizes com belos ramos para casa, é a flor do nosso Natal...o espirito natalicio era para mostrar à mundo azul que não sabe o que é azevinho..mora no País Irmão!... Beijinhos..



 
Ai João, se vais conhecer a pascoalita sabes lá se ela conhece a cusqyuinha...e a fernandinha também vai? é que eu adoraria que a pascoalita a conhecesse...e vai ficar como eu..feliz por vos conhecer ehhhhhh, mas se a pascoalita souber da cusca diz-me pois eu que sou a madrinha não sei onde mora a parigaça...que já deve ter uns anitos pela sabedoria com que fala ehhhhh..beijinhos.

Querida mundo azul, ah, ai não há azevinho? xi, que coisa..deve ser do clima quente, este arbusto floresce no inverno portanto quer frio e bastante frio e se vc o visse carregadinho de neve ao natural, ai que coisinha boa.. Beijinhos e tudo de bom para vc..laura..quem sabe vc vem cá um dia mais o gilinho ehhhhhhh, e podem vir pois, abrigo aqui na minha casita há sempre, é grande e cabemos todos... beijinhos..



 
Laura. Aqui se vê que gostas das coisas simples como tu.Por aqui há muito tens razão,conheço a palmo os sítios,alguns já arderam mas agora estão de volta,a policia municipal,anda de moto nos sítios em que o há para não deixar que as pessoas o tirem.Sei que se ele aparecer nas feira para venda tenhem de ter,ou factura da compra ou então lá vai tudo a vida. O Mundo azul) merece o teu carinho é realmente um anjo,daqueles de bem que nos entra pela porta dentro,outros amiga temos de ter cuidado,assim é esta caixa mágica.
Beijinho tudo de bom,hoje estou com presa!



 
Laura

O Azevinho é o grande efeito natalácio. Assim começa a cheirar, a neta de cinco anos, dizer sonhor com a festas. Já estipulou os brinquendos e que os vai oferecer.
Aqui faz-se a árvore de Natal, que ibernou, desde que à mãe deixou de interessar, pois a miúda tem de estar cá para ajudar a avó, disse ela todo decidida, gosta muito de participar!
Primeiro, os filhos (uma), depois os netos (uma). Sempre trazem a alegria.
Sou sempre o mais garoto, é assim que elas gostam que seja a minha sina!
Beijinhos de amizade e optimismo.
Daniel



 
Este comentário foi removido pelo autor.



 
Lá em casa até a árvore de Natal já está montada, com prendas em baixo e tudo! ;)

Beijoca!



 
Bolas, agulheta; se uma pessoa tem em casa arbustos e ou nos seus cmapos, terras etc, leva para vender e vai buscar a factura onde? mas que raio d eleis nos fazem...
coisas simples sim, sou uma nina cheia de coisas simples..beijinhos da laura..

daniel; é bom ser avô e ver o entusiasmo dos filhos e netos, eu ainda hoje gosto dos arranjos e de enfeitar a a´rvore, ams o ano passado pela primeira vez a Neide quis faê-la sozinha e ja gosta também..comprou tudo diferente e todos os anos vai comprando mais alguma coisa..eu adoro neve pinheiros e seria um BOM Natal se Deus mandasse muita neve pa nos rirmos e enterrarmos nela..beijinhos.



 
nina Ell, tamém eu...adoro andar entre a natureza pura que não está estragada pela mão do homem...adoro sim,sentir o cheiro da terra, ver coisas do passado e tentar lembrar como seria naquelas casas nos montes e na altura...beijinhos e o natal gosto por ser em familia como sempre e somos apenas nós, gostamos de ser so nós e a minha mãe ora vem ora fica na dela se o meu irmão mais velho vier...beijinhos

rafeirito; já? prendas e tudo? ai terás muitos ossinhos sem duvida e que deste à gatinha? coleiras com bolinhas coloridas? ehhhh..ou um casaco de vison? beijinhos.



 
Gosto tanto de caminhar por veredas e caminhos pouco frequentados e sempre ladeados de azevinho..Também os meus arranjos natalícios são feitos em casa, poupa-se dinheiro e mais do que isso espevita-se a criatividade ..É sempre um gosto escolher as cores, as bolas e as velas..Lindas as fotos Laurinha, e que bom lembrar o Natal que já está ali ao virar da esquina..Beijinho, Ell



 
Uma boa noite de S.Martinho.Beijinhos amiga.S.A

Bem merecido este azevinho para o mundo azul.



 
Um dia de S.Martinho muito feliz!!

beijocas amigas



 
querida gatinha; abri uma garrafa de vinho da madeira das que têm vime à volta e..comi uma duzia de castanhas assadas e..pimba, mas sozinha..o manel ta a trabalhar no escritório e eu na cama a ver tv que ta frio.... Beijinhos e para ti a mesma coisa, come e bebe que esta vida são dois dias...não dês muito ao refeirito senão amanhã não atina com os blogues..laura..



 
menina d ailha do pico, mais vale beberes uma garrafita inteira e as dores de amor desaparecem..acredita em mim, mas; afasta-te do mar ehhh é na brincadeira..beijinhos.



 
Laurinha adoro azevinho. Na altura em que ele estava em vias de extinção(felizmente que se tomaram medidas e ele voltou a encher-nos os campos), vi um algures para Âncora. Ficámos ali sentados uns bons minutos a olhar para ele, como se estivéssemos a dizer para não partir de vez!
E ele ouviu-nos e ficou!
E também gosto muito da Mundo Azul.



 
Fátima; é mesmo, acho que é o arbusto mais bonito que existe e que simbliza bem a época Natalícia...A mundo azul é uma nina d eouro, olaré se é..eu fiz uns poemas e ela formatou pos musica e uau está uma beleza, coisa linda e a ela o devo se os tenho...beijinhos.



 
Enviar um comentário



<< Home