A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, abril 24, 2007

 

Nunca cantei ao som dos cravos...


25 de Abril de cravos ao peito
Tantas vozes na multidão
A gritar de qualquer jeito
E a maioria grita sem saber
Que o 25 de Abril
Foi para muitos, fonte de sofrer.


Sofrer ao ter que abandonar
A terra do nosso doce viver
A terra que aprendemos a amar
E a conhecer.
Mas tivemos que partir
Ao som da cançaõ dos cravos…


25 de Abril para quê?
Liberdade para quê?
O que é que se vê nas ruas
O que mudou assim tanto
Que nos faça querer
Cantar o dia de hoje?

Onde estão os que cantavam a alegria?
Onde os maiorais que tudo orquestraram?
Onde andas povo meu que sofres e já não cantas?

Que enquanto te davam esmolas
Enriqueciam eles…

E agora em vez de cravos nas lapelas
Pendurais bandeiras pretas, nas janelas !







Comments:
Sabes Laura, por vezes a liberdade é confundida com libertinagem e aí surge a confusão e a anarquia.



 
É o reverso da medalha, mas acho que o 25 de Abril poderia ter acontecido sem esse reverso...Talvez 'excesso de zelo'...:)



 
Obigada Alkinha, no marcador dava erro, mas em canção também, e é aí que me perco nos g e j daqui a nada nem sei escrever..Fui à postagem e quando ia arranjar disse ao geito em amarelo (sinal de que estava mal) afinal tinhas razão..cartão amarelo pá laurinha ehhhh.
Beijinhos..e é o reverso da medalha sim, devia ter sido com mais calma e educação, e tal como diz a africana, liberdade é confundida com libertinagem..



 
Africana, tu por aqui, és uma das mais que, como eu tivemos que abandonar a nossa terra. Pena que ouvimos cantar a beleza do 25 de Abril por pouco tempo..Jinho a ti.



 
Sabes Laura, o problema não foi o 25 de Abril. O 25 de Abril era para um povo que queria a liberdade de uma ditadura que em 61, depois de 500 anos de África, mandou os jovens deste país para a morte. Ir para África só com carta de chamada, depois para África a todo vapor. Eu andei lá no mato, felizmente não tive mortes a lamentar na minha companhia, nem situações de perigo iminente, mas muitos camaradas meus ali morreram.

O problema não foi o 25 de Abril onde o povo veio para a rua e colocou um cravo na lapela.

O problema não foi o 25 de Abril que fez uma descolonização vergonhosa, olhando só para um lado.

O problema não foi o 25 de Abril mas sim o 26.

Mas eu ontem, hoje e sempre serei pelo 25 de Abril. Eu tive uma arma na mão, sei do que falo!



 
Marius, eu referia-me à liberdade e à descolonização exemplar onde uns enriqueceram e outros estão como estão. Tudo devia ser feito de maneira a que não fosse preciso as nossas tropas andarem nessa guerra cruel.Conheço familias que perderam mais que um filho ali..Houve tanta coisa mal feita, e agora estes anos todos passados da tão sonhada liberdade que queriam, que sobrou?
Eu não gostei nem falo pela tropa nem por ninguém, falo apenas por mim, porque tive de deixar a terra que amei e mais nada..Cada um sabe de si..e tu pensas assim e eu assado ehhhh mas gosto de ti na mesma, 25 de Abril sempre, para ti...



 
Marius, também entendo que as pessoas precisavam de liberdade, mas depois, abusaram dela, e de que maneira..
Agora não me admirarei nada se daqui a um tempo festejarem de novo um novo 26 de Abril..É que sinto qualquer coisa no ar, sinto que nada está bem, e..estes jovens com ideias viradas do avesso....Mas não sei.
Beijinho para ti e sabes que mais? vi umas fotos tuas vestido de militar (camuflado)e que moço guapo não ficavas naquela altura
ehhhhhh



 
Houve muitos erros no 25 de Abril. Acho que ninguém duvida que foi necessário para terminar com uma ditadura, agora o formato escolhido apresentou muitas falhas.

Para mim é apenas mais um feriado, não consigo fazer a empolação toda que a nossa classe política tenta fazer da data. Mais importante foi a nossa independência, e essa data quase que passa despercebida.



 
Muitas mães choraram,muitas noivas não casaram...

25 de Abril SEMPRE!



 
Depois que eu fizer o dever de casa eu volto. 25 de abril?
Não estou sabendo de nada.



 
Laurinha, eu não defendo a nem b, mas questiono: o que adianta a democracia la hoje, se - me parece - que na época da ditadura o povo de lá sofria menos? ou hoje vivem mais felizes? Não quero julgar, quero entender. tire-me esta dúvida?



 
Laura, escreves muito bem. As poesias e o texto que li te refletem como uma poeta já preparada, assim como eu, na luta, mas chegaremos lá.

Um beijo
Nano



 
Alves e
Gilinho..
O 25 de Abril foi o golpe de Estado contra a ditadura do salazar. Tudo bem, os nossos soladados iam para a guerra em Angola morrer por nada, comos e diz, toda a guerra é inglória e não dignifica o homem, uma vez que são irmãos a matar outros irmãos. Já sou e sempre fui contra isso, porque quando fui no Principe perfeito um belo paquete, para Angola vi os soldados chorar, as familias de rastos,sem saberem se voltariam, e muitos claro está não voltaram..
Depois aqui foi o golpe de estado para que se acabasse com isso, acho muito bem, mas foi também o fim de muita coisa que estava mal, o povo nem podia falar o que queria, sensura em todo o lado,Só que muitos aproveitaram-se disso para falar tanta besteirada, que......
Muita gente era muito pobre e sofriam muito, começaram a ser atribuidas pensões, o que foi muito bom, Não havia ordenado para os professores que se paravam nas férias também não recebiam..estava mal, claro.Depois vieram os ordenados nas férias que bom, todo mundo podia ir até ao algarve de férias, já não era só a gente rica, enfim, foi bom em muita coisa, que a policia batia no Povo...Mas agora batem na mesma mais disfarçados ehhhh, Não existe a verdadeira democracia meninos..E agora só digo, ao que chegamos, somos mais de 450 mil pessoas sem emprego? De que vivem? nem todos recebem do desemprego , não têem como pagar a mensalidade daa casa onde vivem, e depois são postos na rua. Agora há mais roubo e é normal na situação..Já assaltam e se barricam nos bancos, coitados.
Tem muita gente a passar fome,s e tem, mas que podemos fazer uns e outros?
Foi bom para haver mais liberdade de expressão, mais humanidade com os pobres, mais emprego para todos, mas onde está isso? Uma utopia é o que é..
Para mim foi a partida para um País de expressão Inglesa e eu que sou surda, imaginem como aprendi o Inglês...Trabalhei nos correios 4 anos, casei lá, enfim, era o meu destino.
Alves e foi lá que mandei o meu vestido f... as outras onde parasse ehhh que a mim já nada mais faria ehhhhhhhh.
Eu sei que a vida dá as voltas que tem de dar..Mas vivas ao 25 de Abril, da minha parte pelo que me toca, isso Não..



 
Sandokan, 25 de Abril sempre para ti e muitos mais, para mim que me magoou muito, não..e prontos, tou de cara virada pá parede..



 
Talvez o maior erro do governo anterior a Abril tenha sido msm a forma como geriu as Colónias! Não sei o que poderia ter sido feito no sentido de evitar a guerra que nãop começou mas alimentou durante anos.
Era jovem, tive apenas um irmão na guerra (recrutado lá)e não tenho recordo ou não senti na pele esse pavor.
Lembro-me perfeitamente de qta esperança depositei na revolução, de qtas promessas e das decepções que senti a seguir.
Sinceramente, já tenho dito isto mtas vezes: Sinto hoje mais necessidade duma revolução do que sentia na altura e a "democracia" então prometida, a meu ver, não passa duma completa anarquia.
Não foi com isto que sonhei naquela manhã de 25 de Abril.
A revolução não serviu nenhum dos povos oprimidos, mas apenas fez engordar um monte de abutres que se serviram dela.



 
É isso memso pascoalita. As Colónias foram mal geridas, mal pensadas e foram milhares de pessoas água abaixo, mortes sem conta,e diz-me para quê? Todos os amigos que lá vão, na esperança de poderem recomeçar a vida ali, já que aqui está tudo ao desbarato, sem trabalho sem dinheiro sem nada..Mas, o 25 de Abril não fez nada pelas Colónias, só engordam uns quantos, e o povo de lá sofre, sofre na pele e na carne a continuação de maus tratos de todos os lados..Eu queria para eles também, uma vida boa, trabalho, pão, aquela terra bem gerida daria um viver maravilhoso a tanta gente..Porque os homens não entendem isso? Mas que homens?
Seja o que tiver de ser, mas custa sim ver a terra destruida e nada a fazer-se por eles, apenas amealhar cada vez mais para alguns..
Jinhos a ti moça..
Nãos entes no ar o cheiro de novo 26 de Abril? Sei lá se é este ano se será agora, mas sinto que sim..que porão na ponta das armas desta vez? bandeiras pretas claro..que já não há com que comprar cravos..



 
Laura, os angolanos só te aceitavam lá porque estavam reprimidos à custa da saúde mental e física dos jovens soldados portugueses.
A manutenção das colónias era conseguida pela força.
Hoje conheço imensas vítimas da guerra colonial, não estão registados como tal, mas vivem de strss pós traumático...Nem imaginas quantos :(
Acho que a descolonizaçã era inevitável, poderia era ter sido feita de forma progressiva.



 
Minha querida Alka, ali havia lugar para todos os que quisessem viver em Paz. trabalhando, claro. A terra era e é enorme, mas, a guerra e a descolonização foram mal feitas, apenas isso, mal geridas e apenas serviram os interesses de uns quantos. veio muita gente mal, traumatizada, é lógico. O marius fez a guerra lá e no mato, ele sabe como foi e pode contar se quiser..Tive amigos militares que me contavam que também tinham medo e alguns meus conhecidos ficaram lá para sempre.. Até o Luis, o rapaz do anel, morreu naquela guerra inglória..



 
É mto complicado avaliar-se ou especular-se sobre o quê e como as coisas deviam ter sido feitas.

O que observo e não sou entendida, nem percebo nada de politica é que tanto os países africanos (ex-colónias) como o país colonizado (portugal) vivem agora pior.

Vivemos de faxada. Aparentemente até podemos parecer mais ricos, mas perguntem-se o que é que este país produz actualmente e imaginem o que será dos portugueses no dia em que a europa cortar os subsídios com que alimentam este povo



 
o fim de uma ditadura é sempre de louvar.



 
Vê o texto do JORGE CARVALHO no

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Poderás analisar bem melhor a questão do 25 de Abril, porque o Jorge Carvalho foi um militar de Abril e, agora, é um político e um autarca.



 
Vamos por partes.
.
Problemas com colônias todos tem Ingleses, Franceses, Belgas, Alemães e Italianos. Saíram delas corridos? Sim. Igual aos Portugueses. Se as colônias estão melhor ou pior? Acredito que estejam melhor e se não estão isso agora é problema delas. Não podemos ficar culpando Portugal por tudo de ruim que nos aconteceu. Brasil também foi colônia. E nem por isso estamos a porta da mendicância.
.
As pessoas tem tendência a acreditar que o antes sempre foi melhor que o agora. Mas vamos pensar um pouco. Até a década de 80 nenhum brasileiro queria ir pra Portugal, pelo que sei era até o contrário. Hoje se vocês não fecham a porteira ninguém segura mais a imigração. Eu mesmo tenho uma amiga que está morando ai ilegalmente e trabalhando de doméstica. Se eu não gostasse de viver aqui também pensaria em descolar uns Euros ai em terras lusitanas.
.
Quanto a ilusão da democracia penso mais ou menos assim. As coisas mudam pra ficarem iguais.
Trocam-se os corruptos da ditadura do Sálazar por corruptos novos, fresquinhos recém saídos da política.
.
É por aí que eu penso.
.
Laura obrigado pela lição de história.
.
Beijos.



 
I.s.Alves disse ...

"Quanto a ilusão da democracia penso mais ou menos assim. As coisas mudam pra ficarem iguais.
Trocam-se os corruptos da ditadura do Sálazar por corruptos novos, fresquinhos recém saídos da política."

É isso mesmo, alves! E com uma agravante: no tempo da ditadura era uma minoria a explorar o povo; agora são tantos que lhe perdemos a conta.
O 25 de Abril foi uma mina de ouro para alguns.



 
Enviar um comentário



<< Home