A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


segunda-feira, janeiro 08, 2007

 

O teu anel....



Olhei para a caixinha das recordações, por vezes vou lá espreitar, quando, como hoje me lembrei de ti, do teu sorriso lindo, do amor que me dedicavas e eu nunca soube corresponder. Era tão novinha ainda, e já me sentia tão amada, mas... não conseguia gostar de ti, apesar de tudo o que fizeste, de não saires da casa onde eu andava a aprender a costurar. Ias lá todos os dias em trabalho, e sempre ias à janela da sala onde eu estava, e de onde tantaS vezes fiz de conta que nem te vi. Amaste-me mesmo assim, apesar da indiferença que te mostrava, e quando me convidaram para ir ao Cinema ao Miramar, ver a Filha de Ryan, tu combinado com eles, apareceste, sentaste-te a meu lado, eu fiquei na ponta da fila dos meus amigos (por alguma razão me deixaram ficar no fim) e eu, palerma, convencida, virei-te as costas, já me doía o corpo de estar assim de lado. Isso não se fazia eu sei, mas os meus dezasseis anos não deram para mais.... Quando olhei, no intervalo, já não estavas lá para alívio meu! A minha amiga ralhou, ralhou, que um dia ia querer alguém que me amasse assim, e nunca iria encontrar um amor como o que me dedicavas. Mesmo assim, continuaste a amar-me, a implorar uma migalha de amor que não te dei.

Um dia chegaste, chamaste-me, ofereceste-me um embrulho pequenino de uma Ouriversaria qualquer da Paiva Couceiro, abri pensando que era algum chocolate pequenino, fiquei surpresa com aquela aliança que os namorados usavam, tão linda, tão bela, toda em prata e com um entrançado maravilhoso! Quis ficar com ela, mas senti que não devia. Ficou lá na gaveta da máquina da costura, e quando uma das filhas da minha amiga a viu, disse: "Se não a queres fico com ela. É linda demais para ficar guardada e vou usá-la. !sso não, é minha e levo-a comigo! Quem sabe um dia conseguiria amar-te!!! Estavas no Exército naquela altura, eras rádio telegrafista, foste em Missão para as matas de Angola, pediste-me que te escrevesse ao menos como amiga. Assim o fiz. Trocámos cartas lindas, as tuas de amor, as minhas de pura amizade. Meses mais tarde a notícia que tinhas sido morto por uma mina, tú e outros nove que iam contigo. Chorei de pena de perder o amigo e um moço que tanto me amava. Lamentei e ainda hoje lamento não saber corresponder ao amor que me dedicavas. Julgo eu que o amor não se sente por quem nós queremos. No coração não se manda, dizem!
E foi assim ... guardei o teu anel, pu-lo algumas vezes lembrando-me de ti e pensando que se pudesses ver, gostarias de saber que o usei em tua memória. A minha filha adora-o, já o usou qdo era mais novita, mas cresceu, os dedos dela não são tão esguios como eram os meus e o teu anel voltou para a caixinha das recordações e já não sai mais dali!!!

Etiquetas:







Comments:
Sabes k tivemos um percurso semelhante? eheheh
Tb recebi um "anel de comprometida" sem ter sido previamente consultada!
2 aros paralelos em prata, o centro em filigrana e tinha 4 florinhas em prata dourada.
O mocinho tb não era correspondido. E tb eu recebi cartas de Angola, onde foi para como militar, com ameaças. Mas esse era mais requintado ... matava-me a mim antes de se suicidar eheheh
Estavamos em 1972/1973 e desde então,perdi-lhe o rasto.



 
Ahhh pascoalita..bendito blog que deu para nos descobrirmos, e através dele os nossos amores e desamores.... Foi no ano de 1966 mais ou menos, até tenho uma foto dessa época e mandarei para aqui a ver se não era uma florzinha.. esse moço como a foto foi tirada no casamento da filha da minha amiga, pediu-lhe uma que ela deu, claro. Quando soube, exigi que ma desse, deu mas rasgada porquê? Porque ficou com o bocadinho da cara que eu reconstruí para ver ahhhhh..Belos tempos mana ...



 
Se calhar a minha prestação não vem ao encontro do vosso assunto, mas como estamos a falar de anéis oferecidos poe ex namorados, o meu ex marido nunca foi homem de me oferecer anéis ou peças de ouro mesmo podendo comprar e sabendo que eu gostava imenso,o 1º. que me ofereceu, com dois dimantes,já nós estavamos separados...porquê?Pois não sei..suponho que foi assim como uma tentativa de reconciliação...digo eu..e depois disso,ofereceu-me ainda uma gargantilha com diamantes e uma turqueza...a razão devia ser a mesma..também não devolvi as peças...e uso-as na mesma.



 
Tal como a Laura, tb só mto mais tarde a maturidade me permitiu ver k devia ter sido mais compreensiva com o Aníbal, era assim o nome do único homem k algum dia me ofereceu um presente do género.
Ainda me lembro dele com frequência, mas acreditam k esqueci completamente o seu apelido?
Por razões k não interessa expôr aqui, enqto miúda e adolescente, desenvolvi uma "barreira" ou "vácuo" onde me libertava de tudo o k considerava descartável. De outra forma, são inexplicável certas "brancas" na extraordinária memória k possuo.



 
Esta história da tua vida dava um filme. Nela encerra tudo, o amor não correspondido, a morte, a lembrança num anel que guardaste até hoje.

Gostei imenso deste teu tema. Foi como se estivesse a desfolhar o livro da tua vida e sentisse naquela Luanda este amor não correspondido. Até eu passei por uma situação parecida. Afinal não são os teus escritos pedaços de vida?

Parabéns!



 
Nina africana, se a coisa foi assim, então devias ser mais fina!! Ias acalentando o rapaz de novo.. e de cada vez trazia-te outra jóia e agora tinhas uma caixa cheia ahhhhhh..Era néra mana?



 
É verdade, quando a mente quer esquecer, deita tudo no lixo e o que é se esquecer, nunca mais vem à lembrança!! Pascoalita a Neide já fez isso com o pai, e quando lhe pergunto se lembra certas situações, diz que jura que não lembra nada do que a magou na altura, que foi tudo com o vento..Diz memso, acredita mamã que não estou a mentir, mas não me lembro de nada disso e de outras coisas de que falas!!!
Pois é mana pascoalita, o anibal decerto não era para ti..e só tens o que tens de ter e mais nada ahhhhh, se o homem andava semrpe sujo (mecânico..já viste a roupa que tinhas que lavar no rio?) ahhhhh, este ao menos vinha quase de batina, mas emendou-se a tempo....



 
E isso tudo marius, apenas porque fui à caixinha das recordações..e vi lá o anel dele..é lindo amoroso, e foi dado por alguém que sabia amar como ninguém..naquele tempo ou neste tempo,acho que somos mais assim...não gostas..??andor e viramo-nos para outro lado, ele não. teimou sempre, pediu sempre, implorou, fez de tudo, e levou sempre um não!!Quem sabe se desse ao desprezo eu gostasse dele..O coração da gente é complicado não é moço??
Por isso digo sempre, Luanda nunca acabará para mim, pois o melhor da minha vida está lá!!Nunca hei-de ser enteada para quem me deu tanto amor!!! Luanda da minha alma, sempre!!! Tás a ver, passaste quase por algo igual, mas mesmo que tenha doído, que importa se no fim é uma coisa linda!!
Um abraço para ti..



 
Enviar um comentário



<< Home