A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, dezembro 19, 2006

 

Que xódades do nosso bairro!






que xódades do nosso bairro
da nossa rua das nossas gentes.
onde vivíamos contentes
e felizes sem ter muito....
pois o sol era de borla
ir na praia é que era....
jogar à bola, e trotinar
pelos espaços afora,
brincar de esconde esconde
lá mesmo na rua é que era...

corríamos prédios e ruas
subíamos nos mamoeiros
podíamos apanhar a lua!!!!!
e tentar chegar às estrelas
havia tanto que fazer
levar a vida a brincar
era o que estava a dar
pois crianças ainda éramos....

depois crescemos
vieram os amores, os desamores
as alegrias e os sofreres.....
o mundo alargou-se para nós....
crescemos, evoluímos
tornamo-nos adultos
e começamos a ver
que a vida não era o que devia ser!!!!
e logo depois... embora tivemos que vir
e foi assim a nossa vida.....passada num correr!!!!


Eu vos amo a todos, ó xentes da minhá angola...

Etiquetas:







Comments:
As imagens correspondem ao meu Bairro e de uns amigos com quem ainda vou privando..Visto assim, parece uma velharia, na altura era a coisa mais linda que havia..Foi lá que começei a minha juventude, a maioridade (que nunca me serviu de nada pa tentar meter as asas fora do ninho!!) e se ia ao cinema para maiores de 17, eu com 21 não entrava senão mostrasse que tinha mesmo mais de dezassete...e lá puxava eu do BI que na altura me envergonhava por parecer mais miudita.Xi.. hoje sim, queria ser mais novinha ahhhhhh, inverteram-se os papéis.. Foi lá que me realizei como pessoa, pois a melhor idade é dos 10 aos 20 ahhhhhhh e foram todinhos passados ali naquela terra bendita, que assistiu a todo o meu viver!!Tenho xódades pois!!! E quem não tem, é porque não tem amor dentro de si!!!!!



 
Então se o nosso bairro também era o teu, deviamos ser vizinhas também.
Obrigada pelos votos e o mesmo desejo para todos os teus familiares, sem esqueçer o novo elemento da familia! Para esse são desejos a dobrar. Abraço da laura.



 
O nosso bairro está mudado, tb nós! :)

Esta imagem via Satélite demonstra bem a realidade de Luanda de hoje. Onde dantes havia alcatrão hoje é só terra. As casas degradaram-se, as barracas proliferaram, até nas barrocas elas existem aos milhares. Efeitos da guerra, efeitos de um povo abandonado à sua sorte pois onde estão os governantes ali é um primor.

Dá para ver as nossas ruas, onde crescemos, ali na Vareador de Prazeres onde junto à bomba de gasolina fazíamos as nossas corridas de trotinetes. Ainda dá para ver as casas onde morávamos, mas já nada se compara ao tempo em que por lá andávamos.

Agora estão lá outras pessoas, com os seus sonhos e que mais tarde, se de lá saírem, irão recordar como nós os tempos em que ali tb brincavam.

As imagens servem para sentir que embora já nada ser como dantes continua a ser o NOSSO BAIRRO!



 
Amigo querido e vizinho !!! Nem sabes como colo o nariz ao ecran, e sigo casa por casa a tentar lembrar quem lá vivia..Mas tantos amigos que perdemos por causa da guerra..Maldita guerra que só nos tráz dores e vidas perdidas, mudanças para outros locais onde nem sempre somos felizes!! Lamento tanto a nossa saída de lá, e depois penso, Será que a nossa vida seria diferente se não precisássemos de vir embora? Claro que não somos os mesmos, as nossas carinhas eram outras, por dentro sim, embora não tão exuberante como dantes..Inda me sinto a nina que calcorreava a Cidade por todos os lados, andava mais de uma hora para ir ver uma amiga nos Combatentes, e voltar.. Passava à tua porta montes de vezes, e quem sabe andavas por lá de trotineta, eramos miúdos, pois...Mais tarde sim, via o teu famoso grupo ali especado a olhar o mulherio da vossa idade!!! Tempos lindos, amorosos, cheios de descoberta pois foi ali que começamos a aprender a viver como adultos...Fase mais linda não há, e então numa terra como a nossa, com mar ao pé da porta quase...Por isso digo que vivo com muita ilusão a saudade e o que ficou para trás..Não esqueço, nem quero esqueçer, pois este recordar, nunca me fez sofrer!!! é manso, suave e quando preciso, transporto-me até lá, principalmente ao nosso MAR, e sinto-me de energias renovadas.Tou feliz por vos encontrar, ó manos da minha terra!!!!E como sempre digo..Deus abençoe essa terra e saiba dar às suas gentes, num futuro próximo, tudo a que têm direito. Os bens que a terra produz e são mal distribuidos...Só para ganância de alguns!!!e o povo sofre, pois,se sofre..Mas é verdade.. é sempre o nosso Bairro querido!!!!



 
No fundo, laurita, todos nós sentimos saudades de nós próprios, de um passado que não volta mais.
Com a descolonização e consequente regresso, em massa, a portugal, tb mta gente aqui viu a sua vida alterada pra pior e se queres saber, a cidade dos anos 70 qdo eu cheguei a Lisboa nada tem a ver com a cidade de hoje!
A degradação, o acumular de barracas e de bairros degradados, é notória tb aqui e parte disso é consequência da forma como se processou a "entrega das colónias, ao duplicar ou triplicar a população de um momento para o outro.
O que me doi é saber que os responsáveis pelas decisões nunca são prejudicados, nem se lembram que as más decisões de hoje acabam por prejudicar as gerações vindoras e directa ou indirectamente tb os seus descendentes.



 
É isso aí pascoalita!!! Quem tratou de fazer tudo à maneira, está neste momento muito bem instalado da vida nalguma luxuosa casa algures no Mediterrâneo.. Boas contas bancárias lá pelo estrangeiro...e aqueles a quem prejudicaram, muitos morreram de desgosto!! Tive amigos que morreram simplesmente porque não se adaptavam aqui..não quiseram voltar para lá.Era raiva acumulada..Mas os responsáveis querem lá saber..Foi horrivel aquelas guerras por todo o lado e muitos amigos meus estiveram presos sem culpas de nada. Foi tudo feito à tripa forra!!!!Os meus amigos e vizinhos, estiveram envolvidos em situações bem caricatas!!!!Foi pena, muita pena mas..aconteceu mesmo..e isso sim, isso nem lembro, esqueço tudo o que magoou demais!!



 
Bairro meu bairro
que me fazes chorar
quando olho para ti
e vi como acabaste de ficar....
Eras lindo, limpo,
de poesia cheio....
agora não tens as ruas dantes,
estás sujo, maltratado..
qual navio desgovernado..
e não há quem te deite a mão
te faça mudar de direcção....
Bairro lindo onde vivi
e sonhei acabar meus dias..
que é feito de ti e de mim?
se me visses,
também não me reconhecias..
Quem sabe, um dia,
inda hei-de ir ter contigo
voltarei a sentar-me
onde o fazia dantes...
voltarei a viver,
onde vivia dantes....
voltarei a olhar para o mar
como dantes!!!
e os meus olhos,
voltarão a brilhar...
como dantes!!!!!



 
E novamente voltei ao meu bairro
Em sonhos, pensamentos, sei lá..
Andei pela areia da praia,
Peguei num pau,
escrevi o meu nome,
Veio o mar, o meu mar,
apagou o que escrevi
e fez-me teimar,
eu a escrever,
ele a apagar!!!!
Desisti!!!!
corri pelo areal,
encontrei gentes
que já não via há anos....
Abraçei amigos queridos,
Que quase já estavam esquecidos...
na lembrança do tempo
que passa repassa,
e nos leva a esquecer,
os rostos que um dia
nos tinham que dizer..
Acordei..à terra volvi,
e vi, que não estava lá..
estava aqui!!!!



 
Enviar um comentário



<< Home