A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


domingo, novembro 26, 2006

 

Um Domingo na aldeia da minha mãe!!




É assim que me lembro, do sineiro ser pequenino e pendurar-se na corrente para conseguir chegar lá..e depois durante a Missa, eu era pequena, quando podia escapava mais lá para o fundo e eu a Adelaide e a Emilia lá de cima, dáva-mos à lingua como se estivessemos em casa..eu no meio delas, a menina da Cidade, e o padre muito amigo da familia até ia tomar o pequeno almoço lá a casa dos meus avós, e decerto devia estar cheio de fome, pois se eu estava no meio e éramos 3, diz assim (já que o falatório chegava a interferir com o sermão) menina Fátima menina Emilia, eu ponho-vos na rua, ai ponho ponho!!! E eu muito direita a murmurar preces para ele claro!!!, fiz de conta..Depois à saida corremos por ali fora enquanto o pessoal ficava na conversa de Domingo, eu adorava aquilo mais pelo momento de nos juntarmos com as amigas, corremos milharal acima e de repente a Adelaide quer fazer xixi, baixa-se e faz, enquanto me pergunta..;- ó laurinha tu na meijas??? e eu muito fina (não tinha mais que 5 anos, eu lembro-me) respondo..não, eu só faço xixi!!!!Sempre que nos juntamos de longe a longe é cá um recordar do sino da nossa aldeia e de tudo mais!!!!

Dlim dlim dlão!!!
toca o sino para a Missa
parece dizer o sacristão
quando se pendura
para chegar à corrente
que fará o sino tinir
eternamente como sempre..
o mesmo dlim dlim dlão!!!!

As mulheres vão chegando
embrulhadas nos seus xailes
trazem os aventais domingueiros
o seu tercinho mesmo à mão!!!!!
e enquanto o senhor abade
lá dentro da sacristia,
muda de vestimenta
dão ""ao sal e à pimenta""

E na hora do sermão
baixam a cabeça contrictos...
e depois na comunhão..
esquecem os pecaditos
e para não parecer mal
lá vão provar a partícula
e desensaboar as mentes
que os julgam indecentes!!!

E assim é uma Missa
na mente de cada um,
uns vão de Fé cheios,
outros nem por isso,
outros apenas querem
resolver um compromisso...
e muitos ainda vão
para quebrar um enguiço!!!!

Etiquetas:







Comments:
Nunca gostei muito de missas, em contrapartida, na minha infância (ou talvez adolescência) procurei muito o refúgio amical dum convento de freiras.
Achava que o ambiente do convento era mais simpático, mais amigo, mais cristão na minha optica do cristianismo.....



 
Quem é que desde que nasce não vai pá catequese (agora nem tanto, amas dantes!!) e dali pá comunhão solene..comungar..enfim, só depois de mais velha é que começei a dizer que eu é que sei!!!!! referia-me ao tempo em que era pequena e ia à Missa lá, era lindo sim senhor, a Igreja fica no alto, há que subir e a pé..mas é lindo e bonito de se ver, o povo junto a confraternizar!! Os conventos de freiras também tinham os seus quês e as suas freiras más como as cobras..Havia de tudo ahhhhh a africana que o diga!!!



 
Lauritaaaaaa
tás mto caladita! não me digas k tás a subir à torre pra tocar o sino :-)



 
Já subi, é mesmo ao fundo da Igreja e chego lá, já o toquei montes de evzes...Já fujimos do sacristão que se nos apanhava..era a rebolar por ali abaixo!!!
Não estive em casa, cheguei ao meio dia quase, fui ao centro de saude e não consegui tratar do que queria a médica na estava, depois fiz o tacho a correr, fui buscar a Neide, depois levei-a de novo e fui ao centro outra vez, só deu para tratar de alguma coisa e a médica só vem quinta feira..cheguei agora e já cá ando e vou ao teu blog ver se tem que escrever por ali!!!!



 
Laura, as 'minhas' freiras eram amorosas.
Gostava de apreciar aquele recolhimento, os seus muros e castanheiros da Índia centenários... e elas aceitavam intrusos.
Claro que não estou a falar de freiras ou ex-freiras de colégios...Essas viam-se gregas para manter um sorriso.



 
Olá Alka (seltzer), foi o que me lembrou, pois ia muitas vezes à farmácia comprar para o meu pai!!!!
Eu só começi a prestar atenção à Biblia quando tinha 22 anos e fomos para uma terra distante (exilio), País de expressão Inglesa..e logo eu que só lia nos lábios!!) aí, sim, comprei uma, linda, mas o meu irmão mais velho que tinha a mania que ter biblia era ser protestante!! (xiça) metia-ma no cesto dos papeis da casa de banho!! A ver se a deitava fora, por vezes atá pendurada nos ramos das árvores do quintal!!, mas li-a toda, andei de trás pá frente e vice versa! Eu levantava-me às 4,45 da manhã para ir trabalhar, depois d emudar de Luanda para uma terra imensamente fria ..chorava de noite na minha cama, por ter que ser assim!!!o trabalho num País estrangeiro que nos acolheu e muito bem, só que as pessoas são quase iguais em todo o mundo..e na biblia há algo referente a (Não oprimas o estrangeiro na tua terra!!)Claro que trabalhava imenso, uma vez que ficamos sem quase nada e começamos de novo!!A Nina africana assistiu a tudo isto!!Como experiência foi fantástico, até aprendi algum Inglês, casei, tive lá os meus filhos..nem tudo foi mau..O mau é começar sem nada saber..mas, mais uma vez, Graças a DEUS que nunca me abandonou!!!E foi ali que me deu vontade de ter uma Biblia..e muitos ensinamentos tirei de lá!!!!
Quanto às freiras e conventos..claro que há Almas iluminadas entre elas....Jinho..



 
Realmente as experiências por que já passamos Laura...o que já fizemos na vida e por ela...
O meu primeiro emprego foi decoradora de montras, haahaha,numa firma que pela áfrica tinha para cima de trezentas casas, sem saber sequer que aqueles "bonecos" que eu estava habituada a ver na montra se montavam e desmontavam...e que três meses( tempo de estagio) depois já decidia e trabalhava sozinha, cada dia em sua loja da cidade e arredores!Era um trabalho levado muito a sério, pois a ideia fundamental era que a montra era a primeira vendedora e nessa base, tinhamos uma grande responsbailidade.Iamos a eventos de moda, passagens de modelos.Se a firma baixava as vendas, eramos as primeiras a ser chamadas para ver o que se podia fazer para que os lucors aumentassem...Adorava aquele trabalho, depois ainda lá, trablhei em dois gabinetes de desenho,já cá, no norte,dois anos só dona de casa,depois trablhei numa fabrica de confecção( minha),vim para lisboa e fui para um lar da terceira idade,depois entrei num hospital da cidade e lá estive dez anos,e agora sentada a uma secretaria a tratar de papeis, já la vão sete.Oficiais já vão sete experiencias completamente diferentes...além de tudo o mais que faço! haahah..será que é por isso que nos chamam as mulheres dos sete ofícios??ihhih



 
Deve ser nina, ams dos nossos oficios sabemos nós!!! Nada comoter experiência e eu em experiências levo muitas às costas e cada qual com seu saber!! É bom pois aprender e saber gerir o mais que se possa!!!



 
conheço estes relatos de há anos, mas sabe bem contactar de novo com eles.
Tb podia descrever aqui algumas das coisas k já fiz na vida, mas não quero ser responsável por nenhum acidente de percurso!

Xiça, inda desatavam a rir e tinham algum problema de incontinência eheheh



 
Venha de lá e de cá a incontinência já.....



 
E venha também o acidente de percurso!! Já....



 
"Tb podia descrever aqui algumas das coisas k já fiz na vida, mas não quero ser responsável por nenhum acidente de percurso!"...diz a pascoalita.

Ó Pascoalita..mas nós já somos uns acidentes de percurso por natureza!! haahahahahahhaa



 
Enviar um comentário



<< Home