A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, março 22, 2011

 

Ao Kimbanda, a quem gosto de chamar Guma!...



Anda comigo pelas ruas da sanzala
voltemos de novo a pisar
descalços aquele sagrado lugar
onde quase que nascemos, crescemos
e aprendemos a amar!

Vamos procurar os rostos que deixamos
em pranto a acenar para lá do mar
vamos procurar todos e um a um
e de certeza que os vamos encontrar
com a saudade no coração a morar.

Havemos de ir à ilha ouvir o mar a marulhar
eu deixo-te ouvir os meus segredos
que o mar ficou de guardar
se era nele que confiava
quando meu coração de menina, entregava.

Entremos de pés descalços
sabe tão bem percorrer a terra vermelha
ver as queimadas acontecer
a nossa gente, pobre mas feliz
a ouvir o batuque ao anoitecer.

Dá-me a tua mão meu irmão
somos os dois saudosos
daquele viver tão puro
que nos tocava o coração.

E hoje, hoje a vida é tão diferente
eu só queria que fosse fácil
fechar os olhos e sentir cá dentro
que aprisionamos cada momento
no lugar onde se guarda o sentimento.

Nessas fotos tinha 17 anos, em Serpa Pinto no mato, no Missombo, a seixinha sem mãe que alimentei a biberão... na foto abaixo esse bebé tinha acabado de nascer ali, assisti, ainda tinha o cordão umbilical, a mãe estava atrás de mim...

Beijinho Guma, e felicidade para ti e tuas ninas e, nunca esqueçamos que como fomos felizes lá, aqui também seremos, basta fechar os olhos à maior parte!... Haverá sempre obstáculos a contornar, montanhas a escalar, enfim, um sem fim de coisas e loisas que nos ajudam a amadurecer.

Apertadinho kandando

laura





Comments:
Laurinha
Voltar ao berço é afinal o desejo de todos nós.
Vai vivendo das coisas boas que as más já esqueceste.
Beijinho dolce



 
Óh Laurinha, que lembranças mais doces!
O Guma sensível como é, vai ficar todo comovido, com esta dedicatória. Coisa linda, mesmo!

É como diz o Kim, no fundo todos sentimos o desejo de voltar ao berço.
Eu quando vi o vídeo dele com os amigos a cantar as cantigas do meu Alentejo, cantei a par deles, só para matar as saudades da minha meninice.
Lindo post, amiga.
Parabéns

Agora já estás melhorzinha?

Estavas muito em baixo, tens que te animar.
Já sabes, qualquer coisa que precises...conta cá com a Janita.

Beijinhos



 
LAURA, ¨recordar é viver¨ Por isso,é gratificante lembrar tudo de bom, que vivemos.

Beijos



 
Olá Laurinha,
muito bonita a dedicatória, é sempre bom dar mimos aos amigos.
Beijinhos.



 
Espero que o astral já tenha subido. Pelo lindo escrito, parece que sim. Andar descalço (oh se andei) pelos matos e terras vermelhas é uma saudade que ainda dói.
Laura, pelas fotos parece que também eras o anjo das savanas e das florestas. :-}



 
Laurinha querida amiga.

Após ter escrito um "testamento" enorme cheio de baboseiras de quem emocionado ficou, e o bloger não ter enviado, porque deu erro, vou tentar de novo...

O teu poema e texto, para quem sinto que precisa de mimo para levantar o astral nestes momentos menos bons para ti. Representam com exatidão como tu és. No que doas buscas a tua alegria de viver. Na alegria que transmites aos outros encontras a tua.

Reviver momentos felizes que aquela terra que nos viu crescer e nos abriu novos horizontes, ajuda a perceber, que se estiver-mos atentos e de braços abertos, vamos receber os abraços que tanto esperamos para nos confortar e transferir a força e energias necessárias para novos e felizes momentos nos abrirem janelas para o sol entrar. E aí não serão résteas, porque o que mereces, é por inteiro.
Esta forma possível de dar-mos a mão uns aos outros, tem me trazido momentos de emoção e muito tenho aprendido sobre a amizade e o amor pelo próximo. Também com a tua fé inabalável.
Vou levar esta dedicatória linda e que me tocou profundamente, para o meu cantinho dos mimos. Lê-la e relê-la...
Agradecer por palavras, seria desvirtuar o que sinto quando o que me dás transcende o que eu conseguiria dizer escrevendo. Assim, vou em silêncio e de olhos fechados interiorizar o momento e dar retorno a partir do pensamento, que chegará a ti com o calor de um kandando apertadinho e profundo a dizer tudo o que por ti sinto e o desejo de muitas alegrias merecidas, pois tu és sol a aquecer nossas almas e não uma réstea de sol... Chegou aí???
Tenho a certeza que sim!

Mais kandandos e um beijinho para a nina linda que muito admiro.



 
Kim; Claro, ninguém conhece a minha capacidade para deitar coisas menos boas para trás das costas... se até eu me surpreendo comigo..resulta, tem de resultar ou eu não me conheça assim tão bem... há caminhos pejados de flores à minha espera, a Primavera já anda por aí a distribuir sorrisos e cores.

Um abraço apertadinho meu querido Kim, rapaz do meu coração, como sempre!

laura



 
Janita; quem sabe um dia conheces o Kim e companhia..é que os amigos dele são tantos e muitos dos tempos de criança, do mesmo bairro ainda...Eu conheço todos pelo que ele conta, fala, fala sempre neles, o Kim é um Amigo como há poucos, acredita.

O Guma ficou contente pelos vistos, e por email contamos as nossas coisas e loisas, claro.

beijinho a ti..um dia, um dia, sim..vais conhecer muito pessoal querido, só pode!

laura



 
É mesmo palomita, o que foi mau, apagou-se..o bom fica sempre cá dentro.

beijinhos a ti.

laura



 
Moonlight song, pois é, ao mimar recebemos mais mimo emitido pela alegria deles, tão simples assim.

Beijitos pa tu.

laura



 
Fernando;

Quem não tem a saudade entranhada...e de andar descalço? aqui faço-o mas não sabe ao mesmo, não, porque a terra não é igual...

É a terra vermelha que foi nossa
os pés descalços, magoados de a percorrer
a alma triste e saudosa
numa saudade que jamais acabará
pois os sonhos de toda uma vida
ficaram lá...


O astral tem dias e dias, mas ontem com tanto carinho que recebi, a alma voou, alcançou o infinito e fez-me ver que a vida para ser bela tem de ser levada por caminhos escolhidos e eu quero um caminho cheio de flores e de amor, eu luto para que haja na minha vida muita paz, ternura e amor...

Um beijinho .

laura



 
Kimbanda, ah, feiticiero da terra de luar, dos sóis sem fim, onde foste descobrir o meu segredo? na magia das noites de lua cheia ao pé do mar? os no batuque frenético que fazia os corpos suar?

Quem sabe, acertaste, Kimbanda amigo, acertaste sim..pois é fácil saber que onde deixares o bem, mais bem vais colher... Tu sabes que é saído do coração e não são apenas palavras... És um nino valente, lutador, fiel aos bons princípios que recebemos dos nossos pais...e como és um moço lá da terra, tinha de acontecer esta poesia escrita naquele momento quando acabei de ler o teu mail e ainda escrevi tchim, tchim..para brindarmos à alegria pois o mundo foi feito para viver nela, só que com as preocupações, esquecemos que é em alegria que temos de viver e não olhar para trás...

Moço lindo, é bom ter amigos como já deu para ver, na blogosfera encontramos coisas boas e menos boas, já provei de tudo, mas, nada se perde, fica a sabedoria para sabermos ler nas mentes que por mais que queiram, não são como nós!...

Fiquei mais babada com tanta ternura no que escreveste, ai moço...daqui nada tou com o olho a brilhar.

um apertadinho kandando e um dia a gente encontra-se por aí quando a vida quiser.

laura



 
Bonitas recordações e amizades.
É exactamente disto que eu falo quando se sente África.
Simplesmente Parabéns!
Porque quando se fala de Angola... As palavras faltam.

Um beijo



 
Estas belas recordações, ninguém te vai tirar, minha querida !
Esta foto com o bebé é tão ternurenta tal como a outra com a seixinha !
Minha querida, venho agradecer-te pelo carinho todo que me manifestaste e agora está na minha vez de te dar todo apoio que precisares !
Muitos beijinhos amigos da
Verdinha



 
Olá minha xopita; Desculpa a minha ausência mas como sabes tenho andado bastante em baixo e francamente sinto-me bastante doente. Vamos lá a ver se na próxima 2ªfª(outra consulta),consigo finalmente que o problema se resolva.Veremos...

Quanto a África, quando a descreves, sinto uma certa nostalgia por saber que foi o meu berço,a terra onde acordei para a vida e no entanto não tenho quaisquer recordações... vivas. Apenas posso ir até onde me leva a imaginação olhando os meus álbuns de fotografias.São esses álbuns apenas a única recordação que guardo dessa terra vermelha...No entanto,tu descreves de tal forma bem essa África, que a mim me fica a sensação de a conhecer muito bem.Só por isso, o meu muito obrigada.Sei que não poderei lá voltar.Assim, nada como ter uma Laurinha para me ajudar a viajar até ao meu berço.

Xopita, fica com um enorme beijo e até um destes dias. Para já não é fácil andar muito por aqui, mas vou fazendo os possíveis por ir aparecendo, ok?

****Sei que não te importas que deixe aqui um beijinho muito especial para a nossa Verdinha.Ela precisa e eu gosto de dar um miminho...

MUUUUUUUAAAAAAAAAHHHHHHHH*********



 
Edgar, é verdade, ainda hoje quando falo de lá, o pessoal daqui fica na dúvida..enfim, só quem por lá passou, viveu, amou a terra sabe o que sente cá dentro.Eu, tu, o Guma, Fernando e muitos mais que por lá passaram apenas, esses sabem da magia que havia naquelas terras quentes.

Um beijinho da moça.



 
Verdinha, apenas preciso do miminho dos amigos que como viste; nem aqui falta, e dia a dia vamos fortalecendo a alma.

um abraço apertadinho e obrigada por seres tão meiguinha comigo.

laura



 
Sol, já somos duas com a saúde às costas, mas sabemos que faz parte da vida, hoje isto, amanhã aquilo e lá vamos indo. Põe-te boa, o sol chama por nós numa tarde qualquer no Cais da Ribeira... Ou vens cá ter e acolhemo-nos na sombra amiga do Bom Jesus que é lindo, lindo.

Eu conto-te sobre a nossa África, eu vivi nas duas Áfricas e passei passeei pela tua, ah, tempos lindos da mocidade e já adulta, que bom que assim foi, acho que se não fosse essa aventura não seria a laura que sou que agrada a uns e desagrada a outros, azar...não se pode agradar a gregos e Troianos né?

melhora depressa. beijinhos e depois conta da consulta.

Beijinhos a ti e Joaninha.

laura



 
Sonhando e andando lá vamos vivendo.
E quando a dor é muita.....lá vamos nós buscar ao baú das recordações as coisas boas os momentos felizes....como te entendo linda.

Beijinhos



 
Bonito o poema, bonita homenagem, bonitas recordações.
E por vezes é a recordar, que vamos sendo felizes.
Beijito.



 
A Verdinha tem uma sorte enorme por ter o apoio dos familiares, dos amigos, dos alunos, dos colegas de aulas, dos colegas do coro e por ter sido muito amada pela mãe, tanta amada que ela conseguiu me deixar serena e pronta para continuar a vida em frente mas também houve uma pessoa que nunca deixou de segurar-lhe a mão e a esta pessoa, minha querida amiga Laurinha, deixo um beijinho com muito carinho.

Beijinhos
Verdinha



 
Secreta ...bem podes crer que assim é, as recordações servem de lenitivo a muita coisa, se servem, tudo se esquilibra.

Um beijinho.

laura



 
Verdinhaaaaaaaaaaaaaa, ai que fico coradinha com tanto elogio, valham-me...sou amiga de verdade, sabes que sim, ou antes; somos amigas e isso basta.

um apertadinho abraço e que bom que já vais seguindo em frente, nem todos conseguem, eu sei que não...haja a força do Pai e tudo se irá encaminhando.

um xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

laura



 
Que os vossos sonhos se realizem.

Abraço.



 
Olá Laura Amiga,
Adoro os seus "posts"e os seus comentários, quais résteas de sol que penetram com suave brandura nas feridas abertas no coração dos teus amigos.
O nosso mui querido amigo Kimbanda é disso tudo merecedor.
Durante os 16 anos que vivi em Moçambique, percorri e acampei em pleno mato. O cheiro das queimadas imensas , o som dos batuques intermináveis intermináveis fazem também parte das minhas memórias afectivas e sensoriais de África.
Um xi-coração e um muito obrigado.
Jorge



 
Parabéns ao nosso amigo Kimbanda pela amizade expressa e bem, por ti, amiga Laura.

Se há alguém que merece todas as doces palavras é ele mesmo. Um amor de pessoa.

De África sei por vós e pelo que vejo mas não vivi nada e não posso compartilhar todas essas lembranças que sempre que as leio, parecem-me maravilhosas.

Beijinho




 
Que belo assado que a seixinha dava, até a estou a ver, numa travessa, com uma maçã na boca...

Beijocas!



 
manuel, hão-de realizar, ambos merecemos ver a vida florir.
Obrigada pelo carinho.

laura



 
Jorge, ah, tão bom voltares, tão bom ver-te de novo pela blogosfera, e sabia que estiveste em Moçambique, já tinha lido e é verdade, há fascínio, há magia que só entende quem lá viveu...

Um grande abraço e vou por o teu link para não nos perdermos de novo.

Kandandos.

laura



 
Ná querida, pois quando estivermos juntas, eu falo-te da magia que guardo ainda na alma...assim entenderás o meu ponto de vista e a saudade que sentimos quando se fala na terra mãe.

o Kimbanda é um querido rapaz e merece tudo de bom e há-de ter.

Um beijinho a ti.

laura



 
Amiga estou simplesmente maravilhada com esta demonstração linda de amizade e carinho o Kimbanda merece.

Beijinhos aos dois



 
Enviar um comentário



<< Home