As Time Goes By
![]() Para Comprar os Livros Clicar na Imagem Blogues Amigos
Arquivos do SolTemas Recentes |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Quero Alguém ![]() O meu tecer de Esperanças!... ![]() Já escalei a minha montanha!... ![]() Amar-te-ei Sempre!... ![]() Não te vás nunca!... ![]() Não foi o ocaso |
||
segunda-feira, outubro 05, 2009 Sons do tempo de antes !...
Tinha dez anos quando embarcamos no Principe Perfeito, e, quando já de escaleras recolhidas, todos na amurada a acenar, alguns amigos foram acompanhar-nos ao embarque, depois chamam-nos para junto das baleeiras de cada um, já estava apreensiva com a presença de todos junto do lugar, que lhes pertencia, para o caso de o barco se afundar, devo ter pensado que o barco ia realmente ao fundo... imaginem quando o som de um úúúúúúúuuuuuuuuuuuu atroa os ares... O pai entendeu a minha aflição e descansou-me! É o apito do Barco, filha, para avisar que vai partir e para os outros barcos saberem que vai sair do porto, etc etc... só quando viajava nesses grandes trasatlânticos, é que ouvia esse som, do qual aprendi a gostar, mais tarde...depois do susto inicial passar!
Fui com o Nuno da última vez que cá esteve, passear na praia em Esposende e andamos pelo paredão. Estivemos junto ao mar, estavamos ali na maior, sentados no muro que separa a água, de terra, onde os pescadores deitam o anzol, adoro estar ali na quietude, de repente, aquele som do passado volta até mim, e deixa-me confusa,úúúúúúúúúúúú´´uuuuuuuuuuuuu ah, não havia barco nenhum à vista!o Nuno percebe e ri, ri enquanto diz; mommy, calma, é o farol a apitar para avisar os barcos, o nevoeiro está a cobrir tudo!, já é costume! Ufa, vá lá, se não é igual, ou quase igual... e parecido àquele som que ouvi há 47 anos...no Cais de Alcantara... Gostei! soube-me bem ouvir pela primeira vez, com som ao natural... E, como não tenho aqui as minhas pastas, esta prosa vai sem imagem, a ver se o meu pc se arranja rápido, é que tenho saudade de ouvir as minhas musicas, escrever as minhas canções, os meus fadinhos...enfim... ![]()
Comments:
Não sei porquê, mas quando me imagino a fazer uma longa viagem privilegio sempre o barco em detrimento do avião. O mais certo é nunca me aventurar para muito longe.
Um cruzeiro de 8 dias não muito longe da península ibérica já me satisfaz eheheh E acabou o feriado e com ele o descanso ... boa semana jinhos ![]()
AH,NINA PASCOALITA, ESTAVAS LONGEEEEE E POR ISSO NEM VINHAS CÁ... avião para ti? ui, nem que tocasse como o barco...a menina gosta mais de tomar banhocas do que andar a atirar-se plos ares de paraquedas...Pois foi, lá se foi ot eu descanso e das nossas ninas que andam mais cansadas que sei lá...ahhh precisamos urgentemente de um cruzeirinho daqueles...Beijinho a ti, de mim, laura
![]()
O Príncipe Perfeito e o "irmão" Infante D. Henrique, eram a menina dos olhos das companhias de navegação.
Não tínhamos melhor. Tive um tio e um primo que trabalharam muitos anos, (uma vida), na marinha mercante e sei que ficaram "marcados" pelo luxo desses dois. Só conheci o Vera Cruz, onde fui e vim de Angola e o Lobito, um cargueiro que só transportava 16 passageiros (penso eu que era assim) e o Moçambique. Também visitei o Timor, mas era pequeno demais e as recordações são muito baças. Afinal os dois sons eram marítimos, talvez daí a ... Falemos de coisas mais alegres. Vi as fotos em dois locais, pois fui à Suíça visitar o Osvaldo (só de letra). O que ele diz já me tinha apercebido. Talvez por isso esta mais "próxima amizade". Quem tem o coração aberto não necessita de esconder nada e até o sol é mais radioso porque podemos andar de cabeça levantada. Mas isto é treta. Estive a fazer faxina lá para o Norte e em Espanha ("As Neves") e como sempre não levo o computador. Dou descanso ás teclas e tenho a alegria, quando volto, de receber um sorriso do teclado que não foi "martelado". Lá tive de fazer nova paella, esta mais pequena, não que a fome não fosse a mesma, mas eram só "oito desesperados á espera duma arrozada". Tive azar porque ficou bonita, mas em paladar não. É que me enganei e deitei açafrão a mais. Mas comia-se, sinal de que não estava assim tão mal. Não vou anadr por aí. Apanhei uma molha de caixão à cova, mas felizmente que vai vazio ... (rsss, rsss, rsss) Parece que é tudo. Se não for apareço. Um abração de amizade. ![]()
Em Vila Praia de Âncora ouvia o apito do farol quase todas as manhãs quando passava férias lá, que era rara a manhã que não nascia enevoada! O farol era mais género apito longo, não o tal UUUUUUU dos barcos que é mais forte. Mas se calhar depende das zonas ou do que queiram avisar aos pescadores... :)
Beijocas, nina! ![]()
._________querida Laura
adorei esta tua "viagem" na memória_______aos "Sons do tempo de antes!" ficou no ar o________úúúúúúúúuuuu do barco que te assustou em menina____... beijO_______ternO b.semana ![]()
Ana, Ana, as memórias, as nossa smemórias pelos vistos, têm muito em comum, e, ainda bem, assim, sabes sempre do que falo, ehhhhhh...Beijinhos. laura
![]()
Ana, ó Ana, e o teu Bairro? Diz lá, ah, podemos passear por ali como antes, ir à praia,s entar debaixo das palmeiras do lado da cidade, enfim...Beijinhos. laura
![]()
Xistosa, e pelos vistos, andei nos paquetes mais luxuosos que tinhamos, fui no Principe e vim no Infante, e voltei no Principe, de novo...ehhhh mas que namoradeira...e ainda andei noutro, ao todo foram apenas 3 viagens que a 4 foi a tal de avião, para South Africa e sai dali sem perceber patavina de inglês, etc, já contei aqui e ao Osvaldo e Ana contei de viva voz...porque é dificil de acreditar, enfim...
Ah, essas paellas devem ficar um must feitas por ti...um dia provo-as ai que provo, quando vieres aos teus cunhados, eu ajudo-te, mas tomo mão no tempero... E por aqui me fico, desejando-te as melhoras de todo..laura ![]()
Tété, como não me lembro bem do som, só posso dizer que me soava ao tal do úúuuuu longo, mas aind aperguntarei ao Nuno para ter a certezinha..Beijinhos. laura
![]()
Oláááá Bety, pois foi, e adorei sentir d enovo aquele som que me trouxe medo e nostalgia..Beijinhos da laura
![]()
Olá Nina;
Os sons começam a retomar seus lugares no teu cérebro e aos poucos vais ressentindo o que já tinhas vivido... Aos poucos irás controlando e definindo todos os sons e melhor será quando decifrares o riso de alegria de todos os teus amigos que te "contarão" tudo o que tu perdeste até agora. Ficamos muito felizes de sentir que os progressos nesse sentido começam a ser notórios. bjs, Nina, da Ana e Osvaldo ![]()
Os mecanismos da memória são curiosos. Gostam de brincar às recordações. Ás vezes enganam-nos um bocadinho, outras não. Enganam-nos melhor quando queremos ser enganados.
Não é o teu caso. A memória trouxe-te recordações da tua infância e brincou com as tuas emoções. Como dizia a publicidade dos rolos fotográficos: "recordar é viver..." Beijinhos ![]()
Flor de Linho:
Que bom que os sons vão fazendo parte dos teus dias! Fico feliz a cada som novo que descobres. Um dia destes, vais acordar com o cantar do galo, ou o piar dos passarinhos. Beijinhos ![]()
__________________________________
Realmente, alguns sons ficam para sempre! Mais ainda, quando marcam uma grande mudança de vida... Gosto de ler as suas memórias, Laura! Beijos de luz e o meu carinho, muito especial!!! __________________________________ ![]()
Laurinha! Sabes tenho um sonho um dia fazer um cruzeiro,a alguns lados tão belos pelo mar fora,escutar os sons.Gostei de ler mesmo sem fotos,está lindo bem a tua maneira.
Beijinho fica bem Lisa ![]()
Querida Laurinha,
A tua memória está fresquinha enquanto a minha prega-me partidas...eu pensava ter respondido a este teu artigo e não vejo nada ! Querida, com o tempo vais descobrir todos os sons e já não precisarás ler nos nossos lábios, fecharás o olhos e ouvirás todos os teus amigos a murmurar ao teu ouvido "amo-te". Muitos beijinhos com carinho da Verdinha ![]()
Osvaldo, ora pois, devagarinho, quer queira, quer não, eles começam a fazer sentido, tão bom qu é e fui apanhada desprevenida, o Nuno riu-se do meu susto e do meu olhar sonhador, contei-lhe, e, como envolvia o avô, o avô que os meus filhos aprenderam a amar, gostou de ouvir falar nele... Um dia, em breve, espero mais um daqueles ajuntamentos, em que os Anjos é que enviam os convites!...aqueles convites com letras a ourro entre corações do mesmo kilate...Beijinhos a ti e à Aninhas querida..laura
![]()
Querido Pintor, talvez eu nem saiba descrever o som, porque é dificil reter quando se nem ouve bem...mas, o sentido naquele momento foi isso, quase ou igual ao som do navio...quem sabe até é muito diferente, mas, hei-de tirar isso a limpo, junto de quem o ouviu naquele ano de 1962, e o farol de agora...
Beijinhos a ti nino querido, que amas os animais como eu e muitos mais, amamos, e os queres em liberdade...sempre quis que fossem devolvidos ao meio onde pertencem, faz-me lembrar os tempos dos escravos, e os animais são também escravizados, quem os quiser ver, vá onde eles vivem, nada mais que isso...Beijinhos, ansiosos por te conhecer assim como à querida Besuguinha e Janita... ![]()
Maria, Maria, só tu para me lembrares que ainda não ouvi o canto do galo...bastava-me ir à aldeia d aminha avó laurinha, só lá vou por flores nas campas, em Novembro, e o meu pai também está lá, mas, que queres, eu sinto que ali apenas está o corpo...
e so vive lá uma tia minha de 82 anos, assim, sei que se dormir lá, ouvirei o cantar do galo... Beijinhos, o manel quer levar o pc..laura ![]()
Laurinhaaaa
Onde é que te meteste? Secalhar fugiste de mim, com algum Brásuca... foram ouvir o mar da tua terra! Cá te espero... Beijinhos, Estrela d'Alva ![]()
Laurinha apesar de sempre ser do mar nunca fiz grandes viagens de navio. Sempre fui pescar com meu pai, mas nunca nos afastavamos muito da costa. Mas sempre adorei a sensação do chão a balançar sob os pés.
Beijos. ![]()
Vim aqui a esta casa dizer mal ... e caiu-me a desgraça por cima.
Tive uns "habilidosos" a mexerem os cordelinhos, colocaram música, dançaram e sapatearam, colocaram aquelas porcarias em cada post (agora não sei retirar aquelas desgraças), mas pior, pior, foi que o blog também mudou de cor, agoar está com fundo branco no início e depois escurece. Não são lâmpadas fundidas, que já verifiquei ... também é a única coisa que sei fazer, atarraxar as lâmpadas do blog. Uma boa noite. ![]()
Nunca andei no "Principe Perfeito"
mas lembro-me dele no Porto do Funchal. Eu viajava mais no "Funchalense" e" Madeirense"que eram barcos que faziam escala em Porto Santo nas idas de e para Lisboa. Beijinhos ![]()
Estrelinha, sabes que nao ha pc...agra escrevo no do nuno que e outro teclado,mas logo ja resolvemos o problemado meu,jinhos
![]()
Eu sei Xistosa, falaste apenas o que achaste que devias e sendoassim, o meu tecnico sem eu pedir, pos tudo em pratos limpos, sobre o som...N~ao se fala mal,cai em cima de todos.beijinhos
![]()
Querida Montana, nos paramos no Funchal eLasPalmas,tinha u 16 anos e comprei la duas lindas bonecas,e ainda as conservei ate tarde...Fui ao Porto santo de barco e com dancas,foi giro, amei..beijinhos,laura
Enviar um comentário
![]() << Home |