A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


terça-feira, julho 28, 2009

 

Fui dar um passeio com a D. Dores !...




Uma amiga querida desde há mais de 15 anos! Conheci-a numa cafézito entre amigas, e a partir daí, podemos não nos ver todos os dias, mas a saudade é sempre forte, porque ela é como se uma mãezinha fora! É a bondade em pessoa, é a amiga para todos os momentos. Por vezes vou visitá-la na casinha dela que parece um jardim, cheia de flores mil, ou vou buscá-la e vamos dar duas de treta, e calcorreamos o nosso lugar preferido, apanhamos ervinhas, ela conhece as multiplas opções para males de coisas e loisas. Ou é um cházinho disto que faz bem áquilo, ou é um cházinho de alecrim para males de estômago, o certo é que resultam.
Hoje fomos dar uma voltinha pela fonte, a fonte onde eu ia buscar água, mas, todos bebiam e ninguém queria o trabalho de ir buscar e carregar os tais dos garrafões, e a laurinha deixou de ser parva! Qurem beber? a fonte é ali!...
No regresso vimos hortelã e digo eu; D. Dorzinhas, olhe hortelã que tão bem sabe em chá com limão e canela, ah, tão bom... na canja, adoro com sumo de limão espremido no prato. Não, não apanhe, olhe que não é essa, esta hortelã selvagem que cresce nos montes e muros, campos de pasto, hortas, abandonadas por aí. Esta hortelã, antigamente usava-se para as barrelas da roupa!... servia para branquear as roupas brancas, os lençóis, camisolas, ceroulas e por aí fora, panos de cozinha, toalhas... Não me diga! Nunca na vida ouvi tal coisa! É dona Laurinha, ah, nunca conseguiu chamar-me de laura, diz que não é capaz, e já não digo mais nada, serei sempre a dona laurinha.
Então explicou que; lavava-se a roupa, dava-se-lhe uma boa sabonária, depois colocava-se na bacia da roupa, um lençol, peças, o que fosse, tapava-se com uma mão dessa hortelã, a tapar toda a roupa, depois outra camada de roupa e mais hortelã, apanhava-se ao pé dos rios onde lavavam, nos campos, por ali fora, e isso tudo assim ficava de dia e de noite, e ao outro dia a roupa estava branquinha que nem lhe digo... Adorei aprender, adorei ver, saber, sentir cheirar... Eis algo que nunca imaginei numa planta tão verde... e D. Dorzinhas, a roupa não ficava com aquela tinta verde? Não senhora, era tudo de uma brancura... era a barrela antiga, e tem outro nome, eu chamei-lhe; Hortelã selvagem !... Aprendam... Um dia apanho umas braçadas e experimento e assim, acabou-se o cheirete da líxivia, e a roupa ficará branquinha como eu gosto... Ora vejam lá se me desse para apanhar aquela hortelã... e fizesse comida com ela, ou cházinho? ah, já viram? o meu estomago branqueava-se... ou seria útil a lavar a alma de muito boa gente!...





Comments:
Flor de linho:
A tua amiga tem aquela cultura, de experiência feita, que eu tanto gosto. Aprender com os mais velhos é uma benção.
Sabia que dantes se usava cinza, para branquar a roupa, mas desconhecia a planta.
Saberes antigos de experiência feitos.
Sabes? Gosto muito de velhinhos (eu que já sou meia cota), tanto como de crianças. Fico triste, se os vejo sós ou maltratados.
Beijinhos querida.



 
Querida Laurinha,
Estive a ler os últimos comentários sobre o vosso encontro de bloguistas.
Da próxima vez, também esatrei presente !! :-D

A nina Maria Soledade consegue ficar séria durante 1 minuto ? O que ela me faz rir, esta nina ! Também vai estar presente no encontro de Setembro ? Se for, tenho que levar um corsete para não partir as minhas costelas a rir !

E a Pinpinha também vai. Acho que um abraço desta nina grandalhona (parece que é ainda mais alta do que eu !) vai me saber tão bem sem falar dos teus miminhos todos.

Mas o que ninguém sabe, a não ser eu, hé hé, é que a Ana e o Osvaldo são dois queridos com um coração enorme e que estou com saudades deles !

Aprendi mais alguma coisa hoje com a D. Dores. Também tive uma amiga (que tinha a idade da minha mãe) há uns anos e também fizemos alguns passeios juntas. Era minha colega no voluntariado. Até fizemos termas juntas ! E foi até ela ter um AVC que a perturbou muito, mal a entendia mas continuei a visitá-la. Há muitos anos que ela queria partir e há uns meses atrás Deus fez-lhe a vontade.

Hoje também estive com uma bloguista : é a muito querida e corajosa Elsa do blog : Vivendo com um sarcoma :

http://livingwithasarcoma.blogspot.com/

Um beijinho para ti Laurinha

Verdinha



 
É verdade! A D. Dores sabe, mas desconhia essa propriedade de branquear a roupa ehehh O meu quintal está cheio dessa macaquinha de imitação de ortelã ahahah

Bom passeio com a tua amiga que conhe há muito tempo de tanto te ouvir falar nela.

jinhos



 
Desconhecia, Laurinha, essa da hortelã para branquear. Conhecia a barrela com cinza que também é estranho. Mas estás a ver o que se aprende?!... É isso mesmo!... Ele há ervinhas boas para tanta coisa. Eu sei de algumas que uso na comidinha para dar sabor e um cheirinho que só... cheirando e para chás então nem te conto. Ou melhor, conto sim senhora um dia destes quando nos ajuntarmos à conversa.

Beijinhos pa ti nina das résteas.



 
________________________________


...olha só! Essa eu também não sabia... Não conheço esse tipo de hortelã.

Saudade de você, Laura!


Beijos de luz e o meu carinho...


_________________________________



 
Laurinha. Um pouco ausente por motivos de trabalho e familiares(curtir o filho) que esteve aqui a minha beira,sabes como são as saudades? Qual blog?soube a pouco e hoje pela manhã ala embora,é vida minha amiga.Fica a mãe chorosa mas tem de entender.
Sabes essa tua amiga parecia a minha avó,sabia de cor e salteado as ervas todas e para que serviam.
Beijinho fica bem.

Lisa



 
Mas que agradável...hum!!!

Uma grande beijoca Laurinha



 
Laurinha, aínda bem que só hoje ficaste a conhecer a verdadeira erva!!Olha se tu nos davas a beber a tal de hortelã selvagem com limão e canela??Taditas de nós...vimos embora com o estômago todo embrulhado, tipo...lexívia!!!

Será que essa hortelã só lava mesmo roupa?!!é pena!!...devia também dar para lavar a boca, ahahahahah...que bem fazia a seres maldizentes...

Olha, com cinza eu lavei muitas vezes os dentes e, que branquinhos ficavam...não sabias pois não??Aprende comigo muié que a idade não serve só pa nos deixar o pescoço aperuado,heheheheh...Ah, e também serve para tirar o excesso de tinta que fica na testa depois de se pintar o cabelo!Não sabias, pois não?Diz que não, p'ra eu me sentir licenciada em cinza...afinal para que havia de servir fumar?Temos de aprender para que serve os restinhos dos pregos que fumamos, né?

A tua sorte foi a Dª Dores perceber muito de ervinhas, senão tinhamos Laurinha hortelalizada!!ahahahahah...

Seja: A xopita agora passa o tempo na passeata!!Ora com ninas, ora com a DªDores, ora sózinha, sózinha não, com os teus anjos...Fazes bem, nunca pares...Vê se amanhã apanhas...um Amor Perfeito!!!

Beijinhos...MUITOS

**Já saíu o galheteiro!!
**Não me APAGUES(convém sempre lembrar) porque eu tenho tido cá um azar!...



 
Não sabia que se usava essa hortelã para branquear a roupa. Obrigada pela partilha, Laurinha. Beijinhos.



 
Quando se fala em hortelã lembro-me sempre dos Sugus de hortelã-pimenta, eram os meus preferidos!

Beijoca!



 
Lavar a alma, ou ficar com uma grande dor de barriga?! :)

Bom, ainda bem que a tua amiga te avisou, que esses efeitos secundários são capazes de não ser tão "branqueadores" nas entranhas... :D

Beijocas, nina!



 
Gostei de ler esse teu lindo passeio com a Dª Dores. Além de estar escrito de uma maneira muito agradável,fiquei mais rica com esta informação. Vi muita gente lavr a roupa no tanque lá na aldeia onde nasci; vi fazerem a tal da barrela, colocar para corar, usar cinza, mas, hortelã, essa..., pensei que fosse só para chá. Muito obrigada pela visita ao meu cantinho e espero que volte mais vezes. prometeo que virei visitá-la outra vezes, não para um chá de hortelã, mas para um de camomila, por exemplo.Um beijinho e até breve

Emília Pinto



 
É isso, Dona laurinha! Há plantas que servem para tudo. Lavam a alma, tiram as dorzinhas e purificam o corpo.
É só saber escolher, não vá aparecer uma erva daninha.
Beijinhos Dona Laurinha!



 
E pensava eu de tudo saber,em ervas se falando e fitoterapia,mas com Laurita,neófito serei sempre,miga linda,amei comentários seus,mas..buááá´,ocê não viu post tributo à voce,mai embaixo,lá em oráculo meu!

Bzito Miga Querida!

Viva Vida!



 
Olha que com essas ideias tu e tua amiga levam a Neoblanc à falência. hehehe

boa noite Laura



 
DANÇA DA VIDA DE LAURITA NOSSA!
DANCE LAURITA AMADA NOSSA A DA VIDA DANÇA!
DANCEMOS LAURITA LINDA AS FLORES DE VIDA SUA!

Ninas e ninos, surpresa no blogue do nino Ricardo Calmon..o homem é fogo, posta a mil por dia, ora desçam se quiserem ouvir tem cd de Montenegro... Beijinhos e têm de descer, não sei em que dia foi, mas, desçam e leiam, ouçam..




PARA LAURITA,A VIDA ESCUTAR.QUE OUVIDOS SEUS NUNCA PARARAM DE SORVER,EM MENTE SUA A VIDA VIVER ,AMAR E TRIBUTAR,ÉCOUTE MA VIE,A METADE OUTRA!


VIVAVIDA! A SUA VIDA!LAURITA NOSSA VIDA LINDA,EM FLOR MULHER!
2 comentários Postado por Ricardo Calmon às 12:51



 
Querida Maria, foi bom aprender tanto, é smepre bom viajar no tmepo e nos cmainhos de Deus, pela mão desta amiga querida...ela não é velhinha, é um doce de mulher, já tem achaques nos joelhos, aqui e ali, mas quem não os tem?...Beijinhos Maria a vamos fazer uma barrela..laura.

Verdinha; ahhh a nina Soledade é um poço de riso, alguém a deve ter deixado cair quando nasceu, ela é séria, fala de tudo, aliás, não há nada que ela não saiba falar, a pipinha e eu que o digamos...

Ahhh eu sei que eles Aninhas e Osvaldo, são queridos, se o que leio deles é tão meigo, lindo...ah, sei pois, só que tu levas a primazia, porque os conheces...mas já falta pouco para os ver...primeirinho do que vós, ehhhhhh...
A nina Elsa tem sarcoma, v ver bem o que é...ainda não faço ideia, mas, vou pesquisar..Beijinhos a ti, doce amiga..laura.



 
Pascolaita, tão experimenta lá isso a ver, mal vá a minha mãe, farei isso numa qualquer peça branca, ou trago para casa e faço, é que acho estranho aquele verde não borrar a roupa toda, ahhhhhh...
Lembro de falar dela nos nossos emails a diário e quando cá vieste passar uns dias (que souberam a pouco, diga-se!)foi cá um fartote de gente, de risos e alegria..Jinhos a ti..que tiveste que ir mais cedo por causa das galinhas patos e horta...



 
Besuguinha, tão quando nos juntarmos aqui ou aí, ensinas-me porque adoro ervinhas na comida, adoro e tento variar..
Essa da cinza todos conhecem, mas eu não, nem fazia ideia de que aquele pó tão sujo, da lareira, daria para isso...ah, mas a natureza é sábia..beijinhos meus, a todos, especialmente áquele nino kido, o Janita..laura.



 
Mundo azul, também sinto sua falta, e quando nos encontramos no gmail, mas que bom falar ao vivo... essa hortelá tem um nome, mas estava dificl de entender, a minha amiga há-de escrever o nome e depois mando, é a hortelã não comestivel, dos montes...
Beijinhos minha querida..laura.



 
Agulheta, quando temos uma avó assim, temos a obrigação de aprender de tudo para depois passar à nova geração...eu já sei umas coisinhas, poucas, ams sei, e tenho livros sobre a utilidade e os perigos de certas ervas...
Curtiste o filho? o meu vem daqui a dias, e que bom...beijinhos meus, laura.



 
Gatinha, experimenta, quando andares nos teus passeios campestres...e vires a tal da hortelã, até na beira das estradas cresce...Beijinhos.



 
Nunca tinha ouvido dizer que a hortelã branqueava a roupa!O que se aprende com os antigos!
mas pelos vistos não é a hortelã que se usa na comida,né?
Da outra..acho que nunca vi,mas também não admira, não destingo as árvores de fruto, quanto mais as ervas!Só se na árvore já lá existem os frutos! ahahahahaaha



 
Soledade, uma amiga Brasileira ensinou-me a fazer esse chá de que falo, foi na Junta de Freguesia do Dr Firmino, ela deitava no panelão, metades de limão, paus de canela, um monte d ehortelã, e acredita, ah, coisa boa e no Inverno cura tudo...

ó pariga, eu ia lá dar-vos veneno? xi, só por isso nunca apanharei as ervas que não conheça...
ahh essa de lavar almas, o diabo teria que apanhar imensa hortelã para fazer a barrela áquelas duas almas!...

Menina, excesso de tinta de pintar o cabelo? eu uso nivea, mas cinza...rapariga, tás bem? cinza pós dentes branquearem? atã para que andam nos dentistas a gastar fortunas? e tem de ser de tabaco? explica lá isso, não fumo mas para os branquear, até me dava ao luxo...ora, se o fizer, juro que tiro uma foto em posse de fumadora inveterada, ehhhhhhhhh... Pois raramente o fiz, mas naquele dia no Cinema S. Paulo...sai post novo, ora se sai...

Acredita que ontem a passeata envolveu Anjos e tudo...só me faltou vê-los. Eles não me abandonam, de certezinha absoluta.

O amor perfeito está quase no papo, como se diz, mais um tempinho e temos a laurinha feliz a rir com quantos dentes tem...Ora , aprende..ahhh o que me rio a escrever isto...
beijinhos nina amada, nina querida, tão bom ler-te e ver que fazer rir o pessoal... tás a ver? a verdinha tá cheia de perguntar se vais em setembro...eu levo o carro, levo a ti, levo a nóizinhas duas, prometo não acelerar, eu já não serei Fitipaldina, apenas um querido Ayrton sena, vagaroso como se andasse nas ruas do Brasil amado...
laura



 
Paula, aprendemos todos os dias alguma coisa, ams, por esta eu não esperava, e dá para branquear a dentuça...Beijinhos


Rafeirito ahhh os Sugus naquelas embalagens d emuitos e variados...os verdes, xi, só gosto de chocolate com menta da cadbury que comprava na África do Sul...coisinha boa..beijinhos meus..laura

tété, se soubesses de quem falava, escolhias as duas coisas, ehhhh ideia genial, mais umas pitadas de algo mais e sairia lavagem dupla...
Beijinhos e abraço de férias..

Emilia, ahhh pois esta amiga não mente e vivia aqui em Braga nas cercanias de Montariol, o Mosteiro que ainda hoje tem Padres e dão consulta smédicas, chás, etc etc, e ela usava isso na roupa...lindo, é lindo de ouvir, sentir..Beijinhos minha querida, laura..



 
Kim; os filhos d eum casal amigo nosso, chamavam-me D. laurinha, eu achava piada, mas tu!...soube bem ler-te...
Bom, que nunca apanhei dessa hortelã, mas, voltando há uns anos atrás, fui com um querido amigo e vizinho, o Josué, a Aveiro a casa da Lili Laranjo, e quando esperamos no carro por alguém que nos vinha ensinar o caminho para a casa dela, a estrada estava cheia delas, de pés de hortelã e ainda estive tentada a sair doc arro e apanhar uns pézitos, mas tinham muito pó, com os carros a passar a toda a hora, imagina..o Josué é que disse, está muito suja, há mais limpa noutros lados..voz dos Anjos a avisar...imagina pois a barrela da minha barriga...
Beijinhos querido Kim, muitos...laura..



 
Ricaro, já lá fui, já andei por lá, e como digo, você posta como gotas da chuva e nem dá tempo de vermos, ehhhhhhh..adorei, amigo, adorei, amei..Beijinhos meus..laura



 
Olá Nina;

Como são belos os passeios pelos verdes campos da nossa terra, não é?...

E quando se tem como companhia alguém com uma vivência de cultura de vida excepcional, nada melhor para aprendermos...

São maravilhosos esses passeios e a hortelã,... tanta coisa boa que se faz com essas perfumadas folhas.

bjs, Nina e já apreciei a bela foto de vocês no domingo.

bjs da Ana e meus.



 
Laura:
A sabedoria popular é muito especial, pois é passada de mães para filhas, ao longo de várias gerações.

Em relação à hortelã, o meu marido faz muito chá com ele e gosta de o colocar na canja, agora, também estou como a Pascoalita, não sabia que também fazia milagres com a roupa, mas acredito que faça.

Dou-lhes os parabéns por transmitir essa sabedoria, dessa forma está a contriuir para a sua sobrevivência.

Bjs Susana

( Também gostava de saber pormenores sobre esse encontro de bloggers, ou será privado? Sempre é em Setembro em Viseu? Se for também gostava de participar, pois vivo nessa linda cidade.)



 
Bonito passeio.....tu ultimamente tens andado muito vadia....ahahahahh
Detesto hortelã.....nem em chá gosto.
Os Marroquinos é quie tem muito a mania do chá de hortelã....será que tens alguma costela marroquina...ahahahhahah

Beijokitas



 
Hortelã para branquear??? Vivendo e aprendendo!



 
tudo o que precisamos está na natureza, apenas temos de saber onde procurar.



 
Pitanguinha, olha que foi coisa que lembrei, mas, cala-te boca, ehhhhhh, experimentarei um dia...semrpe quero ver se lava mais branco..olha, vou começar a esfegá-la nos dentes ehhh fica mais barato branquear..beijinhos.



 
Coisas que não se aprendem na escola.
Beijos Laurinha.



 
Africana, pois entã a nina conseguiu uma folguita e vir aqui? hum, claro que a hortelã é muito parecida, eu já ia a cortar um pézinho, ai a menina laurinha... de resto sou como tu, uma pereira se tiver peras, é o que é, se não tiver, ainda tenho duvidas...
beijinhos.



 
Osvaldinho qual foto? aquilo é lá gente? euzinha toda cheia de banhas, nananinaná, eu nem sou assim, rais partam a maquineta...

Adoro sair com esta amiga, por vezes damos a nossa voltinha, lanchamos, e levo-a a casa..tão bom. Nunca esqueço de Pedir a Deus que a guarde sempre, para mim...
Beijinhos querido amigo..laura.



 
Olá Susana, o encontro é algo que o Osvaldo se lembrou, o ajuntamento é em Tabuaço, pernoitamos lá, o Osvaldo vive em Viseu...vamos viajar pelo douro, vamos ver um local (as Poldras,os Moinhos da tia Rosa, e sie lá que mais... acho eu, enfim, está o roteiro feito, o osvaldo tem algo no blogue dele, entra lá e vai descendo e o Kim também, até tem um cartaz com a minha foto e dele...está muito giro...v ver a data e aviso-te..Beijinhos.



 
parisiense, cheguei de novo de vadiar, almoçar fora, dar uns giros, é a vida...Beijinhos.



 
Rod! ó meu querido Roderick, ai que a soledade t emudou o nome, mas,falamos em ti, e bem nos rimos de ela te mudar de nome, ehhhhh..
vivendo e aprendendo..só que eu vou experimentar isso a ver se sai branco ou verde...xiça..deixa ver..jinho meu. laura.



 
Magia, magia e procuramos onde? tudo o que queremos, bem, nem é bem assim..há desejos e sonhos escondidos...jinho d alaura.



 
Será que o Rod canta com a mesma voz sexy do Rod Steward ?
Também vai ao encontro bloguista ?
Queeeeeeeeero ouvir o Rod Cantar !

Não me vais mandar algumas fotos ??? Estou com ciúme :-D

Beijinhos querida Laurinha

Verdinha



 
Verdinha? O nosso Rod cantar? hum, olha que lá escrevre escreve cumó caças, bem, mas cantar..deixa ver que ele já responde...beijinhos meus. laura.



 
Enviar um comentário



<< Home