A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


quarta-feira, dezembro 17, 2008

 

Saudade Natalícia ...


Saudade Natalícia !...


É saudade o que fica
Nestes Natais
Que vão passando
E de nossos olhos
Lágrimas vão rolando
E quantos mais passam
Maiores as saudades
Vão ficando !...




É o lugar do pai
Que falta à mesa
Para connosco jogar
E aos pinhões, trapacear
E para nos encantar
Com histórias reais
Dele e dos seus Natais
Tão tristes, sem pais !...






Faltam também os avós
Que nunca nos deixavam a sós
Junto do lume crepitante
Que brilhava incandescente
Nas chamas que subiam
Para aquecer os Anjos
Que nessa noite
Desciam !...




E os irmãos mai’la lembrança
Que temos
Das tardes percorridas
P’los montes à cata de pinhas
Para que a lareira
Pudesse aquecer mais
E que felizes e contentes estávamos
Ao pé dos nossos pais !...






E a saudade das tias?
Que já se foram também
Onde vamos agora sozinhos
Apanhar o azevinho
E trazer dentro dos alforges
O musgo tão verdinho
Para alegrar e honrar
No Presépio … o Deus Menino !...







Comments:
"PAI
Já não te tenho a ti, Pai
Ficou a lembrança
De ser criança
nas tuas histórias
Sentada no teu colo
Ouvia e guardava...
São momentos
Que fazem as minhas memórias
Quando estavas fora
Tinha o teu casaco
Que cheirava a Pai
Ficaram as lições de vida
Que sigo
Esforçando-me por ser feliz
Ficou-me de ti esse ideal
Ser feliz
Acima de tudo"

escrevi estas palavras num momento de saudade do meu pai. são poucas... esta altura do ano é de facto particularmente difícil. o meu pai e o meu irmão (o mais novo de nós, único rapaz) "foram embora" ambos nesta época, um imediatamente antes outro imediatamente depois do natal com alguns anos de diferença, o meu irmão primeiro, o meu pai depois.

Guardamos as memórias, Laurinha, e façamos juz ao que nos deram...

beijinho em TI
Belmira (girassol)



 
Pois é querida Girassol,

A vida segue seu rumo
Sem olhar para trás
E nos teremos de fazer
Com que nossas recordações
Nunca nos deixem esquecer
Aqueles que nos deram o SER !...

Mas os Natais são particularmente custosos de passar, principalmente naquela noite em que todos à volta da mesa (este ano faltará o Nuno, só vem em janeiro) recordamos os nossos natais d aInfância. O meu mano querido o Helder também faleceu há quase 4 anos, era o meu amor de irmão, que com o outro mais velho, não sou capaz de criar laços de empatia, é demasiado difícil conviver com seres muito diferentes de nós (em tudo!)
Beijinhos e sabemos que eles nessa noite estarão perto de nós, pois os seres amados costumam vir ver como decorre a nossa quadra, e procuram que haja felicidade e não tristeza!...
Beijinhos minha querida e tudo d ebom para ti. laura..



 
Oi Laurinha
Fiquei tão comovido com as tuas recordações de Angola que me faltaram as palavras. Sei, por amigos,que Angola e Moçambique provocam nas pessoas que lá viveram uma nostalgia enorme, até porque lá os dias os dias eram maiores e o nosso tempo de vida aumentava.
Saudades, quem as não tem?
Mas também estás muito bem situada, pois a tua cidade é maravilhosa e é a cidade que que eu mais visito regularmente.
E a pronúncia do Norte? Adoro!
Os presépios são lindos.
Bjs



 
Ó KIm, KIm, Kim, eu apesar de surda não tenho a pronúncia do Norte, balha-me...nem digo assim; ó máie (mãe) Boue, bamos, arre..nananinaná... laurinha fala à moda dos Pais que foram sempre cosmopolitas ehhhhhhhh.
Bem se vieres cá, avisas e já ficamos a conhecer-nos...moro perto do centro da cidade.
Angola, hoje, amanhã e sempre, dentro de mim!...E não me perguntes porquê, porque amo aquela terra onde tão feliz fui!...
Beijinhos.



 
As minhas saudades natalícias é de um presépio que o meu pai fazia em Angola, com caixas de cartão cobertas com papel e coco ralado tingido de verde, para dar a impressão de relva....e era tão lindo mas tão lindo que ainda hoje tenho saudades dele.

Beijokitas



 
Sabem o que vos digo? É nestas alturas que me sinto mais sortuda do que vós ... como não tenho dessas boas recordações, logicamente também não sofro com as saudades.



 
Sabem o que vos digo? É nestas alturas que me sinto mais sortuda do que vós ... como não tenho dessas boas recordações, logicamente também não sofro com as saudades.

jinhos muitosssssssss



 
Pois bem Laura, quando for aí aviso. Costumo ficar em Fraião,em casa de gente de Angola.Calculo que não tenhas a pronúncia do Norte (que de resto eu adoro) do mesmo modo que sei que já não tens cabelos compridos que te ficavam lindamente. Grande borracho! Mas ainda hoje és uma senhora (da minha idade) muito bonita.
Parabéns à poetisa e ao ser humano.
A Parisiense também deve ser muito curtida!



 
Laura

A beleza de alma a lembrar os entes, em bonita poesia. Fica descansada que gostarão mais, de nos observar felizes, do que a sofrer. De modo que os horaremos mais se, recordamos em festa, do mergulhados na nostálgica tristeza.
É Natal!...
Beijinhos,
Daniel



 
Ó pascoalita; de certezinha que te lembras de fazerem qualquer coisa a imitar um presépio, tinhas manos e manas, caramba! E como sempre te digo, a minha saudade não é doentia nem confusa, é uma saudade cheia de paz e de bons momentos, que os maus já os esqueci todos, há muito, muito tempo!...
Beijinhos.



 
Kim; pois nã, basta ires ao meu livro que está ai ao lado, clicas nele e vais dar à minha foto recente, cota de 57 feitos há dias!... Fraião sim, estive para comprar uma duplex lá e ainda bem que tive juizo suficiente para não me meter em contas altas... Assim a renda de agora é baixita e aguenta-se bem...
Pois só tens de avisar e gente de Angola por cá conheço pouca, os Mesquitas, a Carla e o pai e filhos que a mãe faleceu há dois anos quase, e mais alguns mas não moram para esses lados. Beijinho grande..laura..



 
Daniel; eu sei que eles voltam ao lar imensas vezes, é só poderem vir, e se der, eles correm os lares de todos os filhos e amigos que queiram visitar... E ficam felizes se estivermos também felizes e tristes se nos virem tristes, mas nestes dias nem me alegro muito, o meu mano mais novo também já não está cá e..os filhos choram sempre a falta do pai!...Um beijinho e vou pla rua sair um cadinho, tá frio, mas está sol..laura..



 
Ó nina parisiense, o coco verde fazia-o eu para cobrir um bolo com chocolate e desenhava um pinheiro numa folha, recortava-o e depois enchia com coco verde, ficava girissimo..Beijinhos, e o teu pai decerto ainda te vem ajudar nos enfeites natalícios...



 
Quantas coisas lindas já viveu a minha madry!

Eu já fiz de vaquinha num presépio, sabias? eheheheh



 
Laura: Nesta altura todos nós temos algo que lembrar,amanhã faz anos que a minha mãe partíu,hoje fica esta saudade,dos avós das correrias pela casa,e até o cheiro está no meu nariz,esta época é muito triste po algumas coisas para mim,mas a vida tem de continuar! O meu presépio é pequeno mas tem muito amor,como sempre coloco em tudo que faço na vida,para muitos o amor anda vadio,só pensam no dinheiro e onde o vão gastar?
Beijinho amiga da tua amiga Lisa



 
É daquelas coisas que nem me quero lembrar! O passado foi bom mas já passou!

Interessa agora dar mimos ao vivos que ainda cá estão e dar boas recordações aos jovens, que já não nos terão cá daqui a uns quantos natais!

Jinhos, nina!



 
Ai Laura que coisa tão linda! Eu tenho a sorte de ter todos juntos. À mesa só falta a avó que foi ter com o SENHOR há oito anos. Era ela quem fazia a ceia à moda do Porto com os seus noventa e oito anos.



 
Pois fizeste ó cusca, já te fui ver na casa da pascoalita ou seria na tua? ehhh estás em todas nina..beijinhos.

Querida agulheta, achei graça ao amor anda vadio...se anda e eu que o diga, cada um só quer saber de si e de gastar onde nem precisa, ai se todos ajudassem um cadinho àqueles que necessitam de verdade...mas, só dão presentes a quem já tem mais que eles, enfim... cada um sabe de si Beijinhos querida nina..



 
tété, passou, mas a saudade ficou e eu amo sempre os seres que fizeram parte da minha vida, damos mimos aos que cá estão? claro, só se eles nem quisessem, mas é uma época para pensa rinteriormente comoa vida é fugaz e um dia serão os nossos a lembrar que já tiveram boas mães e pais!...e avós!...
Beijinhos e vou ver como afzer para copiar e responder ao teu questionário enormeeeee...



 
Que bom pitanguinha, mas os meus avós já se foram, o avôzinho querido tinha 77 anos e foi no 25 de abril, portanto há 34 anos..a avó laurinha foi há coisa de 7 anos, por ai, e as tias e tios foram todos há 3 4 5 6 anos... o meu mano mais novo há quase 4, e é a vida, a avó também cozinhava muito bem tinha cá uma mão para as doçarias e petiscos...
Beijinhos e estamos quase na quadra, fazes comida na tua casa? rabanadas, mexidos? conta ai..jinho d alaura..



 
Eu tenho saudades de ir com a minha irmã apanhar musgo para o presépio, e fazermos os rios com as pratas dos chocolates do ano anterior.

Beijo, Laurinha!



 
Boa noite laurinha.
Lá em casa dizem que sou um desastre na cozinha!!!

Partir louça é comigo mesmo :)

Mas em contrapartida faço cada pitéu!!! E agora nesta época costumo fazer tudo para o pessoal. Azevias de grão, coscorões, rabanadas, sonhos. Depois vem aquela desgraça!!! Ou então é a balança nesta época que fica tonta :)
Olha, a pessoa de quem eu falei no meu blogue já apareceu. Vai lá ver se era quem imaginavas :)

Bjinho



 
Era néra rafeirito? as pratas que a mãe punha na lareira e o espelho por vezes a fazer de lago, mas ficava girissimo, e nós iamos apanhar pinhas, as pinhas que se colocavam na lareira e soltavam os pinhões que partiamos e comiamos, mas que trabalheira...
Saudades sim, mas ainda o podes fazer, ligas à tua mana e ide de cesta ou saca e apanhais o musgo...
Eu fui sábado passado com uma amiga, andamos plo monte e trouxemos musgo para o meu presépio... Beijinhos.



 
Sunset; desculpa mas nem estou a ver quem era a senhora, a não ser que fosse a Delta, ehhh, mas eu ainda não a conheço e nunca a vi e morando tão longe!... Mas que me pareceu uma gaja porreiraça, isso sim. Quando estive no hospital foi impagável em simpatia mensagens etc etc...e até me carregou o telelé... que bom, que estava ali sozinha e a filha em Paris, e todos mandavam mensagens e o saldo foi-se num instante...Até ligou e eu toda atrapalhada a ver a maquineta a vibrar e sem saber se falo se não falo, pois não ouço nadica, arre, mas desliguei e depois tornou a insistir e lá falei!... Beijinhos então.

Eu fiz hoje as azevias, 130 quase, assim no dia é só fritar. faço de tudo e encho a mesa, podes ver no meu blogue nos meses de Dezembro no natal, acho que há dois anos, tem lá de tudo e o shakita está comigo, o meu ão, ão querido.



 
________________________________

Os Natais que mais me trazem saudade, eram do tempo em que meus filhos eram crianças...

Hoje, já não vejo graça no Natal...


Bonitos os seus versos falando de saudade!

Beijos de luz e carinho, minha amiga... Durma bem e sonhe com os anjos!

__________________________________



 
Na verdade assim é Mundo azul, o meu Nuno já está fora, a Neide não tarda vai também e depois? mas ao menos tive excelentes natais e é da maneira que engordo menos e não como tantos doces... Beijinhos minha querida e que os Anjos estejam com vc durante o sono e a levem a lugares lindos... Quem sabe nos possamos encontrar assim!...



 
Ora aqui estou eu!
Ainda não tinha vndo cá hoje!
Estranho!
Devo-me ter distraído!
Enviei-te um e-mail. Vê se gostas!



 
É tudo uma verdade e bem rendada, num croché de fino gosto e trato.

Mas muito bem bordado !!!

Só não podemos ter saudades ... o que passou ... lá foi ... tenhamos saudades do futuro!



 
Os natais de minha infância foram de inocência e dúvidas sobre a existência do velhinho Noel, porque tantas vezes o presente não chegava; meus pais, os verdadeiros papais noéis de minha vida, nem sempre podiam comprar presentes na época natalina. Mas isso já passou há muito tempo, graças a Deus!

Deixo meu fraterno abraço amigo.



 
Olá Roderick, acordei cedinho e mal me levantei, a luz do telemóvel inundou o meu quarto, até pensei se não estaria noutra dimensão, mas, depressa voltei à terra, era a nina Pascoalita que quase sempre me acorda com as luzes dela, demanhãzinha... enquanto vem no Bus, encarrega-se de me dar uma sessão de luzes...Só que a maioria das vezes esqueço-me de o desligar e... por norma já estou a pé, prefiro ir fazer o meu cafézinho e abro as janelas, falo com o meu amigo Jesus, e sento-me aqui a beberricar o café.
O Cláudio esteve a por o limpa virus pois a portugal mail não me deixa entrar, está lento e hoje aind anão fui capaz de o abrir, abro, fecho, abro, fecho e desisto e prontos...
Depois vou ler, sabes que adoro ler-te, amigo...e adoro a ti ehhhhh, meu novo amigo.
E fazes favor de levar em conta o poema? é que nada disseste dos teus Natais se tens saudade dos avós que já se foram etc etc...Beijinho e um dia bom. laura..



 
Xistosa. Nem sabes meu amigo o que me inspiraste , voltei atrás, parei a resposta e fui escrevinhar um belissimo fado, tem de ser fado, tem de ser cantado... Vou enviar-te e como não terá direitos de autor tão cedo, guarda-o e um dia ouvirás alguém cantá-lo porque! Só pode. Não estou vaidosa, estou agradecida a quem me inspirou tantas rendas e bordados!...e a quem me indicou a melhor forma de fazer a letra! Está divinal... A minha casa de Direitos de Autor, anda em guerra d enovo com quem nãoq uer perder dinheiros e...estava toda feliz, já conhecia a nina que lá estava e explicava-me tudo com toda a ternura, e...estão fechados,s enão iria lá hoje levá-lo, nem pagava nada, só que todos querem mamar e..aquilo está fechado, mas, avisaram-me antes... Beijinhos.Só não consigo abrir o meu email, não dá. o limpa virus está a trabalhar acho eu,deve ser por isso. Deixa ver mais logo... laura..



 
Querido Gilbamar, é, na verdade nem todos tinham algo com que nos presentear. Meus pais sempre foram remediados e continuo eu a ser remediada, mas, vive-se dando valor à vida , ao amor e amizade.
Descobri aos 8 anos que não era o Menino jesus nem o pai natal que traziam os brinquedos, e, céus, como eu acreditava neles e adorava os presentes que me punham no sapatinho.
Que seus Natais sejam sempre cheios de saúde, Paz e amor e que nada lhe falte na vida, tanto na material como na espiritual!.. Um abraço enorme daqui deste nosso Portugal, longe, mas perto do coração dos irmãos Brasileiros. Laura..



 
Talvez lá do alto para onde foi á 20 anos talvez ainda me inspire sim......era algo que ele adorava fazer....metia vasos da m/mãe a fazer de arvores punha caixas desniveladas como se fossem montanhas......passava o dia nisso.....a fazer o seu presépio original.
Ele adorava mesmo o natal.



 
Ó Laura, sabes que me deste uma idéia? Vou contar lá na árvore como faço a minha Ceia de Natal cá em casa. Agora sou eu que cozinho. EUZINHA, que a "menina" esta´sempre muito cansada. Afff!
Sabes de quem falo, não?????

beijos ó mulher!



 
Enviar um comentário



<< Home