A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


sábado, novembro 03, 2007

 

Há gente com sorte! e eu sou uma delas...




Não me posso queixar, já vivi perto do mar, já assisti a muito por-de-sol deslumbrante e sem conta, passei dias inteiros na praia, acampada, e na Barra do rio Kuanza, esse enorme rio que levava tudo na sua frente.
Tínhamos três barracas, éramos 8, uma para os rapazes, outra para nós 3 e a outra era dos noivos que andavam em lua de mel, a Any e o João. Fizemos as compras com uma lista e dividimos tudo, mas tudo a meias, e o pai da Luísa além de emprestar o jeep, ainda o atestou. Foi uma delicia, chegar, montar as barracas, claro que fomos as últimas a acabar, mas...

Cozinhávamos todos e todos emprestavam a sua sabedoria, os rapazes quando lhes calhava descascar batatas usavam o dobro, pois batata enorme acabava anã nas mãos deles.
à noite fazíamos sempre uma fogueira que era bom para afastar os mosquitos, eles ainda me queriam assustar com os ursos, que apareciam por ali por ser na costa de nem sei quê, mas eu sabia que ali não havia daquilo...Era uma palhaçada completa, na medida que éramos todos amigos e chegados, dividíamos as nossas horas livres entre todos, ou a Luísa me ia buscar (naquele BMW cor de vinho, lembram-se, na foto dos meus 17 anos?) essa mesmo, ou aparecia a Any também com o seu BMW branco, e íamos à Ilha todas as noites tomar o nosso café e correr pela praia e assistir a esses por-de-sol tão belos que, só vendo se acredita, pois Luanda tinha disso todos os dias, quase... íamos ao cinema, onde desse, a vida dava para essas alegrias tão simples. (claro que tinha de estar em casa pela meia noite que o pai não se deitava e repreendia-me, menina as horas! mas eu fazia de conta e dizia que eram as horas certas de chegar a casa ehhh) eu trabalhava e eles todos estudavam, menos o João que já dava aulas numa escola secundária.

Bem, de noite andávamos pela praia, onde acampamos, e de lanterna por vezes, é que em África as noites são um autêntico luzeiro e nem faz falta candeeiros de rua, e na mata podíamos andar como se fosse de dia, tal a claridade, dependia também da Estação que fosse! percorremos kilómetros e kilómetros sem ver viva alma, escolheram bem o lugar os rapazes! Estávamos já ao pé das nossas barracas quando me fazem sinal para não falar, e começam a andar em direcção ao mar, e eu cagaçolas, era de noite, e nem sequer ouvia, isso faz cá um medo, pois podia ser um gigante, o tal do urso, ou uma catrambada de gente com más intenções e...pé ante pé, lá fomos receosos, mas imaginem a nossa cara de espanto quando vimos algumas tartarugas enormes, como nunca tínhamos visto, a escavar os buracos para desovar, elas deixaram-se estar, deixaram-nos chegar perto e tocar na carapaça, foi um momento mágico, sentamo-nos na areia, afastados, para elas terem a sua privacidade e voltamos para o nosso areal...Onde claro, nos rimos do cagaço e me gozaram bem, às tantas já dizia o João;-Laura pensavas que era mesmo o urso néra? Ficávamos por ali fora das tendas na treta, de manhã tratava-se da fogueira, do café e do pão bolachas e tudo...banho era no mar, e tínhamos levado água em barris de plástico, para cozinhar e lavar, foram apenas 5 dias, mas...







Comments:
Sim,Laura, experiências dessas nunca se esquecem, e fazem-nos crer que o mundo vale a pena, não é? Um beijo, e bom FDS!



 
Rafeirito, o mundo vale a pena? claro que sim, mas, por vezes enche enche porque aqui já não tenho os lugares onde podia andar assim...É completamente diferente a maneira de viver e de levar a vida, eu sei que tudo muda, os jovens coitados, ou passam os dias nos Centros comerciais às compras de coisinhas de marca...e nos cafés, e mais nada, temos aqui em Portugal lugares lindos e poderia ser de outra forma, mas, quem os desvia dos cafés? Que pena, mas cada tempo é e foi o seu tmepo.
Beijinhos a ti.



 
Ó Laura mas a juventude aqui também pode estar á beira mar e partilhar a vida do jeito saudável que descreves..
Só que quem arranca as pessoas da frente de um televisor' ou de um jogo de computador? ou quem os tira do meio da confusão? As pessoas habituaram-se a viver de um jeito diferente, sem dar importancia ás coisas da natureza.. Um beijinho..



 
Eu não tive essa liberdade, mas acabo por vivê-la através do meus filhos, gosto de vê-los combinar e viver experiências dessas...Bem, não serão bem iguais, porque acampar numa praia com tartarugas a desovarem não é para qualquer um, mas o espírito de camaradagem e amizade que criam é bonito de ver :)



 
Olá Laura, pelo texto, acredito que sejas uma pessoa de sorte,
mas também fazes por ela.
Beijinhos,
Fernandinha



 
Lady Laura


Mesmo que não levasse comida, sempre poderia cozer ovos de tartaruga, será que são bons ?

O melhor é pesquizar eheheheh ?




Cumprimentos e uma beijoca na bochecha.


...



 
Ó bicho de conta,a qui há lugares lindos e vou até lá com as amigas, o homi gosta de estar em frente do televisor, e costumam dizer que eu é que sou surda, mas o mudo é ele...fala pouco e é muito metido com ele e assim, só com as amigas me divirto e sorte a dele de não arranjar um amigo ehhhh sorte sim, porque um dia quando olhar em volta a bolinha eléctrica escafedeu-se ehhhh, e depois que tente arranjar os fusiveis...
Pois adoro ir até ao mar, mas mesmo não havendo para o gasóleo, pela cidade e a pé, mas..já nem vale a pena...graças a Deus que tenho amigas maravilhosas e amigas do coração mesmo,senão, estava feita...



 
É sim Alkinha, é lindo ter amigos e poder contar com eles em todos os momentos. os meus também acampam, vão de roulote correm mundo de tempos a tempos e fico feliz por eles e relembro os meus tempo em que senão batesse o pé por vezes (ao meu pai que era super protector e como eu não ouvia tinha medo que acontecesse algo), mas foi bom enquanto durou, foi na terra da felicidade...
Sinto-me privilegiada por ter essas experiências tão belas, sinto sim e sou grata por isso.
Beijinhos.



 
Olá fernandinha, pois sou, sou mesmo, ou antes já tive muita sorte noutros tempos, mas acredito que ela de tempos a tempos regressa e assim...
beijinhos a ti.



 
Adriano coser ovos de tartaruga? fritar? hum, nunca fiando e sabendo que vem lá uma tartaruguinha? pois nunca essa coisa quero comer...de avestruz sim, já os vi e comi, enormes, em ovos mechidos em azeite, pitéu dos céus, mais nada...aliás a minha Côca tinha lá em casa a enfeitar o móvel vários ovos desses enormes.

O menino esqueceu-se de responder sobre o almoço de Domingo ou do feriado, já nem me lembro, e como disse que tinha fome eu disse que podíamos levar a mesa para o jardim e comíamos lá fora ao pé dos canteiros das flores e dos manjericos, e nem respondeu...ora volte lá...é talvez na do negócio dos queijos ou da empresa..vamos a responder...
Bochecha, hum, pode ser, nada de mal vem daí...



 
Ovo de avestruz?
Vi uns de ganso e fiquei 'chocada', imagino de avestruz! :))
Acho que só consigo comer a medida standard de ovo, qualquer outra medida me deve complicar o 'sistema'... ;)



 
Aokinha, Bom dia pa ti. Cheguei agora de dar a minha corrida forçada da manhã com o shaka, a médica recomendou que andasse pela cidade, e eu respondi que não gosto de andar por aí sózinha, ela disse; não tem um cãozinho? vá passear com ele, doutora respondi, o meu cão é que me leva a passear com ele, e nem é bem o termo o passear, é que ele leva-me a correr e depois a voar senão cair antes...
Ela desatou a rir no consultório..e lá ando eu de passeio matinal, o sol a nascer, ele e eu a trotar que ele deixa que o acompanhe e modera as passadas, mas só com isso, ufa ufa, o bom é que ele para muitas vezes para cheirar e, eu recobro o poder da respiração e das pernas ehhhh..
Ovos de avestruz comem-se muito bem, são mais proteicos que o da galinha, e dá para um pequeno almoço de família, enquanto eu tenho de partir meia dúzia deles para mexer, um chega bem e dois dá para mais ehhhh.
Bom Domingo, o meu sábado foi lindo e depois conto como foi.
Vou fazer café que o descafeinado acabou e tenho de montar aquele aparato na cafeteira.
Beijinhos.



 
Ganda tartaruga! Deve ser parente daquela onde um certo senhor importante andou a cavalo eheheh



 
Adry, eu tenho uma foto com uma carapaça de tartaruga, deitei-me no chão, na relva e a minha Côca fotografou, eles tinham a carapaça de uma que lhes ofereceram.
São lindas e amorosas e choram a desovar, devem sentir que depois não vêem os filhos...porque elas vão embora e eles nascem e caminham para a água, e a maioria morre nas mandíbulas dos predadores, enfim...



 
Laurinha, é verdade que há experiências que nunca se esquecem, todas têm o seu tempo devido!

E és sim uma pessoa de sorte, porque nem toda a gente consegue dar valor aos bons momentos da vida...



 
Oi tété, pois é, talvez por não ouvir os sons da vida, guarde as suas imagens e pensamentos melhor que muita gente...Adoro quando me lembro e revivo tudo. Sou sensivel demais e por um lado até é mau, porque faz sofrer...devia ser mais desapegada a tudo, mas não dá, é a minha natureza e pronto...
beijinhos.



 
Enviar um comentário



<< Home