A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


domingo, outubro 09, 2011

 

É Domingo!



A tradição dos tempos de antes mandava que nos levantássemos cedo, nalgumas aldeias e que fossemos pelos caminhos de neve, frio e vento, à Igreja, visitar Nosso Senhor. Vá que a nossa casa distava apenas a alguns cinco minutos, mas outros vinham da Peneda mais de 4 km a pé... de Santa Marinha e por aí fora.

Quantas vezes fui quando estava na casa da avó Laurinha, as tias queriam a todo o custo que a sobrinha fosse com elas, e, lá conseguiam levantar-me, vestir-me feita zombie e lavar a cara nas gotas de água gelada que iam buscar à fonte num cântaro.

A Missa dispensava, nem fazia ideia do que o anafado Padre Amadeu dizia, e já que não havia solução, havia que gramar as missas dele, deviam ser as mais rápidas, já que ele olhava o relógio imensas vezes durante o serviço oficioso. É que depois montava na sua garbosa égua (como ele era baixinho e reconchudo fazia a égua parecer maior) e lá ia a descer a ladeira que o levava à casa dos meus avós, que na sala tinha a mesa posta com as lindas toalhas de linho e rendas que a Madrinha fazia, as louças de porcelana, os talheres finos, enfim, tomava o pequeno almoço na companhia dos avós, eu não parava ali, e na Missa metia-me lá para os fundos para ir dando à taramela com a Adelaide, a Emilia da Forja e a Fátima do Patrão, eu no meio delas lá via o Padre a dar o sermão, e claro, quando o vi a olhar muito fixamente para nós, vejo-o dizer; Menina Fátima, menina Emilia, eu ponho-vos na rua, ai ponho ponho... e eu no meio delas... mas como era a neta dos meus avós... fez que nem me viu, e era eu que falava que nem tola; se nem ouvia o que ele estava para ali a sermonear, a falar do pecado da volúpia e do prazer, do pecado de pecar antes de casar, enfim, só se esqueceu dos pecados dele!

Hoje a Missa continua a ter adeptos ferrenhos com lugares marcados, os de sempre, as Igrejas enchem como sempre e quando calha lá ir, é quando faço mais ginástica; ajoelha, senta, levanta, repete... enfim... já deixei de ir à Missa há muitos muitos anos, e confessar as faltas, a um homem que nos vai julgar! já lá vai o tempo em que eles me mandavam rezar três Pai Nossos e meia dúzia de Avé Marias... Agora sou eu que falo com o Pai, Ele sabe da minha vida... metem-nos cada peta em pequenos...
Não estou a censurar os que vão à Missa, cada um sabe de si, mas isso de ensinar o que já sabemos...

Tenham um bom Domingo, com Missa ou sem ela, haja amor em cada um de vós!

Laura





Comments:
Nina Laurinha,

Quando vou à missa (todos os domingos)aprendo sempre alguma coisa e quando não posso ir por uma razão ou outra, sinto um vazio. Esqueces-te que o cúmulo da missa é a consagração em que o pão e o vinho se tornam no Corpo e Sangue de Jesus. E a comunhão dá-me força e Fé para continuar a gerir a minha vida o melhor possível tentando, à muito custo porque sou humana, seguir os passos e o exemplo de Jesus.
Não concordo contigo em relação à confissão. Eu também não gosto disso mas acho fácil demais fazer os ditos "pecados" e depois deles ser feitos, pedir perdão...Enquanto o acto de confissão a uma outra pessoa habilitada para isso é um acto de HUMILDADE. Para mim, este acto tem muito mais valor do que aquele de pedir perdão sozinha no meu cantinho.
Não te esqueças que Jesus disse "És Pedro e neste pedra construirei a minha Igreja". Por mais imperfeitos que eles são - ERRARE HUMANUM EST - todos os membros do clérigo são os representantes de Deus na terra e por isso temos que os respeitar. Podem dizer o que querem mas às vezes eu olho para os clérigos e penso "admiro essas pessoas que abdicaram de muitas coisas e dedicaram a sua vida a Deus", principalmente os mais novos que o fazem por pura devoção e não por insistência ou tradição da família, que, afinal, coitados, foram empurrados para, se calhar, alguma coisa para a qual não tinham jeito...
E sabes, nina, que não sou nada "rato de igreja" mas tenho as minhas ideias bem formadas sobre o assunto e as minhas convicções inabaláveis. E sou feliz assim. porquê havia de mudar ?
Beijocas, Linda, agora vou ouvir um outro coro a cantar.

Verdinha



 
Claro querida verdinha, claro e é bom quando há Fé no que acreditamos,s endo assim; força Nina que todas as Missas a que assistes te façam sentir em paz com a vida! Confessar os pecados ou faltas, dessa não abdico a não ser a Jesus, Deus Pai, Eles ouvem-nos melhor, mas, a cada um sabe de si. Só que com o tempo fui vendo que não era o que queria e claro, vamos sempre evoluindo pelos caminhos das nossas escolhas!

Um beijinho e canta, canta que encantas até os Anjos com essa tua voz de Soprano, Meza soprano...

Um apertadinho abraço.

laura



 
Laurinha
Missa? Pois!
Sou um miserável pecador!
Longe vão os meus tempos de ... uma todos os dias!
Mas estou bem com Deus e ... as diabas!
Este é um tema que nunca me cansaria de comentar, apesar de só me sentir bem numa igreja vazia.
Beijinhos dolces



 
Querida Laurinha
Confesso que sou como o Kim. Sinto-me muito bem numa Igreja vazia. Quando preciso de Paz, é lá que a procuro
Olho as imagens, busco a da Mãe de Jesus e, temos grandes conversas mudas, de mãe e mulher, uma com a outra. Falo-lhe dos meus problemas e sinto-me compreendida e acarinhada.
Muito raramente, vou à missa. Já nem sei rezar. Falo com ela, como amiga. Falo com ela, como falo ainda, com a minha mãe e a minha sogra.
Não me confesso desde os 12 anos, por causa de um padre que me fez perguntas que, feriram a minha pureza de menina.
Gosto dos cânticos de Igreja. Alguns comovem-me.
Assim é a Maria. Incrédula para algumas coisas, bicho religioso noutras. Nunca hei-de entender-me.
Beijinhos
Maria



 
Kim, é isso que faço, entro em Igrejas vazias, rendo-me ao encanto da Oração partilhada a sós, mesmo que seja para pedir por todo Mundo... Gosto da Paz, há uma Irejinha mesmo em frente à fonte da Cidade, entre um quiosque e cafés, homens a faalr de bola, cá fora, gente a passar para cá e lá, entro ali há séculos que a conheço, é pequena, linda, e, sinto-me bem ali sentada num banco como os bancos da casa dos meus avós, e fico ali na treta com jesus, porque me sinto bem, tão bem assim...e na Sé de Braga também costumo ir ver os santinhos e há paz e tranquilidade nos jardins.

Eu sei que com as diabas te dás bem, ao menos com essas... és um amor de rapaz e nós gostamos tanto de ti. Trazes o riso e a boa disposição sempre que estamos juntos com os amigos e isso para mim é o máximo de tudo.

Que Ele te cubra de Bençãos por toda a vida!

da dolce que te quer tanto bem.

laura



 
Tenho "sérios" problemas em me concentrar quando preciso ir a uma missa. Olho para o santos no altares ao lado, para os anjinhos no teto da igreja e a voz do padre parece uma coisa muuuuito lá ao fundo do pensamento. Gosto da à igreja vazia. Eu e ELE!

Boa semana, Laurinha.



 
É um tema complicado. O meu caso é estranho. Eu nunca frequentei a igreja, nem missas e, confesso, sempre achei a religião católica algo confusa... mas dou comigo muitas vezes a defendê-la perante pessoas que dela escarnecem. O meu paradoxo é ainda maior, porque nessa matéria sou atraído para zonas mais difíceis de compreender que a religião católica.



 
Pois Laurinha, também há muito não frequento missas, já passei por várias fases e fui criada no meio de franciscanos e a determinada altura eles próprios defendiam, aí pelos anos sessenta/setenta que a absolvição deveria ser geral na missa e ninguém era obrigado a confessar-se. Isto foi depois da revolução de ideias do Vaticano II, mas tudo retrocedeu. Não teria problema nenhum em me confessar, não tenho nada que não possa dizer ou confessar a qualquer um, até a um amigo(a), pois não tenho o conceito de pecado, se não roubar, nem matar, tudo o resto para mim são apenas os erros que todos cometemos e que podemos reconhecer e tentar emendar e podemos reconhecê-los até perante os outros, num acto de verdade e humildade, numa simples conversa, não lhes dou a carga de pecado que é demasiado forte e creio que dutrante muitos séculos subjugou de medos e preconceitos os fieis.

Mas, cada qual tem a sua fé e o importante é que ela nos leve no caminho certo pelo bem da humanidade, naquele princípio básico e libertador de que: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."

Beijinhos com carinho.
Branca



 
Este comentário foi removido pelo autor.



 
E pensar que estava excomungado por não ir à bola... digo à missa.
Acho que tenho mais treta e letra do que eles, apesar de toda a teologia que nos "embrulha".
E depois, não apanho frio, nem neve ao domingo... fico na cama e quanto me levanto, marcha uma malga de sopas de pão com vinho quente e açúcar, (rsrsrs).
Então isto não é muito superior a estar num local, levanta, baixa, levanta, baixa, onde damos cabo das dobradiças dos joelhos e agora nem há moçoilas na saída da missa?



 
Missa com lugar marcado?!? Não me digas que metem uma plaquinha "RESERVADO" nesses lugares! Beijoca!



 
Olá Laura, querida amiga!

Ri-me a bom rir com o teu conto !!!
Eu fui à missa e a catequese e tudo, mas foi por muito pouco tempo!
Não sei, como tu, o que o padre dizia, ele mal se ouvia e enrolavas as palavras duma forma que parecia que estava sempre ébrio...
Quando ia, era sempre com a minha irmã e era para mostrar a nova fatiota :) e ver os rapazes a olhar para nós...
Na catequese era a melhor oportunidade para combinarmos os bailes e fui a muitos.

Aqui no Minho, a minha família por parte do meu pai é muito religiosa. São todas beatas e o meu tio António é o sacristão.
Só lá vou quando algum da família falece, lá tem de ser, mas de resto, faço como tu, não rezo, que nem isso sei fazer...
Orações decoradas e ditas por dizer, enquanto se olha, se cobiça, se inveja, eu sei lá que mais... isso nunca mais.

Peço perdão a quem magoou, a quem feri, a quem ofendi, mas antes demais tento sempre não o fazer.
Ter uma boa índole é o essencial.

Olha querida, como vês, cá estou eu para te dizer que estou contigo, que és amiga como poucas e que gosto muito de ti.

Beijinhos




 
É isso Pitanguinha, Igreja vazia, mas para mim; fechando os olhos e os ouvidos, ela está sempre vazia, só eu e Ele.

Beijinhos.

laura



 
Fernando, não estou a escarnecer, simplesmente a constatar o meu ponto de vista, é que tenho visto tanta coisa...

Um beijinho

laura



 
Branca, é isso, é siso, mas confesso que nos dias de hoje é dificil seguir qualquer Religião, por melhor que pareça ser, no fundo eles vivem do que nós lá deixamos...

E falo com Deus, converso, canto, o que me sai da alma e do coração, não tento fazer batota, sei que Ele vê tudo e todos...

Haja amor e amemos com o coração, ajudemos quem menos tem e quem mais sofre...

Um beijinho

laura



 
Tens toda a razão ó Xistosa, só tu com essa divina magia de nos prender pelas palavras... és um moço querido com essa forma desimpedida de falar, bem hajas pois pela alegria que espalhas...

um grande e apertadinho abraço

laura



 
Rafeiro; claro que há, já me mandaram sair de um certo lugar num enorme banco, porque aquele lugar era dela, enfim... e fazem isso em todo mundo, assim; mais vale ficar de pé que dali não nos mandam sair...se não sabias, ficas a saber. e claro que também têm lá os papeis com Reservado..ora vai à Missa ao Domingo, bora lá...

beijinhos.

laura



 
Ná, pois, continuo a dizer que cada um sabe de si, logo, as recordações, experiências contam muito, e eu vi muita coisa e como nos dizem para não julgar, entendo que cada um deve viver a Religião a seu modo, mas...

Um beijinho e claro que também gosto muito, muitoooo de tu.

laura



 
Fico-me por esta sentença salomónica: "presunção e água benta cada qual toma a que quer".
Talvez por isso entenda bem (e também convivo bem) com uns e com outros. Os que vão e os que não vão. Os que gostam e os que já gostaram.
Amen. :)



 
Carapau; só tu!

Uma boa norma essa a da presunção e água benta, cada um toma a que quer, é assim mesmo..eu dou-me bem com todas as religiões, só podia... mas podemos falar sobre o que sentimos!

beijitos seu carapau frito...é pra rimar.

laura



 
Marido e eu vamos à Missa todos os domingos, pois gostamos muito e sentimos falta. Mas, como dizia minha mãe: - "cada um é cada um", e a pessoas deve viver de acordo com seus sentimentos, e de uma forma que lhe traga harmonia e paz de espírito.

Menina, você foi até "a minha casa", e nem conheceu o meu netinho que nasceu no último 27 de setembro!
A postagem com as fotos dele, é a de 6 de outubro.
Quando sobrar um tempinho, passa lá
;-)

Beijinhos,

Cid@



 
Onde escrevi "pessoaS", por favor leia pessoA...:))



 
Religião, etimologicamente falando tem a ver com o verbo latino 'religare' - unir, juntar.

O que eu vejo é uma legião onde esse sentido do 'religare' foi esquecido porque não se absorveu que por trás de qualquer religião tem de estar o 'pôr em comum'.

Obrigada pelas tuas palavras, que nos religaram.

Beijo



 
Jesus não precisava de igrejas para pregar a doutrina, agora é tudo fausto demais quando há tanta fome pelo mundo e para falar com Ele basta termos o coração aberto e falar com sinceridade
bjs



 
________________________________

Querida Laura, você me trouxe longínquas recordações... Também eu e meu irmão, sempre tínhamos que ir a Missa de Domingo... Mas, qual a criança que gosta de ficar uma hora, sentada, quietinha ou de joelhos?
Para nós era muito chato...

Vejo que não sou um caso isolado...Ahahahahaha!


Beijos de luz e o meu especial carinho!!!

________________________



 
Cidinha, ainda vou lá daqui a um cadinho...desejar muita Luz, amor e paz para esse Ser pequenino.

beijinhos

laura



 
acácia, todas as religiões unidas funcionariam melhor do que cada uma a puxar a brasa à sua sardinha... Façam dela o amor e a paz, e a vida será melhor para todos.

beijinhos.

laura



 
É verdade , lua de cristal, as Igrejas só trouxeram fausto e luxos, vaidades, antes dessem de comer a quem tem fome e vestissem os nús...

Um beijinho e melhores dias virão para todos.

laura



 
Pois não querida Zélia, ala, levantar cedo e aqui às sete e meia da manhã era de noite e nevava, fazia frio, mas as recordações hoje,deixam-nos a alma enlevada...

beijinhos da laura



 
Enviar um comentário



<< Home