A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


segunda-feira, novembro 15, 2010

 

Os lençóis do meu enxoval...


(clique nas fotos duas vezes e aumenta ao máximo)

Tal como prometi, aqui vão os meus deliciosos lençóis prontinhos a estrear, feitos há 42 anos!...

Tinha 16 anos quando comecei a sentir aquele gostinho de ter a minha arca do enxoval, a arca era nada mais nada menos que uma das malas de porão que levamos para Luanda carregada de roupas e tudo o que nos iria fazer falta para começar uma nova vida por terras d'África. Forrei-a com papel de presentes, mas não colava, punha fita cola. Ainda não havia o papel aderente como hoje.
Este jogo aos quadradinhos em lilás de dois tons, fi-lo eu sozinha e é só pontos e pontinhos naquela bainha, ah, santa paciência e tudo isso em nome do Amor, senão, ia tudo à trapalhada...

Sabe Deus com que alegria lá colocava qualquer presentinho que me dessem, desde aquelas andorinhas de louça que se usavam fora das casas, ou as cestinhas de fruta em plástico com frutas em miniatura... naperons, toalhas baratinhas, minha nossa, passava a vida a abrir e a fechar a mala e sonhava, sonhava... e pelos vistos continuo a sonhar, e se sonhar é viver, pois, laurinha, continua... já que continuas a abrir a arca sempre...

A D. Elisa não foi habituada a fazer nada de crochet, costura, bordar. (a senhora casou-se com 15 anos e meio, logo, aprendia o quê?)Não me lembro de a ver nessas ocupações, eu aprendi, logo, nada faltava em casa que a laurinha fazia de tudo. E as almofadas dos lençóis eram já todas com as medidas de agora, aqui a je era modernaça em tudo... vá lá.

Este lençol acima de renda cor-de-rosa foi a minha querida Tia, a Tiz, que vivia connosco em Luanda e agora vive aqui em Braga pertinho de mim, que a fez todas, enormes, lindas e largas. e pagou para mandar bordar e pregar as rendas que eu já trabalhava numa Companhia de Import, Export e já não tinha tempo... e não foi só esse, tenho com rendas brancas, bege, e ela mandou-os fazer todos.

Aos 16 anos fui aprender bordados nas máquinas Oliva, este cor-de-rosa e o outro em tons azul claro e rosa, com crivo, fi-los quando andava a aprender... A Formadora perguntou se já tinha andado a aprender, disse que não, que só sabia costura mas nunca tinha bordado à máquina, aí está o primeiro, o das folhas em cor-de-rosa...

Este abaixo está lindo, lindo, não me canso de o olhar, o tecido é fofinho, de algodão (são todos, na altura não havia misturas de fibras e algodão) e como amei bordá-los embalada pelo sonho de que teria um grande amor e usaria lençóis lindos no nosso ninho...

Puro engano! Nunca foram usados e como estes tenho mais, lavo-os de longe a longe para não amarelecerem e voltam para a arca, uma arca de verdade talhada em terras d'África.

Para a próxima mostro-vos os meus bordados de ponto de cruz que fiz há anos em barras de toalhas, só nas de mãos que nas de banho era areia demais para a minha camionete...





Comments:
Laura

Lindos, lindos como os sonhos de uma menina prendada.

Eu tenho guardados 36 do enxoval da minha Mãe, que ela não usou e eu também não e mais uns 5 do da minha Avó.

Para que servem? Para uma trabalheira danada quando os queremos lavar.

Beijo



 
Olá Laura,
Um dos primeiros presentes que ofereci à minha namorada [em África] foi uma mala de cânfora trabalhada onde ela guardou mimos lindos como esses bordados à máquina, a partir dos 14 anos. ´[Trabalhou na SINGER de Lourenço Marques, actual Maputo]. Alguns permanecem ainda guardados, mas bem cuidados.
Bjis
J



 
acácia rubra...

Ehh, estes nem deram lá muito trabalho, ainda se engomam bem se passados húmidos mas se se guardam assim, depois ficam feios. Só os lavo de anos a anos e voltam para a arca, é a sina deles. Pelos vistos não vieram para realizar os meus sonhos.

Um beijinho da laura



 
Jorge; mas que giro, e ainda há quem tenha peças lindas guardadas, eu nem os usei porque achei que não mereciam o meu trabalho ehhhhh, uma ova é que se deitam neles ahhhhhh..

beijinhos da laura



 
Fernanda

Olá amiga Laura!

Menina prendada!
Bonitos de ver esses trabalhos tão bem feitos.
Parabéns!

Confesso que não entendo porque não os usas, nunca usaste?!
Usa menina, não guardes para quando for tarde demais, usa mesmo!
Sei que não levas a mal, é a minha opinião, nada mais.

Laura! se quiseres eu envio-te mesmo, uma compota de araçãs, pelo correio. Faço-o com todo o gosto.
Manda-me a morada para aqui

Beijinhos Ná.



 
Querida Ná, não senhora, um dia vens cá e trazes, já que vens cá tantas vezes..

O motivo de não usar os lençóis é que os acho mal empregados com os maridos ehhhhhhh, espero ainda que venha um príncipe montado num cavalo, e quem sabe, será o meu jardim de delicias.

Apago já e obrigada pelo carinho minha querida Ná.

laura



 
Nina;

Mas,... eu sempre pensei que os lençóis do enxoval era para serem usados e não... guardados!!!...

São lindos, muito lindos, mas, agora certamente ficam pra Neide, não é?. Espero pelo menos que ela saiba lhe dar o motivo para que foram feitos, que é o de cobrirem os jovens noivos.

bjs, Nina e até breve.
da Ana e Osvaldo



 
Osvaldo!...

E o meu parolas?
e a lua de mel no moinho das Poldras? e os meus amigos a brindarem à minha felicidade? ah, os lençóis ainda esperam, depois de 42 anos... ser usados com amor que é para isso que foram feitos, vá lá, não me mates a esperança ainda ehhhhhhh mas que riso.. E dizer que sonhei os mais lindos sonhos de amor a bordá-los, até já os via lindos a enfeitar a minha cama com o homem que amaria até à eternidade, oh, pobre nina!...

Mas como sou positiva e sei que nada na vida acontece por acaso, um dia eles deixarão a arca e passarão para o armário dos usados!

beijinho e abraço apertadinho para vós meus queridos Aninhas e Osvaldo.

laura



 
lAURINHA
Eu sou mais versado em ponto cruz. Quando era puto passava a vida a ver a minha mãe fazer essas coisas, depois apareceram "as gajas" e mandei tudo isso à fava.
Agora que estou a chegar à idade do condor (COM DOR), lá tenho de me virar outras vez para os bordados que a vida me vai deixando fazer.
Beijinho bordado em linha número dois.



 
Laurinha
E se um dia chegar um princípe montado num cavalo, manda os lençóis às urtigas e ... leva-o para a cavalariça.
Dizem que as mulheres gostam dos homens a cheirar a cavalo, logo ...



 
Tão amoroso meu querido Kim, tão doce. És a ternura em pessoa na escrita e nos dizeres do teu tempo de menino.
Ensinei o Nuno a fazer malha, e a bordar tela aprendeu na escola na África do Sul, sabe coser um botão ou algo que se descosa...ehhh tem mais jeito que a Neide para essas coisas... Ehhh sei porque puseste o com dor para que eu não entendesse o condom ehhh de certezinha... ou então a maldade saiu da menina laura que os encontrava a caminho da escola e havia quem pensasse que eram sacos de plástico e vá que metiam as pevides lá dentro e não as comiam todas, porque uma boa alma na janela do rés-do-chão, no Entroncamento, gritou; ó suas porcas deitem isso ao chão....porcas nós? as inocentes meninas de sete e oito anos? quem deitou aquilo na rua?

Beijinhos meu querido e doce rapaz.

laura



 
Ahhh Kim, e quem te disse que eu ainda ia esperar pelos lençóis? Só tu para me fazer rir, mas, sou muito de ambientes perfumados, cavalariças ainda não as estreei mas estou sempre a tempo, desde que não haja nenhuma forquilha no meio do feno. ahhhhhhhh, e o cavaleiro cheire a feno, por mim, tudo bem, ah, espera lá, primeiro o amor,sem ele nada feito, isso já sabes de sobra...sou a nina do amor suspirado ehhhh.

Que riso ó meu malandro, mas que riso.

Um xi apertadinho da dolce



 
Kim; a cheirar a cavalo? isso não, a feno sim, é um odor embriagante e lembro-me de rebolar no feno quando as tias iam segar e eu ajudava e brincava por ali em menina, sinto o cheiro ainda hoje e a voz das tias a chamar por mim quando me escondia atrás de tanto monte de feno.

beijinhos, laura



 
Laurinha menina prendada.

Acredito que um dia serão usados e bem.
Lavados porque terão de ser, mas se calhar sem grande vontade, pois terão os perfumes do amor e da paixão.
Será dia de festa e por isso estão eles a espera serenamente e todos nós brindaremos, porque essa felicidade é merecida.
Mas até lá devias usa-los tu, pelos menos alguns. Goza a vida como se fosse a última restea de sol.

Beijo e kandandos meus.



 
Kimbanda Amigo, amigo querido, mas, mas e mas...queria tê-los junto da alegria e do amor..assim não vale, estaria a enganar-me a mim própria.

Eu sei que o dia chegará e o amor há-de chegar e será em pompa e circunstãncia. Não vou deixar por menos,se esperei tanto tempo...

Ah, viste, foram bordados na nossa terra amada, e aos 16 anos o mundo cabe na palma da mão...

Beijinhos e abraço apertadinho da nina lá do bairro onde o sol nunca se ia embora.

laura



 
LAURINHA..ISSO É UMA OBRA DE ARTE...
Eu acho que fazia uns quadros:):):):)
ISSO É UMA PRECIOSIDADE:)



 
Susaninhaaaaaaaaaaaaa...

São apenas lençóis bordados por mim, e a aprender, ou seja quando aprendemos fazemos asneiras, logo...mas eu adoro-os tanto que ...

beijinhos com saudades de ti, laura



 
Querida Laura,

És realmente uma menina prendada.
Nunca fiz nada disso nem tenho. Não é hábito da minha terra ter um enxoval deste e todas as coisas que trouxe da Bélgica, quando casei cá em Portugal, eram coisas práticas : lençóis que quase não precisam de serem passados a ferro. Deve ter achado que eu era pobrezinha...LOL.
Mas querida amiga, não te preocupes tanto com os lençóis porque a primeira coisa que os homens querem fazer é afastar o lençol que tenha ou não renda e bordado...
Nunca guardas para amanhã o que podes fazer hoje e usa os lençóis !!!
Oh, Kim, lamento dizer-te que nem todas as mulheres gostam dos homens a cheirar a cavalo ou feno. Eu nem uma coisa nem outra, prefiro o cheiro a perfume, freso e de preferência ...verde !
Beijinhos
Verdinha



 
Menina muito prendada!!
:))



 
Menina verdinha, pois é, e sabes porque é que estes lençóis ainda são novos? porque se usavam às flores, estampados de cores garridas e eu comprava-os e guardava estes ehhhhhh, e o tempo passou e claro, ah, mal aproveitado...

Tens razão qual cheiro a cavalo, mas o feno é cá um cheirinho, eu adorava os sabonetes feno de Portugal...

beijinhos minha querida, sabe-se lá aos 16 anos, estudavas e eu trabalhava aprendia costura e bordados e assim tive tempo de os fazer.

Verdinha tem de ser verde, claro..

laura



 
Então gatinha, há que séculos não te via...tens miado pouquinho.

beijinhos, laura



 
Laurinha!

Lindos trabalhos manuais.

Tal como tu também eu guardei os meus lindos trabalhos bordados na minha adolescência, grandes entremeios para aplicação em lencóiss feitos em linha nº 60, tantas horas passadas á varanda da quinta a ver os movimentos da natureza, e a desfrutar da prática de uma arte que me deixava feliz.
Ainda tenho tudo guardado, mas não dou uso a quase nada.
A chegada do edredão fez desaparecer esse encanto dos enxovais.
Gosto imenso de fazer croché, mas sou muito preguiçosa, tenho imensos trabalhos iniciados, nomeadamente uma colcha, e toalhas de mesa em linho, que tenho certeza não irei concluir.
Um beijo para quem é uma flor.
L&L



 
Laura, também sou dessa época em
que a menina guardava os presentes
que ganhava, pensando no enxoval de
quando um dia fosse se casar.Agora,
me parece estranho o fato de juntar
mos coisas para um provável casamen
to,que nem sabiamos se aconteceria
algum dia.

Beijos



 
Luisinha, tenho alguns em uso com rendas, mas são mais estreitos que os que uso agora, só que são tão fofinhos e gosto de ver uma cama assim...de longe a longe ponho-os mesmo quando o manel os puxa para o lado dele...

Imagino-te a crochetar nos verdes anos em Montalegre ou aqui em Braga. O croché nunca foi o meu forte, gosto mais de coser à máquina e inventar coisas e loisas.

Um beijinho a ti nina prendadinha não só em enxovais mas na tua forma de ser que gosto tanto... minha querida L&L...



 
É verdade querida Palomita, nós nem sabíamos se íamos casar, mas na altura um enxoval dava sempre se fossemos viver a vida noutra terra num emprego longe, sei lá, eu usei o meu, nem todo.

um beijinho da laura



 
Pois é Laurinha, estudei até aos 20 anos, altura em que , por amor abdiquei do meu curso e vim casar em Portugal e sabes uma coisa ? NÃO estou arrependida !
Beijinhos
Verdinha



 
Realmente querida Laurinha, é extrordinário teres uns lençóis tão bonitos e não os usares!!!
Muita prendada que a menina é, com arca e tudo! Nunca tive jeitinho para nada disso, valha Deus, tinha muitos «bichinhos carpinteiros» como a minha mãe dizia! Ela é que me arranjou o enxoval! ehehehe
beijinhos,
Manú



 
ena Verdinha, deixaste tudo? vá que valeu a pena, e se o amor ainda se mantém apesar de tantos anos já terem passado. Aí está o que me faz ver que o amor ainda existe nos dias de hoje.

Um xi apertadinho da laura



 
manú, logo vi que tinhas mais que afzer, as farras eram melhores, sair com as amigas, dançar, etc etc..pois pois...

mas eu queria fazer o meu enxoval, a minha mãe nem um ponto deu nele ehhhhhh.

beijinhos e vou nanar, está friooooooo

laura



 
Que lindos trabalhos.
É pena não os usares, mas compreendo-te.
Beijinhos.



 
Enviar um comentário



<< Home