A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


sexta-feira, fevereiro 01, 2008

 

As lareiras e o calor da nossa Ell!...




Ora vamos lá aquecer a nossa Ell, o nosso bichinho de conta, ela fará as honras da casa!... como disse que adorava uma lareira; já somos duas ó mana Ell, uma casinha baixinha assim a modos que campestre, umas flores nos parapeitos das janelas, uns tecidos de chita a fazer de cortinas, ai quem nos dera não era nina? será que um dia este sonho se realizará? hum, quem sabe... Vontade não nos falta...


Agora é so convidar o nosso grupinho tão amoroso, até os noivos que andam de candeias às avessas, podemos sentá-los aqui junto ao fogo que crepita e vais ver como se derretem logo.... é que o fogo tem magia, tem encanto, tem suavidade e ternura, ora sentem-se lá, puxem dai os velhos bancos e fazemos um serão à maneira...




Ou podemos ter apenas umas axas, ou achas? bem, cada um escolha o termo, acho que é o primeiro... baralho-me e não é para me baralhar que aqui estou... É para oferecer um cadinho de convivio e quentura a todos os ninos, mas na lareira da Ell, ela escolhe, ou antes mais vale ficarmos com todas, sempre aquecemos mais...
Claro que um pote e umas chouriçinhas para assar na brasa seria divino, e mais umas couves uns chispezitos, um naco de presunto demolhado, vamos ali à Ti Alice buscar umas batatinhas das novas e temos uma ceia à maneira, nem importa que seja pesado, é que temos a noite toda pela frente para ouvir as histórias de cada um... E de manhã temos as benditas das lareiras sempre a arder e ficamos quentinhos, olhem podemos aproveitar mesmo, é fim de semana daqui a nada!...


Ah, e também vamos papar queijinho da Serra, desse mesmo, com pão de milho, broa, pão de trigo, o que quiserem que cada um trará o que puder...
Ninos e ninas, aguardo o que cada um vai trazer, num cabaz à moda do campo..nada de modernices, so coisas tipicas do campo e das aldeias mimosas... e assim no mundo virtual não se gasta...adoraria que cada um trouxesse petiscos à maneira e nem gastam nada... nem sejam forretas por hoje, e eu procurarei por tudo nas mesas que nem vão chegar para tanta coisa boa....Ora digam o que cada um vai trazer e não se repitam, sejam originais...
Preciso de mel, o meu acabou quase quase, e não passo um Inverno sem ele, é divino nas dores de garganta e constipações, tosse, etc etc...
Ell, tens muitas lareiras e formas de aquecer à escolha...Ainda vi uma casinha divinal, mas não deu para colocar aqui...
Aqueçam-se todos ó meus amigos e amigas, e dê-mos as mãos à roda da lareira, e agradeçamos a Deus se isto um dia for possivel fora do reino virtual!...
Amo-vos ó minha gente!...
Desta vez nem caio na asneira de chamar uns e deixar outros por esquecimento dos nomes, já convidei e que ninguém se sinta de lado, porque estão todos convidados, mesmo quem seja visitante pela primeira vez, e ainda desejaria muito que um amigo que tantos jinhos nos dava e brincava com a forma de os dar; também aparecesse a dar mimos para todas as ninas do grupo! Aparece ó nino Adriano, o nosso beijoqueiro famoso!... Ó nino jotinha não te esqueças que a noiva não tem boleia e a pascoalita também não... ao menos mantém as aparências, vamos lá a ver...



E que quentinho está... Parece que o calor entrou em mim, tanto queria que fosse verdade e não apenas mais um sonho dos meus... Acorda laurinha e vai jogar o euromilhões, e que nem a chuva te atrase, pois vais mesmo jogar logo de tarde!...







Comments:
Pois primeiro vai jogar ao euromilhões.....
Depois compra a lareira que mais gostares......
Mas não há nada como o calor humano....aquece-nos por dentro e por fora.....



 
Olá parisiense, a menina tem tardado imenso, já ia saber se adoeceu de tanto dançar nestes últimos tempos, é festas pra cá e lá e claro que têm os inconvenientes...
Claro que o calor que mais gosto é esse de que falas, e eu nem me ralava não ter lareira mas estarmos todos um pouco melhor, principalmente os que estão mal, mas mal mesmo, esses sim precisavam de mais calor humano, mas os humanos estão pouco virados prái...
Um jinho e anda sentar-te junto do grupo mais logo e trás uma broinha ou um petiscod a tua terra que nem sei qual o melhor..bora pra cá de cesta na cabeça e rodilha pa segurar...



 
Que tal umas barrigas de fereira, ou uns charutos de abade, ou umas castanhas doces???.....ou o rei da doçaria o famoso pão-de-ló?????
É que tudo isto junto a uma lareira com a chuvinha que cai la fora e uma boa garrafita de vinho verde......
Bom nina vou ver se apareço com o cestinho cheio......
jinhos



 
____________querida Laura




_______que aconchegante o teu excelente texto:)




beijO c/ carinhO



 
Então, vamos todos deitar achas (sim, sinónimo de lenha) para a lareira!

Chouriças não levo, que deves ter aí melhor... assim como couves e assim (aqui é comprado no super, né?)!

Uma saladinha de frutas, que também é preciso desenjoar, talvez uns camarõeszitos e, se o mexicano não aparecer, faço um guacamole bem picante, nham, nham! E claro, levo umas cervejitas (não são Cuca, mas pronto) para acompanhar...

Jinhos, nina sonhadora!



 
Parisiense, barrigas de freira? o engraçado é que nem sei o que são...mas leva de tudo que todos vão papar, é que a conversa há lareira deixa fome...
Jinhos trás lá o cabaz...



 
Olá bety...
era disto que eu precisava agora na minha casa..uma lareira e os amigos pra treta durante a noite toda..comer nem é assim tão importante, mas conversar sim..
Beijinho a ti.



 
tété..uns camarõezitos vai que não vai, saladinha de frutas? hum, mas só depois de paapr o cozidinho... e o aconchego da lareira faz o resto e os amigos de roda dela, ams que beleza..ainda cá estão pucos mas ainda é cedo para eles, ir a casa depois do trabalho, mudar de roupa trazer o gorro cachecol, sobretudo ou casacão e o trânsito que se apanha, mas daqui a nada estão cá todos... té já.. jinho a ti.



 
Lareira? Afff... Aqui tá tão quentinho, rs...

Um beijinho minha linda!



 
OLHEM A MINHA RICA SORTE...DISSE NO POST QUE ESTAVA SEM MEL, UMA VIZINHA MINHA LEU NO MEU BLOG E ESCREVEU-ME ISTO, ENFIM, VALEU A PENA PORQUE O MEL VIRTUAL NEM ME FAZ NADA EHHHH....E SEGUNDA PASSO LÁ TOMAMOS CAFÉ E VAMOS FALAR DE QUEM NOS ATAZANA O JUIZO, NEM É PRECISO DIZER QUEM!...


Vi no teu blogue que estás sem Mel, pois tens sorte porque eu tenho bastante e portanto
posso te dar um frasco, que é do bom de trás-os -montes.Quando quiseres podes vir buscar
e tambem aproveitamos e vamos tomar café e pôr a treta em dia...
Bom fim de semana
bjs da lena .



 
Obrigada amiga..Já estendi a tapete, aconcheguei as almofadas, coloquei bem baixinho uma música deliciosa , acendi umas velas perfumadas de incenso, e em boa companhia, vou refastelar-me á volta da lareira que , amávelmente fizeste para mim..Adoro lareira, confesso..Mas fico intrigada ó miuda, será que não pensamos em mais nada a não ser comida? tudo é pretexto para uma facada na dieta? Essa parte é uma aresta que vás ter de limar.. E depois, não te contentas com uns palitos de cenoura, um queijo fresco, uma fruta, não senhora, ele é morcelas, chispes, etc etc etc.. Claro que ficamos umas baleias... Mel, bem tenho o amigo Alexandre Pirata, da minha terra e que tem o blog Abelhinhas, ele tem sempre muito mel, visita-o e vás gostar, quem sabe ele te oferece um frasquito de mel de abelha Alentejana.. Sim porque caso não saibas, as abelhas do Alentejo, fazem o mel muuuuuuuuuito melhor do que todas as outras.. Beijinho Bom fim de semana...



 
Olá Ell, e a menina acha que se recebe alguém sentada na lareira com palitinhos de cenoura e queijinhos frescos? para onde foi a hospitalidade Portuguesa? minha nossa, quando chegarmos a isso estamos mal... ehhhhh olhem pra ela, o calor da lareira derrete o queijo, a cenoura fica cozida, e cozida por cozida mais vale cozida na água do cozido, ora essa!...
Ora faltava ali a tua mãozinha nas almofadinhas bordadas, no aconchego...Gosto de ver uma casa com muito romance na decoração, as velas de incensos vários, as flores espalhadas pela casa ficam lindas, mas, detesto que se cortem e morram mais depressa que na terra, enfim...
Nina eu nem sou de andar sempre a comer, mas qualquer convivio que se faça leva comida muié..comida sim, e não se obriga ninguém a comer ou a não comer, e assim cada um refastela-se, conversa e pronto...
Até vou procurar o alexandre no teu blog, deve ser um que já passou por cá e eu também fui ao dele, mas não tenho a certeza...
A menina não sabe que o mel do norte é mais saboroso? não vê que as abelhas gostam de flores bem regadas e no Alentejo mal chove? ehhh vamos andar a atirar frascos de mel ao ar?...o mel é todo bom e uns gostam de mel do sul e outros do norte e tá dito...
Beijinho e aproveita este quentinho para falar de coisinhas boas enquanto saboreamos os nossos frascos de mel ehhhhhhh...



 
Laurita, também tenho cá muito mel para levar, mas é mel de verdade e eu prefiro o mel virtual, é mais doce e não faz mal :)

Ó Teté, nã seja forreta menina! Qual camarõezinhos? 'Tão? para grelhar na brasa, têm de ser tigres, vá lá abrir os cordões à bolsa, que eu trato de assá-los em prata com alho, pimentão, whisky e um nadinha de piri-piri...nhammmm, já não saio desta lareira! :)



 
Alkinha, o mel de verdade faz-me melhor, acredita que sim e a ti tamém... não safas a garganta se não o tomares, a mim faz-me tão tão bem...

A lareira está muito abandonada porque os ninos foram de fim de semana, mas mais logo apagam-se as brasas e mal apareceram...

a tété não é forreta, olha que nem todos podem levar camarão tigre, mas já que é no virtual qualquer coisa boa serve... bora pra lá abrir os tigres ao meio, tirar a tripa das costas e zás, eu adoro grelhar na brasa, abertos, rápidamente para não secarem, muito alho limão horas antes, louro piripiri, mas faz mal a quem tem hemorróidas...isso mesmo... so que sabe DIVINAMENTE se sabe.
Beijinhos alkinha, beijinhos...



 
Forreta, moi??? Eu gosto mais do camarão pequenino, de Espinho, que é tão ou mais caro que o tigre. Mas pronto, para quem prefira, levo também do grandão, para as ninas se entreterem na cozinha e depois saborearem todas à lareira...

Ó Laurinha, isto por aqui também está um tédio, foram todos de "vacances": filho, mãe, mana e respectivo, cunhadita e respectivo, sobrinhas, amigas... acho que vou aproveitar para jantar fora e talvez ir a um cineminha com o maridão! Mas ainda te faço uma visitinha mais logo...

Jinhos, ninas! :)



 
Passei para ver o que era hoje o petisco, mas como reclamei, hoje fico sem comida eheheh.. Não senhora, mel é igual em todos os lados, só difere pelas culturas da zona..Mel de terra de barro, com estevas e rosmaninho, é mel escuro e duro, quanto ao mel de terrenos arenosos, esse , onde há outras flores, o mel é liquido e amarelo claro.. GOSTO DE MEL E GOSTO MUITO DE VER A AZÁFAMA DAS ABELHAS A FABRICÁ-LO..bEIJINHOS E BOM DOMINGO..



 
tété foi uma maneira de a alkinha pedir camarão maior..são luxos, acredito que gostes do pequenino que é bem mais saboroso, mas dá uma trabalheira a descascar....o que conta é a companhia e mai nada.

ri-me com a dos respectivos ehhhh, estás habituada à presença de todos né? tadinha e isso é bom. a minha filhota foi almoçar à avó mas já veio, mais o respectivo ehhh o outro foi dormir a casa de uma amiga com a namorada, iam uns poucos, os pias estão para fora e assim ficam à vontadinha, levou saco cama, o duvet e lá foi...e eu cá estou e se tiver a pariga já fico bem e mal por mal o shakita não me deixa sentir só, está sempre encostado a mim, e chama-me para ir para junto dele, é lindo de se ver como o meu ão ão tem tanto amor para dar...
Beijinho e diverte-te com o maridão..poucas gostam dos maridões ehhhhhhh. aproveita se é bom...



 
a nina ell não está de castigo, antes pelo contrário continua a ter o melhor lugar à lareira. pois vamos a atacar os petiscos que arrefecem e de inverno adoro comida bem quentinha e aconchegante...já enjoei de tanta coisa boa, apenas quero uma sopinha feita por ti, desconfio que fazes belas sopinhas...
Beijinho e o mel é o mel das nossas abelhas e prontos...gosto de todos pois vai tudo dar ao mesmo é mel...



 
Ooooooh, só cheguei agora, já comeram os camarões todos, resta as brasas…

E logo agora que vinha cheio de vontade de trautear o “encosta-te a mim…”

..toma lá para não te meteres em folias!


:|



 
Olá. Há lugar para um pobre mortal cheio de frio? Venho das terras do demo onde o frio transforma em pássaros errantes quem se demora tempo demais por lá.
Posso sentar-me e contar uma das minhas velhas histórias passadas no torrão Africano? Já vi que a senhora do resteas adora África e assim se me der licença voltarei com o meu velho alfarrábio que carrego junto com a saudade da terra que foi minha! A terra que nos amarrou o coração para todo o sempre.
um abraço timido de quem adorou o seu blog.
Manuel



 
Manuel, bons ventos te tragam aqui, mas contar historinhas da vida...tens um blog? então não era melhor e davas o endereço do blog e...iamos todos ler...mas se for coisa que valha a pena, andor moço...adoro históriazinhas principalmente de áfrica...e africa onde? Moçambique? Angola? S. Tomé e Principe? ah, beijinho e sê bem vindo.



 
Barrigas de freira é um doce de ovos, uma receita conventual .... assim como os charutos de abade, que são um creme de amendoa enrolados numa fina camada de hostia e com a forma de charutos. Só coisas boas e que não engordam nada.....ahahhahahah
Mas já estou a ver que vai ser mais um banquete a lareira....e com a chuvinha que cai la fora......



 
Ó nina ai que saudades me deram de ti, nina parisiense, mas se dizes que tens ai coisas boas e que não engordam e ainda por cima com papel de hóstia que nos lava os pecados, ai que saudades me deu e quando posso ir ter contigo para te abraçar? com essas coisinhas tão boas!...Beijinhos e as melhoras pa ti.



 
Ora aí está ... chegou a pascoalita! Ontem foi para por em ordem o que ficou por fazer na segunda, hoje estou um nadinha mais folgada e deu para espiolhar um pouco eheheh

É um destes fogões, talvez o de baixo que colocarei em breve na numa das minhas salas que acho frias. Tenho um recuperador de calor, mas a casota é tão grande que se torna insuficiente. Faz parte de um sonho proceder de novo à ampliação da dita apenas para aumentar a dita sala e colocar uma salamandra desse tipo eheheh



 
Enviar um comentário



<< Home