A minha Poesia em pps
Formatado por Zélia Nicolodi, Vitor Campos e Estrelinha d'Alva
(clicar na Imagem)

















Quero Alguém


O meu tecer de Esperanças!...


Já escalei a minha montanha!...


Amar-te-ei Sempre!...


Não te vás nunca!...


Não foi o ocaso


quinta-feira, junho 14, 2007

 

Adoro Teatro, mas...




Ao ver esta imagem quando pesquisava, veio-me à lembrança essa peça que vi na tv e com tradução, assim dava para ouvir de
auscultadores e sentir a musica
as batidas, etc. Adorei, adoro teatro desde menina.
A primeira vez que vi um espectáculo ao ar livre, tinha 5 anos, ainda ouvia e a peça era tão real que pensei ser a sério, e chorei com pena da senhora que desfilava o rosário de lamentações de um marido que bebia, lhe batia etc. A senhora que representava era gorda e a indumentária, normal. Foi preciso que a minha mãe me explicasse que aquilo era a senhora a contar uma história, blá blá, que fazia teatro etc. etc.
A Neide em pequena andou alguns anos aqui no Teatro Infantil e muito a ajudei a ensaiar em casa. Ela tinha jeito para isso, mas os estudos levaram avante e pelo caminho ficou o Curso de Teatro. Ela saiu e eu continuei ali a ajudar os ninos, como monitora voluntária, ajudar nos ensaios, tomar conta dos pivetes que adoravam que fosse eu a fazê-lo, porque? ( blá blá Blááááááááááá) podiam dizer palavrões e gritar alto que eu não ouvia, mas claro que me apercebia de tudo e mandava-os calar... mas adorava ajudá-los nos ensaios. Bom queria dizer com isto que de futuro não descarto teatro mas em mimica claro..
Já me convidaram para escrever uma peça, mas o que eu gosto mais é de musicais, de os ver na tv porque têm legendas e posso ouvir e sentir.
Já pensei mesmo em aceitar o convite de representar, mas, que sensação de estar em palco. Já estive num dia da mulher a falar sobre a minha vida, que ser surda nunca foi impedimento para nada, e aquela sensação de estar ali, mas se calhar calada não custaria tanto. Ainda hei-de ver se tenho jeito ehhhhh. Lá vou eu para o espelho ver as figuras que faço ehhhhh.

Tudo isto a propósito desse musical, acho que o nome era "the cats", e como adorei a letra e a musica!
Há um musical muito antigo que passava na Páscoa na tv, era tão antigo que deixou de passar, até as cores já eram mesmo desbotadas, Jesus, parece que era o nome, tudo cantado e que musica bela era aquela, todos os anos na Páscoa procurava ver se ia dar, para não perder, mas foi-se diluindo até desaparecer.
Mas é a verdade, quando se entra num teatro, as luzes apagadas, o abrir das cortinas, o cenário (teatro que se preze tem de ter um cenário e peras (eu faço cenários também, parte do que acompanhava as peças do tinbra, era feito por mim. Adoro quando as luzes começam a trabalhar, haja luzes de muitas cores e...Teatro é representar!..

É entrar meus senhores,
É sentar meus senhores,

É calar meus senhores!

Silêncio, luzes que se apagam
Abrem-se os reposteiros,
Que escuridão!
Mas Teatro é mesmo assim
Para prender o espectador,
Para reparar no mais pequeno pormenor
Do principio até ao fim.

Ligam-se as luzes…
Ó que maravilha,
Como tudo brilha,
Como tudo é belo
E que harmonia.

Eles entram, saem e tornam a entrar
É um nunca mais acabar…
São roupas, luzes, gritos
São falas, cantares e danças
É o mundo do representar
Onde cada um deixa lá
O melhor que tem para mostrar.

Novamente se fecham os reposteiros,
O público aplaude
Ligam-se as luzes
E Vêm todos receber
Os louvores ou vaias
Que naquele dia lhes vão calhar.
Mas Teatro é isso,
É representar…

Etiquetas:







Comments:
Laurinha,
Teatro só na TV. Nunca me senti muito motivada, prefiro cinema.
Palhaçadas faço eu mtas vezes e até me dizem que tenho algum jeito para fazer teatradas eheheh
Claro que tu darias uma boa atriz e nem só em mimica. Depressa te encaixarias num grupo e aprenderias a seguir as deixas msm sem ouvires.
A Neide sai à sua mommy ... profissional em tudo a que se dedica.



 
Olá!
Hoje temos teatro? E representas um pouco para nós?
Só isso me fará parar de saltar a corda por um bocadinho.



 
Olha, olha ...
Entro aqui a correr e num segundo espreito, vejo as cortinas corridas e nem vivalma! no minuto seguinte ouço alguém declamar ...
Será que perdi a audição por momentos? Tal a emoção, hen?!



 
Pois foi diabinha, eu coloquei, mas aquela magia do teatro não estaria completa sem o poema que lhes fiz (aos Tinbras) quando da estreia no ensaio geral para os familiares...Onde levaram as roupas feitas pela je... Gostaste do poema ó endiabradinha ?(laurinha falando meigamente com ela, ai que graxa)



 
Pascoalita, se um dia vieres cá e haja teatro ou que eu saiba que vindes cá todos, eu peço aos miudos para representarem para vós, com luzes e magia!
Só eu sei como me sinto a beber aqueles gestos e as pessoas dão mais enfase às falas, claro, ouvem, mas quem não ouve fica atento a todos os pormenores...



 
Ó ninas, vós nem deixastes a je acomodar tudo no cenário, fechei as cortinas para arranjar e pimba comentaram naquele exacto momento, mas já está tudo, só falta memso uma imagem onde haja luzes a brilhar.



 
Ó mulher dos sete talentos e mais alguns, tu fazes os adereços, tu representas, quase que aposto que também gostavas de dar as pancadas de Mouliére! ;)



 
Eia rafeirito, tenho uma amiga que semrpe que precisa me liga a pedir imaginação e chama-me a mulher dos sete oficios e das mil ideias, ao menos isso, faço pois, fiz muita coisa para o palco, ajudei a pintar a coser a montar a carregar, de tudo um pouco. Acredita que sou apenas surda, mas, inteligente Graças a Deus!... Já agora ainda não foi preciso das as pancadas (3) de Mouliére, mas quem sabe...

E como vai esssa coisa do livrito? tudo a postos? ai ai ai, força nas canelas...



 
Tu gostas assim tanto de teatro?!
Então tens que vir à povoação de BARRÔ - LUSO com a tua companhia. Lá tens um excelente pavilhão para dares azo ao teu génio teatral.
Comente no post de Barrô do

http://lusoprosecontras.blogspot.com



 
Teatro é ótimo só que para a maioria é inviável ecomomicamente se falando. No brasil cobra-se muito caro a entrada.



 
Ó Tigre de garras afiadas, mas meigo como manteiga...
Estavamos com muitas saudades tuas e do tal do papa léguas que não parava quieto, onde anda ele? assim até deixei de ir ao blog já que não vos encontrava por lá..
Gosto de teatro, mas não represento, e olha que boa ideia, ficaria a conhecer-te. Agora eles vão a Lisboa representar, acho que é mais um concurso e l´, claro que são mais exigentes, ams quem sabe...
Abraço a ti ó tigre, e recolhe as garras...



 
Alves, aqui os Tinbras por vezes fazem espéct para crianças e adultos e nada cobram, ou então as escolas convidam e pagam só que vão centenas de crianças ver, e há outras casa empresas que pedem para fazerem espec para o pessoal e filhos e pagam também, e o dinheiro é para roupas transportes gastos etc etc..
Jinhos..aqui são 10 euros por bilhete,s e for muito bom são 20, se for pouco famosos e o pessoal queria ver as salas cheias são 5, temos o teatro circo completamente remodelado, lindo de se ver..



 
Muito obrigada pela tua presença sempre amiga.
Beijo doce em ti



 
Laurinha,
Ainda se mantém no ar a tal vinda a Lisboa dos "actores do TIMBRA"?
E seria quando?



 
Bolas! Já tenho a língua de fora ... não vou afguentar mto mais tempo assim :(



 
Bom dia, mana laurita
Tou à espera da tua opinião lá no meu cortiço eheheh



 
Laura

Creio que o musical a que referes que passava na Páscoa na TV era «Jesus Cristo, SuperStar»

Está aqui a imagem

http://static.rateyourmusic.com/album_images/669340.jpg

Filme que vi em Luanda e que tenho gravado. De vez em quando lá o vejo pois é um musical excepcional.

Quanto ao teatro, penso que darias uma boa actriz, afinal o teatro representa a vida muito vezes burlesca do quotidiano de todos nós que não nos apercebemos. Ri-mos e chorámos de cenas que todos os dias podemos ver no palco da vida que nos rodeia e não somente em cima de um palco de madeira.

Tudo de bom



 
Marius, fui a essa página, primeiro dava o que dá quando há um errito qualquer, depois copei de novo com muita atenção e dava pág no found 40 na sei quê, e mais logo vejo de novo, quem dera poder ver aquilo e sentir a musica...
Se continuasses a ser o meu vizinho de outrora, apenas tinhamos a Rua de Benguela e depois era a tua, emprestavas-me para ouvir ehhh, mas assim...tás longe homem.
Obrigada mas creio que mais logo vou conseguir entrar...



 
Eu também adoro teatro, acho simplesmente fascinante...

Querida Laura: Eu moro no nordeste, precisamente no litoral leste do Ceará onde há essa belas praias.
O Gilinho (um amigo através dos blogs) mora no Piauí, um outro estado da região.
Também conheço Goiânia, na minha adolescência morei três anos por lá, na casa de uma tia.
Agradeço suas visitas e comentários eles são sempre motivo de contentamento para mim.
Grande e fraterno abraço.



 
Oi Izelda, é mesmo o meu amigo vive no Piaui, isso mesmo. E deixe que lhe diga que é um amigo já de há bons anos, sempre na net, começamos a trocar emails através de outra amiga que por vezes anda aqui, mas agora está de férias, a africana, e fomos indo e indo e ficamos fraternos amigos, conhecemos as familias por fotos telefone etc.
A Goiânia e tudo o resto é lindo, Brasilia estive lá apenas dois dias, no Hotel Kubitshek coisa assim, no 13 andar, que vistas, e era apenas uma cidade com 45 anos. Vi fotos das matas que desbravaram antes para a construir. Lindo.
Fez-me também muita dor as favelas e a vida que algumas pessoas levam de pobreza e falta de tudo, eu sei que há disso em todo o lado, mas... Enquanto o homem não olhar para os outros como irmãos verdadeiros, não conseguirá ser humanitário. É pena, mas um dia chegaremos lá com a ajuda de muitas almas boas que vão chegando...
Beijinho a vc e gosto de a ter cá, claro que é uma alegria para mim ter um coraçãozinho como o seu, a ler os nossos comentários e a partilhar...



 
Reli o teu post...está excelente.
Quem se apaixona pelo teatro, apaixona-se pela Vida!
Bom fim de semana linda.
Beijinhos espalhados pelo campo de miosótis

PS: E não me dês tantos mimos, senão um dia ainda vou acreditar nas tuas palavras. :)



 
Miosotis, acredita que sim, eu sou cheia de mimo também, e daí o meu sofrer pela falta deles ehhhhh.
Dou miminho a ti sem te conhecer, porque tenho amor a mais dentro de mim, e para algum lado ele há-de ir...Um fim de semana feliz cheio de amor e paz, com muita alegria também...



 
É minha amiga, você falou uma grande verdade,"Enquanto o homem não olhar para os outros como irmãos verdadeiros, não conseguirá ser humanitário."
Daí deparamos com os paradoxos. Aqui no Brasil onde há tantas paisagens de grande beleza, também existem essas que você menciona: as favelas, as crianças que trabalham e não estudam, os rostos das pessoas que passam fone e por aí vai... é com grande triste que constatamos que existem essas atrocidades em todo o mundo.

Abraços e um fim de semana cheio de alegrias para você e sua família.



 
Olá amiguinha, é mesmo, atrocidades aos direitos de todos os seres humanos, porque quem muito tem quer açambarcar tudo e quem é mais humilde, pobre e sem bens, fica no fim da fila aguardando uma oportuinidade e nem todos teem boas oportunidades. Se todos se contentassem com o necessário para viver, chegaria e sobraria, mas uns querem tudo e por causa disso, outros não teem nada. Que tristeza.
Acabei de evr o filme do smit com o filho, o filme é lindo e foi uma realidade , isos fez-me ver como é bom ter nosso lar, nossas roupas, uma cama onde descansar o corpo e, familia!
Eu tenho 3 filhos já grandes, pois já sou cota de 55... uma nina de 23 um rapaz de 24 e outro de 27, todos bons filhinhos e meus amigos. É bom poder ter os nossos filhos e se forem amigos, pois, melhor. Vivo em Braga a norte de Portugal, pertinho de Espanha.
Nunca veio cá pois não? Um dia há-de vir, a vida há-de proporcionar uma bela passeata até cá.
Beijinhos para vc e familia, da laura..



 
Laurinha:
mereces o sol, a lua... tudo.
Que blogue mais bonito.
Para ti e para os teus toda a felicidade do mundo



 
Al mutamid, acho que tu é que mereces isso tudo. Eu sei que não mereço, porque..arre, a vida tem sido sofrida e sendo assim...paga-se...
Obrigada pelo mimo...e beijinho a ti...



 
Até a vida é um imenso palco, onde todos somos actores, actuando sempre de improviso! Gostei deste texto Laura!!!


Um terno beijo...



 
Vim cá parar pelos caminhos da casa do Al Mathamid...gostei de saber que tb cheira a acácias e não só por aqui...

beijão fraterno



 
Também gosto de teatro.
Mas não de todos os géneros.
Aprecio a comédia, por vezes o drama, mas não suporto a FARSA deste governo.
Jinhos para ti que és boa mocinha e mãe de 3 jovens desempoeirados



 
moço árabe, e se tu não gostas eu não gosto eles não gostam e que mais? Nada se pode fazer, eles teem tudo do aldod eles, a tropa a policia e os cacetetes que doem, se dpem, já vi na tv arrearem no Povo e subiu-me o sangue à cabeça, mas...
Vou mandar-te um poema que fiz...

POVO MEU ...

Povo meu que travas a luta inglória,
Que nada podes fazer.
Contra a escória que nos venceu
Através do medo e da dor,
Que apregoa a liberdade,
Mas que te enfia atrás das grades
Se lhes quiseres fazer frente.

Porque é aí que os homens que temos
Para nos defenderem,
Fazem jus ao que têm de pior
E soltam a besta que vive dentro deles
E se vingam em quem não lhes fez mal.

Povo meu, Povo meu,
Onde está tudo em que acreditamos
E em que todos votamos?
Aquilo porque tantos anos esperamos
E nunca tivemos.

Onde estão os homens em quem votamos
Que diziam que haveria
Igualdade, fraternidade entre todos?
Oh, vã utopia
Oh, vã filosofia
Que nos enfiam pelos olhos dentro
Para que acreditemos
Que têm promessas viáveis
E que neles devemos confiar.

Povo meu, sai à rua
Atravessa a estrada com coragem
Não pegues em armas,
Que as armas são dos cobardes,
Que se escondem nas sombras da madrugada.

Povo meu,
Saiamos para a rua todos juntos a protestar,
Contra o poder que não nos sabe governar.

Contra o poder que nos anda a enganar,
E quando dermos conta já nada haverá para contar.

Acorda Povo meu, antes que seja tarde
Não te deixes dormir, podes nem acordar,
E quem sabe, acordando, já nem terás
A tua bandeira para hastear…


Beijinho para ti...



 
Quando eu era mais novo, entrei num teatro, mas... uma semana antes da actua~ção tive um acidente, e depois acabei por não mais ir. É a vida. Mas gostei imenso da experiência.
ahhh, os dragões não são esquisitos a comer... lol
Um beijinho e votos de um bom Domingo



 
Caramba dragãozinho, parece que quando te disseram "parte uma pena " (para desejar boa sorte) o desejo saiu bem espresso. tadinho de ti. Mas é bom representar, andar ali, conviver, uma coisa que ajuda o tempo e a alma a ter um pouco de repouso...
Beijinho a ti e belo Domingo.



 
Chega até Braga sim. Os Intercidades..
Às vezes eu dou uma saltada até Braga. Adoro o Bom Jesus, outras vezes paro para os lados do Feira Nova.
Um beijinho e votos de uma Boa Semana



 
Por acaso foi mesmo a perna que parti :S



 
Ó meu querido dragãozinho, valha-te, e fui logo adivinhar, mau mau, foi pena, mas deu com as deixas que se dizem antes de subir ao palco ehhhh.
O nosso Bom Jesus é lindo, mas aos Domingos o povo parece que não tem mais para onde ir, adoro ir lá aos dias da semana, moro a uns dez minutinhos nem tanto, de carro, e quando estou chateada a valer, enfio-me na carrinha, vou até lá, se for de dia quase noite saio do carro e sento-me em frente à Igreja principal, tendo as escadarias à frente, e vejo o por de sol, coisa linda, espero que escureça, vejo as luzes até ao infinito e penso que por trás daqueles montes estão Países exóticos do Oriente, e venho de baterias carregadas.

Quandos e vai para o Sameiro tem um largo mais abaixo, e uma estátua do Santo padre, eu nem reparava quem estava na estátua, é semrpe a mesma coisa, e um dia sentei-me ali com duas amigas, elas estavam a contar coisas da vida mas malandras, eu sentada junto delas ria e ria e depois reparei que só podia ser um padre qualquer e disse; ó ninas então? isso fala-se à frente do Homem de Deus? diz uma, pudera, até parece que ele nunca deu uma queca de vez em quando, olha, já agora ... Fomos embora, da outra ves que repetimos a dose, reparo bem, e o que vejo? O Santo Padre que faleceu recentemente, o Papa, irra que até fiquei sem modos, por estarsmos ali a falar besteiradas, mas já reparei que ele tem semrpe flores e já me disseram que fez um milagre aqui em Braga a uma senhora comnhecida d euma amiga minha já paralitica há uns bons anos, fez-lhe oração, novenas, e quando acabou, começou a andar. Dizem memso que ele faz graças e assim, vamos pedir-lhe que ajude a todos, quando passo lá já não brinco com merdices, elas falavam e eu ouvia, há lugares para respeitar, claro que acredito que ele se deve terMas não repito a dose...
Jinho a ti... rido a bom rir com o que ouviu...



 
Costumo viajar nos intercidades sim..uau que bom...



 
Um beijo



 
Ai ai ai que aqui há mouros Árabes, Turcos, Moçambicanos, Angolanos e portugueses, Brasileiros, Chilenos, Argentinos e nem sei que mais.
Beijinho a ti ó moura ao luar...
Pois sejam todos bem vindos ao meu lar...



 
Enviar um comentário



<< Home